Sugestões para o melhoramento/ eventual reestruturação do fórum

Status
Not open for further replies.
Caros membros da moderação/administração, no tópico "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal" foi abordada a problemática que tem a ver com a penalização que sucede por repost. Um pouco off topic também dei a minha opinião em 2 posts que a seguir transcrevo para aqui por ser o lugar mais apropriado para o fazer.

----------------------------------------

Desculpem um pouco este off topic, embora figurando nas regras, não julgo ser salutar para o fórum as pessoas serem banidas por repost. Só o acto em si já é motivo de orgulho para o fórum, pois é a evidência de que os seus users se esforçam por pesquisar e procurar temas de discussão que enriqueçam ainda mais este espaço. Acaba, por isso, por constituir um contra-senso a sua punição quando apenas estavam com a melhor das intenções.
É como castigar um filho por nos dar uma prenda no Dia do Pai apenas porque é igual à que o outro filho nos deu. Estamos a castigar o conteúdo e a esquecer o principal: o gesto; a atitude. Como não considero que esta atitude esteja no mesmo grupo que a de um insulto que é punida da mesma maneira, encontro aqui alguma imperfeição nas regras.

NOTA: Não contesto as regras, nem o poderia fazer. Apenas apelo a uma reflexão por parte da moderação/administração acerca desta regra. Era mais libertador e justo para todos (penso eu), pois deixaria de penalizar quem se esforça por abrir tópicos constituindo um motor de dinamismo para o fórum (como acontece comigo e muitos outros).

Não me levem a mal este meu pedido, pois embora nunca tenha acontecido comigo, atinge imensos utilizadores que depois se sentem inseguros e deixam de abrir tópicos.
Se ficar tudo na mesma, tudo bem. Paz e amor na terra. Não há espiga! Não me castiguem com este meu à parte… que, acreditem, foi de coração e boa-fé, até para vos libertar um pouco do imenso trabalho que aqui vos absorve (tarefa que merece a minha vénia pelo empenho que requer de vós). [;)]

---------------------------------------

Caro Porco, por vezes perguntam-me porquê que praticamente deixei de abrir tópicos (tirando as novidades de novos modelos de carros). Tenho imensas ideias para tópicos à imagem daquilo que fiz até há uns tempos atrás. As pessoas gostavam das ideias meio mirabolantes de temas de tópicos que abria para todos os gostos e feitios. Agora pego nas muitas dezenas de ideias que tenho e deito-as ao caixote do lixo, pois não sinto vontade de abrir tópicos à discussão. Poderia dar o meu contributo para melhorar e dinamizar mais o fórum, mas não sinto que isso seja valorizado por quem tem responsabilidades no fórum. Não por vontade deles, mas porque na hora de acontecer um repost comia por tabela e arrumava-se a questão.

O que interessa o facto de eu ter aberto 222 tópicos que na esmagadora maioria têm sido apreciados se um dia a acontecer fazer repost acabar por levar uma penalização? Quantos mais tópicos abrir mais me sujeito a esse infortúnio.
Que vantagem terei eu em abrir tópicos que requerem tanto trabalho cobrando muito do meu tempo livre se isso depois de nada vale?
Ou, que diferença fará o meu queimar de pestanas e neurónios para abrir um novo tópico se ao acontecer ser repost acabar por levar por tabela da mesma maneira que um qualquer user desrespeitador que apenas se limitou a insultar outro? Basta que o motor de busca não funcione bem ou haja esquecimento para isso acontecer.

Vejo imensas pessoas a usar abreviaturas e linguagem SMS, insultos, má educação e ofensas pessoais sendo essas provocações alvo da mesma sanção disciplinar que um mero repost. E acrescento que muitas vezes essas transgressões passam. Até a propria moderação/administração já cometeu repost sem querer pelo mesmo motivo que ocasionalmente aconteceu a outros. Por brincadeira disse-se que também eles deveriam ter levado uma penalização.
Compreende-se que com essa regra se procure evitar mais trabalho à moderação com reposts, mas acaba por se tornar discordante com a moral das restantes penalizações. Estão todas metidas no mesmo saco e não deviam. Um erro e um insulto estarem equiparados como gestos a punir…?

Seja como for, a desculpa descabida poderá ser que ninguém é obrigado a abrir tópicos. Só abre quem quer. Mas com reforços negativos as pessoas retraem-se. Lá está: por vezes mais vale ser-se incendiário aqui e ali.
Desculpem lá o desabafo, mas julgo que já era hora de repensar essa regra. É só a minha opinião. A opinião de um user como outro qualquer. Mas todos os users deverão ser considerados nas suas opiniões desde que construtivas. Todos sempre contribuímos com alguma ideia para melhorar o fórum.
Entretanto, vou continuar a manter-me em banho-maria que sempre vai sendo mais confortável e seguro.[;)]

-------------------------------------------

Não é uma crítica, apenas a sugestão de se rever uma situação que acontece a todos. Ainda hoje de manhã ao colocar posts de novidades no Fórum Geral, não consegui pelo motor de busca na pesquisa avançada encontrar o tópico do Mercedes CLS II que não deu em nada. Como sabia que existia, tive de procurar página a página até o encontrar. Confesso que por estas e por outras, na dúvida não abro tópicos. Compreendo que haja por aí muito pessoal que vos dá imenso trabalho por abrir tópicos a torto e adireito sem pesquisar, mas existe uma enorme falha no motor de busca a encontrar tópicos, sendo que não acho justo ser igualmente alvo de penalização um insulto ou um repost. Os reposts não são penalizados em muitos outros fóruns que consulto.
É só a sugestão de pensarem no assunto.
Abraço
BLADE

PS: Se existe mais gente a pensar como eu, cheguem-se à frente e proponham.

já te vi muitas vezes a dizer que não encontras os tópicos na pesquisa... e a seguir vou pesquisar eu e encontro-os logo. acho é que tu não sabes usar a pesquisa, sinceramente.

quanto a penalizações por fazer repost, sinceramente acho que devem ser muito raras e apenas em casos de pessoas que repetidamente e claramente não usam mesmo a pesquisa antes de abrir os seus tópicos. às vezes nem a pesquisa era necessária, porque repetem tópicos que até tinham títulos bem esclarecedores e que estavam nos primeiros lugares do seu fórum, bem em destaque.

Last edited:
te vi muitas vezes a dizer que não encontras os tópicos na pesquisa... e a seguir vou pesquisar eu e encontro-os logo. acho é que tu não sabes usar a pesquisa, sinceramente.

quanto a penalizações por fazer repost, sinceramente acho que devem ser muito raras e apenas em casos de pessoas que repetidamente e claramente não usam mesmo a pesquisa antes de abrir os seus tópicos. às vezes nem a pesquisa era necessária, porque repetem tópicos que até tinham títulos bem esclarecedores e que estavam nos primeiros lugares do seu fórum, bem em destaque.

Pois já viste, até início de Janeiro altura em que me explicaram que a pesquisa avançada funcionava melhor, mas mesmo assim continuam a surgir dificuldades, em especial no Fórum Geral onde não raras vezes a pesquisa não dá em nada. Em especial quando se tratam de letras ou números. Não sou perito, mas também não sou ignorante.
Experimenta por exemplo pesquisar por Mercedes CLS II e depois logo verás. E, como este, surgem imensos exemplos.

Muitas vezes apenas através da utilização do Google permite conseguir chegar o tópico pretendido.
Se tivesses mais atenção verias que são muitas as pessoas que se queixam que o motor de busca muitas vezes não dá nada e acaba por ser repost. E a penalização por esse motivo não vai de encontro com a minha concordância. Por isso, a minha sugestão aqui neste espaço. Depois o resto cabe a quem de direito fazer o que bem entender ou não fazer nada.

Se tivesses mais atenção verias que são muitas as pessoas que se queixam que o motor de busca muitas vezes não dá nada e acaba por ser repost.
eu tenho muita atenção até porque faço bastantes reports de reposts... e eu encontro facilmente os tópicos que essas pessoas dizem que não encontraram. às vezes até com títulos 100% iguais.
volto a dizer que acho que estás a exagerar porque a maioria das pessoas NÃO recebe nenhuma penalização por fazer tópicos repetidos. provavelmente isso só acontece quando se demonstra que as pessoas continuadamente NÃO se dão ao trabalho de ver se já existe outro tópico sobre o assunto e fazem vários reposts.

Também experimentei essas e outras opções.[;)] E o resultado é este:
71416d1266664240-sugestoes-para-o-melhoramento-eventual-reestruturacao-do-forum-mercedes-cls.jpg

O post pretendido é este Novo CLS - Spyshots , o actual (e nunca surge). Como estes muitos outros. Conheço duas pessoas que raramente abrem tópicos e ao 1º tópico ripost levaram com penalizações.

Mas a moderação que faça aquilo que entenda ser melhor. Foi apenas uma proposta. Afinal, é para iso que este espaço serve.
Fiquem bem que vou fazer o amoço.[:cool:]

Attachments

• Mercedes cls.jpg
    Mercedes cls.jpg
    97 KB · Views: 0
Em relação à penalização por repost eu concordo com o Blade: é um contrasenso e é despropositada na minha modesta opinião. E meter todos no mesmo saco das penalizações é ainda mais incoerente.
Deixam-se abrir tópicos que nem cogumelos pq 1 user quer informações sobre o Punto de 97 e o outro já quer saber sobre o de 98. Ou, havendo tópicos abrangentes sobre saúde, sobre telemóveis, sobre música, autorizam tópicos sobre este modelo ou aquela dor ou o outro grupo.
Por outro lado tb compreendo o Luís porque há malta que efectivamente não perde 2 minutos a procurar e entra logo no facilitismo de abrir mais um tópico, nem que seja, como dizem "para ter visibilidade". Mas a pesquisa tem as suas limitações. E há títulos de tópicos que não lembram a ninguém! Por exemplo, se eu vejo um vídeo de um idoso a bater num sujeito e abro um tópico sobre a 3a idade, tenho que adivinhar que alguém antes colocou o mesmo vídeo com um título tipo "velhadas mete black niga na linha"?

Quando queremos ter razão à força a coisa não fica bem, se é que me estás a entender.
A única coisa que a tua pesquisa tem de especial é que chegaste lá com “CLS” porque à partida sabes que o tópico existe. Assim desmontaste o título em várias soluções até o motor de busca encontrar.

Mas para quem vai abrir um tópico partirá do ponto de partida de que não existe sendo o mais normal procurar o título “Mercedes CLS (com ou sem II)”. Não surgindo nada, parte-se do princípio que não há e abre-se o tópico. As pessoas não se põem a desmontar o título por palavras pesquisando repetidamente até possivelmente surgir a resposta (que nem sempre acontece).

Experimenta com BMW série 3 2011 ou Mercedes classe A e por aí fora. A coisa é mais complicada do que parece.
Mas estamos conversados por aqui que já vi que esta conversa não leva a lado nenhum.

O que aqui está em causa é a importância que é dada a um repost relativamente a outras penalizações cuja posição já deixei bem explícita.

71416d1266664240-sugestoes-para-o-melhoramento-eventual-reestruturacao-do-forum-mercedes-cls.jpg

O post pretendido é este Novo CLS - Spyshots , o actual (e nunca surge). Como estes muitos outros. Conheço duas pessoas que raramente abrem tópicos e ao 1º tópico ripost levaram com penalizações.

Mas a moderação que faça aquilo que entenda ser melhor. Foi apenas uma proposta. Afinal, é para iso que este espaço serve.
Fiquem bem que vou fazer o amoço.[:cool:]
Se procurares por MERCEDES e CLS claro que não vais encontrar o tópico que queres, porque o tópico que queres não tem a palavra MERCEDES...

Como é que queres que apareça?

A pesquisa funciona muito bem e não tem tido qualquer falhas.

Basta é saber procurar.

pesquisar por mercedes cls II : o "II" e o "mercedes" são demasiado genéricos, por isso procuro apenas por CLS [;)]

O post pretendido é este Novo CLS - Spyshots , o actual (e nunca surge). Como estes muitos outros.

Quando queremos ter razão à força a coisa não fica bem, se é que me estás a entender.
A única coisa que a tua pesquisa tem de especial é que chegaste lá com “CLS” porque à partida sabes que o tópico existe. Assim desmontaste o título em várias soluções até o motor de busca encontrar.

ora bem, razão à força?? [:)]
eu mostrei como é que faço a pesquisa, tu até concordaste comigo e disseste que fizeste o mesmo mas que mesmo assim nunca encontravas nada. [:D] eu mostrei então que na minha pesquisa se encontrava o que dizias ser impossível...

se queres procurar por um tópico sobre o mercedes cls, não adianta meteres "mercedes" na pesquisa porque há milhões de outros tópicos com mercedes no tópico - logo, pesquisa-se sobre o que é específico: CLS. com isso encontra-se logo o tópico.
se tu não sabes usar a pesquisa o problema é teu, e não te metas a acusar-me de tentar ter razão à força... porque eu tenho mesmo razão, e tu não sabes mesmo pesquisar.

reconhecer que não se sabe utilizar uma ferramenta não é vergonha nenhuma, não precisas dessa agressividade.

Em relação à penalização por repost eu concordo com o Blade: é um contrasenso e é despropositada na minha modesta opinião. E meter todos no mesmo saco das penalizações é ainda mais incoerente.

Deixam-se abrir tópicos que nem cogumelos pq 1 user quer informações sobre o Punto de 97 e o outro já quer saber sobre o de 98. Ou, havendo tópicos abrangentes sobre saúde, sobre telemóveis, sobre música, autorizam tópicos sobre este modelo ou aquela dor ou o outro grupo.

Por outro lado tb compreendo o Luís porque há malta que efectivamente não perde 2 minutos a procurar e entra logo no facilitismo de abrir mais um tópico, nem que seja, como dizem "para ter visibilidade". Mas a pesquisa tem as suas limitações. E há títulos de tópicos que não lembram a ninguém! Por exemplo, se eu vejo um vídeo de um idoso a bater num sujeito e abro um tópico sobre a 3a idade, tenho que adivinhar que alguém antes colocou o mesmo vídeo com um título tipo "velhadas mete black niga na linha"?

Após o post do BladeRunner a referir a situação do post em particular citado, este post do Manucas principalmente no bold resume a questão digo eu, [;)]

(...),

A pesquisa funciona muito bem e não tem tido qualquer falhas.

Basta é saber procurar.

Esta questão colocada deste modo, não concordo na totalidade, ou seja a ferramenta em si na versão simples ou avançada funciona bem neste formato ou no anterior do FAH, a colocação de um título no tópico que conresponda na totalidade ao seu conteúdo é que sempre foi a observação feita há muito tempo e que dificulta o sucesso da pesquisa, ou no máximo há criação de tópicos referentes ao mesmo asunto, e existem muitos exemplos destes nos sub-fóruns existentes, basta retroceder na data.

Estando a divulgação do FAH assegurada há muito pela própria revista, tanto a visualização como a própria participção no fórum devia obrigar a um registo prévio e uma participção dita minima em período de tempo estabelecido, o resultado prático seria um valor de membros ditos activos não muito diferente dos registos, coisa que se visualiza agora na página inicial do fórum, [;)]

Estando a divulgação do FAH assegurada há muito pela própria revista, tanto a visualização como a própria participção no fórum devia obrigar a um registo prévio e uma participção dita minima em período de tempo estabelecido, o resultado prático seria um valor de membros ditos activos não muito diferente dos registos, coisa que se visualiza agora na página inicial do fórum, [;)]

O problema é que os fóruns vivem muito da resposta imediata. Ou seja, um leitor vê um assunto que desperta a sua atenção e decide participar. Portanto, precisa de se registar e ter logo acesso.

O problema é que os fóruns vivem muito da resposta imediata. Ou seja, um leitor vê um assunto que desperta a sua atenção e decide participar. Portanto, precisa de se registar e ter logo acesso.

Certo, para visualizar o fórum inclusive (já acontece com as imagens colocadas nos tópicos) e respectiva participação, quanto à dinâmica, é proporcional ao conteúdo colocado.

boas

ali por causa do topico que reclama no avatar vinha perguntar se dava para ocultar os avatares para os nao registados?

assim ja nao havia problemas de estarem onde quisessem para alem de que era mais leve quando estou a ver do telemovel

cumps

Aquilo que vou sugerir não será facil de implementar no imediato, mas tendo em conta que um estilo de condução ecologico é cada vez mais imperativo.. porque não implementar isto no forum?

Bulletin board - modifications, patches for Spritmonitor.de

Penso que não seria muito difícil de implementar e seria engraçado mostrar a nossa media junto ao avatar, assim:

phpbb_en_thread.png

E repetindo, sei que não é algo que possa ser feito de imediato, mas pensem no assunto e ponham pelo menos na "to do list"..

PS: se já alguém sugeriu isto peço desculpa, mas não li o topico todo.

Status
Not open for further replies.
Back