[Mercado] Stand de Usados Manipulação de Klm

Papas1973

New member
Venho-lhes contar a estória que se passou com um meu colega.

Comprou um novo Seat Ibiza e deu o antigo Ibiza como troca, até aqui tudo normal.

No outro dia ligou-lhe um homem a informar que tinha comprado o antigo Ibiza e que tinha umas dúvidas que queria esclarecer, se possível.

1) Quem lhe vendeu o carro conto a estória de que o carro não tinha livro de revisões, o meu colega disse que isso era mentira já que tinha entregue o carro com o livro de revisões e que tinha sido feitas sempre na marca.

2) Depois perguntou se tinha mudado a correia de distribuição aos 120000 klm (Não tenho a certeza da klm mas para o caso não interessa), o meu colega confirmou que mudou aos 120000 e aos 220000 e foi aqui que a conversa ainda se torna mais interessante, já que o homem ficou surpreendido já que comprou o carro com a indicação da conta klm de 140000 klm! Entre o meu colega ter dado o carro para troca e ele ter sido vendido alteram a klm do carro!

3) O Carro foi dado como retoma e o Stand da Seat vendeu o carro em leilão a outro stand e foi esse que ao que parece alterou os klm, o homem quer ir para tribunal e dar o meu colega como testemunha.

4) Outra questão é como é que o homem descobriu o telemóvel do meu colega? Ele afirmou que foi através da Seguradora! Mas então as seguradoras podem dar os nossos dados a um desconhecido?

Achei a estória engraçada e fiquei a pensar que quem me comprou o meu Leon (Olx) ficou mais bem servido do que se fosse comprar num stand á beira da estrada, ás vezes os piores negócios são com empresas e não com particulares.

Comprou um novo Seat Ibiza e deu o antigo Ibiza como troca, até aqui tudo normal.

No outro dia ligou-lhe um homem a informar que tinha comprado o antigo Ibiza e que tinha umas dúvidas que queria esclarecer, se possível.

1) Quem lhe vendeu o carro conto a estória de que o carro não tinha livro de revisões, o meu colega disse que isso era mentira já que tinha entregue o carro com o livro de revisões e que tinha sido feitas sempre na marca.

2) Depois perguntou se tinha mudado a correia de distribuição aos 120000 klm (Não tenho a certeza da klm mas para o caso não interessa), o meu colega confirmou que mudou aos 120000 e aos 220000 e foi aqui que a conversa ainda se torna mais interessante, já que o homem ficou surpreendido já que comprou o carro com a indicação da conta klm de 140000 klm! Entre o meu colega ter dado o carro para troca e ele ter sido vendido alteram a klm do carro!

3) O Carro foi dado como retoma e o Stand da Seat vendeu o carro em leilão a outro stand e foi esse que ao que parece alterou os klm, o homem quer ir para tribunal e dar o meu colega como testemunha.

4) Outra questão é como é que o homem descobriu o telemóvel do meu colega? Ele afirmou que foi através da Seguradora! Mas então as seguradoras podem dar os nossos dados a um desconhecido?

Achei a estória engraçada e fiquei a pensar que quem me comprou o meu Leon (Olx) ficou mais bem servido do que se fosse comprar num stand á beira da estrada, ás vezes os piores negócios são com empresas e não com particulares.

O que está a bold,sim a seguradora pode facultar,a uns tempos atrás estava estacionar e dei um raspão(nem per apercebi de nada) num outro carro,aquilo era zona movimentada e era em frente a um café,um dito senhor 3ª idade deixou um papel no para-brisas do carro "vitima" com a minha matricula,só digo que durante uma semana andei a receber chamadas do perito(não podia atender porque trabalhava na refinaria de Matosinhos e telemovel não é permitido)

passado 1 semana tive o perito á minha espera em casa.

Quanto ao resto é normal em stands acontecer os kms martelados

Nada de novo portanto. As seguradoras não podem ceder dados a terceiros, ai todos estamos protegidos pela CNPD.

O teu amigo se quiser entala essa seguradora visto que não se tratava de um caso de sinistro nem nada que se pareça e de qualquer forma mesmo que fosse não podem ceder quaiquer que seja o dado.

Se quer ir para tribunal acho que faz muito bem, no entanto não sei se com a justiça que temos vá adiantar muito...

E mais uma nota,normalmente os carros que estão em stand já passaram por serem vendidos a particulares,por alguma razão os particulares não conseguiram vender e tiveram que despachar em stand(não tou a dizer que o seat do teu amigo tivesse assassinado)mas muitos que aparecem em stands já vão em condições que deixam muito a desejar

Alguém me explica uma coisa, imaginemos que o comprador não descobria que retiraram km ao carro, quando o levar à inspeção não lhe vão da conta dessa situação?????

Alguém me explica uma coisa, imaginemos que o comprador não descobria que retiraram km ao carro, quando o levar à inspeção não lhe vão da conta dessa situação?????

Mudança de quadrante(avaria por exemplo) conseguiu(impossivel)chegar ao 1 milhão de kms e deu a volta.

Eu já tive um carro com este quadrante
7577109290-quadrante-fiesta.jpg

Se num ano fosse com 90k kms e no outro fosse com 10k km(marcados)qual a justificação que dava "só tem 5 dígitos"[;)][:D]

A questão do tlm parece-me embora aborrecida, pouco grave, no fundo o novo dono do carro quis saber mais do histórico do carro e questionou o antigo proprietário certamente com educação, pelo que não devia o seu amigo ficar aborrecido com isso, antes pelo contrário.
Quantas vezes as operadoras cedem os nossos números para empresas de telemarkting e outros chatos do gênero.

Nas inspecções, apenas se limitam a anotar a quilometragem indicada no odometro.

Com isto, nada impede de trocar de quadrante ou de alterar a própria quilometragem.

Já por demais referido, que os odometros juridicamente, não são considerados elementos de notação técnica.

Posto isto, os odometros servem a título informativo.

Mudança de quadrante(avaria por exemplo) conseguiu(impossivel)chegar ao 1 milhão de kms e deu a volta.

Eu já tive um carro com este quadrante
7577109290-quadrante-fiesta.jpg

Se num ano fosse com 90k kms e no outro fosse com 10k km(marcados)qual a justificação que dava "só tem 5 dígitos"[;)][:D]

Ok, mas nessa altura o comprador ia perceber que foi enganado, como é que um stand faz estas coisas se depois facilmente é apanhado, ou na inspeção não ligam aos km?

Em Português de Portugal escreve-se história!!

Tirando isso.. é situação no mínimo caricata, como é que uma seguradora dá os dados pessoais do antigo proprietário sem o consentimento deste?! :confused:
Quanto ao martelar km's.. é mais do que comum os Stand's "beira de estrada".. e até alguns oficiais fazerem isso!
Infelizmente é o que se vê mais em Portugal.. corruptos e mais corruptos! :sh)

E mais uma nota,normalmente os carros que estão em stand já passaram por serem vendidos a particulares,por alguma razão os particulares não conseguiram vender e tiveram que despachar em stand(não tou a dizer que o seat do teu amigo tivesse assassinado)mas muitos que aparecem em stands já vão em condições que deixam muito a desejar

Sim tambem é verdade, os stands oficiais fecham os olhos a estas coisas e despacham os carros sem o minimo de cuidado.

No final é a velha estória de que andam todos a tentar fazer o melhor negocio e quem se lixa é o consumidor final, eu tambem não comprava um carro sem ter livro de revisões mas se calhar tambem aldrabam isso..

Em Português de Portugal escreve-se história!!

Tirando isso.. é situação no mínimo caricata, como é que uma seguradora dá os dados pessoais do antigo proprietário sem o consentimento deste?! :confused:
Quanto ao martelar km's.. é mais do que comum os Stand's "beira de estrada".. e até alguns oficiais fazerem isso!
Infelizmente é o que se vê mais em Portugal.. corruptos e mais corruptos! :sh)

Eu tenho ao noção que é assim : dicionário dos incultos: História vs Estória

Last edited:

É utilizado mais no Brasil.. em Portugal não é amplamente aceite, inclusive há dicionários que não a reconhecem!
"Dicionário Aurélio (também brasileiro) faz mesmo uma recomendação: "[Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções.]".
Em contextos em que o utilizador da língua queira evitar o uso de uma palavra polémica, deverá utilizar sempre a forma história, pois em relação a esta não há qualquer controvérsia."

Eu cá utilizo história e sou contra "desacordos" ortográficos [;)]

Mas ninguém repara que o comprador burlado apenas se preocupou em ver o historial após a compra????
Foi mesmo a pedi-las...:sh)

Sim tambem é verdade, os stands oficiais fecham os olhos a estas coisas e despacham os carros sem o minimo de cuidado.

No final é a velha estória de que andam todos a tentar fazer o melhor negocio e quem se lixa é o consumidor final, eu tambem não comprava um carro sem ter livro de revisões mas se calhar tambem aldrabam isso..

Tenho um topico aberto em relação a isso, a conclusão que se chega é que não podes ligar nenhuma ao livro de revisões, porque 5km antes de estar à venda o carro partiu o motor a meio e no entanto tem o livro de revisões todo bonitinho cheio de carimbos. Ou então, foi levar os carimbos todos de uma vez... Tem é de se ter um bocadinho de sentido critico, exemplo - uma A4 diesel com 10 anos 120mil km importada ou não, pois é mesmo pedir para ser enganado...

É utilizado mais no Brasil.. em Portugal não é amplamente aceite, inclusive há dicionários que não a reconhecem!
"Dicionário Aurélio (também brasileiro) faz mesmo uma recomendação: "[Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções.]".
Em contextos em que o utilizador da língua queira evitar o uso de uma palavra polémica, deverá utilizar sempre a forma história, pois em relação a esta não há qualquer controvérsia."

Eu cá utilizo história e sou contra "desacordos" ortográficos [;)]

História, s. f., evolução da humanidade; narração crítica e pormenorizada de factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais ou religiosos que fazem parte do passado de um ou mais países ou povos; sucessão natural desses mesmos acontecimentos; ramo do conhecimento que se ocupa do estudo do passado, da sua análise e interpretação; estudo da origem e do progresso de uma ciência, arte, ou área de conhecimento; narrativa; conto; biografia.

Estória, s. f., história de carácter ficcional ou popular; conto; narração curta.

o ano passado a carrinha do meu cunhado (uma delas) foi à inspeção e saiu de lá com a folha a marcas 20 mil e uns trocos. neste momento marca 22 mil e tal. é uma carrinha com 22 anos. ou seja, deu a volta, já levou motor novo entretanto, mas o meu cunhado tem-na há um ano e meio e nem faz ideia e quantos kms tem, só que o motor é mais recente e pouco mais. se na inspeção nem atualizam, quanto mais estarem preocupados...

Back