Terá sido Fátima um engano?

Exacto, tu sabes separar as coisas... infelizmente muita gente não sabe e pensa que vai comprar o perdão ao algum lugar no céu com o dinheiro que deixam nessas igrejas (que são autênticos cofres)!
Não deixa é de ser estranho que os padres/bispos, etc, "preguem" uma coisa e "vivam" noutra, á custa, muitas vezes, de quem não tem muito para dar e passa necessidades enquanto eles vivem como autênticos reis....

Os padres actualmente é difícil, os bispos, talvez alguns.

Mas foi como referi anteriormente, são homens/mulheres e tal como qualquer um de nós, por vezes não fazem exactamente aquilo que devem. De qualquer maneira não podemos generalizar porque nem todos são assim, aliás, existem muitos padres que não "pregam" apenas nas palavras mas também na sua postura, acredita.

Os padres actualmente é difícil, os bispos, talvez alguns.

Mas foi como referi anteriormente, são homens/mulheres e tal como qualquer um de nós, por vezes não fazem exactamente aquilo que devem. De qualquer maneira não podemos generalizar porque nem todos são assim, aliás, existem muitos padres que não "pregam" apenas nas palavras mas também na sua postura, acredita.

Há de tudo.....
Só acho um grande contra-senso (para não dizer hipocrisia) o facto da Igreja ter mais dinheiro que qualquer empresa/instituição no mundo e os valores que eles "pregam" serem opostos a esses bens materiais de que eles estão sempre sedentos!

Há de tudo.....
Só acho um grande contra-senso (para não dizer hipocrisia) o facto da Igreja ter mais dinheiro que qualquer empresa/instituição no mundo e os valores que eles "pregam" serem opostos a esses bens materiais de que eles estão sempre sedentos!

Cada um tem as suas crenças. Não acho que para crer em Deus e ter fé seja obrigatório ir à missa, dar esmolas...

Estamos no século XXI e hoje em dia ninguém trai, mata ou rouba a pensar que terá que enfrentar o juizo final. Não o fazemos porque sabemos onde termina a nossa liberdade e começa a do próximo.

Existem muitos crentes, cada vez menos praticantes. A razão é estagnação da igreja católica no tempo. Não faz sentido abolir o uso do preservativo ou outros contraceptivos. Os tempos mudaram e o catolicismo se quiser sobreviver terá que se abrir perante os crentes.

Apesar de não ter dados concretos tenho ouvido que a igreja católica não está a estagnar de modo algum.... Antes, a procurar "novos mercados". Conseguindo assim crescer. [;)]

Especificamente na Europa acredito que esteja a ficar um pouco desacreditada e percebe-se bem porquê.

Há de tudo.....

Será?

Não esquecer que todas as igrejas do mundo, desde as centenárias até à mais recente são consideradas "da Igreja".

Todo o dinheiro das igrejas espalhadas pelo país e pelo mundo é considerado da igreja.

Todo o dinheiro que é oferecido à igreja/padres, etc. para ajuda, principalmente África e outras regiões pobres, são consideradas da igreja.

Isto tudo somado, é muito, basta mesmo olhar para Portugal e ver o valor das igrejas antigas que temos. Mas o dinheiro tem um final e eu, pessoalmente, quando/se tiver de fazer uma oferta, esse valor é considerado para a igreja mas eu, pessoalmente, sei em que vai ser utilizado.[;)]

Quanto ao preservativo, é considerado que só há sexo, quando há amor, logo não é necessário.

De qualquer maneira, isso parece-me um "não problema". Aparentemente, parece-me que por norma é apenas uma acusação que os "não querentes" fazem para apoiar a sua não crença. Nada de novo, portanto. De qualquer maneira, não será pela igreja dizer ou não que aprova o seu uso que se vai reduzir as DST, isso é enganarmo-nos a nós próprios, é arranjar desculpas sem fundamento.[:D]

Apesar de não ter dados concretos tenho ouvido que a igreja católica não está a estagnar de modo algum.... Antes, a procurar "novos mercados". Conseguindo assim crescer. [;)]

Especificamente na Europa acredito que esteja a ficar um pouco desacreditada e percebe-se bem porquê.

Por acaso podias colocar o teu ponto de vista

Para mim Fátima é:

1- Não sou praticante, nao vou á missa, nao faço promessas, mas respeito.

2- Quando chego a Fátima fico chocado, mas não só em Fátima, para mim, há muitas coisas que se tornaram 'ridiculas', permitam-me a expressão. Desde que vejo pessoas de joelhos com filhos ao colo, os miudos a chorarem, etc..Elas proprias a chorarem, a cumprirem promessas. Mas não é a Igreja que diz, que se dá, sem esperar nada em troca?:confused: Então eu peço ajuda, e depois tenho de a pagar?Com promessa? O mais interessante, conheço pessoas que pagam promessas e mal as terminam dizem logo mal de A, B ou C. Para mim a religião não é este absurdo, mas sim um código de ética.

3- O consumismo, que muitas pessoas sao levadas a tomar. Velinhas para as promessas só 3€! Olha o tercinho de Fátima, Olha a Água Benta de Fátima...Muita gente a ganhar dinheiro á custa de Fátima, com que carácter é que estes 'abutres' vão ao recinto?:confused: Muitas pessoas sao levadas a gastar o que têm e o que não têm.

Que me desculpem, mas paramim Fátima não é o que se vê. Para mim Fátima deveria ser um local de respeito, de crença, de Fé, de paz. E não o é. Eu que nao sou praticante, e apesar de discordar com as religiões, quando me dirijo a estes locais, não é para rezar, mas sim para procurar uma certa harmonia e uma certa paz, um local de reflexão. E simplesmente não encontro. Mal chego lá, até no parque de estacionamento, chegam logo comerciantes 'Ó chefe nao quer um tercinho?um calendáriozinho?'[8b]

Fátima não é um engano, mas sim um poço de oportunismo e negócio.[8b]

Por acaso podias colocar o teu ponto de vista

Pelas razões que muitos já aqui argumentaram, algumas vezes até em tom de desafio e chacota e que só demonstra que não têm respeito pelas crenças dos outros.

Mas para não me alongar muito penso que a igreja não se tem "actualizado" e olhando para trás (no tempo) o Séc. XX trouxe muitas mudanças à humanidade, viu-se mais evolução, em diferentes níveis, num século do que em milhares de anos. Ora se em temas cruciais para os dias que correm nas sociedades ocidentais, a igreja tem constantemente assumido posições retrogradas, é natural que "os novos" não adiram. Fátima é um exemplo do que está mal. Fui lá um ano e escandalosamente assisti, a seguir ao ofertório, à recolha do dinheiro que era feita por sacos tipo os de batatas em que eram necessários 3 homens para pegar neles. E as toneladas de ouro que existem armazenadas à custa da fé dos crentes?

Já nem falo no que se passará ao nível do vaticano....

Pessoalmente tenho uma opinião muito própria em relação à igreja em Portugal e no Mundo. Não a consigo expôr aqui mas posso dizer que não tem muito a ver com fé. Eu para acreditar seja no que for não preciso de ir á missa, ou praticar certos rituais, etc. Vejo a igreja como um local onde se ensinam valores e onde se faz do melhor e do pior (dependendo de paróquia para paroquia e do estrato da pirâmide governativa que falamos).

Fiz a catequese até ao crisma pois a minha família é tradicionalmente religiosa e activa (desde os corais a associações de pais etc) e sempre me incentivou para tal. E posso dizer que a única coisa que nunca gostei dos anos todos que já lá vão era das eucaristias. Ainda hoje muito raramente vou à missa, não me dizem nada e não aguento muito tempo lá dentro, é uma tortura. No entanto lembro-me de sessões de catequese espectaculares em que se falava de tudo com exemplos dos mais velhos. Drogas, Sexo, problemas familiares, guerras, etc. Chegavámos lá, lançava-te um tema polémico e dificil e discutiamos entre nós os pontos de vista. Aprendi muito nesses anos e fiz muitos conhecidos. Falei e ouvi sobre muita coisa sem tabus. Passei domingos espectaculares em churrascos e festas organizadas por nós. Fins de semana acampados, festas tipo discoteca, sei lá, tudo o que se possa imaginar.

Enfim... Para mim igreja é isto! Mais do que fé e obrigação, um "sítio" onde se pode falar, criar amizades, passar bons momentos mas sempre com alguns valores como amizade, perdão, carinho, compreensão como pano de fundo para qualquer actividade.

Mais uma vez reitero que acho a igreja muito importante na educação de uma criança, pois tal como eu, mesmo que não fique nada relativamente a questões de fé, há-de ficar sempre valores como honestidade, sinceridade, capacidade de partilha, etc.

Um dia se tiver filhos vão andar na catquese até eu achar que têm a idade suficiente para dizerem "Sim" ou "Não". Deram-me essa liberdade ao 9º ano e fiz até ao fim.

Quanto ao resto cada vez me identifico menos... Fátima's, Vaticano's, Papa's como este que temos actualmente, etc etc não contem comigo para isso. Até porque dando aqui uma "achega", eu só penso ter filhos quando eu quiser e achar bem, independentemente de ser ou não casado à vários ou anos, ou viver só junto.... Essas coisas são intímas, não são comandadas por leis absurdas (para mim) escritas sabe-se lá por quem.

Para mim Fátima é:

1- Não sou praticante, nao vou á missa, nao faço promessas, mas respeito.

2- Quando chego a Fátima fico chocado, mas não só em Fátima, para mim, há muitas coisas que se tornaram 'ridiculas', permitam-me a expressão. Desde que vejo pessoas de joelhos com filhos ao colo, os miudos a chorarem, etc..Elas proprias a chorarem, a cumprirem promessas. Mas não é a Igreja que diz, que se dá, sem esperar nada em troca?:confused: Então eu peço ajuda, e depois tenho de a pagar?Com promessa? O mais interessante, conheço pessoas que pagam promessas e mal as terminam dizem logo mal de A, B ou C. Para mim a religião não é este absurdo, mas sim um código de ética.

3- O consumismo, que muitas pessoas sao levadas a tomar. Velinhas para as promessas só 3€! Olha o tercinho de Fátima, Olha a Água Benta de Fátima...Muita gente a ganhar dinheiro á custa de Fátima, com que carácter é que estes 'abutres' vão ao recinto?:confused: Muitas pessoas sao levadas a gastar o que têm e o que não têm.

Que me desculpem, mas paramim Fátima não é o que se vê. Para mim Fátima deveria ser um local de respeito, de crença, de Fé, de paz. E não o é. Eu que nao sou praticante, e apesar de discordar com as religiões, quando me dirijo a estes locais, não é para rezar, mas sim para procurar uma certa harmonia e uma certa paz, um local de reflexão. E simplesmente não encontro. Mal chego lá, até no parque de estacionamento, chegam logo comerciantes 'Ó chefe nao quer um tercinho?um calendáriozinho?'[8b]

Fátima não é um engano, mas sim um poço de oportunismo e negócio.[8b]

Eu não diria melhor[;)] a não ser no ponto 2, cada um faz as promessas que quer, como bem lhe entender. A igreja, não lhe pede nada. Por vezes, esse choro que vemos e que nos parece injusto, esconde realidades que nem sequer imaginamos

Bj40, isso sim, de uma maneira geral é realmente um post de alguém que sabe o que diz[;)]

Ainda bem que pessoas como tu, que podem nem acreditar, reconhecem a importância da mesma.

Quanto ao acreditar, apenas precisamos de acreditar "numa coisa" simples, tudo o resto é relativo.

Missas que podem ser desmotivantes, acredito, e já nalguns sítios se tenta mudar isso, dentro dos possíveis.

Por exemplo Fátima pode ter excesso de €, sim, mas não é menos verdade que não pedem nada a ninguém.

De um modo geral, a fé das pessoas deve ser em relação a Deus, não em relação aos padres e etc., que teoricamente apenas são "mensageiros" mas que infelizmente nem sempre o são em condições.

Ao contrário do que já foi escrito em 2 post consecutivos, a igreja e fátima não se cansam de pedir... nomeadamente contribuições em numerário...

as promessas e os sofrimentos, infelizmente, são secundários...

Ao contrário do que já foi escrito em 2 post consecutivos, a igreja e fátima não se cansam de pedir... nomeadamente contribuições em numerário...

as promessas e os sofrimentos, infelizmente, são secundários...

Estou a ver que és "um cliente" assíduo.

É que não me recordo de ouvir esses pedidos assim tão intensamente, talvez ande distraído.:sh)

"...É mais fácil a um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico no reino dos céus..."...

Fica a nota que dentro do contexto da época e do local, a agulha referida referia-se à porta das traseiras das fortalezas da época, onde para um camelo passar tinha de se baixar.

Ou seja, não é impossível como numa agulha de cozer, mas não é muito fácil. ;)

Estou a ver que és "um cliente" assíduo.

É que não me recordo de ouvir esses pedidos assim tão intensamente, talvez ande distraído.:sh)

Não é uma questão de ser um cliente assíduo...

Acho inadimissivel é a sugestão permanente que existe em fátima (em todas as igrejas) para o gasto ou para a contribuição, seja na velas, seja na oração, seja na frincha para a esmola para o santo xpto...

E infelizmente é em situações aflitivas que a igreja mais dinheiro ganha...

Mas o pior cego é aquele que não quer ver... ou que anda muito distraído...

Última edição:
Porque razão "fecharam" os pastorinhos?...Pois é, há muito por explicar, e para mim Fátima não passa de uma historia mal contada que agora se transforma num negocio de milhões...

Como eu gosto destas pseudo-teorias de quem nao conhece os assuntos. E acho piada pq nao conhecendo o que nao lhes falta é pseudo-teorias, sustentadas claro em argumentos muito lógicos como "pq fecharam os pastorinhos?"
Quer dizer se soubesses o minimo, saberias que "os pastorinhos" morreram pouco depois, e só sobreviveu uma até há pouco tempo. E que fechar-se ou nao foi opcao da propria.
Eu quero ver quem é que é capaz de dizer que vai fazer um milagre, leva pra la uns milhares de pessoas e depois a maior parte das pessoas vê o sol a mexer-se. Façam isso em casa e depois venham cá dizer q foi tudo normal.
Eu acho completamente ridicula esta perseguicao que fazem à igreja catolica só pq sao agnósticos e nao acreditam em nada. Entao a igreja catolica farta-se de "pedir". O que eu nao vejo é falta de publicidade de instituicoes de caridade a pedirem por ex para o banco alimentar e nao vejo no forum ataques ao banco alimentar. Mas voces acham que a igreja fica com dinheiro para si propria? Quantos padres já viram a conduzir um BMW? Todas as pessoas que dediquem a vida a alguma causa merecem o nosso respeito, e os padres nao sao excepcao.

Última edição:
Não é uma questão de ser um cliente assíduo...

Acho inadimissivel é a sugestão permanente que existe em fátima (em todas as igrejas) para o gasto ou para a contribuição, seja na velas, seja na oração, seja na frincha para a esmola para o santo xpto...

E infelizmente é em situações aflitivas que a igreja mais dinheiro ganha...

Mas o pior cego é aquele que não quer ver... ou que anda muito distraído...

Se compras velas é natural que tenhas de pagá-las[:D]

Quanto ao restante, aquilo melhor ou pior, está lá. Se for lá, não sou assim tão gordo que não consiga passar à vontade junto desses locais.
É realmente certo que para manter as igrejas ou seja o que for em condições, é preciso dinheiro, que, ao contrário do que se pence, é apenas dado pelos fieis. Fátima tem muitos visitantes o que na conta final, significa muito dinheiro.

Se achas que não precisa, não dás, ninguém te vai pedir pessoalmente, é simples.

Voltar
Superior