som a maneira

zorba

New member
boas ppl

é a primeira vez que participo neste forum.
vinha pedir ai umas dicas para por som no pópó. tenho ovais mas queria por um amp e sub (pouco papel)[:I]

fiquem bem!!

Bem-vindo!
Quanto ao resto não te sei ajudar...... mas também estou interessado em meter umas colunas atrás e gostava que dessem umas dicas!

Queres é bombar e sonoro a Home!![:I]

Aqui a malta não costuma ouvir o terço com subwoofer`s, mas passas numa casa especializada que certamente encontras o que necessitas!;)

so da pra gastar 200 € tenho um pionner 4x50 e duas ovais sony 200
queria por o sub e amp mas ouço falar em watts e rams???

citação:Originalmente colocada por Vogal

Em marcas de colunas, aconselho Focal !

tenho que concordar com esta opinião, embora as colunas que tenho no meu carro são diamond audio (no anterior eram focal).

citação:Originalmente colocada por zorba

boas ppl

vinha pedir ai umas dicas para por som no pópó. tenho ovais mas queria por um amp e sub (pouco papel)[:I]

fiquem bem!!

Olha, hoje montei um sistema de som no meu Audi A3 de 2001... o som era razoavel, e cá em casa só o carro da minha mãe não tem sistema de som da marca isso chateava-me imenso pois todos tinham melhor som que o meu... hoje perdi a cabeça e gastei quase 500€ para pôr o som à maneira!
Montei-lhe:
- Amplificador Blaupunkt 800W de 4 saidas nas costas dos bancos traseiros
- Colunas Alpine 250W à frente porque uma das que tinha à frente tinha um furo na membrana e já estragava mais do que fazia som
- Rádio Sony GTX-5000 (Acho eu) 4x52, com mp3, com instalação para dvd, com comando portátil, com regulação de subwoofer entre outros

Deixei de origem as colunas traseiras (que são boa"zitas") que com o amplificador ficaram a tocar muito bem e o subwoofer no espaço de arrumação da bagageira que sempre ajuda um pouco à acustica do carro.

A montagem ficou nos 120€ numa loja especializada em sistemas de som, deixei lá o carro às 11h e às 16h estava a levantá-lo.

A principio não queria trocar o rádio, mas este não tem RCS (ou algo parecido [8]) e o amplificador estava a passar o barulho do motor e dos piscas para as colunas, ou seja [xx(] e lá fui buscar um Sony todo catita!

Gastei muito dinheiro, a minha ideia era gastar não mais de 200/250€, mas depois cheguei à conclusão que ando com o carro todos os dias, milhares de kms/mês e que ao menos desfrutava dum som à maneira, o que para mim significa sentir a "pancadinha nas costas" dos graves e não andar com a música no máximo... E quando o vender é tirar o rádio e as colunas (e meter lá as originais) e vender (nem que seja por metade do que paguei) e desmontar o amplificador e as ligações (que são muito caras) e monto no carro novo.

Eu também não percebo muito disso, mas watts penso que seja a potência, mas sempre ouvi dizer que devemos ter atenção é as rams...

Tens que ver que a montagem é sempre dispendiosa, no minimo 75/100€, pelo que só restam 100€ para o resto. O essencial já tens, que é um rádio de qualidade, pois os que vêm de origem normalmente não dão para melhorar o som...
Agora tens que ver, se queres um subwoofer para sentir os graves, ou o amplificador para efectivamente melhorares a qualidade de som e a capacidade das colunas. Procuras em algumas lojas, pode ser que com sorte arranjes subwoofer e amplificador a 100 ou 100 e poucos euros ;)

Eu não percebo nada desses sistemas, mas se queres um bom som no carro não te esqueças de lhe dar um bom tratamento acústico, já é meio caminho andado.

Em colunas sem duvida que as melhores são as JBL.
em termos de subwoofer nao compres pré amplificados, compra um subwoofer e um amplificador da mesma marca à parte. Ja agora cuidado com os subwoofers que vês, muitos deles para serem baratos têm apenas 2 canais, é que se depois quiseres amplificar qualquer coisa mais que o sub ficas agarrado.
Em subwoofers a minha preferência vai para a Alpine.

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

Eu também não percebo muito disso, mas watts penso que seja a potência, mas sempre ouvi dizer que devemos ter atenção é as rams...

Tens que ver que a montagem é sempre dispendiosa, no minimo 75/100€, pelo que só restam 100€ para o resto. O essencial já tens, que é um rádio de qualidade, pois os que vêm de origem normalmente não dão para melhorar o som...
Agora tens que ver, se queres um subwoofer para sentir os graves, ou o amplificador para efectivamente melhorares a qualidade de som e a capacidade das colunas. Procuras em algumas lojas, pode ser que com sorte arranjes subwoofer e amplificador a 100 ou 100 e poucos euros ;)

100/120 euros pa montagem???

epa procura um gajo que perceba disso que te orienta a montagem por 50 euros.
se fores a ver bem aquilo nao tem nada que saber, o que custa mais é passar fio!
tou a ver que vou mas é começar a montar equipamento audio [8D]

blackshadow, o problema que tinhas no radio de fazer interferencias por causa do sistema electrico era simples e barato de resolver com um supressor de ruidos;)

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

boas ppl

fiquem bem!!

Olha, hoje montei um sistema de som no meu Audi A3 de 2001... o som era razoavel, e cá em casa só o carro da minha mãe não tem sistema de som da marca isso chateava-me imenso pois todos tinham melhor som que o meu... hoje perdi a cabeça e gastei quase 500€ para pôr o som à maneira!
Montei-lhe:
- Amplificador Blaupunkt 800W de 4 saidas nas costas dos bancos traseiros
- Colunas Alpine 250W à frente porque uma das que tinha à frente tinha um furo na membrana e já estragava mais do que fazia som
- Rádio Sony GTX-5000 (Acho eu) 4x52, com mp3, com instalação para dvd, com comando portátil, com regulação de subwoofer entre outros

Deixei de origem as colunas traseiras (que são boa"zitas") que com o amplificador ficaram a tocar muito bem e o subwoofer no espaço de arrumação da bagageira que sempre ajuda um pouco à acustica do carro.

A montagem ficou nos 120€ numa loja especializada em sistemas de som, deixei lá o carro às 11h e às 16h estava a levantá-lo.

A principio não queria trocar o rádio, mas este não tem RCS (ou algo parecido [8]) e o amplificador estava a passar o barulho do motor e dos piscas para as colunas, ou seja [xx(] e lá fui buscar um Sony todo catita!

Gastei muito dinheiro, a minha ideia era gastar não mais de 200/250€, mas depois cheguei à conclusão que ando com o carro todos os dias, milhares de kms/mês e que ao menos desfrutava dum som à maneira, o que para mim significa sentir a "pancadinha nas costas" dos graves e não andar com a música no máximo... E quando o vender é tirar o rádio e as colunas (e meter lá as originais) e vender (nem que seja por metade do que paguei) e desmontar o amplificador e as ligações (que são muito caras) e monto no carro novo.

as colunas que compraste são de 2 vias separadas?

é que se não são, por mais dinheiro que gastes, nunca vais sentir o que é verdadeira pureza e qualidade de som.

Ya...Praça de Espanha rula! E ainda regateias o preço! E para os que pensam que não,aquilo é tudo legal! garantias e tudo!Um amg meu comprou lá um Pioneer que custava 600€ no Almada Forum...por 400€...Era um estrondo de rádio na altura,e continua a ser muito bom hoje em dia.Eu que o diga,ando com o radio emprestado pq ele tem o som td desmontado.

Watt é uma medida de potência.

Basicamente divide-se em dois grupos:

Pico de potência = que é o que aparece nos auto-rádios
ou
Reais ou watts RMS (e não rams) = que é a potência real, estável e contínua do amplificador

Por norma, a potência real corresponde a cerca de 1/3 do pico de potência, assim se um autorádio diz que tem 4x30watts, a potência real ou rms é de cerca de 4x10watts.

Nos amplificadores para automóvel, por norma a potência declarada é a real, ou então vêm as duas

tão ou mais importante que a potência, é a sensibilidade (dB) das colunas que vão ser montadas.
a relação entre sensibildade e potência é indirectamente proporcional, assim quanto menor a sensibilidade, maior potência vai ser necessária, e vice-versa.

No entanto, quanto maior a sensibilidade da coluna, maior a probabilidade de distorcer o som, quando mal amplificada.

Regra geral:
marcas americanas (ex: rockford-fosgate, JBL) têm sensibildade baixa, logo necessitam de bastante potência, e são as mais recomendadas para a pastilhada.

marcas japonesas (ex: sony, alpine) têm valores médios, mas não são carne nem peixe, são uma boa opção para um som decente sem grandes custos

marcas europeias (ex: beyma, macrom) têm sensibilidade alta, têm muita definição, por norma tocam muito bem apenas com a amplificação do auto-rádio, mas distorcem com mais facilidade, não são o ideal para andar com o volume no máximo

e depois existem aquelas marcas que têm sensibilidade relativamente alta, precisam de muita potência, tocam excelentemente e custam os olhos da cara: cadence e infinity.

Back