Suborno. E agora?

Angela26

New member
Boa noite a todos!
Primeiro que tudo tenho que dizer que visito este site há já algum tempo, mas só agora criei um perfil devido ao que me aconteceu.

Sem ser muito específica, o meu instrutor pediu-me suborno para passar o exame de condução. Não só uma vez, mas várias. Quando lhe disse que não estava interessada, o seu comportamento mudou totalmente; ameaças indiretas, levantava a voz várias vezes comigo, tudo que fazia era alvo de crítica, etc etc. Claro que no dia do exame isto não mudou, e adicionou-se mais este stress desnecessário a uma situação que por si só ja é bastante estressante.
Reprovaram-me (claro, não paguei!), e decidi fazer queixa na PJ. Segundo o que me consta, o processo está agora a andar para a frente.
Alguém me sabe dizer o que se vai passar? Como é que eles vão seguir isto para a frente?
O que disse à PJ foi que não queria uma situação em que fosse a minha palavra contra a do instrutor, isso seria o pior pois não levaria a lado nenhum a não ser talvez um processo muito demorado.

Peco desculpa pela falta de pormenores, mas devido ao caso não posso escrever muito.

Um grande obrigado
:)

Há dias apareceu por cá um user que pretendia saber como subornar o examinador, tu queres saber como não subornar - que tal entrarem em contacto e fazer uma "troca de galhardetes"? [:D]

Há dias apareceu por cá um user que pretendia saber como subornar o examinador, tu queres saber como não subornar - que tal entrarem em contacto e fazer uma "troca de galhardetes"? [:D]

Lembrei.me do mesmo! Tinhas apresentado este ao examinador, ele subornava, passavam os dois e ficavam os três contentes!!
Que mau timing...

O que não faltam são instrutores mais velhos metidos nesses esquemas, esses e assediar mulheres nas aulas de condução.

Sad but true...

eu uma vez falei disso ao meu instrutor e ele disse que não pedia nada a ninguém, só se as pessoas falassem e que não era para ele, mas sim para o dono da escola. o que é certo é que eu só passei â 2ª e mesmo assim não dei dinheiro a ninguém. isto há mais de 20 anos.

Eu nunca subornaria ninguém para passar e desde já os meus parabéns pela atitude.
No entanto isso talvez irá levar a investigação para não ser a tua palavra contra a dele e pode demorar
Quando foi o meu exame fomos 2 e no final de ambos os exames o instrutor apenas disse estão os 2 aprovados e se toda a gente conduzisse desta forma eu não sofria do coração

Agora é aguardar pela diligências que sejam feitas...

Mas e se chegar a vias de facto, isto é, indícios do crime em questão, poderás de facto vir a ser chamada como testemunha... e mesmo, te ser dada a oportunidade de te constituíres assistente..

Queixa na PJ ?

Pois essa parte... tinha-me passado ao lado...

Mas podes fazer a queixa em qualquer órgão de policia ou mesmo perante o Ministério Publico.

Depois claro está e atendendo às competências de cada órgão criminal, será entrega ao organismo competente.

Boa noite a todos!
Primeiro que tudo tenho que dizer que visito este site há já algum tempo, mas só agora criei um perfil devido ao que me aconteceu.

Sem ser muito específica, o meu instrutor pediu-me suborno para passar o exame de condução. Não só uma vez, mas várias. Quando lhe disse que não estava interessada, o seu comportamento mudou totalmente; ameaças indiretas, levantava a voz várias vezes comigo, tudo que fazia era alvo de crítica, etc etc. Claro que no dia do exame isto não mudou, e adicionou-se mais este stress desnecessário a uma situação que por si só ja é bastante estressante.
Reprovaram-me (claro, não paguei!), e decidi fazer queixa na PJ. Segundo o que me consta, o processo está agora a andar para a frente.
Alguém me sabe dizer o que se vai passar? Como é que eles vão seguir isto para a frente?
O que disse à PJ foi que não queria uma situação em que fosse a minha palavra contra a do instrutor, isso seria o pior pois não levaria a lado nenhum a não ser talvez um processo muito demorado.

Peco desculpa pela falta de pormenores, mas devido ao caso não posso escrever muito.

Um grande obrigado
:)

Queixa na PJ... em que departamento já agora?

Queixaste-te de quem? Instrutor? Escola? Examinador? Entidade examinadora? de todos? ou de nenhum?

Pode ser meu defeito de fabrico...mas esse conteúdo de mensagem está um pouco incongruente.

1º faltou o contato com a escola na pessoa do seu diretor;
2º a troca de instrutor (alegando dificuldades de relacionamento, postura ou falta de capacidade comunicativa do instrutor) sem detalhar (pagas um serviço tens o direito de ser bem atendido);
3º antes da ideia mágica dos filmes de ir à PJ, queixa no portal DECO (para marcar/carimbar logo a escola);
4º ter meios de prova (os smartphones gravam tão facilmente e tão bem qualquer conversa);
5º a tal queixa ou via site a tal denuncia anónima...

https://www.policiajudiciaria.pt/denuncia-anonima/#
https://www.policiajudiciaria.pt/form/denuncia.php
https://qe.pj.pt/login

de uma forma ou de outra a coisa rolava...

Entretanto sem entrares em grandes pormenores...já mudaste de escola, solicitando transferência para outra? Para reiniciares aulas práticas.

Pois essa parte... tinha-me passado ao lado...

Mas podes fazer a queixa em qualquer órgão de policia ou mesmo perante o Ministério Publico.

Depois claro está e atendendo às competências de cada órgão criminal, será entrega ao organismo competente.
Pois, ao ministério público sabia que podias fazer queixa, por vezes até indicado para quer fazer queixa de uma polícia.
Agora queixas à PJ nem eu fazia ideia que isso existia.

Desde há uns anos a esta parte, os juizes tem vindo a valorar os mesmos... ainda que se enquadrem num meio de prova ilícita.
Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
E serve também para " caso duvidas houvesse "

Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
E serve também para " caso duvidas houvesse "

Fica à livre apreciação dos juízes, se bem que de há uns anos a esta parte, os mesmo tem valorado os ditos.

Se não tens provas do delito... não há nada a fazer! Vai dar tudo em nada, infelizmente!

A única hipótese era a judiciária "arranjar" uma jovem agente (tipo com a tua idade), inscrever-se na escola e esperar pelo pedido de suborno, tal como te aconteceu a ti e havia flagrante delito. De outra forma... é complicado!

Devias ter gravado/filmado o ocorrido, pedido para mudar de instrutor... se der para o torto ainda podes ser acusada de difamação e teres que recorrer a um advogado para te defender... com o risco de ainda teres que indemnizar o inspetor, mas se aparecerem mais pessoas a queixar-se (certamente houve outros casos)... aí a coisa muda de figura!

Tens coragem, tempo, nervos e dinheiro para te chateares por causa disto?

Voltar
Superior