Se as escovas automáticas funcionassem bem nem era preciso quase nada... O meu carro meti tudo em auto quando o recebi(luzes, escovas, etc) nunca mais mexi nisso já lá vão dois anos... Vá o ocasional esguicho para limpar o vidro mas isso basta mesmo só um botão algures.
Sem ter experiência própria e de longos quilómetros não me posso pronunciar de forma categórica quanto ao suposto incorreto funcionamento do modo Auto do Model 3/Y.
Antes de vir responder fiz questão de ir ver vários videos para tentar ganhar alguma sensibilidade e não consigo chegar a conclusões definitivas.
Alguns factos negativos:
- O modo Auto tem falta de um ajuste de sensibilidade. É razoável compreender que haverá condutores que tem sensibilidades distintas quanto à visibilidade e limpeza do vidro em condições de chuva, o que levará à insatisfação se não houver equilíbrio entre o que o condutor quer e o que o sensor do modo Auto oferece.
- O autopilot só funciona com o modo Auto das escovas ativo. Foram reportados problemas, com tempo seco, das escovas começarem a funcionar.
- A própria Tesla/Elon Musk já assumiu que tem de ser feitas melhorias no algoritmo/software e tem vindo constantemente a lançar pequenos updates.
- Talvez em face destes pontos negativos, a Tesla assume o modo Auto como "Beta", inclusive no manual de instruções. Recomenda a usar o modo manual quando necessário.
Seja pelos relatos dos condutores ou videos de testes, nunca vi nenhuma situação de perigo iminente. Na maioria dos casos parece-me mesmo que o grande problema estará na sensibilidade do sistema e impossibilidade de configuração. Em suma, tenho sérias dúvidas que o sistema não funcione corretamente em 90% das situações. Nem vislumbro sequer como problema critico, considerando todo o hype negativo em torno do assunto.
Relativamente a outros carros, as experiência que eu tenho em carros entre 2003 e 2018:
Renault: A memória já não ajuda, mas a sensibilidade, mesmo regulando, não era grande coisa.
Volkswagen: Necessário colocar a haste na posição 1. Ao ativar, passava logo a escova uma vez, mesmo sem chuva e vidro seco. Desligando o carro e ligando, com o vidro molhado, não ativava a escova. O ideal era desligar sempre e ativar quando a chuva começasse. A sensibilidade era boa e precisa, ajustava algumas vezes, quando a chuva era mesmo muito pouca.
Bmw: Modo auto em botão. Desativa sempre que se desliga o carro. A sensibilidade está longe de ser perfeita, estou constantemente a ajustar mediante o tipo de chuva.
Nunca conheci nem tive um sistema destes perfeito. Mas sou utilizador e vou adaptando às minhas necessidades e circunstâncias da via. Depois há condutores como o meu pai que, há 20 anos tem carros com auto, mas sempre usou o manual porque não se adapta/gosta da sensibilidade que o carro escolhe.
Enfim, é todo um celeuma desproporcional sobre o assunto.