Sonda Lambda Honda D15B2

b00ster

Well-known member
Viva

Começando pelo inicio: O meu Pai há muito que me dizia que o carro (Civic 1.5 Lsi) passava na inspeção com as emissões à unha. E desta vez foi mesmo hora, não passou.

Começou-se ao contrário, pelo catalisador (porque o mecânico lhe falou logo disso, também...) e a verdade é que o carro melhorou bastante em outras questões que tinha (acelerador bruto , problemas quando a rotação descia para ralenti em andamento - inclusive com o motor a desligar, por vezes). Comprovei as melhoras porque conduzi o carro entretanto, e parece-me óbvio que o cat fazia falta.
Já algum tempo que ele andava a evitar a questão, mas agora não há vota a dar, e portanto cheguei-me à frente para finalmente dar alguma atenção ao carro, mesmo que nesta altura investir no carro ser um grande esforço.

Não há certeza que seja a sonda, mas também fiquei a saber que ainda tem a original... são 170.000 km (que até não são muitos, para a idade) e 22 anos. Mas vou começar por ai, acho que é hora. E não seria de admirar que ande nisto há muito, muito tempo, acabando com o catalisador original.

Estava aqui a ver o que havia online... e tenho vistos algumas NGK/Denso tipo isto:

https://www.motordoctor.pt/products/7889740-sonda-lambda
https://www.auto-doc.pt/ngk/7889740

https://www.auto-doc.pt/denso/1665317

Segundo sei, nestas coisas a única questão a mudança para a ficha nova, correcto? Que deve ser simples, para mais sendo 1 fio. Vejo outras com 3 vezes o preço ou mais, mas sinceramente nem consigo perceber as diferenças...

Isto é coisa para ficar bem servido?

Last edited:
Boas,

Em primeiro lugar não percebi se o carro após troca do catalisador ficou com o nível de emissões mínimos necessários para passar na inspeção.

Independentemente disso, quando dizes que começaste pelo contrário, posso dizer que é bem verdade em mais que um sentido. O catalizador será sempre o ultimo componente a trocar, num veículo que apresenta problemas de performance/funcionamento de motor. A razão é porque o catalisador, em certas condições, fácilmente fica destruído.
Assim, quando nos deparamos com um catalisador danificado, o que se faz é perceber a razão para tal, resolver, verificar se não existe mais nenhum problema, e só após esta confirmação é que se coloca um catalisador novo.

Relativamente à tua questão da sonda lambda, em primeiro lugar posso-te dizer que pelos quilómetros e idade, é provável que essa sonda já não esteja a 100%, é verdade. Mas, também pode estar a funcionar devidamente e estares simplesmente a mudar um componente que na prática não tem problema nenhum. Ela ter algum problema, é uma probabilidade, mas não passa disso.
Genericamente também podes ter um problema no MAP, ECT, TPS, etc... Podes ter também algum problema mecânico relacionado com as válvulas, árvore de cames. Podes também ter um problema de ignição, etc, etc, etc.
E tudo isto também tem uma probabilidade de estar danificado, e ser a causa de o carro ter os valores de emissões alterados.

Por esta razão, e para não estarmos simplesmente a falar em probabilidades, o que se faz é testar o bom funcionamento da sonda lambda. Caso não esteja a funcionar devidamente, substitui-se. É bastante simples.

Relativamente às opções de sonda lambda que apresentas, as opções que mostras parece-me ser todas opções universais. Não aconselho que compres deste tipo, mas antes que compres uma sonda, garantidamente compatível com o veículo, e que venha com a ficha incluida.

Boas,

Em primeiro lugar não percebi se o carro após troca do catalisador ficou com o nível de emissões mínimos necessários para passar na inspeção.

Independentemente disso, quando dizes que começaste pelo contrário, posso dizer que é bem verdade em mais que um sentido. O catalizador será sempre o ultimo componente a trocar, num veículo que apresenta problemas de performance/funcionamento de motor. A razão é porque o catalisador, em certas condições, fácilmente fica destruído.
Assim, quando nos deparamos com um catalisador danificado, o que se faz é perceber a razão para tal, resolver, verificar se não existe mais nenhum problema, e só após esta confirmação é que se coloca um catalisador novo.

Relativamente à tua questão da sonda lambda, em primeiro lugar posso-te dizer que pelos quilómetros e idade, é provável que essa sonda já não esteja a 100%, é verdade. Mas, também pode estar a funcionar devidamente e estares simplesmente a mudar um componente que na prática não tem problema nenhum. Ela ter algum problema, é uma probabilidade, mas não passa disso.
Genericamente também podes ter um problema no MAP, ECT, TPS, etc... Podes ter também algum problema mecânico relacionado com as válvulas, árvore de cames. Podes também ter um problema de ignição, etc, etc, etc.
E tudo isto também tem uma probabilidade de estar danificado, e ser a causa de o carro ter os valores de emissões alterados.

Por esta razão, e para não estarmos simplesmente a falar em probabilidades, o que se faz é testar o bom funcionamento da sonda lambda. Caso não esteja a funcionar devidamente, substitui-se. É bastante simples.

Relativamente às opções de sonda lambda que apresentas, as opções que mostras parece-me ser todas opções universais. Não aconselho que compres deste tipo, mas antes que compres uma sonda, garantidamente compatível com o veículo, e que venha com a ficha incluida.

Tens toda a razão, com isto não escrevi o mais importante: Continuo de volta da questão porque, apesar da melhora gigante noutras questões, não passou na reinspecção.
Não fui mas vi a folha da 1ª inspecção e falava no valor lambda <0.97 e >1.03 ''(2,000rpm) 2.544'', salvo erro.
Da segunda não sei se algo mudou significativamente, mas supostamente continuou igual.
O meu pai só me falava em ''CO2 alto'', das duas vezes, vindo do que lhe diziam.

Mas o primeiro valor não é sintoma de mistura pobre? Isso é que está a fazer alguma confusão... não sou mecânico mas parece-me algo contraditório. A não ser que não seja como estou a ver ou essa do ''co2 alto'' seja o que mandam da boca para fora sempre que falam de gases.

Quanto às sondas, verdade. Penso serem universais. Mas valerá a pena gastar 60, 70€ ou mais noutra, nestas simples de 1 fio? Se ligar para a Honda por curiosidade, se calhar vão-me pedir pelo menos isso... penso que usam Denso, sem certeza.
Outra coisa que me puxa para ai é o facto do carro estar no seu melhor (pelo menos para mim) naquele período inicial a frio, a quente noto uma ligeira piora na resposta do pisar do acelerador... o que, como digo, melhorou infinitamente com a troca do catalisador. A sonda só entra realmente a quente, correcto? Ao inicio a mistura é rica por defeito...
Provavelmente vou acabar por tentar perceber o estado da sonda, apesar de parte do que colocaste como hipótese ter sido checkado há muito pouco tempo e, como digo, esta questão das emissões

Obrigado pela ajuda.

Tens toda a razão, com isto não escrevi o mais importante: Continuo de volta da questão porque, apesar da melhora gigante noutras questões, não passou na reinspecção.
Não fui mas vi a folha da 1ª inspecção e falava no valor lambda <0.97 e >1.03 ''(2,000rpm) 2.544'', salvo erro.
Da segunda não sei se algo mudou significativamente, mas supostamente continuou igual.
O meu pai só me falava em ''CO2 alto'', das duas vezes, vindo do que lhe diziam.

Mas o primeiro valor não é sintoma de mistura pobre? Isso é que está a fazer alguma confusão... não sou mecânico mas parece-me algo contraditório. A não ser que não seja como estou a ver ou essa do ''co2 alto'' seja o que mandam da boca para fora sempre que falam de gases.

CO2 muito elevado é algo que não existe. Quanto maior o CO2, mais perto da estequiometria se encontra a combustão. Existe aí algum mal entendido.

CO elevado, isso sim, é sinónimo de mistura rica.

Um catalisador funcional, consegue mascarar muito CO transformando-o em CO2. Se mesmo assim existir uma leitura de CO muito elevado, isso significa que o catalisador ou está, ou pode estar perto de ser novamente destruido.

Quanto às sondas, verdade. Penso serem universais. Mas valerá a pena gastar 60, 70€ ou mais noutra, nestas simples de 1 fio? Se ligar para a Honda por curiosidade, se calhar vão-me pedir pelo menos isso... penso que usam Denso, sem certeza.

Em princípio consegues arranjar sondas não universais, com ficha incluída, por preços bem mais acessíveis que isso. É procurares um pouco mais.

Outra coisa que me puxa para ai é o facto do carro estar no seu melhor (pelo menos para mim) naquele período inicial a frio, a quente noto uma ligeira piora na resposta do pisar do acelerador... o que, como digo, melhorou infinitamente com a troca do catalisador. A sonda só entra realmente a quente, correcto? Ao inicio a mistura é rica por defeito...

Sim, a sonda só entra em funcionamento a quente, mas o facto de apenas teres sintomas a quente não significa que o problema seja da sonda. Não a iliba como é obvio, mas não é uma prova clara de uma sonda lambda danificada, ou mais genericamente de um problema no circuito da sonda lambda.

Provavelmente vou acabar por tentar perceber o estado da sonda, apesar de parte do que colocaste como hipótese ter sido checkado há muito pouco tempo e, como digo, esta questão das emissões

Relativamente a isso, aconselho-te a procurar ajuda profissional decente e com formação adequada.

Obrigado pela ajuda.

De nada...

Eu tive uma sonda avariada num D16A8 e pouco após ligar o carro a frio acendia a luz do check engine e não desligava mais. Só a conseguia manter desligada a frio e com acelerações muito suaves, após 2-3 minutos a conduzir já estava ligada mesmo que conduzisse de forma muito pacata.

As panelas de escape não estarão já bastante degradadas? Se estiverem vão aparecendo fugas que afectam a medição dos gases e o oxigénio aumenta.

eu seguiria esta metodologia:
1- ver se existe alguma fuga na linha de escape (o que altera as medições dos gases como diz o Gustavo)
2- verificar funcionamento/valor lido pela sonda lambda e trocar se necessário (~100€)
3- trocar o catalizador caso ponto 1 e 2 ok (~400€)

Esse carro está a regular mal a mistura e foi possivelmente essa a razão de estragar o catalisador.

Há muitas coisas que regulam a mistura num carro de injecção electrónica mas para começar há que ligar o carro à máquina e observar o comportamento dos sensores.

Obrigado a todos, mais uma vez.

Por curiosidade, e como já esperava conhecendo o belos preços, na Honda a sonda custaria... 180€+IVA :sh) [:)]
Se se confirmar essa questão, em principio consigo uma NGK/NTK por ~35€ para o carro.

Este ainda tem injecção monoponto (multiponto só no Coupe, que já anunciava 100cv e não 90) e já teve um problema no corpo de injecção, a única questão relevante que o carro tinha tido até agora...

Vou ver então o rumo que isto leva, aguardam-se novos capítulos entre amanhã e quinta feira, provavelmente. Se me lembrar depois passo aqui.

Agradecido.

Back