Subidas bem inclinadas

Tens de que fazer esta estrada. Recomendo-te fazer a descer.

PS: é de dois sentidos.

https://youtu.be/PobcmqmOG88?t=82

Não conhecia. Quando for aí tenho de experimentar!

Há uns anos fiz a Rua da Lombada em Santa Cruz, a subir. Tem partes semelhantes em que se anda na crista da montanha e é estreita em alguns segmentos.

Os meus pais iam comigo e não gostaram nada da experiência :D :D

Não conhecia. Quando for aí tenho de experimentar!

Há uns anos fiz a Rua da Lombada em Santa Cruz, a subir. Tem partes semelhantes em que se anda na crista da montanha e é estreita em alguns segmentos.

Os meus pais iam comigo e não gostaram nada da experiência :D :D

Subir a Rua da Morena que é do outro lado do vale, sempre até lá cima ao cruzamento da estrada camacha - santo da serra é que é top!. É bem inclinada e para além disso numa grande parte só cabe apenas um carro e tem curvas bem apertadas. E mais ou menos a meio da estrada tens uma cascata ao pé da estrada.

https://www.google.com/maps/@32.6976...7i16384!8i8192
https://www.google.com/maps/@32.6922087,-16.8073258,3a,75y,135.25h,72.4t/data=!3m6!1e1!3m4!1sr17pez6-uZQCxtgCZttCgA!2e0!7i16384!8i8192

E ainda tens a Rua da Dona Mécia e Rua dos Moinhos que é um pouco mais para lá para o lado de Machico. Uma vez desci essa com o meu Corsa da altura e fiquei com os travões "cozidos" ainda durante uns dias.

https://www.google.com/maps/@32.7014...7i16384!8i8192

Last edited:
Vamos 6 pessoas (crianças e adultos) e aluguei uma Seat Alhambra (ou similar) de cx auto. N vou arriscar aventuras (mais pq vão os meus Sogros e são uns medricas [:D]), quero paz.
Vou analisar as vossas propostas [;)]

Voltando às subidas/descidas:

Quinta da Corte

A descida da estrada pública quinta abaixo é impressionante! Mais pela falta de vegetação alta e a visibilidade encosta abaixo, também por ser em rectas. O caminho é de cascalho solto e reza-se que o carro não perca aderência. Curiosamente, chega-se ao parque da quinta, dois carregadores TESLA [:D]

Sem-T-tulo.png

Last edited:
Pois nunca meti os cotos na madeira mas imagino que o melhor por lá seja um segmento A, não?

O problema dos segmento A é que normalmente são muito fracos e têm caixas longas o que é péssimo na minha opinião.
Diria que o perfeito para quem está habituado era segmento B com turbo.

O problema dos segmento A é que normalmente são muito fracos e têm caixas longas o que é péssimo na minha opinião.

O turbo em subidas dá jeito quando já tens alguma velocidade. Mas se por acaso usares um motor tipo 0.9 tce ou um 1.3 multijet eu diria vais andar à rasca para arrancar numa subida muito inclinada. Falo por experiência própria ao conduzir um Clio IV e uma Peugeot Bipper. A arrancar é muito mauzinho.
Carros atmosféricos, eu diria que depende mais da relação de caixa. Eu já tive um Renault Modus 1.2 com 75 cv e a caixa era bem curta e arrancava muito bem nas subidas. Desde que não fosse obviamente com muito peso. Mas já tive um também um Corsa 1.2 com 82 cavalos e a caixa era longa. E já me vi um pouco à rasca nalgumas situações.
O problema às vezes é que também nalguns carros ao arrancar penso que o controlo de tracção/estabilidade corta-te a potência no arranque se subires muito as rotações.E aí lixas-te.

Last edited:

Turbo é outra loiça.
Sem turbo e caixa longa exige mais trabalho e barulho.

Ontem fui fazer um serviço na zona da Boa Nova, Funchal. Meti-me por engano numa entrada particular para umas moradias. Era uma descida bastante inclinada. Já tinha descido uns 2 metros quando me apercebi que cometi um erro, era a estrada errada. Estava a chover e o piso estava molhado. Tentei fazer marcha atrás mas não consegui por falta de potência da carrinha. Desci até lá baixo na esperança que tinha espaço para fazer inversão lá em baixo. Consegui fazer a inversão mas ao tentar subir não consegui fazê-lo pois as rodas começavam a patinar e depois o motor ia abaixo. Tentei subir umas 3 vezes e nem cheguei a metade. O problema era a inclinação e 2 curvas apertadas.
Já tinha perdido a esperança e já tinha visto que teria de deixar a carrinha ali e eventualmente chamar um reboque ou um jipe com tracção às 4.
Mas lá depois me lembrei de tirar um pouco de ar dos pneus da frente (era de tracção dianteira). Tentei mais uma vez e consegui desta vez subir um pouco mais mas ainda me faltava fazer a curva apertada de cima. Eu já farto daquilo 😣, desta vez pé no fundo lá subi tudo e não bati na parede por sorte. 😉

Curiosidade: ainda falei com um morador lá das moradias que tinha um Smart e um Peugeot 2008. Ele disse que quando estava molhado o smart subia na boa e que com o 2008 aquilo derrapava por todo o lado e já não conseguia sair com esse...

Last edited:
Back