suv ou mini-mpv

JDEM

Well-known member
a fazer 9 anos parece que o X3 vai ser trocado, tirando um problema de 700€ na direcção nunca deu nenhuma chatíce, e levou uma correcção no problema das correntes, na marca gratuitamente.
Mas os anos pesam, os pneus estão nas "lonas" e o inverno à porta e parece que é desta.

ando um bocadinho indeciso porque será para a maria, e ela ainda mais indecisa anda.

algumas permissas:
diesel (130-160cv)
algum equipamento: BT, sensores e bi-xenon/bi-led (estes 3 obrigatórios)
espaçoso sem ser enorme - tenho 3 filhas (uma ainda com 3 anos e outra a usar banco elevatório)
a mala razoável pois poderá servir de carro da família caso seja necessário.
tecto €€: até aos 40/42k

algumas coisas em cima da mesa (novos), sendo que alguns são bastante diferentes (ou não):

BMW 218d active tourer - é feio que doí, mas tem o símbolo [:)], é versátil e espaçoso, qualidade e tem bons preços (descontos)
VW Golf Sportsvan 2.0tdi 150cv: parece engraçado em foto e tem mais equipamento pelo mesmo preço que o BMW
VW Touran 2.0tdi 150cv: mais do mesmo do Golf mas ainda mais familiar e com 7 lugares, em preço deve andar ela por ela com o BMW
Nissan Qasqhai 130cv Tekna: o mais interessante esteticamente, custa menos 10k que os acima e tem literalmente tudo. há qualquer coisa que irrita a maria, desculpa-se no motor fraco (?)... se a decisão fosse 100% minha, seria a minha escolha não sei como será o espaço traseiro.

outras propostas:
BMW X1 18d - o mais caro, ou seja teria de vir com os básicos - tenho muitas dúvidas do espaço traseiro
VW Tiguan - não percebi se gosto, mais barato que o X1 mas mantém-se as questões do espaço

depois há o Kia Sportage, muito mais barato, o Tucson, etc
são tudo carros interessantes, mas às tantas tenho de começar a reduzir a short-list

em usados a oferta na casa dos 40k é enorme, aqui só se fosse um usado recente com 1 ano no máx

Acho difícil aceitares/ela aceitar passar para um MPV em detrimento de um SUV, apesar de objectivamente oferecerem mais (espaço, facilidade de acesso à bordo...) por menos. Mas o look dita as coisas...

Acho os S2 AT/X1 uma excelente proposta. E falo dos dois em conjunto porque na prática são exactamente o mesmo carro, com o X1 a oferecer o curso de suspensão elevado e ar SUV em troca de mais 5k. Vale isso para vocês? O espaço interior é basicamente o mesmo, têm exactamente a mesma distância entre eixos. O que ganhas no MPV é o acesso ser melhor e teres mais distância em altura talvez (a confirmar, não tenho a certeza). No X1 ganhas o look (curiosamente acho à frente do S2 AT/GT melhor conseguida mas admito que seja só eu [:D]) e acho perfeitamente naturalmente quem pague o overprice para isso.

O Golf Sportsvan na prática custa o mesmo ou até mais que o S2AT porque os descontos são menores, há pouquíssimos em Stock, basicamente a VW não tem grande interesse em vender o carro em Portugal. Há 2 anos era assim quando o meu pai andou a ver, só se mudou...

No meu ponto de vista, o Tiguan está muito próximo dos preços do X1 para compensar: interior é bem menos luxuoso/bem construído e dinamicamente não é tão bom.

O QQ é a opção racional, continua imbatível.

Last edited:
Procura um Volvo XC60 de serviço. Ficas bem servido.

Pode ser opção
Curiosamente o modelo subiu de preço inexplicavelmente
Novo por menos de 50k é difícil, ha um ano custava 40/42k
Só me chateia os anos do modelo (uns 8 tvz)

Das hipóteses, se for possível encaixar o S2 220d, estava escolhido quanto a mim.

Também não ia muito com a estética, porém após ver um 225i, fiquei com outra opinião.

Já o Gran Tourer acho simplesmente horrível...

Acho porém o X1 muito melhor esteticamente, mas é mais caro.

Não escolhia os VW, porque pelos valores prefiro sem dúvida os BMW que colocaste.

Quanto ao QQ é a melhor escolha do ponto de vista racional, mas é também (bastante) inferior aos outros. [;)]

Acho difícil aceitares/ela aceitar passar para um MPV em detrimento de um SUV, apesar de objectivamente oferecerem mais (espaço, facilidade de acesso à bordo...) por menos. Mas o look dita as coisas...

Acho os S2 AT/X1 uma excelente proposta. E falo dos dois em conjunto porque na prática são exactamente o mesmo carro, com o X1 a oferecer o curso de suspensão elevado e ar SUV em troca de mais 5k. Vale isso para vocês? O espaço interior é basicamente o mesmo, têm exactamente a mesma distância entre eixos. O que ganhas no MPV é o acesso ser melhor e teres mais distância em altura talvez (a confirmar, não tenho a certeza). No X1 ganhas o look (curiosamente acho à frente do S2 AT/GT melhor conseguida mas admito que seja só eu [:D]) e acho perfeitamente naturalmente quem pague o overprice para isso.

O Golf Sportsvan na prática custa o mesmo ou até mais que o S2AT porque os descontos são menores, há pouquíssimos em Stock, basicamente a VW não tem grande interesse em vender o carro em Portugal. Há 2 anos era assim quando o meu pai andou a ver, só se mudou...

No meu ponto de vista, o Tiguan está muito próximo dos preços do X1 para compensar: interior é bem menos luxuoso/bem construído e dinamicamente não é tão bom.

O QQ é a opção racional, continua imbatível.

Tenho ideia do s2 ser mais espaçoso e não é só altura que o X1

Ela passa para um mpv na boa na altura da compra do X3 só tinha uma filha e bebe
Com 3 pia mais fino
No entanto ainda tenho a S-Max como principal familiar que cumpre muitíssimo bem a função

Se ela passa na boa, veja-se sem complexos, para um MPV, então entre o 2AT e o X1, escolhe-se racionalmente o primeiro e sobram 5k no bolso ou para outros opcionais...

Se ela passa na boa, veja-se sem complexos, para um MPV, então entre o 2AT e o X1, escolhe-se racionalmente o primeiro e sobram 5k no bolso ou para outros opcionais...

Sem duvida das opções mais fortes (infelizmente)

Quanto ao QQ é a melhor escolha do ponto de vista racional, mas é também (bastante) inferior aos outros. [;)]

Sinceramente acho que o QQ mostra inferioridade relevante apenas no aspecto barato de alguns materiais e estética no interior. Desde aquele acabamento rasco a imitar alumínio que está no volante, passando pelo ar baratucho dos puxadores, o comando da caixa, o módulo do AC, etc. Mas tem um tablier com uma mousse bastante razoável e genericamente um rigor de construção bastante bom (não acho, por exemplo, que o novo Tiguan faça muito melhor nomeadamente ao preço ridículo a que é vendido...).

Depois -e sei que dizer isto é politicamente incorrecto- nem todos os equipamentos são iguais. A câmara traseira, por exemplo, tem uma definição mázinha, o próprio ecrã também. Mas é de série nas versões mais equipadas que mantêm um preço de venda óptimo. Na BMW pagas, só por isso, uns €430. A câmara é muito melhor, mas também o custo é muito maior. Mas são aqueles pormenores em que se nota que nem tudo é igual, mesmo quando falamos da mesma coisa.

O mesmo para coisas como os faróis LED. Não são todos iguais nem todos têm a mesma qualidade de iluminação. Mas quando comparamos achamos que o equipamento é igual...desde que o tenha...

Sem duvida das opções mais fortes (infelizmente)

O GrandTourer também anda a vender mais, aliás em alguns mercados já vende mais que o Active Tourer. E, esse sim, tem mais espaço na traseira (distância entre eixos aumentada, não se limitaram a aumentar a secção posterior) e só mandas vir com 7 lugares se quiseres...

Que tal?

maz_cx5_15_1_g.jpg

maz_cx5_15_2_g.jpg

Mazda CX-5 2.2 D 150cv [br:)]

O GrandTourer também anda a vender mais, aliás em alguns mercados já vende mais que o Active Tourer. E, esse sim, tem mais espaço na traseira (distância entre eixos aumentada, não se limitaram a aumentar a secção posterior) e só mandas vir com 7 lugares se quiseres...

O grand tourer é mau demais
Esse seria "concorrente" da s-max
Fora de questão é mesmo um aborto, mesmo dentro dos Mpv

Esse Mazda é interessante e não estou particularmente preocupado com desvalorização pois será para ter uns anos valentes
Por isso mesmo o factor qualidade e fiabilidade entram na equação

Sabem se o actual 18d é ainda o N47?

O grand tourer é mau demais
Esse seria "concorrente" da s-max
Fora de questão é mesmo um aborto, mesmo dentro dos Mpv

Esse Mazda é interessante e não estou particularmente preocupado com desvalorização pois será para ter uns anos valentes
Por isso mesmo o factor qualidade e fiabilidade entram na equação

Sabem se o actual 18d é ainda o N47?

É o B47, o que o AT tem. [;)]

Sem me querer meter na vida de ninguem, mas tendo a S-Max que até não é dos monovolumes maiores, esta não faz tudo o serviço?
Quanto às escolhas eu na oferta que existe actualmente iria para o QQ 1.6 dci Tekna Premium, que aliás foi a escolha que fiz há uns anos atrás mas ainda na versão anterior e que tem um interior completamente ultrapassado mas muito bem equipado. O actual a nível de interior e qualidade está melhor.
Também acho Kia Sportage bonito mas o motor 1.7 é um bocado bêbado e anda pior do que o QQ.

A ultima remessa de de SUV's que têm saído tipo o Tiguan, Ateca, etc... não consigo entender os preços pedidos parecem-me sempre que têm uma má relação preço/equipamento.

Se o orçamento desse para um Evoque de serviço/usado seria essa a minha escolha, também era grande fã do volvo XC60 mas os anos já começam a pesar e é como disseste: inexplicavelmente subiram muito os preços.

Sem me querer meter na vida de ninguem, mas tendo a S-Max que até não é dos monovolumes maiores, esta não faz tudo o serviço?
Quanto às escolhas eu na oferta que existe actualmente iria para o QQ 1.6 dci Tekna Premium, que aliás foi a escolha que fiz há uns anos atrás mas ainda na versão anterior e que tem um interior completamente ultrapassado mas muito bem equipado. O actual a nível de interior e qualidade está melhor.
Também acho Kia Sportage bonito mas o motor 1.7 é um bocado bêbado e anda pior do que o QQ.

A ultima remessa de de SUV's que têm saído tipo o Tiguan, Ateca, etc... não consigo entender os preços pedidos parecem-me sempre que têm uma má relação preço/equipamento.

Se o orçamento desse para um Evoque de serviço/usado seria essa a minha escolha, também era grande fã do volvo XC60 mas os anos já começam a pesar e é como disseste: inexplicavelmente subiram muito os preços.

A s-max é carro de serviço e é o principal familiar, mas com 3 crianças e colégios, festas, natação etc da jeito um 2º carro espaçoso
O Evoque a maria não gosta e eu já gostei mais.

Os Suvs da VW e seat não adoro e tem preços altos para o que oferecem, concordo
O CX5 fui ver e não prevejo grande sucesso comercial - esta caríssimo

Acho que terei mesmo de optar pelo charuto S2 AT

Tenho um amigo que comprou há 2 ou 3 meses um 218d grand tourer e está muito satisfeito. É uma familia que chega a 2+2+1+1.

Eu conduzi faz hoje uma semana um Q3 2,0 tdi de 150 cv e gostei muito. Muita qualidade, condução muito boa, espaço bastante razoavel, bem como bagageira (+ de 400 lt) e equpamento consoante estejas disposto a pagar. Tem ainda a possibilidade de um motor 1,4 a gasolina de 150 cv. Tudo em 4,30 mts

Noutro registo de carro com "pinta" o Land Rover Discovery Sport com as dimensões do teu X3 também é uma alternativa interessante.

Gosto do Qhasqai e acho que proporciona um ambiente interior honesto, mas creio que o X-trail por pouco mais acaba por ser uma opção mais interessante.

Sempre achei(o actual e o anterior)QQ um caixote com rodas.
Até pode ter qualidades,mas esteticamente é(para mim)muito feio.
Monovolume não serve?Esteticamente acho o Zafira dos mais apelativos.

Como acho que um MPV em casa já é dose que baste, se fosse eu centraria as minhas atenções no segmento dos SUV, bem mais apelativos e com muito por onde escolher.

Se desse para um Discovery Sport com os extras pretendidos, acho que seria a minha escolha.

Back