citação:Originalmente colocada por JRodrigues
A palavra é sobresselente ou sobressalente.
sobresselente:
adj. 2 gén., suplementar;
que é próprio para suprir faltas;
s. m., aquilo que sobressai, que sobra ou que supre uma falta;
Ou seja, pode-se utilizar quando se usa um pneu para suprimir a falha do outro.. penso eu.. de que..
Mas o melhor mesmo é usar suplente...[]
citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris
citação:Originalmente colocada por JRodrigues
A palavra é sobresselente ou sobressalente.
sobresselente:
adj. 2 gén., suplementar;
que é próprio para suprir faltas;
s. m., aquilo que sobressai, que sobra ou que supre uma falta;
Ou seja, pode-se utilizar quando se usa um pneu para suprimir a falha do outro.. penso eu.. de que..
Mas o melhor mesmo é usar suplente...[]
O melhor é não utilizares nada, senão é sinal que tiveste um furo[}]
citação:Originalmente colocada por furão
eu chamo-lhe nomes quando tenho de usar
citação:Originalmente colocada por furão
eu chamo-lhe nomes quando tenho de usar
citação:Originalmente colocada por R4E
Sempre disse "suplente" e vejo algumas pessoas também o dizerem, mas também vejo muita gente a dizer "sobrecelente", "espilro" etc [}]
citação:Originalmente colocada por ClioII
Subcelente não existe. Sobressa</u>lente também não.
Sobresse</u>lente ou suplente.
citaçãoergunta/Resposta
Gostava de saber qual o termo a aplicar na seguinte situação:
Mudar o pneu suplente; ou o pneu sobressalente, quando nos referimos a um pneu de reserva?
Já encontrei as duas situações, podem-se usar ambas ou existe algum critério a aplicar?
Obrigado e continuação do excelente serviço.
Miguel Marques
Portugal
Trata-se realmente de um pneu suplente (ou de reserva), mas a designação dele é sobressalente (ou sobresselente)</u>. O termo suplente serve para quase tudo, nomeadamente seres humanos, enquanto sobresselente se utiliza para peças de substituição, especialmente o pneu que vai, regra geral, guardado num espaço da bagageira até ao dia em que um dos pneus que rolam se fura, rebenta, desgasta sem remédio, etc. Claro que, se alguém lhe chamar suplente, toda a gente entende, mas a designação é sobresselente (ou sobressalente). Em Portugal, utiliza-se mais a forma sobresselente, e, no Brasil, sobressalente. Significa «que ou o que sobressai ou sobeja»; «que ou o que está a mais e é próprio para suprir faltas»; e, ainda, «que se tem de reserva para substituir outro avariado ou gasto pelo uso (diz-se de acessório ou peça)» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).