Tecnologia e ciência-O Tópico

Mira, a Estrela Maravilhosa

A «Estrela Maravilhosa», Mira em latim, foi nomeada por Johannes Hevelius, em 1642, devido a variações no seu brilho. Desde que foi descoberta pelo astrónomo alemão David Fabricuis em 1596, esta estrela variável com um período de aproximadamente 330 dias intriga os astrónomos e não só por se mover a uma velocidade maior, a 130 quilómetros por segundo, que outras gigantes vermelhas.

Na realidade, a Estrela Maravilhosa é um sistema binário de estrelas (duas estrelas que orbitam em torno de um centro de massa comum ) na Constelação da Baleia designado Mira AB. Neste sistema binário - constituído pelas estrelas Mira A (uma gigante vermelha) e, a uma distância de cerca de 9 mil milhões de quilómetros, a Mira B (que se pensava ser uma anã branca mas actualmente alguns consideram uma estrela da classe K) - há indícios que sugerem que a Mira B, para além de capturar material do vento estelar da sua companheira, pode estar a capturar material directamente da Mira A para o seu disco de acreção.

Na Nature de 16 de Agosto, no artigo «A turbulent wake as a tracer of 30,000 years of Mira’s mass loss history,» são apresentados detalhes de mais uma faceta surpreendente da Mira, revelada na véspera num press release do Caltech e numa entrevista colectiva em que participaram o principal cientista do Galex, Christopher Martin, Mark Seibert do Ob*ser*va*tório do Car*ne*gie In*sti*tu*tion of Wash*ing*ton em Pasadena, e Michael Shara do American Museum of Natural History.

O telescópio orbital Galaxy Evolution Explorer (Galex) da NASA descobriu um rasto extraordinariamente longo, parecido com o de um cometa, na Mira A. Como explica Mark Seibert «Este é um fenómeno completamente novo para nós, e ainda estamos no processo de perceber a física envolvida».

Uma estrela quando caminha para a morte, deixa atrás de si a semente para a vida, inclusive para nós, que somos matéria das estrelas. Mas nunca se tinha detectado uma «sementeira» de dimensões tão grandes, uma cauda espectacular com cerca de 13 anos-luz de comprimento (cerca de 20 mil vezes a distância entre Plutão e o Sol), que permanecera invísivel por fluorescer (emitir luz) no ultra-violeta.

Os cientistas envolvidos referem que «é simplesmente incrível descobrir uma característica tão importante de um objecto que se conhece e foi estudado desde há 400 anos» e «nunca se viu algo similar em torno de uma estrela». Nas palavras de Christopher Martin, «Fiquei impressionado quando vi uma cauda tão inesperada quanto enorme, numa estrela tão conhecida».

Os astrónomos consideram que a cauda de Mira oferece uma oportunidade única para o estudo da morte de estrelas como o nosso Sol e da forma como semeiam novos sistemas solares. Desde há 30 mil anos que de dez em dez anos Mira dissemina no espaço interestelar o equivalente à massa da Terra. Mira é a primeira estrela que permitiu a observação deste tipo de sementeiras de matéria, mas ela não deve ser a única, segundo Michael Shara:

«Deve haver muitos outros objectos desse tipo na nossa galáxia, e Mira dá também uma ideia de como o nosso Sol vai ser daqui a cinco biliões de anos, quando chegar ao final do seu ciclo de vida»

Tal como é observado no artigo da Nature, «Depois de 400 anos de estudo, Mira continua a maravilhar».

http://dererummundi.blogspot.com/2007/08/mira-estrela-maravilhosa.html

QinetiQ signs five-year X-Net production contract with US military

1x1.gif

xnet_idiq.Par.0002.Image.newsthumb.gif
1x1.gif
QinetiQ's X-Net in operation

The British invention that brings automotive vehicles quickly and safely to a standstill

QinetiQ has secured a five-year Indefinite Duration, Indefinite Quantity (IDIQ) contract with the US Military, for the supply of QinetiQ’s Vehicle Lightweight Arresting Device (VLAD), the US military designation for the X-Net® system.

The base contract has the potential to supply up to 2,000 X-Net® units per year, plus training variants. The first firm orders for deployable and training nets, worth in the order of $9.2m, have already been placed and other X-Net® based prototype solutions may transition into the IDIQ in the near future. These new developments should help improve operator safety from the hazards caused by Vehicle Borne Improvised Explosive Devices (VBIEDs).

QinetiQ’s X-Net® is a man-portable spike and net system that when deployed in a vehicle’s path, will bring a range of vehicles to a complete and safe standstill, typically within 75 metres, irrespective of whether the vehicle is equipped with either standard or run flat tyres.

Vehicle ‘arresting’ has become a key operational capability for military peacekeeping operations. With the ever present asymmetric threat, QinetiQ’s X-Net® system is already being used to establish vehicle checkpoints to protect against suspect vehicles and suicide bombers.

“Securing this contract represents a significant milestone for QinetiQ,” said Fiona Lewinton, MD of QinetiQ’s Land Division. “Non-lethal equipment such as X-Net® provides an intermediate solution between the soldiers ‘shouting’ and ‘shooting’, particularly with the increased threat from vehicle borne explosive devices. This contracting arrangement will be a low-burden contracting vehicle and importantly it will enable several future X-Net® products to rapidly get into the hands of the user.”

“Of equal importance is the fact that X-Net® stops the vehicle without harming its occupants or damaging the vehicle. The driver and passengers remain completely unharmed and any attempts to drive back and forth are thwarted by the net.”

X-Net® is a British invention that was originally developed for the UK military and is now sold worldwide to police and security forces. Traditional roadside arresting systems typically use hollow spikes, but have limitations in that they only puncture the vehicles tyres and do not rapidly arrest the vehicle.

http://www.qinetiq.com/home/newsroom/news_releases_homepage/2006/4th_quarter/xnet_idiq.html
Basicamente é uma rede utilizada para parar viaturas em fuga, utilizada pelas forças armadas Americanas e por forças policiais, ideal para bloquear imediatamente viaturas em fuga dentro de cidades, sem haver o risco de causar danos em terceiros (peões, outras viaturas e eventualmente estabelecimentos comerciais).

Podem ver a imagem de cima em tamanho maior aqui

Custa um bocado a engolir a ideia que uam estrela viaja a 130 kilometros por segundo, mas pronto :sh)

Se considerares que

AUNCH

The Apollo 11 spacecraft was launched from Cape Canaveral, Florida on Wednesday, July 16, 1969.

It accelerated to a speed of 25,000 miles per hour in order to "escape" the Earth's gravity.

The Apollo 11 spacecraft then separated into the Lunar Module and the Command Module. Armstrong and Aldrin descended to the Moon's surface in the Lunar Module. Michael Collins remained in the Command Module.

Apollo 11

Considerando que precisou de sair gravidade da terra para entrar em órbita, tens uma velocidade de 40.230 kms/h.

Agora vê como será em orbita sem gravidade.

[;)]

:confused: As estrelas não estão pregadas no céu :confused:.

Não fazia ideia que as teorias de Copérnico ainda influenciavam as pessoas :sh).

Também tens que aprender a ler melhor. Eu disse que as estrelas estavam pregadas ao céu? disse que elas estavam paradas? lê lá o meu post outra vez e com calma e atenção.

:sh) :sh) :sh) :sh) :sh) :sh)

Também tens que aprender a ler melhor. Eu disse que as estrelas estavam pregadas ao céu? disse que elas estavam paradas? lê lá o meu post outra vez e com calma e atenção.

:sh) :sh) :sh) :sh) :sh) :sh)
Eu as vezes tb não me consigo fazer entender no que escrevo e interpretei esta expressão como um "pôr em causa" a mobilidade das estrelas:
Custa um bocado a engolir a ideia que uma estrela viaja a 130 kilometros por segundo, mas pronto :sh)
Pelos vistos não andava muito longe

O problema é que é dificil de acreditar (embora acredite). E de 28 para 130 ainda é alguma coisa...
Tens um bom principio que é o teu espírito critico, que é bastante saudável e de louvar um pouco acima do que é habitual.

Apesar de achar pouco vulgar esta dificuldade, depois de tudo o nos ensinam na escola e principalmente pela variedade de informação actualmente à disposição

Pois...e será que tudo o que nos ensinam na escola é verdade? será que já fomos mesmo á lua? enquanto muitas pessoas já teem a certeza disso, eu não tenho. Há provas que contrariam essas certezas. Temos que estar abertos a tudo e não aceitar tudo o que vem ter conosco.

Lembram-se quando este video:

http://youtube.com/watch?v=jQRCmko5cR0

Deu na televisão portuguesa? muitas pessoas pensaram que era verdade...uns anos mais tarde veio-se a saber que era tudo uma treta.

Além disso eu acredito que a estrela possa viajar a essa tal velocidade...mas como já disse, é dificil de acreditar.

No tempo que demoro a escrever esta linha, ela terá viajado cerca de 780 km.

Última edição:
Pois...e será que tudo o que nos ensinam na escola é verdade? será que já fomos mesmo á lua? enquanto muitas pessoas já teem a certeza disso, eu não tenho. Há provas que contrariam essas certezas. Temos que estar abertos a tudo e não aceitar tudo o que vem ter conosco.

Não há rpvas nenhumas de que o homem não esteve na lua[8b][8b]
São teorias da conspiração completamente estupidas...

Para o mundo acreditar que o homem lá foi não bastou os americanos dizerem que foram, foi preciso provar...

e nessa época quer os russo quer os chineses seriam os primeiros a desmentir, e a provar qualquer fraude ocorrida a esse respeito..

Quer os telescópios russos e chineses entre outros, quer radiotelescópios, quer a localização das mensagens de radio emitidas nesses dias, provam que efectivamente os americanos lá estiveram... quer os chineses quer os russos tem registo documental inequivoco da presença do homem na lua..

Temos igualmente amostras de solo, recolhidas na lua...

nunca foi posto em causa esta presença pelos principais opositores dos estados unidos, mas muito provavelmente também não acreditas nesta informação, e vais considerar mais uma "prova" de uma ainda maior teoria conspiratória obscura com finalidade ainda por desvendar..

Não há rpvas nenhumas de que o homem não esteve na lua[8b][8b]
São teorias da conspiração completamente estupidas...

Para o mundo acreditar que o homem lá foi não bastou os americanos dizerem que foram, foi preciso provar...

e nessa época quer os russo quer os chineses seriam os primeiros a desmentir, e a provar qualquer fraude ocorrida a esse respeito..

Quer os telescópios russos e chineses entre outros, quer radiotelescópios, quer a localização das mensagens de radio emitidas nesses dias, provam que efectivamente os americanos lá estiveram... quer os chineses quer os russos tem registo documental inequivoco da presença do homem na lua..

Temos igualmente amostras de solo, recolhidas na lua...

nunca foi posto em causa esta presença pelos principais opositores dos estados unidos, mas muito provavelmente também não acreditas nesta informação, e vais considerar mais uma "prova" de uma ainda maior teoria conspiratória obscura com finalidade ainda por desvendar..

Bem, tens que te informar melhor. O homem pode já ter ido á lua, mas há muitas teorias de que o homem nunca lá esteve. Deu inclusive um programa de 1 hora e tal no discovery channel sobre isso.

Tens sites como http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm e http://www.afraudedoseculo.com.br/ que também mostram provas em contrário. Há inclusive um tópico aqui no auto hoje com dezenas e dezenas de posts sobre isso.

O pai da teoria de que o homem nunca pisou na Lua é o americano Bill Kaysing e aqui tens mais um site sobre isso:

http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

Algumas pistas:

1 - Existem diversas fotos com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz deveria vir do Sol.
2 - Fotos com diferentes tamanhos da Terra, vista da Lua, evidenciando montagens desproporcionais.
3 - Existem milhares de fotos com penumbra, sendo que é impossível haver penumbra na Lua pela ausência da atmosfera.
4 - Faltam as estrelas no fundo de todas as fotos. Com a ausência da atmosfera, as estrelas tornam-se ainda mais reluzentes.
5 - Nas fotos e vídeos, a bandeira dos EUA fica tremulando ao vento. Só que, não existe vento na Lua porque lá não há atmosfera.
6 - Em centenas de fotos, vê-se as pegadas dos astronautas na Lua. Mas, sem oxigênio e umidade, é complicado que haja a formação de pegadas.
7 - Embaixo de um dos pés do Módulo Lunar, há indícios de alguém ter levado um montinho de terra para o pé não ficar no ar.
8 - Pelo que se vê nas fotos, não houve pouso do Módulo Lunar. Ele teria sido colocado delicadamente lá. Não há marcas dos propulsores da nave.
9 - No mesmo lugar onde o pé do astronauta cria uma profunda pegada na superfície lunar, o pé do módulo lunar se mostra muito delicado na superfície da Lua, sem causar qualquer estrago.
10 - Pelo tamanho do Módulo Lunar, dificilmente existiria nele combustível suficiente para colocá-lo em órbita.
11 - Não existem, até hoje, filmes fotográficos que resistam à enorme variação de temperatura na Lua.
12 - Em 1969, os astronautas conversavam, da Lua, com a NASA, na Terra, em tempo real. Esta tecnologia não existe até hoje.
13 - A radiação solar incidente na Lua, sem atmosfera, é mortal para qualquer ser humano.
14 - Dificilmente existiriam roupas espaciais, na época, que resistissem às enormes variações de temperaturas da Lua (-153ºC a +107ºC).
15 - Dificilmente existiriam roupas espaciais, na época, que resistissem à ausência da pressão atmosférica na Lua.
16 - Extrema semelhança do ambiente das fotos "da Lua" com o Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.
17 - Evidência de Stanley Kubrick na NASA, que teria a auxiliado na criação dos efeitos especiais utilizados na fraude.
18 - O homem só teria ido à Lua por seis vezes, exatamente durante a gestão de Richard Nixon, num prazo de três anos. Após isso, nunca mais o homem teria voltado à Lua.
19 - Richard Nixon, envolvido em falcatruas que mancharam a imagem dos Estados Unidos, foi o principal articulador do escandaloso Caso Watergate, o qual culminou em sua renúncia durante o primeiro processo de impeachment estadunidense. Sua história o condena.
20 - Evidência de manipulação na foto do "Jogo dos 7 erros" mostra várias cruzes distorcidas, mas tais cruzes não poderiam estar distorcidas nem mesmo por lentes objetivas, que ficam do lado externo da câmera, já que essas cruzes fazem parte de um recurso interno do equipamento.

Última edição:
Bem, tens que te informar melhor. O homem pode já ter ido á lua, mas há muitas teorias de que o homem nunca lá esteve. Deu inclusive um programa de 1 hora e tal no discovery channel sobre isso.

Tens sites como http://www.afraudedoseculo.com.br/ que também mostram provas em contrário. Há inclusive um tópico aqui no auto hoje com dezenas e dezenas de posts sobre isso.

O pai da teoria de que o homem nunca pisou na Lua é o americano Bill Kaysing e aqui tens mais um site sobre isso:

http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

nada do que esses sites apresentam são provas...

Todas elas foram desmentidas, desacreditadas e demonstradas por equipas independentes de diversas universidades...

Vou colocar aqui os vídeos das demonstrações...

Ao contrario, ninguém conseguio desacreditar até hoje as fotos tiradas pelos telescópicos russos e chineses, as gravações das comunicações dos astronautas e a localização da fonte das mesmas...

Todas as teorias são esacreditadas quando são apresentados FACTOS que as contradizem...
Contra FACTOS não há argumentos, e quando há argumentos são uma perda de tempo...

e a bandeira ao vento? e as varias sombras e por ai a fora?

Tudo explicadinho...[;)]
estou a procurar os vídeos...

De qualquer modo a bandeira, tinha astes flexíveis transversais que a seguravam de lado, alem de que a gravidade da lua é muito menor que a terrestre, pelo que a combinação de efeitos leva a apresentar o comportamento que tem...

Quanto ao movimento ondulante, não esquecer que o atrito é igualmente muito menor na lua, devida á falta de atmosfera, pelo que qualquer objecto em movimento permanece em movimento até sofrer a acção de uma força que o altere...[:cool:]

A questão não é acreditar cegamente, mas como referi, há actualmente tantas fontes de informação onde podemos complementar ou refutar a formação recebida [;)].

Tb reparei que tens um gosto especial pelo insólito e teorias de conspiração, isso pode ser bastante bom se souberes filtrar os factos, a maioria dos autores desse tipo de teorias são pessoas com pouca formação ou com problemas de interpretação que ouvem algo pela metade e depois usam a imaginação para completar a informação em falta (quantos colegas de escola não te fizeram rir com a sua interpretação da matéria).

Acho que já referi por aqui uma historia que me aconteceu na escola em que a prof pergunta como tb era conhecida a vitamina C e eu respondo meio ensonado (aulas de manhã [:p]), que era o acido acetilsalicílico :sh), mas o mais engraçado é que só eu e a prof é que reparamos no meu erro (acabou por criar uma certa cumplicidade e amizade pela graça), o resto da turma atirou as bocas do costume, ou felicitou-me e isto é algo bastante simples direi mesmo que o meu erro foi bastante primário.

Espírito critico qb é essencial e muito útil, ouvir ou ler com atenção tb [;)].

A questão não é acreditar cegamente, mas como referi, há actualmente tantas fontes de informação onde podemos complementar ou refutar a formação recebida [;)].

Tb reparei que tens um gosto especial pelo insólito e teorias de conspiração, isso pode ser bastante bom se souberes filtrar os factos, a maioria dos autores desse tipo de teorias são pessoas com pouca formação ou com problemas de interpretação que ouvem algo pela metade e depois usam a imaginação para completar a informação em falta (quantos colegas de escola não te fizeram rir com a sua interpretação da matéria).

Acho que já referi por aqui uma historia que me aconteceu na escola em que a prof pergunta como tb era conhecida a vitamina C e eu respondo meio ensonado (aulas de manhã [:p]), que era o acido acetilsalicílico :sh), mas o mais engraçado é que só eu e a prof é que reparamos no meu erro (acabou por criar uma certa cumplicidade e amizade pela graça), o resto da turma atirou as bocas do costume, ou felicitou-me e isto é algo bastante simples direi mesmo que o meu erro foi bastante primário.

Espírito critico qb é essencial e muito útil, ouvir ou ler com atenção tb [;)].

:sh) :sh) :sh) ao menos não passaste vergonha...
Podias dizer as maiores barbaridades que ficavas sempre bem na fotografia...mas tb acido ascorbico é parecido com acetilsalicílico. e se for a aspirina vitamina C então era metade verdade...

Voltar
Superior