Eu nao discordo mas eu acho que simplificar ou generalizar dá problemas:
Um GLA 200 não é o mesmo que o GLA 2504matic (a tracção as 4 permite um comportamento em curva e arranques muito diferentes) e um GLA AMG45. Diz tudo GLA mas o mercado mudou.
Eu conduzi muitas vezes o 250 4matic em molhado e em lama e nao tem nada a ver com um FWD. A reputação da mercedes com o 4matic é que se pode chamar um SUV. Mas cada um sabe de si.
Um captur como eu disse nao pode ser SUV se nao tem aptidoes neve, lama ou sequer 4wd. O comportamento dos carros muda completamente.
Pões qualquer carro com tração às quatro e ganhas aderência.
"A reputação da mercedes com o 4matic
NÃO é que se pode chamar um SUV" - FIXED
Até porque 4Matic já existia antes da invasão de SUV na marca.
Qualquer veículo com tração às quatro, teoricamente será melhor que um tração às duas em condições de baixa aderência. Seja em que tipo de carro for.
Se não, temos que afirmar que tudo o que tem 4WD pode ser classificado como SUV... o que é uma treta.
E para mais o GLA que vem com 4wd em "part-time", cortesia do sistema Haldex... como grande maioria dos tudo à frente com motores transversais.
A verdade é que há pouquíssimos SUV se formos restritos às premissas iniciais do que definiu a categoria no final dos anos 90: um veículo familiar com capacidades todo o terremo moderadas (comparativamente aos jipes tradicionais) em troca de um comportamento em estrada mais aproximado às berlinas tradicionais.
Um QQ, um Juke, mesmo nas versões com tração total não têm ângulos ou altura ao solo para qualquer percurso todo o terreno. Um GLA é um hatch de saltos altos que até a subir passeios tem dificuldades. A maior parte dos exemplares que andamos a chamar SUV dos últimos tempos, seriam noutra época do marketing multi-purpose vehicles (aka MPV) de saltos altos.
Agora se o pessoal acha que faz offroad em estrada de gravilha ou não alcatroada isso já faz parte do quadro de não ter a mínima noção do que é fazer todo o terreno.
Precisamente... Marketing. As marcas usam o discurso mais conveniente para chegar ao consumidor.
Independentemente se é verdade ou não.
Vamos adicionar mais confusão:
SUV ou Crossover?
Mercedes ML primeira geração: chassis de longarinas vs ML segunda geração: Monocoque
E o que é isto?
Ou isto?
Como foram os americanos a criar estas definições, mais vale ir-lhes perguntar o que é o quê?
E hoje em dia, eles separaram os SUV em duas classes: SUV e Crossover SUV, com estes últimos a cairem no grupo dos que têm aspecto de SUV, mas tecnicamente muito mais próximos dos automóveis ligeiros.
Ou seja, basicamente carros/carrinhas em saltos altos... independentemente das roupagens que os designers lhes coloquem em cima ou da quantidade de rodas motrizes.
Nesta altura do campeonato vivemos num mundo onde até a Land Rover tem carros de duas rodas motrizes - Discovery Sport e Range Rover Evoque. Serão SUV?