Susto na A2...

FilipeDiass

New member
Ontem na A2 apanhei um valente susto...que me serviu de lição e que espero que outros se aperçebam, principalmente em carros sem ABS!

A seguir à Ponte, sentido norte-sul, após a descida e quando começa a subir, ia a mais ou menos 180 atr´s de um Mercedes, quando o gajo trava de repente, ao põr o pé no travão, simplesmente as rodas bloquearam...[8b] [8b]

andei a subir uns bons 15 metros com as rodas bloqueadas!! a ver o mercedes a aproximar-se!

se fosse a descer tinha-lhe batido e se fosse numa curva tinha-me dispistado...:(

Serviu-me de Lição!!

Nunca tal me tinha acontecido...:sh)

A 180? Devem ter sido bem mais que 15 metros. [;)]

É uma experiência muito enriquecedora que não se esquece nos dias mais imediatos.

1º Velocidade excessiva
2º Pouca distancia ao carro da frente
3º Entrada em derrapagem

susgestão:

1º Menos velocidade
2º Mais distancia ao carro da frente
3º Evitar entrar em derrapagem por ter as rodas bloqueadas, Simular o ABS, travando e destravando em ciclos rapidos
4º Muito juizo

Filipe a tua reacção deve ter sido em "esmagar" o travão! Esse é um erro comum, mas que só funciona em carros com ABS.
Se puderes, tenta praticar a travagem, para encontrar o ponto em que o travão está quase a bloquear as rodas, mas não chega! Sem notares vais achar o ponto e, começar a travar com a mesma força de uma maneira natural, porque é uma sensação que marca muito!
Mais conhecido por ABS humano!

1º Velocidade excessiva
2º Pouca distancia ao carro da frente
3º Entrada em derrapagem

susgestão:

1º Menos velocidade
2º Mais distancia ao carro da frente
3º Evitar entrar em derrapagem por ter as rodas bloqueadas, Simular o ABS, travando e destravando em ciclos rapidos
4º Muito juizo

tens razão...[s)]

Filipe a tua reacção deve ter sido em "esmagar" o travão! Esse é um erro comum, mas que só funciona em carros com ABS.
Se puderes, tenta praticar a travagem, para encontrar o ponto em que o travão está quase a bloquear as rodas, mas não chega! Sem notares vais achar o ponto e, começar a travar com a mesma força de uma maneira natural, porque é uma sensação que marca muito!

em piso seco considero já ter encontrado esse ponto...mas como estava molhado e era a subri, não estava sinceramente à espera daquela reacção!:o

Já tive um parecido mas foi uma saída de lado, no fim da descida do túnel do grilo no IC17, quando este se junta com a A8. Ia +/- a 80 mas estava a chover a cântaros :sh) o carro fugiu de frente e por acaso tive uma sorte brutal, ainda hoje não como não meti logo pé ao travão e tive sangue frio para conseguir controlar (controlar aqui é um termo subjectivo...) o carro desacelerando e compensando um bocado com o volante, ele voltou a agarrar e segui. Valeu-me a minha grande sorte e 2 metros de valeta, agarrou mesmo junto aos rails do lado direito.

Enfim ficou-me a experiência para mais tarde recordar, basta começar a chover lembro-me logo dos rails a aproximarem-se da frente e do carro a deslizar de lado.

Eu tive um parecido na A3 sentido Braga/Porto. Estando eu a ultrapassar 3 ou 4 carros, a uns bons 160 km/h sai-me para a minha faixa de rodagem um fulaninho daqueles que só pega no pópó aos domingos e coloca-se a ultrapassar os outros carros apesar de eu antes lhe avisar com sinais de luzes que estava a aproximar-me! Acho que ainda diminuiu a marcha! Devia ir a uns 80/90 km/h e assim continuou a sua marcha até conseguir ultrapassar os outros carros. Imaginem o flash que eu apanhei! E pior ainda... ao passar ao lado dele ainda me faz um gesto com a mão... daqueles que são mto comuns ver na estrada hoje em dia lololol
So me aparecem tótós.....

180 em molhado??

(e para o carro nem ter abs... não deve ter muitos mais sistemas de segurança, nem capacidade para lidar com essas velocidade)

Se háuma coisa que tenho muito respeito é á chuva!

180 em molhado??

(e para o carro nem ter abs... não deve ter muitos mais sistemas de segurança, nem capacidade para lidar com essas velocidade)

Se háuma coisa que tenho muito respeito é á chuva!

Então a chover como tem estado, esta semana também passei na Vasco e o máximo que dei foram 110 numa ultrapassagem e já ia a abusar é que era só água por todos os lados...

Mas volta e meia lá passa alguém a abrir sem grande consciencia e depois "têm azar". [;)]

tens razão...[s)]

em piso seco considero já ter encontrado esse ponto...mas como estava molhado e era a subri, não estava sinceramente à espera daquela reacção!:o

Cuidado com o aquaplanning ... Já vi um que acho que fez de "barco", pois as rodas deixaram de tocar no piso. Excusado será dizer que ficou com o popó feito num bolo. Felizmente que ele não se magoou nem aleijou ninguem. Mas do susto não se livrou.

Deixa lá, já tive uma situação idêntica... mas em descida (e felizmente ia bastante mais devagar).
Atravessou-se uma raposa à frente do meu carro, à noite, e só te digo que as marcas dos pneus ficaram na AE durante uns 2 meses (mesmo com a chuva do inverno). O resultado foram 4 pneus para o lixo, um deles rebentado pela travagem, outro totalmente plano e os dois traseiros bastante "queimados" e todos alargados de o carro ter feito peão.

acho estranho isso acontecer assim, porque normalmente os carros sem abs têm um travão mais "longo"... ou seja, só mesmo com o pedal a fundo é que começam a bloquear as rodas! :x

das duas uma... ou ele fez mesmo muita força ou algo está mal com o carro! (podem estar vidrados)

acho estranho isso acontecer assim, porque normalmente os carros sem abs têm um travão mais "longo"... ou seja, só mesmo com o pedal a fundo é que começam a bloquear as rodas! :x

das duas uma... ou ele fez mesmo muita força ou algo está mal com o carro! (podem estar vidrados)

Não te esqueças da chuva e também do estado dos pneus... Existem muitas variáveis que influenciam a travagem

Eu acho que foi um erro tipográfico da parte dele, 180km/h naquele sítio é completamente insconsciente e ele não estaria aqui a esta hora, talvez

não, não foi...não havia mais ninguém na estrada, tirando o tal mercedes, e vinha embalado da descida.

e não estava a chover...estava era o chão molhado!

mas como digo foi um erro tremendo! e não volto a fazer, apenas pos aqui para avisar outras pessoas!:o

Voltar
Superior