temperatura c3

pmml

New member
boas malta.
Comprei recentemente, um C3 hdi de 2002. Acontece que o indicador da temperatura normalmente apenas tem um risco, às vezes sobe para os 2, mas depois volta só a um risco.Quantos riscos acendem normalmente? tenho a sensação que o sensor possa não esteja bom, e que que por sua vez não faça accionar a ventoinha para arrefecer o circuito.

Parece-me que isso será o termostato avariado (aberto). A ventoinha só liga quando o circuito está aberto e a temperatura atinge um valor mais "crítico". Como o motor não chega a aquecer, a ventoínha não ligará.

O termostato costuma ser barato e a sua troca uma operação relativamente simples. Ter em conta que provavelmente depois será preciso acrescentar um pouco de anti-congelante...

Também pode ser o termostato avariado na posição aberta. Dessa forma o motor não atinge a temperatura normal, visto que o liquido está sempre a passar no radiador frontal.

o termostato tem alguma coisa a ver com o sensor da temperatura? ou são peças distintas?

São peças distintas, mas relacionadas na sua função, pelo que o problema pode ser de qualquer uma delas, ou das duas ao mesmo tempo (menos provável).

O termostato é uma válvula mecânica programada para abrir a determinada temperatura. O sensor, é como o nome indica.

E em termos de traços, algum de vós sabe quantos traços é normal acenderem no c3?

Estive de volta do carro e andei a tentar ver se encontrava o sensor da temperatura, pois pelo que vi não é coisa cara. Mas não o achei. Ainda ponderava fazer uma reparação caseira, mas agora com a hipótese do termostato, talvez seja melhor ser visto por um mecânico.

boa tarde aproveito para fazer uma pergunta em relacao ao sensor de temperatura..tenho um astra g que de manha fica com o relanti muito baixo quase a morrer,levei-o ao electrecista que o ligou na maquina,nao acusou erro nenhum,limpou a borboleta e disse para ver como o carro se comporta,esta na mesma..se fosse o sensor de temperatura teria acusado erro na maquina......:confused:

Acho que muitos mecânicos actualmente andam a dar muita importância "à máquina" e esquecem-se como fazer um diagnóstico em condições.

O sensor de temperatura pode efectivamente provocar ralenti instável a frio, basta dar um valor errado, como se o motor já estivesse quente.

Isto já me aconteceu num Clio 1.2. Após ligar o motor, nos primeiros 20 segundos tinha de dar uns toques no acelerador, senão ia-se abaixo.

Last edited:
passei no outro dia pelo mecanico.
Depois de puxar por ele, o carro acendeu a 3 riscas. A ventoinha disparou, a seguir fui dar uma voltinha e voltou a acender apenas 2. Parecia tudo normal. Já nem me preocupo mais.
Neste dias tem andado entre 1 a 2. Mas mais tempo com 1 do que com 2. Ontem deitava ar quente da soufage, sem ela estar ligada, um tempo depois começou a deitar ar à tempertura ambiente. Carros!!![8b]

passei no outro dia pelo mecanico.
Depois de puxar por ele, o carro acendeu a 3 riscas. A ventoinha disparou, a seguir fui dar uma voltinha e voltou a acender apenas 2. Parecia tudo normal. Já nem me preocupo mais.
Neste dias tem andado entre 1 a 2. Mas mais tempo com 1 do que com 2. Ontem deitava ar quente da soufage, sem ela estar ligada, um tempo depois começou a deitar ar à tempertura ambiente. Carros!!![8b]

O termostato está avariado.

Estás a gastar mais combustivel, e a diminuir a duração do oleo e do motor em si.

Back