Subidas bem inclinadas

Essa de Celorico onde é?

Também tenho curiosidade, conheço bem a zona e não estou a ver onde é.

quem vem da lameira corta no rêgo e vai até ao viso a subir. chegado lá acima, é sempre a descer com curvas. depois sobe novamente um bocado já em direção a celorico, apanha-se uma descida de 12% com curvas e contra curvas e mais uma descida enorme até chegar a celorico.

Ia fazer referência a essa subida. Há uma parte que mesmo antes do cruzamento que é quase impossível arrancar com o carro. Não sei se conheces, mas uns kms mais ao lado há a súbida do túnel de Vialonga que também é jeitosa. Já vi vários carros a ficarem enrascados nessas subida.

Em relação ao tópico, em Camarate e Vila Franca de Xira também há umas subidas bem jeitosas. As de Vila Franca para piorar são quase todas em calçada. Houve uma vez aqui há 3 anos que eu e mais 3 amigos num Astra G sedan 1.4 nos enganámos no caminho e fomos ter a uma rua sem saída. A rua era em calçada e apertada, tava a ver que não saíamos dali. Tivemos de ganhar balanço, meter a 1ª a fundo e virar para um resguardo para podermos fazer inversão de marcha. Era um cheiro a pneu e a embraiagem que nem se podia. :sh)

Faço essa subida do tunel 2 x por semana ... de electrico (Citroen C-Zero) faz-se muito bem, com o Focus ou o Jazz só embalado e só meto a 2ª se esticar bem a 1º

quem vem da lameira corta no rêgo e vai até ao viso a subir. chegado lá acima, é sempre a descer com curvas. depois sobe novamente um bocado já em direção a celorico, apanha-se uma descida de 12% com curvas e contra curvas e mais uma descida enorme até chegar a celorico.

Essa conheço-a bem. Antes de chegares ao topo, do lado do Rego (onde tem aquela curva de 180º), ainda deve ser mais inclinada! O meu A3 vê-se à rasca para subir aquilo em 3ª. A de 12% que falaste faz-se bem, tens de levar lanço.

Até hoje a estrada com maior inclinação que vi.
É a estrada que dá acesso ao farol do Arnel na ilha de São Miguel.
É possível circular de carro mas não muito aconselhável!
Além do Farol ainda existem casas de pescadores.

image.jpg

Anexos

• WP_20180311_17_09_51_Pro.jpg
    WP_20180311_17_09_51_Pro.jpg
    106KB · Visualizações: 0
  • 35.jpg
    35.jpg
    81,3KB · Visualizações: 0
Até hoje a estrada com maior inclinação que vi.
É a estrada que dá acesso ao farol do Arnel na ilha de São Miguel.
É possível circular de carro mas não muito aconselhável!
Além do Farol ainda existem casas de pescadores.

image.jpg

Quando lá estive no miradouro, vi essa estrada. Nunca me lembrei dela até agora... [kiss]

"Fiz" o percurso no Google Street View, e é qualquer coisa de meter respeito...
"Lá em baixo" está uma Mitsubishi Strada e uma Kangoo. Aqueles travões e embraiagem [:D][:D][:D]

Essa conheço-a bem. Antes de chegares ao topo, do lado do Rego (onde tem aquela curva de 180º), ainda deve ser mais inclinada! O meu A3 vê-se à rasca para subir aquilo em 3ª. A de 12% que falaste faz-se bem, tens de levar lanço.

acho bem pior realmente a que tem menos inclinação, mas mais curvas, a que vai de celorico em direção ao viso até lá acima à nossa senhora, pela subida mais comprida e sucessão de curvas e contra curvas. por acaso até te apanhei ontem no A3 a subir e ias embalado, mas na curva em gancho á ias a sofrer... [:D]

ora depois da serra da lameira, viramos para uma estrada que começa a ser de montanha perto da localidade do rêgo. apanha-se mesmo antes do pinhal uma subida com uma curva fechada e que sobe na mesma até lá acima à tal nossa senhora do viso, que já não aparece na foto.

a seguir é sempre, sempre a descer durante uns 2 kms (2ª a 6ª fotos). faz-se a 90 ou 100. na 4ª foto apanhei o sgtscales a subir [:p] e na 6ª foto é de uma perspetiva a subir. aí há uma curva fechada à esquerda e depois à direita e novamente continua a descer.

depois de chegar então ao final da descida vira-se à esquerda, anda-se cerca de 500mts e vira-se à direita para celorico, começando novamente a subir com duas ou três curvas e chega-se à tal descida de 12%.

nas 2ª e 3ª fotos uma ideia da descida que apresenta algumas curvas, que se sucedem durante mais alguns kms.

aqui uma visão mais panorâmica das serras envolventes (celorico fica numa zona baixa).

agora nas fotos seguintes uma ideia de duas subidas (ou duas partes da mesma, aliás) na mesma estrada, isto já ao vir embora e não era no início da descida, mas já passadas umas centenas de metros, além de primeiro subir numa rua de sentido único já com o carro embalado.

aqui um potente mercedes a ultrapassar dois carros. também consigo isso no meu seat, embora nunca tivesse feito este trajeto de 40kms de seat, apenas de golf IV 110cv e fiat uno 1.4td com um update do punto 1.7, onde se nota a perda de potência, mas pouca coisa. no meu gpl sem turbo e anémico é que a coisa pia mais fino. bem mais fino...

20180418_174007.jpg

ainda uma imagem da longa subida até à curva em gancho.

por último antes das últimas curvas e de mais uma acentuada subida até novamente à senhora do viso, a tal curva em gancho onde tinha apanhado o audi e onde uma 2ª a 25km/h é quase um prazer...

Última edição:
Ermmm cadito roadtrip é ali no tópico ao lado lol

vocês precisam de viajar até á Madeira.

inclinação é coisa que se come aqui ao pequeno Almoço.

road trip? quem dera, significava que só tinha que passar ali 1 ou 2 vezes. depois do almoço lá vou eu outra vez.
já tenho que meter calços (duraram nem 15 mil nas minhas mãos e sabe-se lá quantos kms nas mãos do irmão do zerenault, tudo por culpa da estrada para celorico) e tenho os discos riscados... [8b] vou ver se aguenta mais 1 mesito.

já não vou aí à madeira desde 94. entretanto muita coisa mudou, com vias rápidas, túneis, o aumento da pista do aeroporto, etc...

road trip? quem dera, significava que só tinha que passar ali 1 ou 2 vezes. depois do almoço lá vou eu outra vez.
já tenho que meter calços (duraram nem 15 mil nas minhas mãos e sabe-se lá quantos kms nas mãos do irmão do zerenault, tudo por culpa da estrada para celorico) e tenho os discos riscados... [8b] vou ver se aguenta mais 1 mesito.

já não vou aí à madeira desde 94. entretanto muita coisa mudou, com vias rápidas, túneis, o aumento da pista do aeroporto, etc...

Não era eu no A3... mas se calhar há uns meses até era [:D] tinha um 8l daquela cor e com aquele "kit" estético. Agora tenho um 8p sportback azul escuro.
Passas muitas vezes nessa estrada? Eu vou lá de vez em quando, tenho amigos de lá e é uma terra bem bonita. Pena a acessibilidade que é bastante fraquinha... essa estrada é a mais directa para Fafe, por exemplo.

3ºs, 4ªs e 6ªs sensivelmente à mesma hora, mais coisa menos coisa. 3 viagens semanais, cerca de 90kms cada.

já agora, hoje tirei foto à subida da carvalha(?), ali pertinho de ourilhe, mas acho que ficou um bocado escura. vou ver como ficou e depois posto.

Voltar
Superior