Soluços 407 2.0 Hdi

Shooter

New member
Boa Tarde amigos, tenho um 407 2.0Hdi que comprei usado à cerca de 4anos mais ou menos com 140.000Kms, actualmente tem 208.000Kms
O que me acontece é que desde sempre se manter uma acelaração constante principalmente entre as 1500Rpm e as 2000Rpm o carro faz bastantes soluços. O que não dá muita saude ao mesmo, principalmente aos apoios do motor que já começo a notar mais vibração!!!
Faço um percusso de bastante cidade e o que noto é que quando o carro precisa de fazer a regeneração e está mais saturado soluça ainda mais...
Então quando está a regenerar é demais...
Se fizer uma viagem maior e puxar um pouco por ele depois parece que os soluços não são tão fortes e tão intensos, mas passado pouco tempo volta ao mesmo!
Já percorri vários mecânicos e ninguém me consegue resolver o problema nem dizer o porque do problema!!
A ultima solução que me apresentaram foi em fazer uma Reprogramação para tentar fazer uma melhor gestão do sistema de injecção e do sistema electrónico..
Agora não sei o que fazer e se devo arriscar...
Alguém já se viu com este problema?
alguma possível solução?

Sim, faço bastante cidade, ainda não fiz nenhuma intervenção ao Fap, ainda não me apareceu o aviso. De qualquer forma penso que irá ser agora aos 220.000Km

Isso é FAP.

Tenta uma coisa: vai para a AE e anda uns km com uma mudança mais baixa numa rotaçao mais alta (4ª as 3000-3500rpm por exemplo) para ver se passa.

Salvo erro esse motor pede FAP novo aos 180.000km. Tenta ver na tua zona se ha alguma oficina que limpe FAP.

É mais sintomas de egr entopida, o que não é de estranhar com esses kms. Uma limpeza mal não lhe faz e assim vê-se se o problema fica resolvido.

Porque agora anda tudo "excitado" pelos Faps. Acredito que ande muita gente a pagar filtros novos sem qualquer necessidade.
Se pensarmos bem, nos carros mais antigos, como se detetava um problema de EGR? Era pelo fumo negro e pelos soluçõs a baixas rotações. Agora com o FAP não há fumo, o que leva a que não saibamos atempadamente que a EGR está a ficar entupida. Quem sofre com isso é o FAP que se vê obrigado a regenerar mais vezes e a perder vida util.

Eu começaria por aqui, mas acho estranho ainda ninguém (mecânicos) ter sugerido isso...

Porque agora anda tudo "excitado" pelos Faps. Acredito que ande muita gente a pagar filtros novos sem qualquer necessidade.
Se pensarmos bem, nos carros mais antigos, como se detetava um problema de EGR? Era pelo fumo negro e pelos soluçõs a baixas rotações. Agora com o FAP não há fumo, o que leva a que não saibamos atempadamente que a EGR está a ficar entupida. Quem sofre com isso é o FAP que se vê obrigado a regenerar mais vezes e a perder vida util.

bem visto!

Sim o meu motor tem Fap. Auto Estrada não resolve o problema, apenas abranda e minimiza os soluços.. Depois volta ao mesmo em pouco tempo. Vou tentar falar na Egr ao mecânico para ver o que ele diz...

***Sgs2***

Sim, o meu tem Fap. Já fiz várias vezes esse teste em auto-estrada e apenas minimiza o problema com os soluços, mas em pouco tempo volta ao mesmo! Vou tentar falar com o mecânico da Egr para ver o que diz...

***Sgs2***

Sim, o meu tem Fap. Já fiz várias vezes esse teste em auto-estrada e apenas minimiza o problema com os soluços, mas em pouco tempo volta ao mesmo! Vou tentar falar com o mecânico da Egr para ver o que diz...

***Sgs2***

Sim, a dica da EGR é muito bem lembrada e pode bem ser dai.

Ter em mente que esse motor muda o FAP aos 180.000km. Se o problema nao for dai, pelo menos faz-lhe uma revisao para nao haver problemas futuros.

Nenhum mecânico foi capaz de descobrir o que o carro tinha?
Acho que está na altura de considerares mudar de mecânico.. é que mudar óleo e filtros qualquer um faz, o problema com os mecânicos que ficaram parados no tempo é que electrónica moderna são um zero à esquerda, até porque nem equipamento moderno têm!

Vejo este problema da seguinte forma: Pode ser a EGR como a FAP ou outra coisa, portanto em vez de andares a gastar dinheiro às mijinhas, vai a uma oficina Peugeot.. descreve o problema, faz um test drive com o mecânico ao lado para ele ver do que falas e pede orçamento para reparação.
Às vezes mais vale desembolsar um pouquinho mais (até porque a Peugeot não é por aí alem cara), do que andares a gastar dinheiro aos poucos, e eles estão mais do habituados aos problemas que o modelo A/B/C dá..

Boas:

Faz-me confusão estas situações oficinas/mecânicos, nunca tive nenhum problema com o meu mecânico, não houve problema que ele não resolvesse.
Tenho mais queixas das oficinas oficiais do que as "oficiosas". Também tive sorte arranjei mecânico há 10 anos e não o largo...
Mecânico que se prese tem que dar solução ao problema ou arranjar maneira de o fazer. O meu quando não sabe informa-se, comunica-me e partir daí vemos as opções a avançamos.

jbarbosa

Tinha o teu problema na minha 159.

Sintomas: exactamente igual ao teu e só quando puxava em AE, a coisa parecia aliviar durante 1 dia ou 2

Problema: Borboletas da EGR entupidas de tanto carvão e "bedume"

Solução: mandar limpar

No teu caso, dada a quilometragem, acho que era de fazer já as 2 coisas: mandar limpar EGR e limpar igualmente o FAP.

Por exemplo na Ford esse motor existe com FAP e sem FAP ... nao sei se na peageot é igual.

Na Peugeot tem FAP. Só a versão de 110cv, que não existia no 407, é que dependendo do modelo tinha FAP ou não. Por exemplo, no 307 tinha FAP mas no 406 ou C5 mk1 não.

Última edição:
Boas:

Faz-me confusão estas situações oficinas/mecânicos, nunca tive nenhum problema com o meu mecânico, não houve problema que ele não resolvesse.
Tenho mais queixas das oficinas oficiais do que as "oficiosas". Também tive sorte arranjei mecânico há 10 anos e não o largo...
Mecânico que se prese tem que dar solução ao problema ou arranjar maneira de o fazer. O meu quando não sabe informa-se, comunica-me e partir daí vemos as opções a avançamos.

jbarbosa

Igual aqui, também tenho essa sorte[;)]

No meu 2.2hdi tinha esses sintomas aos 170mil e foi mesmo a EGR, a egr acabou por ser anulada e o coletor de admissao foi limpo já que estava todo porco

Voltar
Superior