Termostato VW Passat

lffs

New member
Alguém é capaz de me dizer onde fica o termostato de um VW Passat 1.6 TD de 1993 (B3). O meu está colado e já comprei um novo, mas agora não sei onde se situa para o puder substituir...

Segues o tubo da parte superior do radiador até ao motor e lá terá uma caixa com 2/3 parafusos. Está aí dentro:

0.jpg

Outra foto:

1.jpg

Os motores e as marcas podem ser diferentes mas este tipo de sistema é sempre similar.

Atenção ao purgar o sistema. Certifica-te que não fica ar dentro do circuito.

Cumprimentos

Se for como o 1.9D dessa altura boa sorte.

Tens de tirar a correia do alternador, desmontar a bomba da direcção e mais uma coisas. Moral da história: mecânico com ele porque tem chaves, elevador e sabe atalhos. À coisas em certos carros ou motores que não vale a pena e neste caso a troca do termostáto foi uma delas.

No entanto pode ser que no 1.6 ainda esteja num sitio acessível mas tenho ideia que segue a mesma lógica do 1.9, ou melhor, o 1.9 segue a lógica do 1.6.

Cumprimentos.

De facto há um tubo que sai do radiador e vai dar ao motor, mas vai também dar ao vaso de expansão. Será esse? É parecido com o das fotos e tem 2 parafusos que o prendem ao motor, assim como 2 sensores.

Alguém é capaz de me confirmar se o termostato está ali dentro?

attachment.php

Attachments

• vw.jpeg
    vw.jpeg
    65.7 KB · Views: 0
Alguém é capaz de me confirmar se o termostato está ali dentro?

attachment.php

pela imagem que mostras parece que sim[;)]
carro frio,desmontas isso,estragar não estragas,por isso sem medos vai em frente
só não te esqueças é de purgar o sistema,mas o teu carro parece ser como o meu (não tem as cenas para se tirar o ar ou seja metes o liquido no vaso e tampa aberta e deixas ele fazer o circuito)

Last edited:
na minha opiniao o termostato fica junto a bomba de agua esse tubo q mostra na foto nao tem nada apenas une a cabeça com um orringue, o tremostato estara algures junto a bomba de agua...julgo eu!

cumps

Pois é. Encontrei uma imagem num site russo que mostra o seguinte:

01.gif

E o termostato fica ali no número 2. Sendo assim acho que será melhor levar o carro ao mecânico.

Obrigado a todos :)

Back