Substituição da bateria

AntonioRibeiro

New member
Olá

O meu carro deve estar, dentro em breve, a precisar de substituir a bateria original.

Quais os cuidados a ter na substituição, visto que há dados guardados no CB?

Obrigado.

Cuidado a ter é obviamente uma instalação correcta e teres o codigo do auto-radio se ele tiver codigo claro.

Cuidado a ter é obviamente uma instalação correcta e teres o codigo do auto-radio se ele tiver codigo claro.

Daquilo que conheço, não vai precisar de qualquer código, se a centralina e o auto-rádio não forem substituídos.

E em termos eléctricos, há algum procedimento a ter em conta?
Sei lá, do tipo ligar primeiro o borne negativo e depois o positivo, etc.
Convém estar isolado ou posso lá estar a mexer com uma chave de bocas normalmente (a tocar directamente no metal da chave e esta nos bornes)?

E em termos eléctricos, há algum procedimento a ter em conta?
Sei lá, do tipo ligar primeiro o borne negativo e depois o positivo, etc.
Convém estar isolado ou posso lá estar a mexer com uma chave de bocas normalmente (a tocar directamente no metal da chave e esta nos bornes)?

Para retirar a bateria montada, é desligar primeiro o pólo negativo e depois o positivo.

Para montar a nova bateria, ligar primeiro pólo positivo e depois o negativo.

Podes mexer com uma chave normal, mas caso haja contacto entre borne positivo e negativo, lá terás uma faísca (mas não serás electrócutado)

Obrigado, entretanto já a tinha substituído e acho que fiz precisamente ao contrário! [:D]
Qual a razão para essa ordem?

Obrigado, entretanto já a tinha substituído e acho que fiz precisamente ao contrário! [:D]
Qual a razão para essa ordem?

A chaparia está ligada ao borne negativo.
Se mexeres no borne positivo e por azar tocares na chapa, pode saltar faísca.
Ao desligares primeiro o negativo, este pequeno risco desaparece.
Do ponto de vista do funcionamento do circuito eléctrico, é irrelevante a ordem.

Back