[Sondagem] Idade para comprar casa

[Sondagem] Idade para comprar casa

• Entre os 20 e 25 anos

Votes: 5 5.3%
  • Entre os 25 e 30 anos

Votes: 34 35.8%
  • Entre os 30 e 35 anos

Votes: 21 22.1%
  • Entre os 35 e 40 anos

Votes: 16 16.8%
  • Mais de 40 anos

Votes: 2 2.1%
  • Vou viver sempre em casa arrendada

Votes: 6 6.3%
  • Vou viver sempre em casa dos pais

Votes: 5 5.3%
  • Ter casa própria é um luxo de gente rica

Votes: 6 6.3%

• Total voters
    95

Joaojds

New member
Malta, tendo em conta a situação actual em Portugal, acham que comprar casa é um bom investimento, ou é muito arriscado e mais vale continuar em casa dos pais ou arrendar um casa a um senhorio e assim jogar dinheiro fora por uma casa que não é nossa?

Comprar hoje casa própria não deixa de ser complicado porque os bancos já não emprestam dinheiro assim tão facilmente e os salários são cada vez mais baixos.

Segue uma sondagem sobre com que idade é que cada um comprou a sua própria casa ou tenciona numa perspectiva realista avançar para a compra da sua casa

Comentem!

enquanto a prestação ao banco for mais baixa do que a renda de uma casa equivalente, vale sempre a pena comprar casa. Se o nosso mercado de arrendamento fosse melhor e não houvesse casas com arrendamentos antigos a €25 ao mesmo tempo que há casas iguais a €1500, provavelmente arrendar até seria uma boa opção.

quanto ao facto dos empréstimos serem mais dificeis, a verdade é que para mim, os bancos só deveriam emprestar até um máximo de 80% do valor da casa.

se obrigassem as pessoas a juntar os outros 20% e a co-responsabilizaram-se pelos empréstimos, as pessoas não devolviam tão facilmente as casas ao banco quando há problemas na economia e os juros disparam.

temos de perceber que a loucura da 1a década do ano 2000, em que se davam empréstimos de 100% + empréstimo pessoal para recheio de casa + empréstimo pessoal para comprar carro novo, era uma grande armadilha e que estamos melhor assim.

Votei 25-30 anos porque é quando uma pessoa começa a sair da faculdade, a arranjar emprego e a queres liberdade e.t.c (isto num mundo perfeito).

Eu nunca viveria para sempre numa casa arrendada, mas ao inicio é sempre difícil comprar casa.

No entanto sou da opinião que não há idade para comprar casa, seja aos 18 ou aos 40 anos o que importa é ter €€€

Votei 25-30 anos porque é quando uma pessoa começa a sair da faculdade, a arranjar emprego e a queres liberdade e.t.c (isto num mundo perfeito).

Eu nunca viveria para sempre numa casa arrendada, mas ao inicio é sempre difícil comprar casa.

No entanto sou da opinião que não há idade para comprar casa, seja aos 18 ou aos 40 anos o que importa é ter €€€

Sim, eu percebo..mas a ideia do tópico era mais numa perspectiva realista, no mundo real, do género "Com que idade é que eu me imagino a ter vontade, estabilidade e condições financeiras para avançar para a compra de uma casa?".

De qualquer modo obrigado pela participação

Last edited:
Comprar casa para habitar não é um investimento [;)]

Comprar casa é uma enorme prisão e despesa.

Deixa-me acrescentar, "comprar casa é uma enorme prisão e despesa" mas pode ser um excelente investimento a médio/longo prazo, pode ser a melhor ou a pior decisão da tua vida! [:D][:D]

Não acho que haja idade certa, depende da capacidade de cada um para a pagar sem entrar em taxas de esforço fora de controlo, e depende da personalidade de cada um.

É sempre preferível comprar do que arrendar.
Depende da tua situação, mas é um investimento teu que ao fim de um x de anos podes dizer que é tua.

No meu caso comprei aos 29 por isso entre os 25 e 30, e dpx diz-se quem casa quer casa e tb coincidiu com o casamento[;)]

Num igual apartamento no mesmo sitio de um prédio em arrendamento pedem 450€ por mes , se comprares pagas 200€ ao banco .

Esta mais que obvio a escolha , a nao ser que o banco nao empreste o dinheiro

Num igual apartamento no mesmo sitio de um prédio em arrendamento pedem 450€ por mes , se comprares pagas 200€ ao banco .

Esta mais que obvio a escolha , a nao ser que o banco nao empreste o dinheiro
Isso são contas de merceeiro... Faz lá as contas como deve de ser!

Impostos, condomínios, seguros, obras, etc etc etc...

Além da prisão que é (pode arruinar com a mobilidade profissional de muita gente), quantas e quantas pessoas conheço que se limitaram a viver uma "vidinha" porque se meteram a comprar casa cedo demais... Para não falar dos que perderam a casa e o dinheiro investido nela...

Volto a insistir que pode ser uma excelente decisão, ou uma péssima decisão, cada caso é um caso.

Sim é vdd mas daqui a uns anos podemos dizer que é nossa no meu caso considero que foi um investimento pois foi comprada a pronto[;)]

Além da prisão que é (pode arruinar com a mobilidade profissional de muita gente), quantas e quantas pessoas conheço que se limitaram a viver uma "vidinha" porque se meteram a comprar casa cedo demais... Para não falar dos que perderam a casa e o dinheiro investido nela...

Volto a insistir que pode ser uma excelente decisão, ou uma péssima decisão, cada caso é um caso.

Concordo com a tua visão. Mas isso depende muito não só do negócio em si como também da pessoa e da sua personalidade.

Eu comprei uma segunda habitação, com fins lúdicos (férias, fins de semana) ou para rentabilizar esporadicamente. No entanto a minha primeira habitação é arrendada.

Não me imagino a comprar habitação principal, relacionada com a zona onde passo mais tempo a trabalhar. Desde logo porque já vivi numa mão-cheia de cidades... e acredito que seja cada vez mais assim. Depois porque acho a compra uma âncora demasiado pesada para a minha personalidade.

O arrendamento tem um sem número de vantagens, impostos, seguros, obras e vizinhança... estás farto? Mudas! Queres uma casa mais moderna? Mudas! A maior desvantagem é mesmo o nosso mercado de arrendamento que é muito fraco.

Já resisti à compra de mais que uma casa, por onde passei, e hoje não me arrependo. Acabei por comprar uma apenas porque apanhei uma conjugação de factores fantástica, há uns anos atrás: Queda dos preços de mercado + spreads baixos. Comprei mesmo quando estavam a começar a subir.

Não vou votar na sondagem, porque acho que não existe uma resposta de cruz. Depende mesmo de diversos factores. Mas não fiques em casa dos pais! Se puderes, claro :)

ora nem mais. apr:)apr:)...cabeça pensadora...
Há Pessoas q realmente não fazem ideia do que dzem...ou pk não sabem ou pk a cabecinha não dá pra mais e só veem o seu mundo.
Para que quero comprar uma casa se poderei ter de ir trabalhar para o estrangeiro? Se poderei ganhar o triplo ao mudar-me para outra cidade? Se terei de me mudar de x em x anos?

alugar é uma liberdade enorme. O q Em termos profissionais é óptimo. Então nos dias de hoje......
Comprar casa significa ficar preso a um local. Ter contas mensais e anuais por um local que não se usa.

edit: vocsa partilho da tua opinião. apr:)

Last edited:
Sim é vdd mas daqui a uns anos podemos dizer que é nossa no meu caso considero que foi um investimento pois foi comprada a pronto[;)]

Investimento pressupoem que rentibilizes o produto. Que tenhas lucro...ora para ter lucro com a casa que compraste vai ser difícil.
Com uma casa tens uma série de gastos....desde logo o imi.
a não ser que tenhas a casa alugada, mas para rentabilizares ainda demora uns valentes anos...
É que o dinheiro que deste por ela podias ter em depósito a prazo e aí estaria a render. Pouco mas rendia.[;)]

Last edited:
Investimento pressupoem que rentibilizes o produto. Que tenhas lucro...ora para ter lucro com a casa que compraste vai ser difícil.
Com uma casa tens uma série de gastos....desde logo o imi.
a não ser que tenhas a casa alugada, mas para rentabilizares ainda demora uns valentes anos...
É que o dinheiro que deste por ela podias ter em depósito a prazo e aí estaria a render. Pouco mas rendia.[;)]
Foi oferta do meu pai n investi[;)]

Não há idade para comprar, é quando há dinheiro e a vida se propicia a isso. É uma das decisões mais importantes que as pessoas fazem na vida, por isso deve ser bem reflectida e não se ceder a pressões da idade.

O facto de viveres em casa dos pais não é vergonha nenhuma actualmente, é preferível isso até ganhares estabilidade na tua vida profissional, do que te meteres em loucuras por causa de certos preconceitos e depois ficares enrascado.

Last edited:

Em grande parte concordo contigo. Contudo conheço muitos casos próximos em que a compra da casa não foi prisão. Os proprietários estão neste momento no estrangeiro e arrendaram a casa cá em Portugal. No entanto trata-se de uma casa bem localizada, havendo sempre procura para arrendamento.

Eu comprei casa aos 27 e o fato de ter casa nunca me impediu de procurar trabalho lá fora. Agora, quando comprei casa tinha mais de um quarto do montante para dar de entrada.

Também conheço muitos casos de pessoas que deveriam ter optado por arrendamento em vez de colocarem a corda ao pescoço.

É como dizes, cada caso é um caso.

Só não concordo com opiniões de só arrendar é que é uma opção válida ou só comprar é que está certo.

Comprei a minha 3a casa aos 43 as outras 2 estão arrendadas e além de se pagarem, pagam a última

Mas concordo que pode ser uma prisão. Mas se quiserem ir para fora vende-se a casa ou aluga-se

Back