Tensão no Irão

WildChild

Well-known member
Eu encaro o que está a acontecer no Irão como uma das crises internas mais graves desde que foi implementada a republica islâmica. Da forma como isto está a correr, pode ser uma versão de queda do muro de Berlim no Médio Oriente e acho que a comunicação social ainda não percebeu isso.

Espero que seja desta que o regime cai.

No Séc XXI não há desculpa para ainda existirem teocracias. Muito menos as sanguinárias como no Irão. A comunidade Internacional não deveria tolerar regimes destes.

Tudo vai depender da vontade do Trump.

Eu tenho mixed feelings em relação ao Irão.

Por um lado concordo que é um regime mau e duro mas por outro lado eu tenho muitas dúvidas que o povo queira voltar aos tempos da monarquia até porque as imagens que se vê por aí em vídeos de propaganda contra este regime só mostram a elite desses tempos e não a verdadeira vida do povo da altura. Houve uma revolução porque a monarquia era terrível para o povo.

O Irão não é a Venezuela, é um país do outro lado do Mundo e com 10 vezes mais habitantes e uma geografia muito complicada.

O Irão é um assunto muito complexo.

Mas a intervir o Trump tem de fazer como fez no verão, com o mínimo de vítimas possível e de forma rápida mas também tenho dúvidas que isso seja suficiente para derrubar o regime.

O Irão é um ninho de vespas bem pior do que a Ucrânia e é um país dez vezes mais complexo do que o Afeganistão ou o Iraque.

era suposto o exército servir o povo e a nação, e não ditadores dos seus país que só desejam poder

pelo menos já não existe o Maduro

Tudo vai depender da vontade do Trump.

Eu tenho mixed feelings em relação ao Irão.

Por um lado concordo que é um regime mau e duro mas por outro lado eu tenho muitas dúvidas que o povo queira voltar aos tempos da monarquia até porque as imagens que se vê por aí em vídeos de propaganda contra este regime só mostram a elite desses tempos e não a verdadeira vida do povo da altura. Houve uma revolução porque a monarquia era terrível para o povo.

O Irão não é a Venezuela, é um país do outro lado do Mundo e com 10 vezes mais habitantes e uma geografia muito complicada.

O Irão é um assunto muito complexo.

Mas a intervir o Trump tem de fazer como fez no verão, com o mínimo de vítimas possível e de forma rápida mas também tenho dúvidas que isso seja suficiente para derrubar o regime.

O Irão é um ninho de vespas bem pior do que a Ucrânia e é um país dez vezes mais complexo do que o Afeganistão ou o Iraque.

Não digas asneiras. O Irão vivia uma cultura ocidental, com liberdade e bem-estar do povo. Não tem nada a ver com ser ou deixar de ser monarquia.

Não digas asneiras. O Irão vivia uma cultura ocidental, com liberdade e bem-estar do povo. Não tem nada a ver com ser ou deixar de ser monarquia.

Segundo muitos Iranianos isso não é verdade.

Mas enfim, eu não vivia lá tu também não.

O que é certo é que houve uma revolução que acabou com a monarquia e quando assim é é porque o povo está descontente.

O regime actual é mau mas não é um Afeganistão nem nada que se pareça, o Irão dentro do contexto das ditaduras islâmicas até é mais ou menos livre, repito dentro do contexto daquela região/cultura.

Pelo menos as mulheres parecem ser mais livres no Irão do que numa Arábia Saudita, Oman, Argélia ou Egipto.

O Irão vivia uma cultura ocidental, com liberdade e bem-estar do povo.

Também não era assim tão idílico, mas era melhor que agora.

Mas não me parece que os Iranianos queiram voltar à Monarquia absolutista, acho que eles querem mesmo uma democracia de estilo ocidental.

Também não era assim tão idílico, mas era melhor que agora.

Mas não me parece que os Iranianos queiram voltar à Monarquia absolutista, acho que eles querem mesmo uma democracia de estilo ocidental.

Não acho que queiram uma democracia estilo Ociental, talvez os mais jovens sim mas não a generalidade da população.

O que eles querem deve ser um regime do género do Azerbeijão ou da Turquia.

Um país de maioria islâmica nunca será ocidentalizado. Nós pensamos que sim mas não. Eles são muito conservadores em termos de valores sociais e nunca vão aceitar coisas como a banalização da homossexualidade ou a emancipação total da mulher.

Querem ser livres sim mas não no estilo do Ocidente que eles consideram que é demasiado livre e promiscuo.

No fundo, nestes países a mentalidade é semelhante aos votantes do Chega em termos de valores sociais.

Last edited:

O que é certo é que houve uma revolução que acabou com a monarquia e quando assim é é porque o povo está descontente.

Mas a revolução islâmica não foi perpetrada pelo povo! [:)][:)]

É quase certo que os EUA vão intervir:

"Alguns soldados da maior base militar dos Estados Unidos no Médio Oriente receberam ordens para deixar o local. A informação foi avançada por fontes diplomáticas a agências internacionais esta quarta-feira, numa altura em que a Administração de Donald Trump tem vindo a considerar tomar medidas contra o Irão.

Segundo as fontes, a ordem para que os militares deixem a Base Aérea de Al-Udeid, no Catar, surge como “precaução”, dada a atual tensão nessa região. Esta base tem cerca de 10.000 soldados americanos.

O Catar afirmou entretanto que foram tomadas medidas preventivas na base aérea, incluindo a partida de alguns funcionários, devido ao aumento das tensões regionais, de acordo com o Gabinete de Imprensa Internacional.

Segundo o Governo catari, as medidas fazem parte de esforços mais amplos para salvaguardar a segurança dos cidadãos e residentes e proteger infraestruturas críticas e instalações militares.

O Irão veio já alertar que é capaz de "retaliar" contra um eventual ataque americano, lembrando os seus ataques de junho no Catar. O aviso foi feito por um conselheiro da líder supremo Ali Khamenei.

Ali Shamkhani escreveu na rede social X que Donald Trump deve lembrar-se do ataque contra a base de Al-Udeid em junho, que provou "a vontade e a capacidade do Irão de retaliar contra qualquer ataque"."

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/t...-se-retirem-de-base-militar-no-catar_n1710207

É quase certo que os EUA vão intervir:
....

Num programa o Nuno Rogeiro explicou a razão, as bases estão dentro das grandes cidades, era impossível não haver muitas baixas civis, e depois são vários grupos de segurança do estado tipo pide, mais do que 1, e o exército

Num programa o Nuno Rogeiro explicou a razão, as bases estão dentro das grandes cidades, era impossível não haver muitas baixas civis, e depois são vários grupos de segurança do estado tipo pide, mais do que 1, e o exército

Não se pode levar muito a sério o que o rogeiro diz porque ele é pago para espalhar propaganda israelita.

Mas a revolução islâmica não foi perpetrada pelo povo! [:)][:)]

Se aconteceu uma revolução foi porque o povo estava descontente. Podes é dizer que o povo também não queria uma teocracia mas para acontecer uma revolução tem de haver apoio do povo.

Essas imagens que se vê desses tempos são propaganda, tal como as imagens da mesma altura do estado novo em Portugal. Aquilo mostra uma pequena minoria que tinha uma boa vida mas a generalidade da população do país real vivia na miséria e em grandes dificuldades.

parece que a intervenção dos USA está iminente e não passa desta noite.

ora, isto é importantíssimo por 3 razões:

- a libertação do Povo iraniano de décadas de opressão pelo fundamentalismo islâmico;

- mais um aliado da Rússia e China a cair;

- a esquerda tuga amanhã em completa histeria.

- a libertação do Povo iraniano de décadas de opressão pelo fundamentalismo islâmico;

Pois mas acho que não vai ser tão fácil como na Venezuela. O Irão é talvez o país mais complexo do Médio Oriente.

Destaco particularmente esta última! [:)][:)][:)]

O regime actual é mau mas não é um Afeganistão nem nada que se pareça, o Irão dentro do contexto das ditaduras islâmicas até é mais ou menos livre, repito dentro do contexto daquela região/cultura.

Pelo menos as mulheres parecem ser mais livres no Irão do que numa Arábia Saudita, Oman, Argélia ou Egipto.

Teerão era apelidada de Paris do Médio Oriente há uns anos...
Os jovens do Irão querem ser ocidentais! O regime vai cair mais dia menos dia!

Back