Tapar chaminé

mok

New member
Boa tarde,

Tenho uma lareira aberta, nestes últimos dias tem sido insuportável a quantidade de fumo que sai pela chaminé.

Quero tapar, já experimentei com um cobertor velho e uma almofada velha mas continua a vir fumo.

Experimentei um cartão com fita adesiva mas a fita adesiva não adere ao cimento com carvão.

Ah e quero algo que não seja difinitivo pois o apartamento não e meu.

Alguem tem sugestões?

Obrigado!

O acesso à cobertura é simples? Se sim, usa uma tábua ou uma chapa.

Em tempos tive um problema igual ao teu. Talhei um pedaço de esferovite à medida para tapar a saída de fumos da lareira no interior desta (não ficava visível).

O acesso à cobertura é simples? Se sim, usa uma tábua ou uma chapa.

Em tempos tive um problema igual ao teu. Talhei um pedaço de esferovite à medida para tapar a saída de fumos da lareira no interior desta (não ficava visível).

Sim e simples tanto e que ja meti la uma almofada e um cobertor que melhorou mas estes dias esta mau...

E o que usaste para unir o esforovite ao cimento?

É que aquilo ja esta tapado e mesmo assim vem fumo.

Última edição:
E o que usaste para unir o esforovite ao cimento?

É que aquilo ja esta tapado e mesmo assim vem fumo.

Nada, aquilo entrava à pressão, à justa, daí ter usado um material algo "fofo" como o esferovite. Podes tentar auxiliar com fita de calafetagem, por exemplo. Agora, cada caso é um caso, e eu estou a opinar sem saber exactamente como está a tua instalação.

Conheço quem tenha colado um grande cartão com abundante fita cola a tapar toda a boca da lareira. Ficava feio, mas era eficaz.

Compra uma lareira eléctrica das falsas...[:)]

Agora a sério, isso é problema de construção ou de saída de fumos na chaminé. Aposto nesta última.

XPS = Extruded Polystyerene = Poliestireno expandido (sendo Roofmate/Wallmate provavelmente as marcas comerciais mais conhecidas).

ClioII, nunca falhas![:D]apr:)apr:)

É isso mesmo. Na chaminé cá de casa tenho isso. Os inteligentes que a fizeram, puseram aquilo a fumar para dentro de casa. Então deixou de se usar. Está tapada em baixo com isso.
E na frente também. Imprimi um poster grande com uma lareira acessa e colei na frente disso. Tenho a lareira acessa o ano inteiro e sem fumos.[:D] mais atrás mesmo na chaminé está outro bocado de roofmate.

Hoje vou experimentar com um saco do lixo tapar a frente toda.
Fica mal mas a alternativa é não poder usar a sala e mesmo nas outras divisoes é um degredo.

Para terem uma ideia ja tenho de meter a roupa que vou usar durante a semana dentro de uma mala de viagem.

tens bom remédio vai chatear o senhorio para resolver esse problema, isso ou é problema de má construção ou a chaminé está entupida, e sendo comum, tu és o lesado sem culpa nenhuma...

agora descobri que o fumo não vem da chaminé, antes de ser tapada sei que vinha e estava convencido que ainda era de lá, mas afinal parece que estes dias vem de fora, enfim...

a roupa que estava a secar foi directamente para a máquina novamente.

irónico que andava a abrir as janelas para arejar a casa e ainda fico pior...

tanta regulação por causa do CO2 dos carros e isto anda tudo a dormir, lareiras principalmente em cidade deviam pagar imposto de CO2, ou serem proibidas enfim...

Última edição:
De volta... Começa a ficar insuportável outra vez... Para além de fumo tambem vem cheiro semelhante a refogado que me infesta o apartamento todo...

A ver se resolvo isto de vez...

Já tenho um plano.... amanha vou comprar esferovite e fita de alumínio (adere bem ao cimento)...

O esferovite arde? Ou nao ha risco?

Última edição:
claro que esferovite é altamente inflamável...

já perdeste tempo a mandar limpar a chaminé????...
Meti ja ha uns 2 anos uma almofada e um cobertor velho...

Mas a eficácia disto é muito limitada...

Reparei há 2 dias que isto não esta a isolar quse nada, as 9 da manha tinha a cada cheia de fumo... Tem dias...

Última edição:
Basicamente preciso de um material tipo esferovite mas não inflamavel.

Não va alguma "fagulha" a arder cair pela chamine...

Help!?

fechar a chaminé com cimento e tijolo... assim acaba-se os problemas todos...
Trabalho de hoje depois do trabalho!!

b139009d3d072701b65723d85bb61839.jpg
6d6aed09e625965ddaec66f18758d5fe.jpg

Voltar
Superior