Som Renault

brun

New member
Boas pessoal tenho um renault grand modus novo e tenho um som um pouco fraquinho pensei em mudar de radio mas nao queria perder os controlos no volante axam que e possivel mudalo sem que os perca??
Ou sera que se mudar so as colunas e manter o radio de origem ja consigo melhorar o som???
Obrigado

Normalmente, os altifalantes dos automóveis, nomeadamente nos segmentos baixos, são uma c@gada em 3 actos.

Pessoalmente começaria por colocar uns altifalantes decentes e só depois verificava se é preciso, ou não, mudar o rádio.

No meu antigo 307, fi-lo e ficou muito melhor com o mesmo rádio.

De qualquer forma penso que hoje em dia existem adaptadores para que não se percam os comandos no volante e informações no display do carro.

O meu ex twingo tinha um som bem porreiro!

Bem, solução há, vais ter de comprar o cabo para não perderes os comandos do volante...aviso que não são baratos, pediram-me cerca de 80€ por um da alpine...

Cump.

Antes de mais: Há alguma versão de um carro igual ao teu que tenha um som bom ?

Eu explico o porquê da minha pergunta:

- A qualidade final do som num carro vai depender da combinação da qualidade do rádio / colunas / acústica do carro, onde a acústica desempenha um papel de 50% ou mais.

Se desmontarmos as colunas de um C4 (que até toca razoavelmente bem), vemos que tem altifalantes de gama baixa sem grandes especificações. Não serão horríveis, mas estão longe de serem bons.
O rádio tem a potência que é normal nestes dias e pouco mais.

Mas a acústica do carro já pertence à geração que (finalmente) se preocupou minimamente em ter um bom som.

Por exemplo, se utilizarmos os locais originais previstos, é impossível ter um som aceitável num Alfa 33, ou num Twingo I, ou num citroen AX... ...isto para não generalizar aos automóveis até esta década.

Os automóveis actualmente ao terem uma boa insonorização, acabam por ter o efeito colateral (e outras vezes pensado) de melhorar a acústica do carro.
Mas ainda continuam a existir alguns em que é difícil de tirar um som decente, e o Megane II até era para mim um desses maus exemplos.

Claro que se quiseres entrar pelo aftermarket e colocares umas boas colunas, e depois um bom subwoofer com amplificação dedicada (ainda que não muito grande), os resultados são drásticamente melhores.

Mas isso tem um custo...

No entanto, se houver uma versão do teu carro que toque bem (e não tiver subwoofers), já sabes que acústica boa ele terá, pelo que as colunas seriam o primeiro passo lógico.

O focus mk1 tem 4 colunas ovais em todas as portas e no maximo aquilo nao da ruido nenhum , por acaso gostei do som que ele trouxe de origem

E na vossa opiniao quais seriam as melhores colunas pa por nas 4 portas alem de 2 tweteres que tem no tablier que secalharar nem vale a pena mudalos??
Colunas que nao sei as medidas mas deve ser entre 10cm e 13cm
Obrigado

Tens noção que ao mexer nas forras das portas, arriscas ficar com barulhitos parasitas...

Quanto a marcas de colunas, tudo depende do que queres gastar.

Provávelmente o melhor será optar por colunas de 16/16.5 que devem dar para adaptar[;)]

Cump.

Tens noção que ao mexer nas forras das portas, arriscas ficar com barulhitos parasitas...

Quanto a marcas de colunas, tudo depende do que queres gastar.

Provávelmente o melhor será optar por colunas de 16/16.5 que devem dar para adaptar[;)]

Cump.

se for bem feito, fica sem barulhos.

E na vossa opiniao quais seriam as melhores colunas pa por nas 4 portas alem de 2 tweteres que tem no tablier que secalharar nem vale a pena mudalos??
Colunas que nao sei as medidas mas deve ser entre 10cm e 13cm
Obrigado

Tens de desmontar o que está lá para saberes o que podes comprar.

Precisas de saber o diâmetro, também qual a profundidade que tens para o íman do altifalante, encaixe no caso dos tweeters, etc.

Algumas marcas como a pioneer e alpine tinham kit's específicos para cada modelo de carro, onde poupavas estas preocupações.

Boas,

O rádio de origem é (geralmente) mais que suficiente.

Tenho um sistema de som na minha carrinha (Megane) com +-1200w com radio cd original Renault Philips e o rádio é suficiente.

O que tens que fazer é mudar as colunas com uma boa potencia musical e veres o resultado.

Para uma maior potência, tens que instalar um amplificador para aguentar a potência das colunas. [;)]

Geralmente os tweeters são bons, ao passo que eu não os troquei.

se for bem feito, fica sem barulhos.

Por isso disse "arriscas"[;)]

Eu apenas troquei o rádio de origem do twingo, e notei diferenças[:p]

O ideal é trocar tudo, quando dá.

Excepto sistemas xpto das marcas (e mesmo assim não são todos), 4 colunas, ou melhor 6 ( conjunto de 2 vias à frente), e um rádio capaz fazem muita diferença.

Eu estou a ganhar coragem para trocar as frontais da minha carrinha, por umas alpine serie R que tenho num caixote lá em casa. Comprei para um carro que tive, e só as ouvi uns 6 mesitos...que saudades[:D]

Cump.

Desculpem la a minha ignorancia sei que existem colunas de 2 e 3 vias qual a diferença e ja agora quais as melhores??
obrigado

Desculpem la a minha ignorancia sei que existem colunas de 2 e 3 vias qual a diferença e ja agora quais as melhores??
obrigado

Uma coluna de som não pode ter apenas um altifalante e reproduzir todas as frequências, excepto em casos muito especiais, porque um altifalante de agudos (vulgo tweeter) precisa de vibrar até 20.000 vezes por segundo (algo que um altifalante grande não consegue fazer), e ao mesmo tempo, um altifalante de graves necessita de movimentar muito ar para criar pressões sonoras a frequências baixas (graves).

Assim uma coluna de 2 vias tem normalmente um altifalante para os graves e médios e um tweeter para os agudos.

As de três vias, normalmente tem um altifalante para graves, um para médios e outro para agudos.

Na prática, e devido à complexidade de casar 3 altifalantes diferentes (mais crossover), os melhores resultados até são com colunas de 2 vias.

Depois podem ser duas vias separadas (o tweeter está fisicamente separado do woofer) ou 2 vias com um tweeter montado no meio do woofer.

Hoje vi umas por 27 euros 130W 2 vias da sony que dizes e que tambem nao tou pa gastar muito

Boas.
No meu Mégane III, optei pelo radio de origem...Radiosat com MP3 60W.
De uma forma geral, tem um som bastante razoável...ou seja para mim e para a maioria da utilização que lhe dou é mais do que suficiente e não me arrependo de não ter optado pelo sistema Arkamys que a Renault disponibiliza em opção.

A minha situação é esta...há dias que apetece ouvir um bom som e com o volume mais alto do que é habitual e aqui noto que o rádio podia ser mais potente...com mais batida...[:blush:]
O GrandePunto da minha namorada por exemplo tem um som mais potente...quando ponho aquilo mais alto nota-se que tem batida, tem mais som se é que me faço entender.

Lembrei-me de eventualmente por um amplificador...deduzo eu que este "purifica" ainda mais o som e amplifica-o, certo?

Qual a vossa opinião de colocar um amplificador...será complexo demais? Terei resultados? É que em termos de colunas, não sei o que está lá, mas parecem-me ter qualidade mais que suficiente.

Aguardo as vossas ajudas?[;)]

Boas,

Não me parece que seja do radio..Provavelmente será mesmo das colunas.

A melhor solução será um conjunto amplificador/colunas, usando o radio de origem.

Tal como ja postei aqui, tenho um sistema de som na minha carrinha (Megane I), com 1200w, usando este sistema: rádio de origem, amplificador e 4 colunas instaladas posteriormente ( 2*190w + 2*330w) e 2 tweeters de origem. [;)]

Boas,

Não me parece que seja do radio..Provavelmente será mesmo das colunas.

A melhor solução será um conjunto amplificador/colunas, usando o radio de origem.

Tal como ja postei aqui, tenho um sistema de som na minha carrinha (Megane I), com 1200w, usando este sistema: rádio de origem, amplificador e 4 colunas instaladas posteriormente ( 2*190w + 2*330w) e 2 tweeters de origem. [;)]

E aonde é que instalaste o amplificador? Não queria pô-lo num sitio que depois se tornasse um estorvo bem como ficasse completamente invisível por causa dos roubos!

Quanto à instalação propriamente dita, o amplificador liga-se ao radio ou tambem tem que se ligar às colunas? O que é que mais ou menos tem que ser feito?

Alguem é capaz de sugerir algum amplificador (marca e modelo) com bom índice de qualidade/preço?

Obrigado pela ajuda...é que não percebo muito disto![8b]

Back