Terá sido Fátima um engano?

O sentido que se está a dar não é o da fundação mas sim o da invenção.

É curioso que alguns dizem que viram/ouviram uma certa Senhora pedir para rezarem. A partir daqui o que se faz teve uma origem "divina" e não do Homem. Houve intervenção divina para rezarem. Poderão ter ocorrido intervenções divinas que deram origem ou ajudaram a consolidar as religiões.

De qualquer modo, e como eu disse inicialmente, não me interessa quem é que fundou a religião. O que penso é que a religião é uma invenção do Homem e teve/tem vários objectivos.

[;)]

Hum. Normalmente os que inventam uma coisa são os fundadores.
Ou melhor se quiser, porque parece que é mais fácil para si entender assim, pode ser das 2 maneiras:
A religião tanto na sua fundação como na sua invenção tem origem humana.
É uma interpretação humana ( já disse isto x vezes...) da realidade podendo ser ela verdadeira ou não.

Última edição:
Por isso é que sou agnóstico.

Estas questões de índole religiosa e de fé nunca terão uma solução para nenhum dos lados.

Há quem tenha muita fé, à quem tenha pouca e há quem não tenha nenhuma. Há pessoas más que têm muita fé e são muito religiosas e há pessoas boas que nem sequer têm fé em nada.

Mais do que fé ou religião (que deve ser do foro íntimo de cada pessoa e não interferir com a sua vida em sociedade) nós todos devemos ter valores fundamentais comuns que nos permitam viver em harmonia em sociedade.

Respeito imenso a fé das pessoas, mas sou anti-clerical (por diversas razões) e da opinião que devem existir serviços religiosos de qualidade. A fé/religião não deve ser imposta (como acontece na maioria dos casos) mas sim demonstrada para que cada um seja livre de escolher.

Acima de tudo devemos estar bem com todos e não marginalizar ninguém devido às suas crenças ou não crenças.

Foi isso que disse lá atrás.
Concordo consigo a 100%.
O importante é saber viver e bem em sociedade.
Cada um com os seus valores.

Última edição:
obviamente.
ld
:) É que não tem nada a haver, pq Deus está num prisma e a Igreja noutro.
O cristianismo surgiu no séc. I, Cristo já era considerado Cristo no seu tempo, por muita gente ( a religião local ( judaica) detestava-o então preferia dizer que ele era apenas uma agitador)não vejo qual o espanto de a Igreja Católica ter sido feita por Constantino apenas no século III. Não nos diz que Cristo só foi Cristo aí, embora tenha havido um Concílio já com muita gente e terem lá decidido que Cristo era mesmo Cristo. Mesmo no século I já havia quem acreditava nele.
O último evangelho achado é o de Judas, descoberto recentemente ( autenticado através de exames de Carbono 14), foi reconstruído ( estava em pedaços) em 2005 na Suíça, e fala-nos num relacionamento muito amigável entre Jesus e Judas. Judas no Evangelho de S. Mateus,o primeiro ( ano 60 e tal) aparece com um papel normal entre os apóstolos, apenas depois nos Evangelhos seguintes ( começando logo 10 anos depois no E. de S. Marcos) é que é tido como mau e traidor. No entanto o Evangelho de Judas, diz-nos que ele era um dos favoritos de Jesus. Judas reconhecia Jesus como Jesus e o próprio Jesus sabia que seria ele que o iria entregar e até lhe disse:« Vai e faz o que tens a fazer». Ao saber que Jesus seria entregue a Caifás e a Pilatos e portanto morto, não aguentou tamanho desgosto e enforcou-se.
Jesus foi de facto crucifado e morreu numa cruz romana.
No séc II, no ano 177 , em Lyon, mandou-se torturar mais de 100 cristãos ( por serem cristãos...). A cadeira a ferver era uma das torturas mais agonizantes. Um facto impressionou imenso o imperador Marco Aurélio, que teve que mandar parar tal carnificina, que foi o facto de que as pessoas mesmo em momentos de tal agonia, recusavam-se a dizer que deixavam de ser cristãos ( pois lhes era perguntado sempre antes se queriam mudar de ideias...). Como tal Marco Aurélio mandou investigar o porquê de tamanha fé.

A Igreja tentou mudar muita coisa e ao longo dos anos e sempre nos incutir uma má imagem de Judas ( de Judaísmo), como malévolo e traidor, mas na verdade, como o próprio diz no seu Evangelho « só dos poucos que cumpre». Este «engano» da Igreja tem-se baseado nos Evangelhos seguintes a S. Mateus e numa oposição clara e injusta contra os judeus.

Última edição:

Estas questões de índole religiosa e de fé nunca terão uma solução para nenhum dos lados.

Há quem tenha muita fé, à quem tenha pouca e há quem não tenha nenhuma. Há pessoas más que têm muita fé e são muito religiosas e há pessoas boas que nem sequer têm fé em nada.

Mais do que fé ou religião (que deve ser do foro íntimo de cada pessoa e não interferir com a sua vida em sociedade) nós todos devemos ter valores fundamentais comuns que nos permitam viver em harmonia em sociedade.

Respeito imenso a fé das pessoas, mas sou anti-clerical (por diversas razões) e da opinião que devem existir serviços religiosos de qualidade. A fé/religião não deve ser imposta (como acontece na maioria dos casos) mas sim demonstrada para que cada um seja livre de escolher.

Acima de tudo devemos estar bem com todos e não marginalizar ninguém devido às suas crenças ou não crenças.

Exactamente!
Tenho dito!

Bela e sã discussão aqui vai.
O Manuel, estão a faltar umas fotos para criar ambiente....[;)]

Voltando ao tema, pensem por vós mesmos...deixem-se de intermediários.
Também na Fé, porquê andar por atalhos e desvios quando o caminho mais perto está nas Auto-Estradas.

Temos que seguir o nosso caminho pois acima de tudo, devemos escolher um caminho e não esperar que nos arrastem para lugar nenhum ...[;)]

Um bom dia para todos .

Tem sido uma bela discussão que se tem mantido sã e saudavel mesmo sendo acerca de um tema tão melindroso e que gera tantas paixões.

Sei que já conheces esta, de todas que fiz até hoje é uma das minhas preferidas e além disso tem a ver com o topico.

Praia de Lavadores (Vila Nova de Gaia) ontem ao fim da tarde.
Fergus-1192745969.jpg

Última edição:

Concordo,

Por isso é que não tenho "empurrado" os meus filhos para nenhuma religião, quando crescerem teram capacidade de decidir por si mesmo de uma forma "desapaixonada".

Tem sido uma bela discussão que se tem mantido sã e saudavel mesmo sendo acerca de um tema tão melindroso e que gera tantas paixões.

Sei que já conheces esta, de todas que fiz até hoje é uma das minhas preferidas e além disso tem a ver com o topico.

Praia de Lavadores (Vila Nova de Gaia) ontem ao fim da tarde.
Fergus-1192745969.jpg

Mais luz para o tópico.

A propósito hoje estive em Fátima.
Fui apanhado pela multidão :( o que foi surpresa para mim.

Mesmo assim deu para carregar as baterias, ajudar uma peregrina a resuscitar [;)] e ainda fiz umas fotos espectaculares.

Fiquei atónito com as «fogueiras» e a forma como os peregrinos atiravam as velas para a Pira, como quem atira achas para uma qualquer fogueira...
Porquê este triste espectáculo?
Fiquei lá, parado a observar durante largos minutos...

A nova Igreja é, de facto, monumental.
Entrei, recolhi-me...e senti-me, ao mesmo tempo, muito bem mas muito pequenino. [;)]

Mais luz para o tópico.

A propósito hoje estive em Fátima.
Fui apanhado pela multidão :( o que foi surpresa para mim.

Mesmo assim deu para carregar as baterias, ajudar uma peregrina a resuscitar [;)] e ainda fiz umas fotos espectaculares.

Fiquei atónito com as «fogueiras» e a forma como os peregrinos atiravam as velas para a Pira, como quem atira achas para uma qualquer fogueira...
Porquê este triste espectáculo?
Fiquei lá, parado a observar durante largos minutos...

A nova Igreja é, de facto, monumental.
Entrei, recolhi-me...e senti-me, ao mesmo tempo, muito bem mas muito pequenino. [;)]

Eu não sei como chamar aquilo, mas é aquele sitio onde se queimam as velas junto a capelinha das aparições é uma autentica bomba relogio só admira com é que ninguém se aleijou, aquilo tem um deposito de cera por baixo e como são centenas de velas que estão sempre a arder a cera no deposito está sempre a ferver, uma vez estava lá perto com a minha mulher e aquilo explodiu só por sorte não queimou ninguém.

A nova igreja deve ser de facto interessante de se ver, a ver se um dia destes passo por lá, mas tem que ser numa altura que não haja muita gente, até porque gostava de mostrar o Convento de Cristo em Tomar e o Mosteiro da Batalha aos miudos.

O Convento de Cristo não conheço mas o Mosteiro da Batalha, na parte inacabada dá uns trabalhos espectaculares.

Quanto á Igreja da Santíssima Trindade, se poderes, vai em dia de Sol...

Fazes melhores fotos e....ficas com as baterias com mais energia [;)]

Hum. Normalmente os que inventam uma coisa são os fundadores.
Ou melhor se quiser, porque parece que é mais fácil para si entender assim, pode ser das 2 maneiras:
A religião tanto na sua fundação como na sua invenção tem origem humana.
É uma interpretação humana ( já disse isto x vezes...) da realidade podendo ser ela verdadeira ou não.

É isso mesmo.[;)]

13 Maio

13 Maio

Bem procurei um tópico parecido com o assunto e nada encontrei,pôr isso cá vai,como o dia aproxima-se queria que dessem as vossas opiniões sobre se acreditam ou não o que aconteceu nesse dia,eu sinceramente não acredito,mas no fundo fundo ainda fico a pensar aquela gente toda que viu o milagre.

Pode não se acreditar, mas quando lá se vai, existe uma envolvência tal que parece que ficamos embuídos de algo. pelo menos, alcança-se uma paz de espírito sem igual, naquele lugar...

Por falar nisso, tenho que pensar em ir lá. Todos os anos, uma vez no mínimo. :)

Sim é agradável.

Acho que já o disse aqui no fórum, eu só lá fui uma vez, á 2 anos, não gostei. Tinha uma imagem muito mais pura e santa do local.

Não gostei do que vi, vi uma exploração enorme da imagem e do nome de Fátima e de Deus, todo o sitio é envolvido por lojas, montes de pessoas a pedir esmola, pessoal a roubar velas sem pagar, enfim, não era a imagem que tinha do local, e isso decepcionou-me um pouco.

Esse é um mistério, que por mais que tentem não o conseguem desvendar.

Eu acredito que possa ter acontecido qualquer fenómeno, talvez não exactamente o que dizem que aconteceu. Também é verdade que sinto uma paz interior quando lá vou, mas se alguém tiver um pouco de conhecimento bíblico, verificará que o que está escrito entra um pouco em contradição com a suposta aparição da Virgem.

Acho que já o disse aqui no fórum, eu só lá fui uma vez, á 2 anos, não gostei. Tinha uma imagem muito mais pura e santa do local.

Não gostei do que vi, vi uma exploração enorme da imagem e do nome de Fátima e de Deus, todo o sitio é envolvido por lojas, montes de pessoas a pedir esmola, pessoal a roubar velas sem pagar, enfim, não era a imagem que tinha do local, e isso decepcionou-me um pouco.
Tens de lá ir fora da época alta.

De qql maneira, o sentimento de mística, é, para mim pelo menos, mais perceptível em paisagens quase intocadas do que em Fátima.

Voltar
Superior