v7
Banido
Estão a gozar, mas fizeram esta pergunta a um colega meu numa entrevista para a Mckenzie ...
Então, ninguém tem uma solução melhor?
Eu responderia que é porque se podem rodar.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Estão a gozar, mas fizeram esta pergunta a um colega meu numa entrevista para a Mckenzie ...
Eu responderia que é porque se podem rodar.
é impressionante o numero de tampas que algumas EN têm (ainda por cima algumas abaixo do nível do alcatrão). Basta ver EN14 na zona Maia-Trofa, entre outras.
Qual era a dificuldade se fosse quadradas ou rectangulares?(...)
As tampas são redondas, para facilitar a entrada para manutenção (...)
Isso das tampa de saneamento Pluviais e/ Domesticas dava para tirar um curso só para as explicar onde e porque elas ficam onde ficam...
Por acaso é um dos meus trabalhos...
Eles estão onde estão, devido a inúmeros factores, nomeadamente por questões de manutenção, preço, devido aos ramais de saneamento domestico e pluvial (sarjetas e domésticos), e devido a infraestruturas já existentes que obrigam a tal..
As caixas são colocadas no máximo de 60 em 60 metros por questões de manutenção e libertação de acumulação de gases, bem como para fazer curvas de saneamento e têm de ser colocadas nas curvas devido aos colectores também poderem curvar.
Elas são colocadas antes do Betuminoso, logo quando se dá a finalização de pavimentação, deveria ficar a uma cota relativamente semelhante da cota de Tampa (pequeno desfasamento) que nem daria para notar á passagem de um carro...
O que se passa é que por vezes o trabalho, em alguma da sua fase, quer da construção da caixa, quer de pavimentação, exista logo um desfasamento mais acentuado da cota final da tampa e do pavimento, que origina a tal depressão...
Já nem falo em abatimentos e/ou remendos feitos á posteriori...
As tampas são redondas, para facilitar a entrada para manutenção e porque existem algumas que têm o seu sistema de abertura a rodar ou por "clip" e por curiosidade, elas (tampas), não são centradas á entrada do cone da caixa, para se poder colocar escadas de acesso.
Algumas caixas, podem atingir alturas muito interessantes, como bem mais de 8 metros de profundidade!
Qual era a dificuldade se fosse quadradas ou rectangulares?![]()
para não caírem lá para dentroEstá morno ...
A ciência por detrás das tampas de esgoto []
Para além dos argumentos que apresentaste, se pensarmos bem o facto de serem redondas é a unica forma geométrica que garante que uma tampa não cai pelo cone de entrada. E isto tem vantagens a nível de segurança, pois evita-se que o trabalhador dentro no cone leve acidentalmente com uma tampa "em cima" e também é a figura geométrica ideal para reduzir o risco de a tampa sair dos pontos de apoio.
A ciência por detrás das tampas de esgoto []
Para além dos argumentos que apresentaste, se pensarmos bem o facto de serem redondas é a unica forma geométrica que garante que uma tampa não cai pelo cone de entrada. E isto tem vantagens a nível de segurança, pois evita-se que o trabalhador dentro no cone leve acidentalmente com uma tampa "em cima" e também é a figura geométrica ideal para reduzir o risco de a tampa sair dos pontos de apoio.
Por acaso é um dos meus trabalhos...
Eles estão onde estão, devido a inúmeros factores,...
Eu tinha vergonha de assinar um projecto de uma estrada para depois os carros andarem aos zigzags!
Não há brio nenhum nas coisas...
Eu tinha vergonha de assinar um projecto de uma estrada para depois os carros andarem aos zigzags!
Não há brio nenhum nas coisas...