switch das portas

pjpereira

New member
o meu seat Ibiza sdi 6k2 deu agora em não apagar a luz do habitáculo corretamente ...
as vezes vou a conduzir e a luz quando apaga o carro tranca as portas ...
também ligo a ignição e a luz na maior parte das vez não apaga ...

será a ***** do switch das portas ?

o meu seat Ibiza sdi 6k2 deu agora em não apagar a luz do habitáculo corretamente ...
as vezes vou a conduzir e a luz quando apaga o carro tranca as portas ...
também ligo a ignição e a luz na maior parte das vez não apaga ...

será a ***** do switch das portas ?

Boas

Pode ser de algum switch sim.
Esse sistema é do tipo Pull Down, em que existe apenas um fio de sinal partilhado por todos os interruptores das portas. Esse mesmo fio entra diretamente no modulo das luzes interiores, sendo o fio numero 1.

Com alguma porta aberta, deves ter nesse fio um sinal de 0 volt. Com as portas todas fechadas deves ter uma voltagem de enviezamento (5, 8, 12 vol, etc. Depende da implementação.).

Um interruptor que fique preso é uma possibilidade, assim como um curto à massa em alguma parte do circuito (circuito pull down). Podes ter tambem um problema no modulo eletrônico, caso este não esteja a produzir a voltagem de enviezamento correta.

o switch do pilar das portas está bom porque no quadrante ele acende e apaga o aviso , no plafonier é que fica sempre acessa ..
o que poderá ser ?
ou seja o tempo em que a luz deveria ficar acessa é que está alterado , será o modulo ?

o switch do pilar das portas está bom porque no quadrante ele acende e apaga o aviso , no plafonier é que fica sempre acessa ..
o que poderá ser ?
ou seja o tempo em que a luz deveria ficar acessa é que está alterado , será o modulo ?

Verifica a voltagem no pino numero 1 da ficha do "plafonier". Se com as portas fechadas tiveres uma voltagem de enviezamento (não sei qual, mas igual ou superior a 5 volt em principio), e a lâmpada continuar ligada, o problema é do "plafonier".

Só para confirmar, qual o ano do carro?

2001 seat Ibiza sdi
mas o problema é que assim que meto a chave na ignição a luz deveria apagar , mas não , continua acesa , ainda por mais algum tempo e de noite torna-se complicado

2001 seat Ibiza sdi
mas o problema é que assim que meto a chave na ignição a luz deveria apagar , mas não , continua acesa , ainda por mais algum tempo e de noite torna-se complicado

O controlo dessa luz é feito pelo fio que te indiquei. Pino nº1 do "plafonier". Deve ser um fio preto e castanho. Para poderes perceber qual é o problema tens que fazer uma medição de voltagem nesse fio, à entrada do modulo das luzes. Se não souberes em que consiste isso não vais conseguir diagnosticar o problema sozinho. O que te resta para além disso é fazer uma análise visual à fiação do "plafonier" ou tentares trocar peças sem saberes ao certo qual o problema.

Se não quiseres gastar dinheiro com o carro, eventualmente procurando ajuda profissional, retira a lâmpada se te incomoda assim tanto.

num dos 3 fios tenho 12v quando a lâmpada acende restantes fios não tenho corrente , nunca tenho corrente nos outros ...

Um dos pinos tem que ter sempre 12 volt. O pino numero 2. O pino numero 3 tem que ter sempre 0 volt. O pino numero 1 tem que ter alguma voltagem quando as portas estao todas fechadas e 0 quando alguma esta aberta. Tal como ja tinha dito.
Fizeste a medição com a ficha ligada? Se sim confirma a medição com a ficha desligada.

Se o pino 1 tiver sempre 0 volt, com as portas fechadas, é preciso verificar se o problema é um circuito aberto ou um curto à massa. Para verificar se é um curto à massa o que podes fazer é ligar uma das pontas do multimetro a um ponto com voltagem conhecida e fazer a medição com a outra ponta no pino 3. Se continuares a ter 0 volt significa que o circuito esta aberto. Caso meças alguma voltagem, significa que existe um curto à massa.

as medições estão corretas amigo ... eu já fiz tudo isso , o que acontece é que ele fica com 12v tempo a mais , ou seja quando meto a chave na ignição ele devia cortar de imediato mas não corta , corta passado um bom bocado ...
julgo ter o modulo que faz a temporização avariado ...
ah !!! e ao tirar a chave ele não mete os 12v , ou seja a luz não acende ...
obrigado à mesma pela sua ajuda

as medições estão corretas amigo ... eu já fiz tudo isso , o que acontece é que ele fica com 12v tempo a mais , ou seja quando meto a chave na ignição ele devia cortar de imediato mas não corta , corta passado um bom bocado ...
julgo ter o modulo que faz a temporização avariado ...
ah !!! e ao tirar a chave ele não mete os 12v , ou seja a luz não acende ...
obrigado à mesma pela sua ajuda

Apontava para aqui.. Liga-lhe o VAG-COM e vê se não tens um erro do tipo "interior light time limit -- intermittent" ou algo do genero

Voltar
Superior