Tax Free

msantos

Well-known member
Agora tenho residência fora de Portugal e do Espaço Europeu, pelo que sei no aeroporto posso pedir o reembolso de uma parte do IVA que paguei em compras efectuadas em Portugal, desde que leve comigo os artigos, alguem sabe-me dizer se é preciso alguma factura especial ou basta a factura normal de compra? Pergunto isto porque um colega meu fez compras no ECI e foi a um gabinete para lhe passarem um documento, que ele depois apresento na Portela, mas ele tambem não percebeu bem o processo, a verdade é que lhe devolveram uma percentagem boa do IVA, não foram os 23% mas penso que cerca de 14%.

Last edited:
Agora tenho residência fora de Portugal e do Espaço Europeu, pelo que sei no aeroporto posso pedir o reembolso de uma parte do IVA que paguei em compras efectuadas em Portugal, desde que leve comigo os artigos, alguem sabe-me dizer se é preciso alguma factura especial ou basta a factura normal de compra? Pergunto isto porque um colega meu fez compras no ECI e foi a um gabinete para lhe passarem um documento, que ele depois apresento na Portela, mas ele tambem não percebeu bem o processo, a verdade é que lhe devolveram uma percentagem boa do IVA, não foram os 23% mas penso que cerca de 14%.

Tens de pedir nas lojas onde compras os itens. E depois ficas na fila na Portela... Vai com tempo.

E nao é Duty Free é Tax Free:

http://www.ana.pt/pt-PT/Aeroportos/...eembolso-de-IVA/Paginas/Reembolso-de-IVA.aspx

Tens aqui os passos: http://www.ana.pt/pt-PT/Aeroportos/...-Reembolso/Paginas/Processo-de-Reembolso.aspx

Tens de trazer da LOja o formulário de reembolso de iva.

E como diz no 1º link eles n devolvem 23% do valor das compras.... Pq o IVA não são 23% do valor final...

Eles devolvem o iva que corresponde a 18,7% do valor final.

Last edited:
Tens de pedir nas lojas onde compras os itens. E depois ficas na fila na Portela... Vai com tempo.

E nao é Duty Free é Tax Free:

Porto > Compras e Lazer > Reembolso de IVA > Reembolso-de-IVA

Obrigado pela ajuda, tens toda a razão é tax free, fiz confusão, então tem que ser mesmo um documento diferente da factura normal...fiz uma compra online e agora queria aproveitar este desconto mas já estou a ver que não vou ser capaz.
Vou tentar mudar o titulo.

E como diz no 1º link eles n devolvem 23% do valor das compras.... Pq o IVA não são 23% do valor final...

Eles devolvem o iva que corresponde a 18,7% do valor final.

É uma boa forma de ver as coisas. Se toda a gente pensasse um bocadinho, nem era preciso eles dizerem que o IVA corresponde a 18.7% do PVP. Bastava dividir o valor por 1.23 e bingo - preço sem IVA.
Isto faz-me lembrar de um amigo que tinha um restaurante e dizia que se comprasse um vinho de 10 euros por 4, tinha um desconto de mais de 100%. E para conseguir convencê-lo que era impossível ter um desconto de mais de 100%, porque isso não existe? [:D]

Quanto ao tópico, deixa-me só acrescentar que pelo menos no Porto recebes o dinheiro numa casa de câmbios, e ainda ficas a arder a comissão, que nem é assim tão insignificante. Ou seja, se fizeres este processo para um valor pequeno, quase nem compensa o trabalho. Qualquer coisa abaixo dos 100 Euros de PVP é esquecer, na minha opiniao.

É uma boa forma de ver as coisas. Se toda a gente pensasse um bocadinho, nem era preciso eles dizerem que o IVA corresponde a 18.7% do PVP. Bastava dividir o valor por 1.23 e bingo - preço sem IVA.
Isto faz-me lembrar de um amigo que tinha um restaurante e dizia que se comprasse um vinho de 10 euros por 4, tinha um desconto de mais de 100%. E para conseguir convencê-lo que era impossível ter um desconto de mais de 100%, porque isso não existe? [:D]

Quanto ao tópico, deixa-me só acrescentar que pelo menos no Porto recebes o dinheiro numa casa de câmbios, e ainda ficas a arder a comissão, que nem é assim tão insignificante. Ou seja, se fizeres este processo para um valor pequeno, quase nem compensa o trabalho. Qualquer coisa abaixo dos 100 Euros de PVP é esquecer, na minha opiniao.

Essas contas do IVA não me fazem confusão, eu até pensava que cobravam mais alguma taxa, pois o valor de desconto final que o meu colega me falou foi de 14%, mas talvez ele tenha feito mal as contas.

Essas contas do IVA não me fazem confusão, eu até pensava que cobravam mais alguma taxa, pois o valor de desconto final que o meu colega me falou foi de 14%, mas talvez ele tenha feito mal as contas.

Não, ele deve ter feito as contas com o valor que realmente recebeu, depois da comissão. É provável que sejam mesmo os tais 14% [;)]

Não, ele deve ter feito as contas com o valor que realmente recebeu, depois da comissão. É provável que sejam mesmo os tais 14% [;)]

Assim faz sentido! Já mandei um email à Worten para saber se numa loja passam a declaração do Tax free de uma compra feita on-line, vamos ver qual é a resposta.

Como foi dito é preciso que a loja faça um formulário (onde são preenchidos os dados do cliente e os itens comprados) para ser entregue depois junto com a fatura nos aeroportos.

Acho que depende da loja, mas normalmente são precisas compras num valor superior a 62€ para se ter direito ao Tax Free.

O reembolso diz respeito a uma tabela que estipula o valor a receber no intervalo do valor das compras que fizeste, mas corresponde a +/- cerca de 12%. Podendo ser este recebido logo em dinheiro ou debitado no cartão.

Normalmente há quem se queixe das imensas filas no aeroporto para este balcão, 109 em Lisboa, mas é uma questão de ver se compensa. Uns pedem para ver as compras, outros ao dizer que já vai na mala de porão, deixam passar assim..

Nem todas as lojas têm acordo com o tax-free. E existem três empresas a trabalhar nisso, a global blue, a innova e a premier tax free. E as taxas variam com cada uma. No caso da Inova, a taxa de iva a devolver depende do valor da compra, ou seja, quando maior a compra mais iva devolvem. Mas atenção, eles não devolvem o iva todo, a empresa inova, global blue etc cobra uma taxa pelo serviço. E no caso da inova, a compra tem de ser superior a 61,35€.

Last edited:
A compra foi superior a 400€, por isso compensa e ainda estou a pensar comprar mais umas coisas de electronica, mas se nem todas as empresas fazem isso do tax free é capaz de ser complicado, alguem sabe se a Worten faz?
Para as proximas compras estou a ver que tenho que ir ao El Corte Inglês.

Back