SUV Segmento B/C

Eu andei a ver SUVs B, nomeadamente Juke e Puma e acabei por levar para casa o Focus Active que estava com campanha de valor semelhante ao Puma. Não sendo aSUVado, é aCROSSado, é mais carro em todos os aspetos e tb vem com um look especifico. Isso sim, não levanta tanto do chão, ficando a meio caminho entre o normal e o SUV. Para mim chega pq é mais por causa de lombas, rampas etc com que levo todos os dias com fartura.

Eu andei a ver SUVs B, nomeadamente Juke e Puma e acabei por levar para casa o Focus Active que estava com campanha de valor semelhante ao Puma. Não sendo aSUVado, é aCROSSado, é mais carro em todos os aspetos e tb vem com um look especifico. Isso sim, não levanta tanto do chão, ficando a meio caminho entre o normal e o SUV. Para mim chega pq é mais por causa de lombas, rampas etc com que levo todos os dias com fartura.

Parece uma boa opção, e de facto apareceram aí alguns a bom preço (tanto carro como carrinha).
Os interiores não são a referência do segmento, mas cumprem.

Na Ford, e no Focus em concreto, aquilo que me causa "receio" é o motor 1.0, pelos consumos.
Em termos de andamento sei que cumpre perfeitamente. Contudo, se não for para fazer muitos kms...
Se for o 1.5 TDCi a questão não se põe, claro.

Mesmo o próprio Fiesta Active é uma opção engraçada.
Assim no mesmo estilo, tendo acabado o Cross Polo, só vejo o i20 Active (embora pareça estar um degrau abaixo em termos de qualidade na comparação com o Kauai/Stonic).

Se está escolhido o stonic 1.0 t-gdi siga...consumos de 7,5 na melhor das hipoteses...para rolar pouco e ir fazendo mais cidade...é apontar mais para um máximo de 10...assim se fizer menos é bónus!

Qual é o tecto de PVP? selecciona alguns modelos, tenta fazer test-drive e depois decides por aí. O Ateca ainda anda uns 2/3.000€ +/- acima de um Captur / Stonic, julgo eu, ainda é dinheiro.

Espreita também o primo Skoda: https://www.skoda-auto.pt/modelos/gama-kamiq/skoda-kamiq-ambition#anchor-M26-6dc59feb

O Kamiq é da linha do Arona, apenas mais "insuflado".
Estava um engraçado por menos de 24 mil €, 1.6 TDi com a caixa DSG, à venda na Santogal, mas fui procurar e já aparece "vendido".
Andavam também no SV alguns 1.0 TSi na casa dos 20 mil €.

Basicamente o Kamiq fica ali algures entre o segmento B e C, tal como o T-Roc (o modelo SUV que menos me agrada na VW, já agora).
O Karoq é que está no segmento C com o Ateca, e o Tiguan fica ligeiramente acima (é efectivamente maior).

Parece uma boa opção, e de facto apareceram aí alguns a bom preço (tanto carro como carrinha).
Os interiores não são a referência do segmento, mas cumprem.

Na Ford, e no Focus em concreto, aquilo que me causa "receio" é o motor 1.0, pelos consumos.
Em termos de andamento sei que cumpre perfeitamente. Contudo, se não for para fazer muitos kms...
Se for o 1.5 TDCi a questão não se põe, claro.

Mesmo o próprio Fiesta Active é uma opção engraçada.
Assim no mesmo estilo, tendo acabado o Cross Polo, só vejo o i20 Active (embora pareça estar um degrau abaixo em termos de qualidade na comparação com o Kauai/Stonic).

Se das importância á condução, o Focus Active fica uns bons furos acima não só desses todos B SUV como da maioria do seu segm e o Active ainda mantem multi-link atrás o que lhe dá ainda uma pitada extra não só em termos de agilidade como fica mais consistente em termos de conforto.

Quanto ao ecoboost 125, anda de sobra para o que se pretende, tenho uma condução mixta ECO nas sitauções normais mas estico-o sem problemas sempre que tenho que sair de certas situações e naqueles percursos em que temos espaço para nos divertirmos. Resultado: anda nos 6,4 e ainda vai com menos de 3000 kms pelo que ainda poderá baixar umas 2 decimas facilmente até acamar. Ou seja, não é uma grande questão neste motor.

Não sei é como estão as campanhas nos Focus agora se já despacharam todos os ecoboost pré MHEV. Estes ultimos penso que vem um pouco mais caros mas nada como ver nos stands o que tem para oferecer.

Quanto aos interiores, estão na media do seu segm e acima da media dos B-SUV. Materiais soft em tudo o que está mais á vista e a montagem parece sólida. Para já, nada de grilos.

Outra que fica acima, não só no seu segm assim como obviamente dos B-SUV é na habitabilidade. A Mala sem ser enorme é muito aproveitavel por ser larga e com boca de carga ampla. Se rebatemos os bancos, ai ficamos outra vez acima não só da media do seu segm como do comum dos B-SUV.

Last edited:
Queria dizer Arona.

Os problemas do motor Kia assustam, por alguma razão parece que vão substituir o motor em 2021 por outro.

O 1.0 tsi parece ter sido mais ou menos fiável, diferente do 1.4

Qual é o tecto de PVP? selecciona alguns modelos, tenta fazer test-drive e depois decides por aí. O Ateca ainda anda uns 2/3.000€ +/- acima de um Captur / Stonic, julgo eu, ainda é dinheiro.

Espreita também o primo Skoda: https://www.skoda-auto.pt/modelos/gama-kamiq/skoda-kamiq-ambition#anchor-M26-6dc59feb

Depende do Ateca. Isso é se for "Style" talvez, porque se for FR ou Xperience, que já o tornam noutro carro mais interessante, sobe para uns 30k...

Poucos kms por ano, orçamento na ordem dos 25.

Com esse orçamento, a gasolina, consegues bem um T-Cross ou mesmo um T-Roc.
Já disse anteriormente que o modelo de Palmela não entra nas minhas preferências, especialmente porque o interior desilude, mas não deixa de ser superior às restantes opções. Ainda assim, só com alguma campanha, porque o PVP é exagerado.
Acho sinceramente que o T-Cross, sendo claramente segmento B, está melhor conseguido, apesar de também ser caro.

A dupla Stonic/Kauai, um pouco como o T-Roc, o Mazda CX-3 ou o novo Captur (já riscando o Kamiq), pisca o olho ao segmento acima.

Back