Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão

Originalmente colocada por Bikept

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

Outra opção de amortecedores são os kony heavy track:

Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)
23-301588_g.jpg

Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

OME atrás consegue mais curso que Bilstein?

citação:Originalmente colocada por Bikept

Como já disse aqui em tempos uma boa escolha serão os bilstein à frente e os ome atrás. Ando com ideias de fazer esse alteração. Pois já andei num Terrano equipado dessa maneira e nota-se muito bem os bilstein na frente. Atrás os ome são excelentes para aproveitar o curso da suspensão ao máximo.

Ajustáveis em 3 níveis de dureza consoante a carga.Para regular é necessário desmontar. (Não têm nada a ver com os rancho)

Estes são os do PaTTrol de Canha... do que vi, parecem ter um curso impressionante...

Sem dúvida. E nos Terranos todo os cms são importantes. AS molas e amortecedores OME copiam muito bem o terreno. Como disse em cima a solução de compromisso passa pelos bilstein na frente e ome atrás.

OK, thanks... isto já parece então mais encaminhado...;)

Barras de Torsão - OME/outra?
Amortecedor frente - Bilstein (parece consensual :))
Amortecedor trás - OME
Molas - OME

O que quer dizer que brevemente vão estar uns Rancho 5000 à venda nos classificados... :D:D

Em todo o caso recomendo a quem queira gastar umas guitas, que espere pela Expoaventura em Santa Maria da Feira a realizar daqui a um mês! Consegue-se preços mais em conta, conhece-se outros produtos, e contactamos com mais experiencias.

Mas continuo na minha Armindo:

Suspensão dianteira:
Amortecedores: Bilstein
Barras de torsão: Ironman

Suspensão traseira:
Molas e amortecedores: OME

O Mgomes tem razão, aliás tava aqui a pensar nisto mesmo. Sugiro que o moderador mude esta informação para o Tópico dos Terranos/Mavs.

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

... baralhando e voltando a dar... amortecedores bilstein conheço e recomendo. Podes começar por ai... Tb tens os OME LTR... Caros mas mto bons, ate já deixam andar mto depressa. Esses tb conheço montados num defender.

A calmini tb tem barras de torção para o TII, penso eu... O samuka do meu irmão ta carregado de calmini e ate agora material á prova de bala....

As minhas molas são OME, ate agora tb 5 estrelas...

... Mas esse kit da ironman é bonito mas n conheço montado em nada....

Espero ter (des)ajudado! ;)

Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

è como os clubes... o meu é o melhor :D

Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [}:)] mais ainda a quase 400€ cada um...

Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)

Obrigado companheiros ;) ISto já está um pouco mais organizado... :) (na minha cabeça, entenda-se :D)

Sem dúvida. E nos Terranos todo os cms são importantes. AS molas e amortecedores OME copiam muito bem o terreno. Como disse em cima a solução de compromisso passa pelos bilstein na frente e ome atrás.
Axo que nao é bem assim... depende da abertura maxima que escolheres, existem varias aberturas para o mesmo modelo, tal como acontece nas outras marcas, os do meu irmao foram logo comprados a pensar em molas com mais 2''!!

@braços

O problema da calmini é que os acessórios estão feitos para o Terrano I e não para o II e coisas tão simples como o reforço do reenvio da direcção têm furação diferente de um modelo para o outro. Nada de especial neste caso, mas no caso de um kit de suspensão eu não arriscaria.

Pois, realmente eu suspeitava que haveria algumas diferenças... O que é pena... pois eles têm material bastante bom e muito em conta!!!!

@braços

citação:Originalmente colocada por loucao_jr

Axo que nao é bem assim... depende da abertura maxima que escolheres, existem varias aberturas para o mesmo modelo, tal como acontece nas outras marcas, os do meu irmao foram logo comprados a pensar em molas com mais 2''!!

@braços

Os bilstein devido à sua natureza mais Racing pelo menos nos Terranos não permitem uma utilização TT ao nivel dos OME, fica muito duro de traseira e é dificil obrigar a suspensão a trabalhar. Em estrada e estradões aí os papeis invertem-se e o Terrano equipado com 4 bilstein fica uma máquina a curvar. Talvez como no Toy o curso traseiro da suspensão é maior, não seja perceptível essa diferença, digo eu.

citação:

Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

è como os clubes... o meu é o melhor :D

Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [}:)] mais ainda a quase 400€ cada um...

Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)

Bom isto ja vai aki uma granda conversa!!!!

Vai por mim, mete Bilstein mais compridos, molas OME progressivas mais 5 cms atras, e escolhe umas barras de torção de uma marca boa, ke de certeza que vão ser boa tb. N te sei indicar as barras pq so tive um jipe com esse sistema (galloper) e detestei tanto que jurei pra nunca mais. :)

O preços dos bilstein foram na altura a volta de 700€ com montagem. Mas os teus vão ser mais baratos pq os amortecedores da frente do Golias são kuase o dobro do preço dos de tras por causa da base da mola. Se bem que eu tive desconto

... Ah e mto importante, se kizeres o carro a cruzar como deve ser, n te eskeças de aumentar a barra estabilizadora na mesma altura em que aumentas as molas.....

Estao a por de parte os Rancho porquê???

Eu penso que os Rancho (falo por experiencia dos RS5000), para a traseira de um Terrano sejam um bom compromisso, pois a traseira é leve e os Rancho funcionam bem com pouco peso no lombo, o meu eixo traseiro tem muito bom desempenho fora de estrada e em estrada.
OS RS5000 tem é que funcionar na posicao correcta, tipo se funcionar sempre muito esticado perde eficacia, muito fechado tambem, o ideal é fazer o que fiz (sem querer), pois quando meti os tacos nas molas tive que fazer os acrescentos dos amortecedores e ele passaram a funcionar mais ou menos a meio da camara, e notei logo um enorme diferença no seu comportamento.

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Estao a por de parte os Rancho porquê???

Eu penso que os Rancho (falo por experiencia dos RS5000), para a traseira de um Terrano sejam um bom compromisso, pois a traseira é leve e os Rancho funcionam bem com pouco peso no lombo, o meu eixo traseiro tem muito bom desempenho fora de estrada e em estrada.
OS RS5000 tem é que funcionar na posicao correcta, tipo se funcionar sempre muito esticado perde eficacia, muito fechado tambem, o ideal é fazer o que fiz (sem querer), pois quando meti os tacos nas molas tive que fazer os acrescentos dos amortecedores e ele passaram a funcionar mais ou menos a meio da camara, e notei logo um enorme diferença no seu comportamento.

Pois mas os racho são os que estão la montados e pelos videos, dado que nunca o vi ao vivo o comportamento é mau..... Mas secalhar o que tu dizes e capaz de melhorar, n sei....

Pessoal eu tenho no meu Monterey uns Bilstein atras e acho que o jipe é mt saltitão em TT e muito "mole" em estrada, o que poderá resolver este problema? é que o jipe assim torna-se desconfortavel para quem vai atraz. Será as molas demasiado "macias"?

citação:Originalmente colocada por FourtySix

Pessoal eu tenho no meu Monterey uns Bilstein atras e acho que o jipe é mt saltitão em TT e muito "mole" em estrada, o que poderá resolver este problema? é que o jipe assim torna-se desconfortavel para quem vai atraz. Será as molas demasiado "macias"?

Poderao ser as molas que tem uma naturaza macia ou ja tao cansadas... De qualquer das maneiras quais sao os Bilstein que tens? Os HD( Heavy Duty)?? Ao que parece existem modelos diferentes... se nao estou em erro...

@braços

Poderao ser as molas que tem uma naturaza macia ou ja tao cansadas...
De qualquer das maneiras quais sao os Bilstein que tens? Os HD( Heavy Duty)?? Ao que parece existem modelos diferentes... se nao estou em erro...

@braços

Pois isso é q ja n sei......

mas estou cada vez mais confuso, como é que eu consigo alterar este comportamento da traseira (saltitao em TT e Macio em Estrada)? molas e amortecedores mais rigos ou mais macios???

Poderao ser as molas que tem uma naturaza macia ou ja tao cansadas...
De qualquer das maneiras quais sao os Bilstein que tens? Os HD( Heavy Duty)?? Ao que parece existem modelos diferentes... se nao estou em erro...

@braços

Pois isso é q ja n sei......

mas estou cada vez mais confuso, como é que eu consigo alterar este comportamento da traseira (saltitao em TT e Macio em Estrada)? molas e amortecedores mais rigos ou mais macios???

Pode tambem ser os proprios amortecedores que ja nao estao nas melhores condiçoes, o carro esta barco? se me faço entender... depois de um ressalto fica a abanar ou para logo o movimento da mola.

sei q os amortecedores n sao mt antigos nem tem mts kml pq o meu sogro ha coisa de um ano modou os 2 de traz pq havia um q tava a babar oleo

o jipe n fica tipo barco os amortecedores param o movimento das molas mas dão uma valente sacodidela, por exemplo, em TT se vou a subir ums rampa com uma certa inclinação e se vou um pouco mais depressa e apanho umas pedras ou degraus ele saltita em demasia o q me faz perder tração e em Estrada qd passo numa lomba por exemplo ele da um valente esticão, coisa que n sinto na frente

sei q os amortecedores n sao mt antigos nem tem mts kml pq o meu sogro ha coisa de um ano modou os 2 de traz pq havia um q tava a babar oleo

o jipe n fica tipo barco os amortecedores param o movimento das molas mas dão uma valente sacodidela, por exemplo, em TT se vou a subir ums rampa com uma certa inclinação e se vou um pouco mais depressa e apanho umas pedras ou degraus ele saltita em demasia o q me faz perder tração e em Estrada qd passo numa lomba por exemplo ele da um valente esticão, coisa que n sinto na frente

Isso tem a ver com o esquema de suspensao mais em particular do que com os amortecedores, podes é colocar amortecedores de diferntes durezas atrás e há frente.A suspensão do monterey e pajero e terrano são muito similares.
O meu Terrano também fazia isso!

Isso tem a ver com o esquema de suspensao mais em particular do que com os amortecedores, podes é colocar amortecedores de diferntes durezas atrás e há frente.A suspensão do monterey e pajero e terrano são muito similares.
O meu Terrano também fazia isso!

e o q fizes-te para melhorar?

Voltar
Superior