Acho que se estão a esquecer de um pormenor quando falam no qashqai... O preço do 2.0 de 150cv ou o 1.6 de 130cv começa nos 25.000€!
O Captiva tem o motor 2.0 de 150cv por 15.000€!
Especificamente este:
Chevrolet Captiva VCDI 4X4 150CV (5 lugares), € 14.950, Leiria - Standvirtual
é um bom negócio. Poucos kms, 4x4, bancos em pele, classe 1 (via-verde) e ainda paga o selo antigo []
Então o Santa Fe deve ter os tais 970 litros até ao vidro portanto.. tendo os tais 577 salvo erro até à chapeleira. Mas adiante, visto que é classe 2.
Já agora, ainda mais espaçosa que a S-MAX é a Galaxy. Não gostas?
Ora aqui está uma excelente carta fora do baralho.
Eu acho o Pathfinder muito interessante e é claramente o mais TT dos que temos falado, mas deve ser classe 2 e não deverá ser dos mais económicos !?
Posso dar umas infos, o Pathfinder é Classe 2 e tem consumos na ordem dos 8l que facilmente chegam aos 10l com um pé mais pesadito, e manutenção na ordem dos 500€. A minha sincera opinião é que apesar de superior em tudo ao Captiva não vale a pena...
Considerando os seguintes requisitos: veículo do tipo SUV, com 7 lugares, mala com 600 litros ou mais com os 2 lugares traseiros rebatidos, idade da ordem dos 5 anos, fiável, consumos moderados e sem grandes requisitos de potência, classe 1 nas portagens, quais seriam os modelos no mercado a considerar?
De facto o Captiva estava-me a deixar baralhado, pois no site da via verde dá indicação de classe 2, mas em várias páginas da net aparece indicação de classe 1.
Portanto, em definitivo o Santa Fé é classe 2, certo?
Isso deixa como possibilidades o Captiva, o Outlander e o Qashqai+2.
Do que vi até agora, o Captiva com 4/5 anos anda nos 16.000 euros, o Outlander nos 24.000 euros e o Qashqai nos 20.000 euros, mas apenas com 3 anos (modelo recente).
O Qashqai e o Outlander parecem-me ter malas pequenas para o necessário, na casa dos 450-500 litros (configuração de 5 lugares). O valor que encontro para o Captiva é da mesma ordem de grandeza (477 litros), estará correcto?
De facto, tal como disseram, uma boa possibilidade seria a S-Max, arranjam-se a bons preços (16.000 - 4 anos), são classe 1, têm a mala gigantesca que será necessária (850 litros), apenas falha no requisito de umas incursões off-road...
Assim como o Captiva, apenas as versões 4x4 do Santa Fé, pagam classe 2 nas portagens. E ainda pode ser feita a adaptação na suspensão das 4x4 para pagarem classe 1.
Eu concordo com o Hyundai Santa Fé . "a versão 4x4 de caixa manual consome 6,8 lts/100 km"
Quem é que afirma isso ?
Um monstro de 2 toneladas dificilmente gastará isso, mesmo numa condução muito cuidadosa.
Há que ter a noção que um SUV por defenição nunca pode ser um campeão de consumos. A altura, largura, peso e atrito de pneus maiores e nalguns de 2 ou + diferenciais faz com que nem faça muito sentido tentar compara-los com uma berlina ou uma carrinha.
Quando se equaciona um SUV o ponto de partida tem que se saber as vantagens e desvantagens em relação aos outros formatos. Consumos e performances são sempre sacrificados, esperar consumos de 7 litros num SUV já encorpado é ser muito optimista.
8 litros ? isso deve ser mesmo com pézinhos de lã :sh)
Havias de andar com o meu pai [] O homem é tão alentejano que mete a Navara a fazer 6l na nacional :sh) Mas a média com muita cidade é 7.9l