Como madeirense dá-me vontade de rir com alguns "inclinações" que vejo por aqui... são uns meninos
Pois é. Sobre isso tenho de contar esta história:
Uma vez vinha vinha eu a descer o Caminho da Ladeira no Porto Moniz com o meu Jimny. Logo na parte mais inclinada onde tem um ganchos apertados vejo um Fiat 500 de aluguer parado a obstruir a estrada no sentido da subida. Estava uma rapariga nova dentro do carro e o namorado na estrada. Ele vem ter comigo (em Inglês) e diz que a namorada está bastante nervosa, a chorar, tem carta à pouco tempo e não consegue arrancar com o carro. Chego lá e lá a miúda está visivelmente nervosa e com cara de choro.
Tento acalmá-la e entretanto percebo que o carro nem estava a conseguir travar com o travão de mão e ela não podia largar o pedal do travão porque se não o carro deslizava por lá abaixo a toda a velocidade. Começo a procurar alguma pedra nas redondezas mas não consigo encontrar uma com tamanho suficiente. E lá insisto para ela não largar o pedal porque o carro estava quase a embarrar no muro porque já tinha deslizado um pouco. Entretanto reparo que o automóvel era de caixa automática! E assumi que aquilo assim não ia conseguir mesmo arrancar dali para subir. Mas percebo que acho que se arranjava um espaço suficiente para fazer inversão de marcha e descer. E seria eu a tentar fazer essa manobra. Mas lá tínhamos de arranjar maneira de trocar de lugar sem largar o pedal. Então entrei eu pelo lugar do condutor, segurámos ambos o pedal, cada um com o seu pé. Ela entretanto tenta passar por cima da parte central que era um pouco elevada e lá consegui sair continuando eu a carregar no travão. Entretanto tento perceber como funciona a caixa automática e percebo que aquilo está no modo automático mas dá para pôr em manual e escolher a 1ª velocidade. Fiz isso e lá tento arrancar um pouco e virar para o lado já para fazer a manobra, usando um pé no travão e outro no acelerador sempre com receio que aquilo não ia arrancar e ia contra a parede ou descer por lá baixo. Pedal ao fundo e lá arranca o suficiente para virar um pouco. Lá ponho o carro todo de lado, quase parecendo que ia capotar. E consigo também subir o suficiente em marca atrás para terminar a manobra.
Quanto estou a terminar a manobra aparece-me um fiat punto completamente cheio de turistas a tentar subir. Eles páram e depois tentam arrancar para se desviar para o lado mas queimando a embraiagem. Já estava a adivinhar novos sarilhos. Entretanto passo o Fiat para a rapariga, digo adeus. Digo apenas ao grupo do outro carro que era melhor nem tentar subir e voltar para trás. Pego no meu carro e bazo rápido dali para fora.
Em Dezembro ao passar na zona, lembrei-me desse dia e tentei subir com o meu carro. Ainda subi um pouco mas depois antes de chegar à parte mais inclinada tinha um sinal de sentido proibido. Apenas dava para descer. Certamente o meu caso não deve ter sido único e mudaram as regras aí.