Terrano 2 vs Pajero 2

Vasso

New member
Estou indeciso entre estes 2 jipes, e venho pedir ajuda para me falarem de prós e contras de um e outro.
O Terrano 2 é o 2.7tdi (125 cv) e o Pajero o 2.8 (125 cv).

A utilização dele será uma média de 20km/dia em estrada e "passeios" (TT) ao fim de semana.

Qual a melhor opção e porquê?
Que cuidados a ter quando for ver as viaturas?
Pontos fortes e pontos fracos?

citação:Originalmente colocada por Vasso

Estou indeciso entre estes 2 jipes, e venho pedir ajuda para me falarem de prós e contras de um e outro.
O Terrano 2 é o 2.7tdi (125 cv) e o Pajero o 2.8 (125 cv).

A utilização dele será uma média de 20km/dia em estrada e "passeios" (TT) ao fim de semana.

Qual a melhor opção e porquê?
Que cuidados a ter quando for ver as viaturas?
Pontos fortes e pontos fracos?

Olá Vasso. Bem vindo ao forum. Tens ideia das versões que vais comprar? as mais básicas ou mais equipadas?
Então começando pela tua pergunta, qualquer um deles é um excelente veiculo TT. Suspensão de eixo rigido traseira, suspensão de barras de torsão dianteira, motores ambos com 125cv, bastante expeditos a andar na estrada e no TT.

Pajero uma boa compra sem dúvida, talvez mais caro em relação ao Terrano. O Pajero tem uma transmissão que na versão GLS, para mim é uma das melhores que existe nos jipes. Tanto podes andar em 4x2, 4x4, alcatrao ou terra indiferente, e pode ainda contar com um bloqueio traseiro do diferencial, com toda a complexidade que isso acarreta na altura de uma reparação. Por outro lado é um jipe que tem uns consumos bastante mais elevados que o Terrano, tem uma bagageira bastante pequena, aqui o Terrano também leva a melhor, e as prestações tanto num como no outro são similares. O Terrano tem uma posição de condução mais alta e com melhor visibilidade para o TT. O Pajero tem uma suspensão de origem mais consistente enquanto que a do Terrano deixa algo a desejar em todo o caso e sendo veículos de 2ª mão isso é irrelevante pois com mais de 60.000km em cima qualquer um deles precisa trocar de amortecedores.

Quando fores veres as viaturas, terás de ter em atenção a vários aspectos:

1-viaturas muito brilhantes são mau sinal-acidentes e reparações recentes
2-espreitar por baixo à procura de pancadas
3-conduzir sempre o carro se este nos agradar e se chegar a fazer negocio, mexendo em todos os automatismos, botões alavancas, experimentar bloqueios se existirem, etc, etc, pois só assim nos apercebemos do estado das coisas.
4-espreitar debaixo das borrachas ou nas imediações para ver a pintura
5-alinhamento dos paineis

Conclusão: escolhe o melhor negócio se não tiveres inclinação para nenhum deles. Mas digo-te já que...com um Terrano vais ficar muito mas muito contente e em percursos de cidade é imbatível a nível de consumos. ;)

citação:Originalmente colocada por TerranoII
Conclusão: escolhe o melhor negócio se não tiveres inclinação para nenhum deles. Mas digo-te já que...com um Terrano vais ficar muito mas muito contente e em percursos de cidade é imbatível a nível de consumos. ;)
Quanto consome o teu Terrano em cidade? É o de 125cv?

Já agora queria ainda acrescentar estes tópicos:

Tópico dos Terranos
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=45411

Teste ao usado da guia do automovel

[:p]

Só para terminar queria apenas dizer que o Terrano foi sempre o jipe mais vendido desde o seu lançamento em Espanha. De 1993 a 2004 ou seja mais de 10 anos, sempre no primeiro lugar de vendas de jipes, por alguma coisa deve ser. ;)(atenção que não é nos primeiros lugares de vendas é no primeiro lugar:D).

528.gif
Bzxjkzz...Terrano.....Terrano....
s105.gif
Terrano

Bem agora vou fugir.......[}:)]

citação:Originalmente colocada por redutoras

citação:Originalmente colocada por TerranoII
Quanto consome o teu Terrano em cidade? É o de 125cv?

9 a 10 ltrs/100km :)

Xiiiiii

O meu faz mais dois litros.
São sobretudo trajectos curtos diários. Será disso ou tenho mais alguma coisa com que me preocupar?
Tem filtros novos, não apresenta problemas visíveis...

As versões que eu ando a namorar é um pajero GLS e um terrano SR (penso eu, este não tenho certeza). A questão da suspensão é relativa pois o pajero tem a de origem e o terrano tem rancho 9000 com regulador!... A nível estético gosto mais do terrano, mas tenho a ideia que a mecânica do pajero é superior. O bloqueio do pajero é um grande argumento!

O terrano tem algum bloqueio?
A nível de fiabilidade qual será o mais indicado?
E custos de manutenção?

citação:Originalmente colocada por redutoras

Xiiiiii

O meu faz mais dois litros.
São sobretudo trajectos curtos diários. Será disso ou tenho mais alguma coisa com que me preocupar?
Tem filtros novos, não apresenta problemas visíveis...

Os melhores consumos são obtidos quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento.Qual o teu motor ? o Td ou Tdi, pois neste caso a vantagem a nível de consumos vai pro Tdi, isto no mesmo regime de funcionamento.
Não tens com que te preocupar, se dizes que os filtros são novos.Verifica o do ar periodicamente e sopra-o se necessário, pois menos passagem de oxigénio significa pior combustão, logo mais consumo.

EDIT: vê também a pressão dos pneus ;)

As versões que eu ando a namorar é um pajero GLS e um terrano SR (penso eu, este não tenho certeza). A questão da suspensão é relativa pois o pajero tem a de origem e o terrano tem rancho 9000 com regulador!... A nível estético gosto mais do terrano, mas tenho a ideia que a mecânica do pajero é superior. O bloqueio do pajero é um grande argumento!

O terrano tem algum bloqueio?
A nível de fiabilidade qual será o mais indicado?
E custos de manutenção?

É verdade o bloqueio do Pajero é um grande argumento mas com a diferença monetária que de certeza existe do Pajero pro Terrano podes colocar um bloqueio ARB,com um funcionamento muito superior quer ao bloqueio do Mitsubishi, quer ao diferencial autoblocante que o TerranoII traz de série.
A nível de fiabilidade estão os dois ao mesmo nível e permitem realizar algumas centenas de milhares de km sem problemas de maior.
Quanto a custos constato que a assistência na marca no caso da Nissan é mais cara do que na Mitsubishi. Em todo o caso já de algum tempo a esta parte que faço eu as revisões ao meu Terrano, comprando apenas o material na Nissan, pois é tudo muito acessível mecanicamente. :)

citação:É verdade o bloqueio do Pajero é um grande argumento mas com a diferença monetária que de certeza existe do Pajero pro Terrano podes colocar um bloqueio ARB,com um funcionamento muito superior quer ao bloqueio do Mitsubishi, quer ao diferencial autoblocante que o TerranoII traz de série. :)
A diferença entre os 2 é 1000 euros e 3 anos e 25000km (terrano mais novo, barato e menos km.)
(de repente acho que respondi à minha indecisão...;)

Explica-me como é esse bloqueio do terrano.

citação:É verdade o bloqueio do Pajero é um grande argumento mas com a diferença monetária que de certeza existe do Pajero pro Terrano podes colocar um bloqueio ARB,com um funcionamento muito superior quer ao bloqueio do Mitsubishi, quer ao diferencial autoblocante que o TerranoII traz de série. :)
A diferença entre os 2 é 1000 euros e 3 anos e 25000km (terrano mais novo, barato e menos km.)

Explica-me como é esse bloqueio do terrano.

Em relação ao autoblocante que o Terrano traz de série este tem um comportamento muito bom na maior parte dos casos. O autoblocante é um sistema mecanico que através de umas anilhas que ao detectarem uma diferença de giro entre os 2 semieixos expandem-se de modo a tornarem ou tentarem, os dois semieixos solidários. No caso deste autoblocante a força que se se passa de uma roda a outra é na ordem dos 20/30%, ou seja quando em situações extremas tiveres uma das rodas traseiras no ar é esta a força que vai ser empregue na roda que está a tocar o chão. O sistema funciona bem na maior parte dos casos, mas não me convence ainda mais pelo pouco curso da suspensão do Terrano (o Pajero ainda tem menos).Em todo o caso cumpre perfeitamente a sua função. Quer seja em lama, areia, estrada, etc, etc.
Eu no meu instalei um ARB a 100%, que falando rápido e grosso, pura e simplesmente anula o diferencial e os eixos ficam solidários 100% um com o outro, desligável em estrada.

Aqui fica o link para o tópico onde se fala de autoblocantes e bloqueios.
Espero ter ajudado ;)
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=60083&SearchTerms=bloqueio,arb

E deixa la que acho que fizeste uma decisão acertada.. Nos pajero 2.8 ha segundo consta um problema de fiabilidade da bomba de agua que pode dar chatices. Foram alguns casos, alem dos consumos, um 2.8 dificilmente baixa dos 12 - 13

So para corrigir alguem disse ke só o Pajero GLS tem super select. Não é verdade, o GLX tb tem super select, não tem é blokeio traseiro, isso sim exclusivo de origem no GLS.

De resto são jipes mto semelhantes, é mais uma qustão de sgosto pessoal!

Boa sorte com a compra!

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

De resto são jipes mto semelhantes, é mais uma qustão de sgosto pessoal!

Pá.. tu tens um Toyota, sabes lá o que é que é bom...

hahaha.. vou fugir...

Voltar
Superior