Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Originalmente colocada por loucao_jr

citação:Originalmente colocada por Bikept

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

... baralhando e voltando a dar... amortecedores bilstein conheço e recomendo. Podes começar por ai... Tb tens os OME LTR... Caros mas mto bons, ate já deixam andar mto depressa. Esses tb conheço montados num defender.

A calmini tb tem barras de torção para o TII, penso eu... O samuka do meu irmão ta carregado de calmini e ate agora material á prova de bala....

As minhas molas são OME, ate agora tb 5 estrelas...

... Mas esse kit da ironman é bonito mas n conheço montado em nada....

Espero ter (des)ajudado! ;)

Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

è como os clubes... o meu é o melhor :D

Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [}:)] mais ainda a quase 400€ cada um...

Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)

Dolbison penso serem igualmente boas, equivalente as OME... mas tou-te a levar para o caminho do "ouvi" e do "disse que disse".... logo nao sera uma opiniao credivel...
Quanto ao conjunto bilstein/OME ficas muito bem servido... Provavelmente soluçao que escolheria... Caso a solução seguinte nao desse... Ja que se falou em calmini, e se o teu chassi for em tudo identico ao TI tens isto...

np12600db2.jpg

E tem tudo o que é preciso! Tudo Plug and Play!! Tudo mesmo... ;)

citação:The only complete bolt-on suspension system for your 4WD Pathfinder. Our full system features our signature plate upper control arms which allow for correct factory alignment and maximum articulation. This is the system to start building your Pathfinder into a capable off-road rig. The complete system includes new laser crafted upper control arms, Vecton bushings, sleeves, new upper ball joints, new 27.5mm heavy duty torsion bars, heavy duty rear lift coils, rear track bar bracket, brake line extension bracket, complete hardware and CALMINI performance shocks. Kits also comes complete with installation instructions.

Espero ter-te baralhado um pouco mais! [:p]

@braços

tb existem esse kits de suspenção para o monterey (trooper), calmini é bom? acham que resolvia o meu problema? mesmo que fosse o kit com mais 2"[B)][B)][B)][B)]?
ja tive prai inclinado mas.....n sei da fiabilidade da calmini......e importadores nacionais disto ha???

Fourtysix vê aqui : http://www.pureisuzu.com/isuzumain.htm

EDit: existe importador, se bem que as peças são carotas

O material é bom sem dúvida!

ja conhecia o site.....foi dai que tirei a ideia do Kit de mais 2"....... mas gostava de saber onde se vende disto na tugalandia para saber de preços!!! penço que um Kit destes deverá andar na ordem dos 1500€€€€ Não?? + montagem!!!

citação:Originalmente colocada por FourtySix

sei q os amortecedores n sao mt antigos nem tem mts kml pq o meu sogro ha coisa de um ano modou os 2 de traz pq havia um q tava a babar oleo

o jipe n fica tipo barco os amortecedores param o movimento das molas mas dão uma valente sacodidela, por exemplo, em TT se vou a subir ums rampa com uma certa inclinação e se vou um pouco mais depressa e apanho umas pedras ou degraus ele saltita em demasia o q me faz perder tração e em Estrada qd passo numa lomba por exemplo ele da um valente esticão, coisa que n sinto na frente

Isso tem a ver com o esquema de suspensao mais em particular do que com os amortecedores, podes é colocar amortecedores de diferntes durezas atrás e há frente.A suspensão do monterey e pajero e terrano são muito similares.
O meu Terrano também fazia isso!

e o q fizes-te para melhorar?
O comportamento saltitão é apanágio dos jipes com barras de torsão na dianteira e chassis curto. No teu caso recomendaria uns rancho rs9000 sem centralina onde podes regular a carga nos mesmos em função do peso e utilização. A regulação é feita no próprio amortecedor sem necessidade de desmontar. Visto que o monterey tem um bom curso na traseira não acho necessário investir em molas. Assim podias ter mais conforto ou mais efectividade quando quisesses.
No Silver coloquei molas e amortecedores OME na traseira e agora tá mais duro mas deixou de ser saltitão como antes.

é um caso a ver.......e os rancho ate nem são dos mais caros...... tenho de ponderar as hipoteses e depois (e esta é a parte mais dificil....)juntar uma guita valente para tratar do assunto!!!

Ja agora que se fala em amortecedores, qual a vossa opinião sobre os amortecedores de direcção? qual a sua principal função? retiram alguma sencibilidade na condução? tornan a direcção mais directa?

é um caso a ver.......e os rancho ate nem são dos mais caros...... tenho de ponderar as hipoteses e depois (e esta é a parte mais dificil....)juntar uma guita valente para tratar do assunto!!!

Ja agora que se fala em amortecedores, qual a vossa opinião sobre os amortecedores de direcção? qual a sua principal função? retiram alguma sencibilidade na condução? tornan a direcção mais directa?

Na minha opinião só justificam se tiveres pneus maiores.O amortecedor ajuda a absorver os "coices" mais fortes de um pneu maior. É daquelas coisa, mal não faz mas a sua instalação não trás assim nada de muito estrondoso. Nos duplo eixo rígido a montagem é obrigatoria, e faz parte do equipamento de série, devido também à geometria da mesma.

</u>

Em estrada nao notei qualquer diferença, fora de estrada em zonas muito esburacadas e com calhaus, foi como da noite para o dia, o volante deixa de dar aquelas guinadas bruscas que um gajo quase que o ia buscar á rua.

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

</u>

Em estrada nao notei qualquer diferença, fora de estrada em zonas muito esburacadas e com calhaus, foi como da noite para o dia, o volante deixa de dar aquelas guinadas bruscas que um gajo quase que o ia buscar á rua.

No caso do meu.... é tão simples quanto isto, sem o amortecedor de direcção, e mesmo em alcatrao, o samuka fica practicamente inguiavel, so mesmo muito devagar e mesmo assim... Por exemplo assim que se toca no travao começa a abanar a direcção como se nao ouvesse amanha! Mas a direcção sem o amortecedor fica um bocado mais leve!

@raços

ja conhecia o site.....foi dai que tirei a ideia do Kit de mais 2"....... mas gostava de saber onde se vende disto na tugalandia para saber de preços!!! penço que um Kit destes deverá andar na ordem dos 1500€€€€ Não?? + montagem!!!

Não creio que seja tao caro.... Pois o kit para o vitara, que inclui 4 amortecedores, 4 molas, todos os sinoblocos necessarios em poliurtano, e todas as pecinhas necessarias para estes kits serem plug and play e ainda dois triangulos ficavam em 1000 e poucos €....
O material da calmini, na mimnha opiniao ( TII desculpa descordar contigo) mas e bastante em conta... na altura que comecei a mexer no meu samuka o kit da calmini de 3'' que incluia alem dos 4 amorecedores e molas, acrescentos para a barra estabilizadora, pendoral da direcção, kit completo de siniblocos em poliurtano, ficou quase a metade do preço de 4 molas e respectivos amortecedores da OME... acho que nem sinoblocos traz...
Respondendo a questao da qualidade, alem de ser tudo plug and play, que para mim e uma vantagem pois da para ser montado em "casa", ate agora de todo o material calmini que tenho ainda nada sedeu, e conheço bastantes jipes com material desta marca e nao tenho conhecimento de queixas!

@braços

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

citação:

Nada disso! Ajudas-te e muito, pois falaste do que realmente conheces e experimentaste... é que isto do diz que disse...

è como os clubes... o meu é o melhor :D

Os OME LTR já serão se calhar demasiado evoluídos para o Minotauro... e grandes velocidades é 130 km/H para mim... [}:)] mais ainda a quase 400€ cada um...

Tem que ser uma coisa mais em conta para dar também para as barras de torsão... senão tenho que olhar para a solução mais simples (e barata): duplo amortecedor à frente... o que ninguém comenta :D:D

A ideia que tenho é que cruzamentos deve reduzir um pouco... (ainda pior nos nossos...)

Para a outra solução, já tou a ver que molas progressivas OME e uns Bilstein estão bem testados... (recordas-te de valores para os Bilstein?)

Molas Dolbinson melhores, ou piores que OME?

ISto se um certo moderador tiver paciência era bem pensado passar para um tópico cahamado Suspensões... ;)

Bom isto ja vai aki uma granda conversa!!!!

Vai por mim, mete Bilstein mais compridos, molas OME progressivas mais 5 cms atras, e escolhe umas barras de torção de uma marca boa, ke de certeza que vão ser boa tb. N te sei indicar as barras pq so tive um jipe com esse sistema (galloper) e detestei tanto que jurei pra nunca mais. :)

O preços dos bilstein foram na altura a volta de 700€ com montagem. Mas os teus vão ser mais baratos pq os amortecedores da frente do Golias são kuase o dobro do preço dos de tras por causa da base da mola. Se bem que eu tive desconto

Ok, estou bastante inclinado para esta solução Bilstein à frente OME arás e molas progressivas também OME atrás...

MAs agora com essa história dos 5 cms nas molas é que me confundiste... como é que consigo equilibar depois o carro? È que para aumentar 5 cms nas barras de torsão (mesmo as Ironman como o ALex recomendou) parece obra... [B)]

Ou a tua ideia é deixá-lo "desiquilibrado"??

citação:Originalmente colocada por loucao_jr

Não creio que seja tao caro.... Pois o kit para o vitara, que inclui 4 amortecedores, 4 molas, todos os sinoblocos necessarios em ploriortano, e todas as pecinhas necessarias para estes kits serem plug and play e ainda dois triangulos ficavam em 1000 e poucos €....
O material da calmini, na mimnha opiniao ( TII desculpa descordar contigo) mas e bastante em conta... na altura que comecei a mexer no meu samuka o kit da calmini de 3'' que incluia alem dos 4 amorecedores e molas, acrescentos para a barra estabilizadora, pendoral da direcção, kit completo de siniblocos em ploriortano, ficou quase a metade do preço de 4 molas e respectivos amortecedores da OME... acho que nem sinoblocos traz...
Respondendo a questao da qualidade, alem de ser tudo plug and play, que para mim e uma vantagem pois da para ser montado em "casa", ate agora de todo o material calmini que tenho ainda nada sedeu, e conheço bastantes jipes com material desta marca e nao tenho conhecimento de queixas!

@braços

É assim pelo que vejo dum simples reforço do reenvio que com transporte ascende quase aos 100 euros, sendo uma peça pequena. Mas a razão no meu entender é que material Calmini para suzuki vende-se mais do que para Nissan e como é tudo para samurais a pessoa que comercializa deve conseguir pedir maiores quantidades logo melhores preços.

Essas barras devem dar elevação, se assim nao for informa-te e opta por umas que tambem subam o jipe em 2''! ;)

Dao a mesma elevacao que as de origem, sao é mais duras

Entao nos kits de 3'', por exemplo o da calmini, tras barras e molas, essas barras nao dao altura?? Tem que se afinar na mesma como de outras barras se tratassem?? Sera que dao para ter mais afinação sem ficarem demasiado tensas como acontece com as de origem??... [8]

@braços

citação:
Ok, estou bastante inclinado para esta solução Bilstein à frente OME arás e molas progressivas também OME atrás...

MAs agora com essa história dos 5 cms nas molas é que me confundiste... como é que consigo equilibar depois o carro? È que para aumentar 5 cms nas barras de torsão (mesmo as Ironman como o ALex recomendou) parece obra... [B)]

Ou a tua ideia é deixá-lo "desiquilibrado"??

Pois qt as barras de torção n sei se dá pra levantar sendo elas reforçadas, mas olha 5 cms é razoavel, n é exagerado e n vais notar grande coisa na condução, (passa na Tecnoeleva e pergunta ao Vilela o que ele diz), dai pra cima sim começas a notar e mto...

Desiquilibrado não, se levantares atras vais terd e levantra a frente tb, mas n te eskeças que os jipes devem estar por regra com a frente mais baixa 2 cms que a traseira...

O curso da suspensão é sempre o mesmo a não ser que se mude os triangulos da suspensão. Não recomendo levantar mais do que 3-4 cm, correndo o risco de rebentar foles, triangulos a bater nos amortecedores e actuação da suspensão apenas em extensão ficando a compressão reduzida a quase "0". Neste tipo de suspensões não há grande coisa a fazer.Os BJ Spacers também podem ser usados mas, como já me disseram muitas vezes..."..ah e tal a malta farta-se de gastar dinheiro no terrano e depois acaba sempre por ir para um GR..." ora bem cada um sabe de si e sabe o que tem entre maos, por isso não vale a pena entrar em grandes cavalarias! Esta é a minha opinião!

Essas barras devem dar elevação, se assim nao for informa-te e opta por umas que tambem subam o jipe em 2''! ;)

Entao nos kits de 3'', por exemplo o da calmini, tras barras e molas, essas barras nao dao altura?? Tem que se afinar na mesma como de outras barras se tratassem?? Sera que dao para ter mais afinação sem ficarem demasiado tensas como acontece com as de origem??... [8]

@braços

Se nao estou em erro, esse kit trás os triangulos superiores tambem, isso é que vai dar altura, pois permite apertar mais as barras, sejam de origem ou qualquer outras, mas quanto mais alto, mais angulo fazem as transmissoes, e depois é mudar todos os meses os foles das transmissoes.

@braços

Se nao estou em erro, esse kit trás os triangulos superiores tambem, isso é que vai dar altura, pois permite apertar mais as barras, sejam de origem ou qualquer outras, mas quanto mais alto, mais angulo fazem as transmissoes, e depois é mudar todos os meses os foles das transmissoes.

[8)] xii que cabeça... nem me lembrei dos canalhas dos triangulos... pois... ok.... ;) ehehe

@braços

voltando ao que deu origem a este post pareceu-me que o minotauro deu aquele salto de traseira a sair da vala por duas razoes...um resalto á saida e a travagem um pouco brusca,qualquer carro teria mais ou menos a mesma reacção

Voltar
Superior