Sugestão para cozinha

Phillipric

Well-known member
Neste momento sinto que tenho pouco espaço na cozinha do meu apartamento. Desde que nasceu o meu filho, é preciso guardar mais algumas coisas e começa a faltar espaço e estar tudo a monte. Um dos problemas em pelo menos 4 divisões do apartamento é que só têm "2 paredes". Ou seja, por exemplo, na cozinha, numa lateral é a porta, na outra, há duas portas de correr que dão acesso à varanda/marquise. De um lado estão os armários, banca, fogão, forno, frigorífico... na outra parede, de momento, temos uma mesa de vidro de 6 lugares (sobredimensionada para o espaço, mas na altura a "maria" insistiu por causa de fazer uns jantares em família enquanto não tivéssemos a mobília da sala). Agora, quase nunca se usa a mesa, mas não sei que me parece tirar a mesa da cozinha. Ainda do lado da mesa, está fixado na parede a TV (pode sair sem problema), uma prateleira onde está o microondas e uma arca vertical que, sinceramente, dá muito jeito.

Estava a pensar na possibilidade de anular a mesa de cozinha e colocar um armário na parede onde está a mesa, mas não sei que me parece ficar sem um local para refeições na cozinha. Ainda pensei mandar fazer um armário com mesa a meio, mas no máximo daria para fazer uma mesa de 2 lugares o que agora também faz pouco sentido.

Andei a ver na IKEA, não me parece haver nada assim dentro do que procuro. Na Conforama existem alguns armários engraçados, mas, ainda estou muito indeciso sobre o que possa vir a fazer. Tudo isto, dentro da possibilidade mais acessível possível. O melhor arranque seria mesmo vender a mesa, mas acredito que seja grande para a maioria das pessoas.

Já passei por isso quando vivia no apartamento e tinha dois filhos pequenos.

Vou dar-te um conselho, que gostava que mo tivessem dado na altura: não invistas em mais espaços de arrumação, livra-te é das tralhas que não usas frequentemente. Livrar não é necessariamente deitar fora, pode ser levar para uma arrecadação, para casa dos pais/sogros, etc.

Vais ver que não precisas de mais armários.

Já passei por isso quando vivia no apartamento e tinha dois filhos pequenos.

Vou dar-te um conselho, que gostava que mo tivessem dado na altura: não invistas em mais espaços de arrumação, livra-te é das tralhas que não usas frequentemente. Livrar não é necessariamente deitar fora, pode ser levar para uma arrecadação, para casa dos pais/sogros, etc.

Vais ver que não precisas de mais armários.

Estou farto de dizer isso à mulher... o problema (que não é um problema, mas pronto, prejudica nesta questão) é que Somos uma família de reunir muitas vezes, pelo que temos muita "tralha" que faz falta por isso. Tenho uma grande garagem (30m2) mas infelizmente aquilo tem humidade a montes e tudo o que guarde lá acaba por estragar.
Em casa dos meus sogros tenho muita coisa já. Na casa dos meus pais, tenho um anexo só para mim, embora seja para ensaios da banda, tenho lá instrumentos, amplificação, colunas, etc... já uso e abuso da possibilidade de levar coisas para casa dos outros.

Mete aqui o layout da cozinha.
A minha cozinha é pequena e tem boa arrumação. Como é aberta para a sala, o espaço da cozinha é só para cozinhar.

Acho que dá para ter uma ideia.

2VPlIP1.jpg

78CxmzR.jpg

Parece a minha, tenho é uma janela mais estreita, e um móvel alto nesse canto.

Há uns tempos, meti uma prateleiras de "ferro" do IKEA por cima da mesa, para arrumar panelas, fritadeira, assadeiras que se usam menos.
Deu para libertar algum espaço nos móveis.

Essa cozinha é complicada. Se acrescentares zonas de arrumação, ficas com pouca área de circulação e ainda fica pior.

Pergunta: por cima dos armários passa alguma tubagem ou a zona está livre? Se estiver livre, podes tentar substituir esses módulos por uns que ocupem o espaço até ao tecto.

Se fosse minha mudava-lhe o chão para um cinza cimento.
Em relação à arrumação tocava os armários por uns com portas até ao tecto.

Se fosse minha mudava-lhe o chão para um cinza cimento.
Em relação à arrumação tocava os armários por uns com portas até ao tecto.

São gostos. De origem era como dizes. O que tem agora são umas placas tipo plástico que são adesivas. Querendo é só retirar.

Essa cozinha é complicada. Se acrescentares zonas de arrumação, ficas com pouca área de circulação e ainda fica pior.

Pergunta: por cima dos armários passa alguma tubagem ou a zona está livre? Se estiver livre, podes tentar substituir esses módulos por uns que ocupem o espaço até ao tecto.

Passa o tubo do exaustour e tem uma viga, dá pouca profundidade. Lembro-me de já ter pensado nessa solução, mas quando fui ver, vi que tinha essa viga.

Last edited:
Sacas fora o quadro e mandas fazer um armário igual aos do lado da bancada.
É claro que depois é necessário que as pessoas que se sentem desse lado tenham cuidado ao sair da mesa.

Sacas fora o quadro e mandas fazer um armário igual aos do lado da bancada.
É claro que depois é necessário que as pessoas que se sentem desse lado tenham cuidado ao sair da mesa.

Não entendi a sugestão. Um armário do lado onde está a mesa?

Parece a minha, tenho é uma janela mais estreita, e um móvel alto nesse canto.

Há uns tempos, meti uma prateleiras de "ferro" do IKEA por cima da mesa, para arrumar panelas, fritadeira, assadeiras que se usam menos.
Deu para libertar algum espaço nos móveis.

Eu concordo com isto, metia uma prateleira tipo as do ikea a uns 40cm do tecto e metia lá os artigos volumosos e que se usem só de vez em quando. Não perdes espaço usável, não torna o espaço claustrofóbico e acima de tudo manténs a tão importante luz solar numa cosinha (se j´´a não tiveres risca este ponto).

Algo tipo isto:

grundtal-wall-shelf-stainless-steel__0481408_pe619588_s4.jpg

GRUNDTAL (nome do ikea)

EDIT: Parece que já não há destas, mas procura por KUNGSFORS

Last edited:
São 3 pessoas certo? As refeições são feitas na sala ou na cozinha?
Essa mesa é gigante. Além de ser gigante ainda tem cadeiras toda à volta. Precisam de uma mesa mais pequena, posicionada perpendicular à parede se fizerem refeições na cozinha ou encostada paralela se fizerem refeições na sala. Neste ultimo caso nem precisariam de mesa, e ja daria para ocupar essa parede com uma bancada e na parte superior umas prateleiras para não fechar muito o espaço.

Eu concordo com isto, metia uma prateleira tipo as do ikea a uns 40cm do tecto e metia lá os artigos volumosos e que se usem só de vez em quando. Não perdes espaço usável, não torna o espaço claustrofóbico e acima de tudo manténs a tão importante luz solar numa cosinha (se j´´a não tiveres risca este ponto).

Algo tipo isto:

grundtal-wall-shelf-stainless-steel__0481408_pe619588_s4.jpg

GRUNDTAL (nome do ikea)

EDIT: Parece que já não há destas, mas procura por KUNGSFORS
As minhas são dessas!

3 de 60 cms dá imensa arrumação.

Só mais um para acrescentar que essa mesa rouba demasiado espaço. Com uma mesa mais pequena, até consegues colocar uma bancada adicional e as tais prateleiras que têm falado.

A minha cozinha é um pedaço maior e acabo por "sofrer" do mesmo mal [:D]

Bem que despacho tralha para os arrumos mas os tuppeware, tachos e panelas de todos os tamanhos e formas possíveis vão aparecendo [:D]

Back