Sumidouro enterrado no jardim?

cloverleaf

New member
Bom dia pessoal,

Tenho uma caleira a despejar directamente no jardim. Ora essa parte (para aí 25m2), está circundada por um lancil mais alto, o que faz com que, quando a chuva é muitíssimo forte - mesmo que por alguns minutos, fique completamente inundado (+-2cm de altura de água)... A minha preocupação é se a chuva forte for de horas e não de alguns minutos; Já para não falar nos problemas que deverá provocar na relva...

Estou a pensar fazer uma espécie de sumidouro para atenuar o problema. A ideia seria uma cisterna sem fundo ou um tunel de infiltração (
https://lacentrale-eco.com/pt/cuve-et-reseau/cuve-de-retention-et-infiltration/infiltration/tunnel-dinfiltration-300l-passage-vehicule-ou-pieton-graf.html), ou seja uma "caixa" enterrada, p.e. com 1m3, para onde seria direcionada a água da caleira. Esta, mal começasse a chover, começaria logo a ser absorvida pelo solo, evitando-se a aglomeração à superfície.

O que é que acham da ideia?

Não é mais prático e barato desviar ou direccionar a caleira para lá do lancil, ou para outro lado?

Não é mais prático e barato desviar ou direccionar a caleira para lá do lancil, ou para outro lado?

Sim, mas não tenho hipótese pois a área confronta em dois lados com os vizinhos e nos outros dois com um passeio que vai até à casa.

Sim, mas não tenho hipótese pois a área confronta em dois lados com os vizinhos e nos outros dois com um passeio que vai até à casa.
Entendo. E a pendente do passeio é favorável em direcção para a rua? Se fosse podias desviar a caleira para aí.

Esse depósito do link é de 300l. Se dizes que após uma chuva intensa ficas com 2cm de água num terreno com 25m2, isso são 500l de água. Esse depósito vai-te dar um buffer de apenas 200l, talvez um de maior capacidade.

Qual é a altura do lancil? Outra hipótese seria aumentar a altura do terreno em relação ao lancil.

Isso deveria ser desviado para as águas pluviais, na rua.
Por acaso não, a água deve ser absorvida pelo terreno para aumentar os níveis dos lençóis freáticos. Se todos enviarem as águas dos telhados para a rua, o sistema de drenagem pluvial não aguenta e depois é o que se sabe.

Não tens (ainda) humidade nas paredes e sob o pavimento da casa, por capilaridade?

Ainda não. Do lado da casa apanha a garagem (tem lambril de 1m de altura feito no mesmo mosaico do chão), e um grande alpendre. Acho que não chegará lá.

Last edited:
Entendo. E a pendente do passeio é favorável em direcção para a rua? Se fosse podias desviar a caleira para aí.

Esse depósito do link é de 300l. Se dizes que após uma chuva intensa ficas com 2cm de água num terreno com 25m2, isso são 500l de água. Esse depósito vai-te dar um buffer de apenas 200l, talvez um de maior capacidade.

Qual é a altura do lancil? Outra hipótese seria aumentar a altura do terreno em relação ao lancil.

A altura do lancil deve ser 15cm. Não fica toda a área alagada pois o nivelamento não está assim tão "perfeito" e a água que sai da caleira já começou a fazer um buraco...

Talvez faça uma fossa de +- 1m3.

Last edited:
Por acaso não, a água deve ser absorvida pelo terreno para aumentar os níveis dos lençóis freáticos.
Se não me engano, até é proibido impermeabilizar mais que uma determinada percentagem dos terrenos das vivendas.

Por acaso não, a água deve ser absorvida pelo terreno para aumentar os níveis dos lençóis freáticos. Se todos enviarem as águas dos telhados para a rua, o sistema de drenagem pluvial não aguenta e depois é o que se sabe.

Deste a resposta á tua questão.
Deixa como está.

Ou faz como já disseram mete mais terra.

Talvez faça uma fossa de +- 1m3.

Tenho assim cá em casa, escorre para lá uma área grande de telhado da casa, da garagem, de uma construção anexa e ainda uma área grande de pátio impermeabilizado.

Quando comprei a casa assustou-me se aquilo não inundaria, até porque é numa zona do terreno para onde a água não tem mais para onde ir, é circundada de construção - na altura não sabia que tinham feito uma redundância que encaminha a água para o esgoto (!) se a fossa encher.

Mas a verdade é que já abri a caixa algumas vezes em períodos de chuva muito intensa, e nunca a vi a drenar para essa saída para o esgoto.

Tenho assim cá em casa, escorre para lá uma área grande de telhado da casa, da garagem, de uma construção anexa e ainda uma área grande de pátio impermeabilizado.

Quando comprei a casa assustou-me se aquilo não inundaria, até porque é numa zona do terreno para onde a água não tem mais para onde ir, é circundada de construção - na altura não sabia que tinham feito uma redundância que encaminha a água para o esgoto (!) se a fossa encher.

Mas a verdade é que já abri a caixa algumas vezes em períodos de chuva muito intensa, e nunca a vi a drenar para essa saída para o esgoto.

É isso mesmo Drift, a "minha" água também não tem por onde ir. A tua fossa acumula água ou deixa a água infiltrar-se no solo? Que dimensões tem?

Deixa infiltrar, é um cubo em betão (nunca medi mas deve ter 1m3) enterrado, em que a face inferior é aberta para o solo e a face superior fica ao nível do piso.

Deixa infiltrar, é um cubo em betão (nunca medi mas deve ter 1m3) enterrado, em que a face inferior é aberta para o solo e a face superior fica ao nível do piso.

Yep, é isso mesmo que tenho em mente; só que vou baixar um pouco para levar terra/relva por cima. 30 cm de terra de jardim deverão ser suficientes, não?

Back