SUV elétrico 50-55k€

Marionog31

New member
Boa tarde. Abro este tópico para ajuda do seguinte. Nos próximos meses estou comprador de um carro familiar elétrico, com um plafond máximo até 55k€.
Por este valor, o Tesla model Y long range é claramente um dos favoritos. A minha questão é que, a compra, sendo feita por empresa e com desconto grande de frota (sei que a BMW por exemplo faz um grande desconto, assim como a Volvo), se não dará para comprar outros modelos com mais "valor de mercado em usados", que é 1 factor a ter em conta porque no fim do contrato posso comprar o carro como particular.
Também posso adiar a compra 1 ano (Junho 2027), para esperar por novidades de outras marcas, mas para compra nos próximos meses (limite fim de 2026), o que aconselham para comparar com o Tesla?

Last edited:
Boa tarde. Abro este tópico para ajuda do seguinte. Nos próximos meses estou comprador de um carro familiar elétrico, com um plafond máximo até 55k€.
Por este valor, o Tesla model Y long range é claramente um dos favoritos. A minha questão é que, a compra, sendo feita por empresa e com desconto grande de frota, sei que a BMW por exemplo faz um grande desconto. Não dá para o ix3 mas dá claramente para um iX1 ou iX2 ou i4 (este descarto por razões de espaço, o carro andará todos os dias com 2 crianças).
Também posso adiar a compra 1 ano (Junho 2027), para esperar por novidades de outras marcas, mas para compra nos próximos meses (limite fim de 2026), o que aconselham para comparar com o Tesla?

O desconto do iX3 não é tão bom como o do resto da gama mas continua a ser um desconto significativo. Ainda assim fica fora do orçamento.

o iX1 tem plásticos interiores muito fracos e não é muito espaçoso. Mercedes dessa gama idem.

Acrescento a sugestão do XPeng (o g9 fica acima do orçamento, mas o g6 já fica abaixo do orçamento, mas eu pessoalmente não gosto do desenho do g6)

Com esse orçamento iria para o Y, com orçamento maior provavelmente para o iX3 e esperando um ano, para a carrinha i3

Por este valor, o Tesla model Y long range é claramente um dos favoritos. A minha questão é que, a compra, sendo feita por empresa e com desconto grande de frota (sei que a BMW por exemplo faz um grande desconto, assim como a Volvo), se não dará para comprar outros modelos com mais "valor de mercado em usados", que é 1 factor a ter em conta porque no fim do contrato posso comprar o carro como particular.

Smart 5 Pro+, ou o Premium eventualmente negociado.

o XPeng G6 andava nos 46 mil sem campanhas. não desgosto do carro, mas não sei se vale ou não o valor (neste caso sendo em renting não me preocuparia tanto).

aliás, há uma campanha neste momento por 35500 + IVA para a versão mais simples, nas outras penso que não haverá nada, mas é uma questão de perguntares. a filinto mota é o concessionário deles. [;)]

Desculpem, esqueci me de mencionar que marcas chinesas estão excluídas. A empresa tem uma participação americana e tudo o que é marcas chinesas não são permitidas, o que limita a análise.
Se fosse um renting puro, claramente ia para tesla. O tema aqui é que a empresa usa uma modalidade de leasing, que ao fim de 4 anos permite me comprar o carro por um valor residual.
Dai a minha questao sobre se devia esperar pelas novidades da bwm, nomeadamente pelo novo ix1 e a i3 touring, que ao que parece ja vira com carregamento de 800v

Desculpem, esqueci me de mencionar que marcas chinesas estão excluídas. A empresa tem uma participação americana e tudo o que é marcas chinesas não são permitidas, o que limita a análise.
Se fosse um renting puro, claramente ia para tesla. O tema aqui é que a empresa usa uma modalidade de leasing, que ao fim de 4 anos permite me comprar o carro por um valor residual.
Dai a minha questao sobre se devia esperar pelas novidades da bwm, nomeadamente pelo novo ix1 e a i3 touring, que ao que parece ja vira com carregamento de 800v

Eu estive com esse cenário no final do ano passado, a única diferença era ser particular. O meu top 3, depois de ver bastantes modelos, foi o Model Y, Skoda Elroq RS e o Smart #5. A escolha acabou por recair no Tesla, por motivos não relacionados direta e unicamente com o produto, mas todos eles são modelos muito interessantes, com pros e contras distintos. Infelizmente, por estranho que pareça, com um plafond de 50k, ainda não existe tanta oferta de "qualidade" quanto isso no segmento dos elétricos, ainda menos se forem carros de segmentos superiores com autonomias razoáveis.

À medida que o tempo for passando, vão apresentar-se outras opções no mercado interessantes, como o caso do CHR elétrico que o user anterior referiu.

Dentro do segmento dos SUV's elétricos, diria que o novo iX3 e Volvo EX60 são carros já de uma nova geração de elétricos, com soluções tecnológicas mais premium e exclusivas, principalmente o BMW ix3. Os seus 200km "extra" e carregamentos ultra-rápidos (800v) são um nível que o Tesla não consegue igualar nem oferecer. Mas são carros que possuem mais de 20.000€ de diferença face ao Model Y mais caro. Contudo, a minha escolha se houvesse orçamento.

Durante 2026 e até mesmo 2027 vão surgir outras motorizações nestes carros, mais baratas (o IX3 vai surgir somente com RWD) que pode ser que encaixem no teu plafond, já com descontos de frota.

Se o formato SUV não for essencial, o novo BMW i3 (série 3 elétrico) será apresentado já na próxima semana e estou em crer que não irá ter os mesmos problemas de habitabilidade e acessos que um CLA ou i4 por exemplo. Tecnologicamente igual ao iX3, é toda uma geração superior a estes e que deixa o i4 completamente datado.

Relativamente ao iX1, tudo indica que será um iX3 em ponto pequeno, mas não me parece que chegue ao mercado, para comercialização, nos timings que pretendes.

Se puderes esperar por 2027 e fazer a escolha somente nessa altura, talvez fosse o mais sensato.

Last edited:
Os Teslas actualmente são dos EVs que menos desvalorizam. O que aconteceu anteriormente até aos modelos de 2022, é que quem comprou até essa altura comprou por um preço muito elevado e depois com o corte no preço perdeu algum dinheiro mas isso acontece com todos os carros, ao longo da sua vida útil o seu preço vai descendo a diferença é que a Tesla é mais transparente e desce o preço para todos os consumidores por igual. Trata todos os clientes de igual forma. Não há cá chico-espertismo e favores para determinados clientes como acontece nas marcas alemãs.

Sinceramente com tudo o que um Tesla oferece pelo preço (qualidade, fiabilidade, eficiência, equipamento, segurança, performance, imagem de marca, tecnologia, Supercharges, etc., etc..) o Model Y é simplesmente o melhor EV por esse preço.

A alternativa são as marcas Chinesas mas como não podes ir por aí, Tesla all the way.[;)]

Marcas chinesas ou carros feitos na china? Quase todas essas marcas fazem carros na China.

O desconto do iX3 não é tão bom como o do resto da gama mas continua a ser um desconto significativo. Ainda assim fica fora do orçamento.

o iX1 tem plásticos interiores muito fracos e não é muito espaçoso. Mercedes dessa gama idem.

Acrescento a sugestão do XPeng (o g9 fica acima do orçamento, mas o g6 já fica abaixo do orçamento, mas eu pessoalmente não gosto do desenho do g6)

Com esse orçamento iria para o Y, com orçamento maior provavelmente para o iX3 e esperando um ano, para a carrinha i3

Depois de um test-drive em janeiro, não fiquei mesmo nada com essa ideia. Diria até que fiquei bem impressionado pela positiva nesses 2 parâmetros.

Quanto ao tópico, acho que o Model Y é o que parece reunir o pretendido.

Depois de um test-drive em janeiro, não fiquei mesmo nada com essa ideia. Diria até que fiquei bem impressionado pela positiva nesses 2 parâmetros.

Quanto ao tópico, acho que o Model Y é o que parece reunir o pretendido.

Coloquei uma foto dos plásticos duros da porta de trás há uns tempos no tópico dos EVs.

No caso do Tesla, o que mais me preocupa é o tema do conforto. Os antigos Y eram muito criticados pela suspensão dura / conforto. A minha única experiência de Y é com Ubers e confirmo que sentia-se os buracos todos atrás. Este novo Y está melhor neste aspeto?

No caso do Tesla, o que mais me preocupa é o tema do conforto. Os antigos Y eram muito criticados pela suspensão dura / conforto. A minha única experiência de Y é com Ubers e confirmo que sentia-se os buracos todos atrás. Este novo Y está melhor neste aspeto?

Pelo menos no 3 confirmo que está muito melhor.

O facto de existir muitos é sinónimo de sucesso, o que se traduz também por muita procura no mercado de usados ( mantendo os valores residuais, pelo menos até o mercado ser inundado por importados nesta nova geração )

Como poderás ver em todas as reviews, o conforto do Model 3 e Y nestas últimas gerações melhorou consideravelmente. As suspensões foram revistas e tem um pisar completamente distinto, muito mais filtrado e confortável, sem nunca deixares de ter a ligação à estrada que lhes dão o caráter mais "sporty" (não é um carro francês, leia-se).

Nada melhor do que agendares um test drive e experienciares, levas alguém contigo para ir atrás. Estas questões de conforto, e outras, estão sempre associadas e influenciadas pelos nossos padrões e experiências com outros carros. O mesmo para outros carros que tenhas em mente, mesmo que já sejam foram do orçamento, pois ficas com um termo de comparação importante (ex. iX3).

Visita o Diário de Bordo do Model 3 do JN1984 e tens lá algumas impressões sobre o Model 3/Y (pág. 23 em diante).

Coloquei uma foto dos plásticos duros da porta de trás há uns tempos no tópico dos EVs.
Não sei onde estão esses plásticos duros, se em cima ou em baixo. Se for em cima e é inadmissível num carro premium com aquele posicionamento e preço. Se for em baixo, parece-me o normal. Mas isto é uma coisa, até porque plásticos duros não significa por si só má qualidade. Outra coisa é dizer que os interiores são muito fracos e que não há espaço. É nestas 2 afirmações que discordamos.

Last edited:
Um Polestar 4 Long Rang Single Motor.

Uma excelente sugestão, considerando os descontos atuais. Se não entrar no leque das "chinesas" e as dimensões não forem problema (muita atenção a isto porque o carro é muito largo, gosto sempre de frisar), parece-me ser uma boa alternativa.

Back