citação:Originalmente colocada por Vasso
Estou indeciso entre estes 2 jipes, e venho pedir ajuda para me falarem de prós e contras de um e outro.
O Terrano 2 é o 2.7tdi (125 cv) e o Pajero o 2.8 (125 cv).
A utilização dele será uma média de 20km/dia em estrada e "passeios" (TT) ao fim de semana.
Qual a melhor opção e porquê?
Que cuidados a ter quando for ver as viaturas?
Pontos fortes e pontos fracos?
Olá Vasso. Bem vindo ao forum. Tens ideia das versões que vais comprar? as mais básicas ou mais equipadas?
Então começando pela tua pergunta, qualquer um deles é um excelente veiculo TT. Suspensão de eixo rigido traseira, suspensão de barras de torsão dianteira, motores ambos com 125cv, bastante expeditos a andar na estrada e no TT.
Pajero uma boa compra sem dúvida, talvez mais caro em relação ao Terrano. O Pajero tem uma transmissão que na versão GLS, para mim é uma das melhores que existe nos jipes. Tanto podes andar em 4x2, 4x4, alcatrao ou terra indiferente, e pode ainda contar com um bloqueio traseiro do diferencial, com toda a complexidade que isso acarreta na altura de uma reparação. Por outro lado é um jipe que tem uns consumos bastante mais elevados que o Terrano, tem uma bagageira bastante pequena, aqui o Terrano também leva a melhor, e as prestações tanto num como no outro são similares. O Terrano tem uma posição de condução mais alta e com melhor visibilidade para o TT. O Pajero tem uma suspensão de origem mais consistente enquanto que a do Terrano deixa algo a desejar em todo o caso e sendo veículos de 2ª mão isso é irrelevante pois com mais de 60.000km em cima qualquer um deles precisa trocar de amortecedores.
Quando fores veres as viaturas, terás de ter em atenção a vários aspectos:
1-viaturas muito brilhantes são mau sinal-acidentes e reparações recentes
2-espreitar por baixo à procura de pancadas
3-conduzir sempre o carro se este nos agradar e se chegar a fazer negocio, mexendo em todos os automatismos, botões alavancas, experimentar bloqueios se existirem, etc, etc, pois só assim nos apercebemos do estado das coisas.
4-espreitar debaixo das borrachas ou nas imediações para ver a pintura
5-alinhamento dos paineis
Conclusão: escolhe o melhor negócio se não tiveres inclinação para nenhum deles. Mas digo-te já que...com um Terrano vais ficar muito mas muito contente e em percursos de cidade é imbatível a nível de consumos.