Boa tarde. Abro este tópico para ajuda do seguinte. Nos próximos meses estou comprador de um carro familiar elétrico, com um plafond máximo até 55k€.
Por este valor, o Tesla model Y long range é claramente um dos favoritos. A minha questão é que, a compra, sendo feita por empresa e com desconto grande de frota (sei que a BMW por exemplo faz um grande desconto, assim como a Volvo), se não dará para comprar outros modelos com mais "valor de mercado em usados", que é 1 factor a ter em conta porque no fim do contrato posso comprar o carro como particular.
Também posso adiar a compra 1 ano (Junho 2027), para esperar por novidades de outras marcas, mas para compra nos próximos meses (limite fim de 2026), o que aconselham para comparar com o Tesla?
Desculpem, esqueci me de mencionar que marcas chinesas estão excluídas. A empresa tem uma participação americana e tudo o que é marcas chinesas não são permitidas, o que limita a análise.
Se fosse um renting puro, claramente ia para tesla. O tema aqui é que a empresa usa uma modalidade de leasing, que ao fim de 4 anos permite me comprar o carro por um valor residual.
Dai a minha questao sobre se devia esperar pelas novidades da bwm, nomeadamente pelo novo ix1 e a i3 touring, que ao que parece ja vira com carregamento de 800v
Eu estive com esse cenário no final do ano passado, a única diferença era ser particular. O meu top 3, depois de ver bastantes modelos, foi o Model Y, Skoda Elroq RS e o Smart #5. A escolha acabou por recair no Tesla, por motivos não relacionados direta e unicamente com o produto, mas todos eles são modelos muito interessantes, com pros e contras distintos. Infelizmente, por estranho que pareça, com um plafond de 50k, ainda não existe tanta oferta de "qualidade" quanto isso no segmento dos elétricos, ainda menos se forem carros de segmentos superiores com autonomias razoáveis.
À medida que o tempo for passando, vão apresentar-se outras opções no mercado interessantes, como o caso do CHR elétrico que o user anterior referiu.
Dentro do segmento dos SUV's elétricos, diria que o novo iX3 e Volvo EX60 são carros já de uma nova geração de elétricos, com soluções tecnológicas mais premium e exclusivas, principalmente o BMW ix3. Os seus 200km "extra" e carregamentos ultra-rápidos (800v) são um nível que o Tesla não consegue igualar nem oferecer. Mas são carros que possuem mais de 20.000€ de diferença face ao Model Y mais caro. Contudo, a minha escolha se houvesse orçamento.
Durante 2026 e até mesmo 2027 vão surgir outras motorizações nestes carros, mais baratas (o IX3 vai surgir somente com RWD) que pode ser que encaixem no teu plafond, já com descontos de frota.
Se o formato SUV não for essencial, o novo BMW i3 (série 3 elétrico) será apresentado já na próxima semana e estou em crer que não irá ter os mesmos problemas de habitabilidade e acessos que um CLA ou i4 por exemplo. Tecnologicamente igual ao iX3, é toda uma geração superior a estes e que deixa o i4 completamente datado.
Relativamente ao iX1, tudo indica que será um iX3 em ponto pequeno, mas não me parece que chegue ao mercado, para comercialização, nos timings que pretendes.
Se puderes esperar por 2027 e fazer a escolha somente nessa altura, talvez fosse o mais sensato.