Tentativa de burla?!?

Tertuliano

New member
Bom dia ao fórum.
Não sei se é este o lugar certo, mas cá vai:
Estou a vender um automóvel e coloquei um anúncio nos principais sites de vendas.
Em resposta, recebi, entre outos, mensagens e telefonemas de três ou quatro indivíduos com comportamentos muito estranhos.
Basicamente, não perguntam nada de pormenorizado sobre o carro (apenas se o motor funciona, se está registado em meu nome e se existem penhoras), nem negoceiam o valor (um até me ofereceu mais €250,00).
Até aqui, na perspectiva do burlão, faz sentido: como não vai pagar, não importa o preço, nem o estado, apenas se é meu (para o poder transmitir livremente ao burlão).

O que eu não percebo mesmo é a insistência que mostraram para que eu "tirasse o anúncio e mandasse print a provar".

Qual o interesse em que eu retire o anúncio? Têm um igual à venda e não querem "concorrência"? E dão-se a este trabalho?
Há aqui algo que me escapa.
Opiniões?

Faço notar que um destes indivíduos se deu ao luxo de me enviar uma foto do cartão de cidadão (frente e verso), sem que eu sequer pedisse.

Burla do intermediário, querem que tires o anúncio porque eles vão "vender" o teu carro.

Ou seja, a tua opinião é que não vai comprar o carro (nisso não há dúvida nenhuma).
Vai, sim, junto de outros, fazer-se passar por proprietário do mesmo, fingir que está a vender a viatura e tentar sacar algum dinheiro a possíveis interessados.
É isso?

Após pesquisar pelo que me disseram, confirmo que o esquema seria a "burla do intermediário".

Basicamente, o burlão começou por usar as fotografias do meu anúncio para fazer um anúncio igual, mas a preço muito reduzido.
Depois, ia arranjar e trazer até mim um comprador de boa fé, a quem prometeu vender o carro por aquele preço inferior.
Antes do encontro, diria, a mim, diz que o comprador é um amigo (já me tinha dito isto). Ao comprador, diria que o amigo dele sou eu.
Pretendia conseguir que o comprador de boa fé transferisse o dinheiro do preço para ele. Depois ia embora.
No final, o comprador perdia o dinheiro.

Voltar
Superior