TAP Portugal

• Thread starter Thread starter MrGrieves
  • Start date Start date
A verdade da greve da TAP é o Lino da Silva que presta serviços ao sindicato dos pilotos onde já cobrou mais de 1 milhão de euros em serviços.
Só a preparar a greve em poucos dias Lino ganhou 170 mil euros.
A greve da TAP serve apenas aquela criatura, que é comandante e assessor do sindicato ganhar muito muito dinheiro.
A piada é que não é sindicalizado e voou no primeiro dia de greve.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=825180&tm=6&layout=122&visual=61
Se é o sindicato que lhe paga, qual é mesmo o problema? Ser sindicalizado é uma obrigação?

Se é o sindicato que lhe paga, qual é mesmo o problema? Ser sindicalizado é uma obrigação?

ahahahahaah e a destruição de valor na TAP cada vez que o senhor comandante faz greve para amealhar milhares de euros? Quem é que paga? É o sindicato ou os contribuintes?

haja decoro.

Deixem-me fazer uma análise muito breve à situação da TAP:
- Nos últimos 15 anos, o mercado da aviação transformou-se radicalmente e existem principalmente 2 áreas de negócio: o mercado low-cost e os vôos de longo curso. (Existem ainda outras áreas, mas para a discussão, vamos analisar somente estas)
- As grandes companhias aéreas a nível mundial adaptaram-se a estas áreas de negócio, sendo que muitas delas optaram pela divisão / reestruturação da companhia e pelas alianças estratégicas.
- Temos o exemplo dos grupos British Airways/Ibéria, Airfrance/KLM, Lufthansa/Swiss/SNBrussels(Antiga Sabena)/etc..., e o lançamento de várias companhias low-cost, umas nascidas do zero (Ryanair, Easyjet) e outras com o apoio/patrocínio de companhias maiores (Germanwings/Lufthansa, Iberia Express/Iberia).
- Nos últimos 5 anos, tivemos ainda a entrada de um novo concorrente com uma estratégia muito agressiva, para uma área de mercado específica (segmento médio/alto, para viagens de longo curso): a Emirates.
- Com esta concorrência tão grande nas 2 áreas de negócio referidas, a TAP está numa grande encruzilhada: Uma estrutura demasiado pesada e custos demasiado elevados para combater no segmento low-cost, e uma estrutura demasiado fraca, e aviões demasiado antiquados para fazer face aos grandes grupos que se formaram.
- Para a TAP sobreviver, necessita de ser reestruturada, e provavelmente será dividida para responder às 2 áreas de negócio referidas. Uma companhia mais pequena para o mercado low cost, e uma companhia com estrutura maior para o longo curso.
- Mas mesmo para isto, falta o mais importante à TAP: dinheiro...
Concordo com o teu post. Aliás tal como a Lufthansa tem a GW como low cost, porque a TAP não fez o mesmo com a Portugalia? N vezes que os passageiros se queixam que compram bilhete para voar num Airbus e vão enfiados num Foker por ex...

Reestruturar a TAP e meter a Portugalia como low cost, no meu ponto de vista, é coisa que deveria ter sido feito à muito.... A estrutura da companhia tem gente a mais... Durante anos que empregaram familiares, malta lá que nem sabe o que faz... Aquilo reduzido a metade e funcionava.... Claro.... Agora é preciso dinheiro pra mandar o pessoal embora, coisa que não há...

Tu não viajas de avião, pois não? Tu queres comprar bilhetes de avião na véspera tal como fazes de autocarro ou comboio? Como é óbvio as pessoas compram com antecedência e aproveitam o tempo até onde da. É para isso que servem os aviões, para viagens cómodas e rápidas.

Amigo, fiz agora uma simulação de Porto-Paris na TAP, e tens uns 4 ou 5 voos, 2 com ligação Porto-Lisboa-Paris(Hoje e amanha), se as pessoas marcam para ultima da hora ou dia, é ignorância simples. Tão simples, se querem ir na TAP simplesmente marcavam a viagem para 2 dias antes, e não para ultima da hora, também de maneira a precaver estas situações.

Já te estou a ver, tens de trabalhar na segunda e vens no domingo á tarde/noite depois o voo é cancelado(por estas situações) e depois contactas o teu patrão avisar, e eu pergunto e se viesses na sexta, até poderias arranjar algum voo de outra companhia ou mesmo da TAP.

Sabes como se chama isto, precaver eventuais problemas, realizar as coisas com calma e não em cima do joelho

Last edited:
Amigo, fiz agora uma simulação de Porto-Paris na TAP, e tens uns 4 ou 5 voos, 2 com ligação Porto-Lisboa-Paris(Hoje e amanha), se as pessoas marcam para ultima da hora ou dia, é ignorância simples. Tão simples, se querem ir na TAP simplesmente marcavam a viagem para 2 dias antes, e não para ultima da hora, também de maneira a precaver estas situações.

Já te estou a ver, tens de trabalhar na segunda e vens no domingo á tarde/noite depois o voo é cancelado(por estas situações) e depois contactas o teu patrão avisar, e eu pergunto e se viesses na sexta, até poderias arranjar algum voo de outra companhia ou mesmo da TAP.

Sabes como se chama isto, precaver eventuais problemas, realizar as coisas com calma e não em cima do joelho

Sabes o que eu chamo a isso que escreveste? Completa ausência de conhecimento do mundo real.

Last edited:
Ontem vim de Bruxelas para Lisboa e correu bem. O voo de ligação para o Porto foi cancelado, pelo que vim de autocarro para o Porto. Tudo correu relativamente bem, mas o que continua a chatear é a falta de informação da TAP em terra. Ninguém sabia das malas nem o que fazer a seguir, nem se tinha transporte alternativo ou não, ou onde tinha de se dirigir.

Sabes o que eu chamo a isso que escreveste? Completa ausência de conhecimento do mundo real.

Tu é que deves ter ausencia de conhecimento do mundo real, mas até somos um povo que gostamos de deixar tudo para ultima. apr:)

Esta suposta greve já andava a ser anunciada ainda em Abril. No meu pensar que seria o mais sensato, fazia assim. "Se tenho que estar no dia 4 em Paris ou outro destino a trabalhar, se sei que a companhia Y está em greve, não vou marcar viagem para dia 3, que tal marcar para dia 1 ou 2, isto da-me tempo para ir noutro voo, ou ultimo caso ir para uma Low-Cost, mesmo que implique pagar mais um bocado"

Eu parto do principio que essas pessoas estão de férias. Correto?

Fazer as coisas em cima do joelho raramente dá bom resultado.

Last edited:
Concordo com o teu post. Aliás tal como a Lufthansa tem a GW como low cost, porque a TAP não fez o mesmo com a Portugalia? N vezes que os passageiros se queixam que compram bilhete para voar num Airbus e vão enfiados num Foker por ex...

Reestruturar a TAP e meter a Portugalia como low cost, no meu ponto de vista, é coisa que deveria ter sido feito à muito.... A estrutura da companhia tem gente a mais... Durante anos que empregaram familiares, malta lá que nem sabe o que faz... Aquilo reduzido a metade e funcionava.... Claro.... Agora é preciso dinheiro pra mandar o pessoal embora, coisa que não há...

Quando apareceram as Low-cost, muitas companhias aéreas não levaram a sério este nicho de mercado. Nos primeiros tempos, até os próprios passageiros desconfiavam das low-cost. Com os anos, as próprias low-cost foram adaptando as suas estruturas e ofertas para corresponder às preferências dos passageiros, assim como os passageiros viram uma oportunidade para deslocar-se a determinados destinos a preços muito acessíveis, abdicando de alguns confortos (refeições, horários, bagagens, etc...). Não é por acaso que em 15 anos, vemos um aumento de passageiros na ordem dos 30% nos vários aeroportos europeus.
Penso que a ideia da compra da Portugália passou por aí, mas estavam numa fase embrionária do mercado low-cost. Sendo a TAP uma companhia vocacionada para outros mercados, não se conseguiram adaptar. Houve mesmo uma outra tentativa com a White, mas nunca houve muita vontade. Basicamente era uma companhia do grupo a fazer concorrência à própria TAP.

Muito recentemente tivemos o caso da Emirates. Muitos concorrentes riram-se da estratégia da Emirates ao entrar no mercado Europeu. "Nunca vão ter sucesso", diziam eles em vários meios de comunicação. Mas esqueceram-se que as pessoas pagam para ter qualidade no serviço, especialmente em longo curso. Actualmente a Emirates praticamente rebenta com a concorrência em todas as rotas onde opera.
Aviões novos, qualidade muito acima da média, contratar os melhores profissionais da concorrência, e rede muito bem pensada. Sem falar no dinheiro disponível para investir....

Acerca das low cost, já voei mais apertado num a320 da tap que num a319 da easyjet.

Muitas vezes 60€ de diferença por vôo (120€) para o médio curso, para termos uma sandes que custa a ingerir e um copo de sumo? E para estarmos ainda sujeitos a greves e filmes destes?

Easyjet se faz favor.

O único contra, é o facto de na easyjet se pagar bagagem de porão, mas no meu caso, consigo colocar roupa para 1 semana sem problemas na bagagem de cabine.

Só falta a ryanair abrir mais rotas aqui em Lisboa, e uma rota para a Madeira.

Tenho voo marcado para domingo dia 10 para Londres em trabalho porque tenho uma reunião na segunda dia 11 de manhã. Queres que vá quando? No sábado e a empresa paga-me o fds em Londres incluindo hotel? A viagem foi marcada antes de haver informação da greve. Elucida-me o que queres que eu faça?

Tenho voo marcado para domingo dia 10 para Londres em trabalho porque tenho uma reunião na segunda dia 11 de manhã. Queres que vá quando? No sábado e a empresa paga-me o fds em Londres incluindo hotel? A viagem foi marcada antes de haver informação da greve. Elucida-me o que queres que eu faça?

Talvez isto, se não tiveres voo, bem que a reunião, ou é marcada para outra dia, ou não realizas.

eu sei que em certos casos foram marcados antes da greve, mas se fosse hoje a marcar no teu caso marcava para sabado.

Acerca das low cost, já voei mais apertado num a320 da tap que num a319 da easyjet.

Muitas vezes 60€ de diferença por vôo (120€) para o médio curso, para termos uma sandes que custa a ingerir e um copo de sumo? E para estarmos ainda sujeitos a greves e filmes destes?

Easyjet se faz favor.

O único contra, é o facto de na easyjet se pagar bagagem de porão, mas no meu caso, consigo colocar roupa para 1 semana sem problemas na bagagem de cabine.

Em Novembro/2014, tive de visitar um cliente na Madeira. Foi necessário reservar viagem para 4 pessoas.
Com a TAP, o preço ficava em 30% mais caro, que a viagem na Easyjet.
Diferenças:
- O vôo da Easyjet saía às 07h15. O vôo da TAP saía às 08h00.
- Tinha direito a refeição na TAP. (a tal sandes e o sumo....)

Como justificar esta diferença de preços? Não vejo outra justificação a não ser a estrutura de custos elevadíssima na TAP.
Sendo uma viagem tão pequena, fomos pela Easyjet, sem qualquer problema.

Talvez isto, se não tiveres voo, bem que a reunião, ou é marcada para outra dia, ou não realizas.

eu sei que em certos casos foram marcados antes da greve, mas se fosse hoje a marcar no teu caso marcava para sabado.

Sabado também é dia de greve. E se a pessoa com quem me vou encontrar em Londres não tiver disponibilidade? Mas agora a TAP manda no mundo? Oh pah, mesmo não sendo eu a pagar esta brincadeira digo desde já que no futuro só voarei na TAP em ultimo recurso. Estou farto!

Portanto as pessoas têm que resolver a vida consoante a.vontade da TAP certo? Ora vamos marcar uma reunião com um potencial cliente mas primeiro vamos ver se os aviões voam... Se não voam vamos pra lá uma semana antes, a empresa paga uma semana de férias e maravilha... Tens noção dos custos? Ou então vai-se de comboio ou autocarro... Tas a ver apenas uma empresa que consegue prejudicar outras? Isto é justo?

Eu fosse empresário e necessitasse viajar pela Europa em negócios, a TAP seria a última escolha, preferia ir numa low cost nem que ficasse a 100km da cidade e alugar um carro ou ir de transportes... Aliás, na EJ, principalmente no voo de e para Madrid vê-se muita gente de negócios...

Sabado também é dia de greve. E se a pessoa com quem me vou encontrar em Londres não tiver disponibilidade? Mas agora a TAP manda no mundo? Oh pah, mesmo não sendo eu a pagar esta brincadeira digo desde já que no futuro só voarei na TAP em ultimo recurso. Estou farto!

Tipo raynair.

Se fosse agora a marcar viagem para estes dias, se quisesse ir na TAP tinha de aguentar á bomboca e tentar marcar para mais cedo possivel(estas situações) mas poderia ir na raynair, easyjet.

Mas não invalida que nas outras companhias também não tenhamos problemas com voos, mas estes dias na TAP é garantido

Easyjet se faz favor.

Onde andam o raio dos likes? apr:)

Isto não é questão de patriotismo...é apenas e só (mesmo tendo em conta a fama de fazerem o contrário) serviço ao cliente. Se eu quero ir de A a B...uma viagem de curta duração...quero sair a horas...viajar em segurança...e ter um mínimo de comodidade a um preço competitivo.

Na linha da Madeira...não uso TAP faz muito...por muitas razões. E não é apenas pelo preço...
Lido com muitos turistas que chegam à Madeira...e nem imaginam as criticas à TAP....mas tendo em conta as viagens para Lisboa...ou é Easyjet ou TAP....por isso não há muita escolha.

Oxalá voasse a Ryanair.....pq para o Porto...é TAP e Transavia...

Mas não vou bater mais no ceguinho...oxalá alguém pegue nisto depois desta greve da treta e as coisas mudem...

ahahahahaah e a destruição de valor na TAP cada vez que o senhor comandante faz greve para amealhar milhares de euros? Quem é que paga? É o sindicato ou os contribuintes?

haja decoro.

A greve é feita só por esse comandante? Os outros pilotos são obrigados a fazer greve?

Haja decoro sim, em saber separar as coisas. Uma andorinha não faz a Primavera...

Claro, se eu for passar um fim de semana fora, marco a ida na sexta à noite e o regresso no sábado de manhã... Facepalm...

E se for algo mesmo muito importante vou mesmo esperar pela quinta feira correndo o risco de não conseguir voos ou horários pretendidos.

O que falas é para quem esta de férias e se pode dar ao luxo de fazer isso.

Devias ter esperado para dia 9 comprares o bilhete...

Devias ter esperado para dia 9 comprares o bilhete...

Quiçá no dia 10 pela fresquinha.. Há pessoas aqui que não devem ter noção mesmo..
Se a carreira 54 não passar à hora é um escândalo e a Carris é uma vergonha mas uma empresa que aviação com voos de milhares de kms, isso já pode falhar à vontade que a culpa é dos consumidores de serem parvos e não esperarem para ver se o piloto entra para o avião e só a seguir comprar bilhete.

Back