Suspensão/amortecedores

Luismbmp

New member
Boa tarde,
gostaria de saber quantos kilometros uma suspensão/amortecedor a oleo consegue fazer num carro em Portugal, ou seja nas nossa querias estradas.
Informaram-me que uma suspensão consegue fazer um maximo de 10000kms na sua maxima eficacia, a partir daí fica o seu trabalho dificiente, será verdade?

Obrigado

Depende...até pode durar metade desses kms, se andares a partir a loiça...mas também depende dos amortecedores e da marca...por exemplo Koni pode e duram uma vida, porque são reparáveis e com afinação. Bilstein são excelentes, duram e aguentam muito, mas se estragar deita fora, não são reparáveis como a maioria dos amortecedores no mercado.

10.000kms???
Compra um Citroën, tenho 3 com suspensão de origem, um deles com quase 200.000kms e ainda acusa entre 75 e 78% de eficácia na IPO.

Last edited:
Lá porque foi referido não quer dizer que está correto.

Citroën AX GTi • K6B • '92
Citroën Xsara 1.6i 16v '02
Peugeot 306 1.4i 75cv '97

Mas é o que acontece. [;)]

Os valores da IPO não correspondem à verdadeira eficiente dos amortecedores.

risento, desculpa, mas essa assinatura não é permitida
Humm? Porquê? Onde posso ver as regras da assinatura? Obg!

EDIT: Ok, já vi o Ponto 14 das regras...
Vou ver se consigo configurar o Tapatalk para não voltar a aparecer, obrigado pelo alerta.

Last edited:
Nos meus carros firam na ordem dos 120mkm a os mudei. Apesar de parecerer estar em bom estado, começa se a notar o balançar do carro, o afundar da frente na travagens, no resto depende da forma de conduzir..

100000Km é normalmente um valor consensual. Tendo em conta a minha experiência pessoal: concordo plenamente.[;)]

No entanto mudei amortecedores no meu primeiro carro Corssa B 1.5TD aos 60000 por teimosia e o carro ficou um mimo. Provavelmente os de origem eram maus... Mas depois disso , mudei sempre depois dos 100000Km sempre pelo mesmo motivo: falta de aderência em curva e sub-vibração tb em curva.

Lá porque foi referido não quer dizer que está correto.

Também tive carro com mais de 200mil km e com ~75% medido no IPO e mais duas oficinas....e borrifei-me nos valores, a diferença é mesmo da noite para o dia!

O problema da suspensão é que se vai degradando lenta e progressivamente.

Sendo um veículo de utilização habitual torna-se mais difícil de ter a percepção do real (mau) estado do conjunto que se foi perdendo a sua capacidade ao longo dos anos.

Também tive carro com mais de 200mil km e com ~75% medido no IPO e mais duas oficinas....e borrifei-me nos valores, a diferença é mesmo da noite para o dia!
Claro que sim, 25% menos é um valor significativo.
Mas para o dia-a-dia 75% é um bom valor.
Agora, para quem gosta de curvar de pneu a queimar e trava para lá do aceitável, os 25% a menos são a diferença entre o carro fazer o que se lhe pede ou acabar na horta...

Back