Suzuki Vitara 1.9d de 1997

ramrod

New member
Boa tarde,

A minha esposa sempre sonhou em ter um Vitara "dos antigos" e lá se concretizou um sonho [:D]

O carro é um Vitara de 97, 1.9 d - sem turbo - julgo que seja da 1ª geração. É um hard top em que é preciso desapertar parafusos para tirar o tecto.

Consegui um manual do utilizador, mas não faz referência ao motor 1.9 d, e pela net fora só encontro menções ao motor 1.9 td.

Já tive a ler alguns foruns sobre os Vitara, mas tenho algumas dúvidas que talvez me consigam ajudar:

1 - Qual é o óleo que este motor deve levar? julgo que seja o 10w40, mas se alguém conseguir confirmar agradeço.

2 - Qual o óleo da caixa de velocidade? e deve ser substituído em quantos kms?

3 - Qual o óleo da caixa das redutoras? e deve ser substituído em quantos kms?

Aproveito para perguntar, peças mais antigas, onde conseguem encontrar?

Até agora o cinto de segurança não prendia, mas com um pouco de wd40 ficou como novo. Agora o vidro do condutor não funciona, ainda vamos desmanchar a porta para ver se é o motor ou o botão. Alguma ideia onde se pode arranjar material?

Obrigado.

Snap_2021-10-26_at_17.04.55.png

Obrigado a todos.

@nto - pensei que o tópico das boxes fossem mais para os automóveis "normais" e aqui mais para o TT.

@Rools - excelente tabela, muito obrigado.

@MikePug82 - obrigado. Será o carro do dia-a-dia da esposa e o carro da praia [:cool:] Mas já dá para algumas aventuras fora de estrada [kiss]

Obrigado a todos.

@nto - pensei que o tópico das boxes fossem mais para os automóveis "normais" e aqui mais para o TT.

Podes lá colocar qualquer viatura ou mesmo, qualquer motor que irás obter resposta. [;)]

Bom dia a todos,

Inspecção feita e folha verde [kiss]

Anotação de possível pequena fuga, o carro por baixo estava sujo de algum fluído, não consegui perceber bem o que o inspector disse.

O carro fica durante a noite parado no mesmo sítio e não há vestígios no chão.

Em Janeiro já o deixo para fazer a revisão e peço para verem esta questão.

Bom dia a todos,

Inspecção feita e folha verde [kiss]

Anotação de possível pequena fuga, o carro por baixo estava sujo de algum fluído, não consegui perceber bem o que o inspector disse.

O carro fica durante a noite parado no mesmo sítio e não há vestígios no chão.

Em Janeiro já o deixo para fazer a revisão e peço para verem esta questão.
Fica atento ao líquido anti congelante.
Podes ter uma fuga num dos tubos.

Fica atento ao líquido anti congelante.
Podes ter uma fuga num dos tubos.

Update à situação.

Na quinta-feira telefona-me a esposa "ai ai ai luz vermelha" [:D]

Carro desligado, quando vou ver parece não ter qualquer líquido de refrigeração. Coloquei um bocado, carro a trabalhar e o aviso desapareceu.

O depósito é totalmente preto e opaco, pelo que o controlo implica sempre abrir a tampa e espreitar lá para dentro.

Infelizmente parece-me que o carro terá levado mais água que anti-congelante até vir aqui para casa [s)]

Tirou-se o líquido todo que existia e substituiu-se por anti-congelante. Visualmente não se consegue verificar nenhuma fuga, mas há de ir para a oficina para ser visto em condições.

IMG_2599.jpg
IMG_2596.jpg
IMG_2597.jpg
IMG_2598.jpg

É continuar atento aos níveis o circuito de refrigeração tem vários tubos que não conseguimos visualizar a não ser retirando outros da frente.
E também vai estando atento ao radiador da sofagem é habitual apodrecem mas isso normalmente consegues dar conta se começar a parecer o chão do pendura molhado.

Back