termostato e valvula

pjpereira

New member
Pessoal quero colocar no meu corsa 1.7 d van de 2000 , um termostato a abrir mais cedo e uma valvula que faça a ventoinha disparar mais cedo ...

Fui à opel tá de gesso , só têm termostato e valvula iguais a que tenho no carro...

Sou de Alverca e fui a uma casa de peças da concorrencia e os tipos ainda sabem menos do que eu ...

Alguém aqui já fez esta alteração ?

Podem-me dizer aonde é que compraram o material ? a valvula e o termostato abrem a que temperatura ?
A valvula é só meter ou é necesssario alterar alguma coisa ?

Agradeços-vos muito toda a Vossa ajuda ,
pjpereira

O típico em Portugal é o termóstato abrir aos 90ºC e a ventoínha disparar aos 100ºC. Repara que isto são números a "olho gordo", não são verdades absolutas e dependem de modelo para modelo.

Primeiro pensa bem se queres fazer essa alteração, pois se a fizeres o motor não chegará a trabalhar à temperatura exacta para que foi projectado (maior consumo e desgaste).

Em segundo lugar, tenta descobrir qual é o fabricante (OEM) dessa peça para a Opel, e saber as referências para essa peça e esse carro mas em países de clima mais quente. É vulgar que o mesmo carro vendido num país equatorial tenha um termóstato a disparar aos 85º em vez de 90º (os valores são, mais uma vez, a "olho gordo").

Eu tambem pensava como o pjpereira, mas agora vejo, k se o motor veio com aquelas caracteristicas, é porque é o melhor para ele. au diminuires a temperatura, vais aumentar o consumo, as emissõese o desgaste do motor. se queres um conselho. não mexas no termostato, e muda só a valvula da ventoinha. ou seja se a ventoinha dispara aos 100ºc, põe uma que dispare aos 95ºc. assim nao interferes tanto com a temperatura do motor nem com o desgaste do mesmo[;)]

Pessoal quero colocar no meu corsa 1.7 d van de 2000 , um termostato a abrir mais cedo e uma valvula que faça a ventoinha disparar mais cedo ...

Fui à opel tá de gesso , só têm termostato e valvula iguais a que tenho no carro...

Sou de Alverca e fui a uma casa de peças da concorrencia e os tipos ainda sabem menos do que eu ...

Alguém aqui já fez esta alteração ?

Podem-me dizer aonde é que compraram o material ? a valvula e o termostato abrem a que temperatura ?
A valvula é só meter ou é necesssario alterar alguma coisa ?

Agradeços-vos muito toda a Vossa ajuda ,
pjpereira
ja tive uma maquina dessas da pa meter uma valvula a disparar aos 85 se nao me engano e em qualquer casa de peças devias achar com facilidade...pelo menos eu alterei isso quando tinha o meu e nao tive dificuldade a arranjar quanto ao termostato nao lhe mexi o que fiz foi a ventoinha desses carros tem duas velocidades ate uma certa temperatura dispara uma se passar dispara a segunda, ora bem o que fiz foi eliminar na valvula essa primeira velocidade e assim sempre que ligava a ventoinha ligava sempre no maximo da velocidade...nunca tive problemas de akecimento fiz porque fiz...

cumps

Última edição:
Voltar
Superior