Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Uma novidade que ainda não vi em nenhum vídeo do novo Model 3! A versão que sai de cena não tinha esta função, pois não?
Funciona de forma independente e paralela às câmeras laterais de ângulo morto, que também dão para ativar/desativar.

O actual não tinha, aliás era um dos pontos que tinha criticado.

Num dos vídeos feitos quando foi a apresentação aos jornalistas dá para visualizar.

Entretanto já saiu o novo manual e infelizmente não há mesmo câmera à frente no pára choques, não percebo estas decisões sinceramente.
6659ac8a64af11d3f5aa30bd9b7c420b.jpg

Foi no manual que vi e retirei a imagem. Mas é curioso que já vi imensos vídeos, até da imprensa mais conotada, e nenhum fala disto. Aliás, há vídeos precisamente a criticar novamente a ausência.
Fiquei na dúvida se terá do lado do passageiro. Deveria ter, mas não vi menção.

Ainda não tive tempo de o explorar completamente, mas parece-me haver um número considerável de funcionalidades novas ou melhoradas em termos de usabilidade e que não foram divulgadas.
Agora é possível alternar os modos das escovas para brisas através da roda do lado esquerdo, após clicar no botão para limpeza. Penso que antes obrigava sempre a recorrer ao ecran, quando o popup aparecia após clicar no botão.

O sistema de escolha das mudanças junto ao botão dos 4 piscas, que só se ativa em caso de necessidade, também está interessante.

Salvo erro li que num dos últimos software update veio para todos isso de controlar a velocidade do limpa parabrisas na roda esquerda do volante.

Salvo erro li que num dos últimos software update veio para todos isso de controlar a velocidade do limpa parabrisas na roda esquerda do volante.

Boa! É uma das grandes vantagens da Tesla face às restantes marcas. Uma constante atualização dos seus modelos. As outras marcas, mesmo as que já estão tecnologicamente mais avançadas, não tem esta política tão vincada.

Quando andei no Model 3, em meados 2020, de facto ainda não era possível. Nunca cheguei a ler sobre essa alteração, bem pelo contrário, as pessoas agarram-se ao “menos bom” e mesmo após melhoria, pelos vistos insistiram em fazer perdurar a ideia no tempo.
Sendo possível ativar as escovas via botão (como já antes era possível) e agora alternar entre os modos também no volante, deixa de haver a problemática afeta à ausência da haste.

Noto que o conceito do Model 3 sempre foi muito direcionado para um estilo de condução muito inteligente e autónomo, daí a sua simplicidade e ausência de alguns comandos básicos.
O problema principal foi que eles lançaram fisicamente o modelo com alguns “constrangimentos” e o software, apesar de já muito bom, não tinha ainda os desenvolvimentos necessários para esse “estilo de condução”.

Com as atualizações que foram sendo feitas e este restyling parece-me que está tudo mais optimizado e pensado do que nunca.

Exemplo: Colocar o cinto, carregar no travão e o carro engatar logo o D ou R, consoante o sentido “lógico” da marcha para sair do estacionamento.
Estacionar o carro, tirar o cinto, o carro fica travado.
De facto, não é preciso recorrer ao ecrã e muito menos a hastes.
Claro que, em manobras de estacionamento paralelo, já é diferente. Mas certamente chegará o dia que até isso ficará colmatado.

A única coisa que me chateia na Tesla é o mesmo que acontece em todas as empresas de tecnologia.

As vezes para querer ser diferentes, tentam inventar coisas já inventadas.
E quando são criticados numa coisa que correu mal, tentam quase sempre andar a divagar do que assumir.
Bem prometer funções que as vezes são super simples de fazer, com simples update de software, mas que as vezes levam anossssss a ver implementadas.

Agora a verdade é que a Tesla trouxe updates contínuos a carros como nunca tinha havido.

Boa! É uma das grandes vantagens da Tesla face às restantes marcas. Uma constante atualização dos seus modelos. As outras marcas, mesmo as que já estão tecnologicamente mais avançadas, não tem esta política tão vincada.

Quando andei no Model 3, em meados 2020, de facto ainda não era possível. Nunca cheguei a ler sobre essa alteração, bem pelo contrário, as pessoas agarram-se ao “menos bom” e mesmo após melhoria, pelos vistos insistiram em fazer perdurar a ideia no tempo.
Sendo possível ativar as escovas via botão (como já antes era possível) e agora alternar entre os modos também no volante, deixa de haver a problemática afeta à ausência da haste.

Noto que o conceito do Model 3 sempre foi muito direcionado para um estilo de condução muito inteligente e autónomo, daí a sua simplicidade e ausência de alguns comandos básicos.
O problema principal foi que eles lançaram fisicamente o modelo com alguns “constrangimentos” e o software, apesar de já muito bom, não tinha ainda os desenvolvimentos necessários para esse “estilo de condução”.

Com as atualizações que foram sendo feitas e este restyling parece-me que está tudo mais optimizado e pensado do que nunca.

Exemplo: Colocar o cinto, carregar no travão e o carro engatar logo o D ou R, consoante o sentido “lógico” da marcha para sair do estacionamento.
Estacionar o carro, tirar o cinto, o carro fica travado.
De facto, não é preciso recorrer ao ecrã e muito menos a hastes.
Claro que, em manobras de estacionamento paralelo, já é diferente. Mas certamente chegará o dia que até isso ficará colmatado.

Se as escovas automáticas funcionassem bem nem era preciso quase nada... O meu carro meti tudo em auto quando o recebi(luzes, escovas, etc) nunca mais mexi nisso já lá vão dois anos... Vá o ocasional esguicho para limpar o vidro mas isso basta mesmo só um botão algures.

Se as escovas automáticas funcionassem bem nem era preciso quase nada... O meu carro meti tudo em auto quando o recebi(luzes, escovas, etc) nunca mais mexi nisso já lá vão dois anos... Vá o ocasional esguicho para limpar o vidro mas isso basta mesmo só um botão algures.

Sem ter experiência própria e de longos quilómetros não me posso pronunciar de forma categórica quanto ao suposto incorreto funcionamento do modo Auto do Model 3/Y.
Antes de vir responder fiz questão de ir ver vários videos para tentar ganhar alguma sensibilidade e não consigo chegar a conclusões definitivas.

Alguns factos negativos:
- O modo Auto tem falta de um ajuste de sensibilidade. É razoável compreender que haverá condutores que tem sensibilidades distintas quanto à visibilidade e limpeza do vidro em condições de chuva, o que levará à insatisfação se não houver equilíbrio entre o que o condutor quer e o que o sensor do modo Auto oferece.
- O autopilot só funciona com o modo Auto das escovas ativo. Foram reportados problemas, com tempo seco, das escovas começarem a funcionar.
- A própria Tesla/Elon Musk já assumiu que tem de ser feitas melhorias no algoritmo/software e tem vindo constantemente a lançar pequenos updates.
- Talvez em face destes pontos negativos, a Tesla assume o modo Auto como "Beta", inclusive no manual de instruções. Recomenda a usar o modo manual quando necessário.

Seja pelos relatos dos condutores ou videos de testes, nunca vi nenhuma situação de perigo iminente. Na maioria dos casos parece-me mesmo que o grande problema estará na sensibilidade do sistema e impossibilidade de configuração. Em suma, tenho sérias dúvidas que o sistema não funcione corretamente em 90% das situações. Nem vislumbro sequer como problema critico, considerando todo o hype negativo em torno do assunto.

Relativamente a outros carros, as experiência que eu tenho em carros entre 2003 e 2018:

Renault: A memória já não ajuda, mas a sensibilidade, mesmo regulando, não era grande coisa.
Volkswagen: Necessário colocar a haste na posição 1. Ao ativar, passava logo a escova uma vez, mesmo sem chuva e vidro seco. Desligando o carro e ligando, com o vidro molhado, não ativava a escova. O ideal era desligar sempre e ativar quando a chuva começasse. A sensibilidade era boa e precisa, ajustava algumas vezes, quando a chuva era mesmo muito pouca.
Bmw: Modo auto em botão. Desativa sempre que se desliga o carro. A sensibilidade está longe de ser perfeita, estou constantemente a ajustar mediante o tipo de chuva.

Nunca conheci nem tive um sistema destes perfeito. Mas sou utilizador e vou adaptando às minhas necessidades e circunstâncias da via. Depois há condutores como o meu pai que, há 20 anos tem carros com auto, mas sempre usou o manual porque não se adapta/gosta da sensibilidade que o carro escolhe.

Enfim, é todo um celeuma desproporcional sobre o assunto.

O meu é o VW, ponho a haste na posição INT e já não me recordo se passou a escova quando acionei isso há 2 anos e meio, mas como disse nunca mais lhe mexi e não tenho nada a apontar ao sistema

Bem, já tenho um intervalo com datas para a entrega (17 Nov ao 31 Janeiro).

O processo de compra pelo site é bastante fácil e intuitivo ( encomendei em 2 minutos), mas de seguida o processo é algo caótico.

Tive a sorte de já ter sido contactado por um vendedor (ou Tesla Advisor lol), porque a maioria das pessoas que compraram ainda não receberam nenhum contacto e pelo site a gestão de documentos está offline.

Pediram-me os documentos para começar os processos administrativos, até aqui sem algum problema, mas assim que coloco questões relativas ao interior do carro e algumas funcionalidades, simplesmente não me sabem responder.

A melhor foi relativamente ao local de entrega, quando pedi confirmação do mesmo

- Não sabemos e não podemos mudar, foi o local que escolheu na compra pelo site
- Na encomenda não dava para escolher , contrariamente ao carro pré refresh que dava para escolher
- Infelizmente não temos informações relativamente à entrega, só quando o carro chegar é que saberemos onde o terá que ir buscar.

É uma forma de compra completamente diferente do que estava habituado até aqui e se é certo que pelo preço é um excelente produto, é preciso verdadeiramente querer o carro para suportar esta fase pós encomenda.

Os dias que precedem a entrega também tenho lido que são bem atribulados, mal posso esperar :/

Uma pergunta aos experts:
Há mais alguma marca que um determinado modelo adquira novas funções através de updates? Lembro por exemplo a Tesla passar a detetar a cor dos semáforos e dar avisos quando cai o verde por exemplo.

Bem, já tenho um intervalo com datas para a entrega (17 Nov ao 31 Janeiro).

O processo de compra pelo site é bastante fácil e intuitivo ( encomendei em 2 minutos), mas de seguida o processo é algo caótico.

Tive a sorte de já ter sido contactado por um vendedor (ou Tesla Advisor lol), porque a maioria das pessoas que compraram ainda não receberam nenhum contacto e pelo site a gestão de documentos está offline.

Pediram-me os documentos para começar os processos administrativos, até aqui sem algum problema, mas assim que coloco questões relativas ao interior do carro e algumas funcionalidades, simplesmente não me sabem responder.

A melhor foi relativamente ao local de entrega, quando pedi confirmação do mesmo

- Não sabemos e não podemos mudar, foi o local que escolheu na compra pelo site
- Na encomenda não dava para escolher , contrariamente ao carro pré refresh que dava para escolher
- Infelizmente não temos informações relativamente à entrega, só quando o carro chegar é que saberemos onde o terá que ir buscar.

É uma forma de compra completamente diferente do que estava habituado até aqui e se é certo que pelo preço é um excelente produto, é preciso verdadeiramente querer o carro para suportar esta fase pós encomenda.

Os dias que precedem a entrega também tenho lido que são bem atribulados, mal posso esperar :/

Obrigado pelo ponto de situação!
Esse prazo é muito alargado!! Entrar já pelo janeiro completo... Será sinónimo de muitas encomendas?

Os teus conhecidos que já tinham intervalo de datas, mantiveram os mesmos? Ou houve alterações?

Eu tive oportunidade de questionar um Tesla advisor sobre a disponibildade de leasing para o Model 3 e não souberam dar resposta, dizem que não há previsão. Estou em crer que se trata de uma estratégia propositada.

Em relação à experiência que estás a ter no processo de encomenda, não está de acordo com a filosofia da marca, em que deveria correr tudo sem grandes percalços e online.
Parece-me que tratar-se de um novo modelo que ainda não está disponível para entrega possa estar a causar os constrangimentos no processo. Porque isto não se verifica com os outros modelos da marca, nem se verificava com o anterior Model 3, como bem referiste.

Em relação ao local de entrega, o mesmo não poderá ter ficado ligado ao código postal da tua conta Tesla, ou que possas ter indicado no momento da encomenda?

Esperemos que corra bem!

Obrigado pelo ponto de situação!
Esse prazo é muito alargado!! Entrar já pelo janeiro completo... Será sinónimo de muitas encomendas?

Os teus conhecidos que já tinham intervalo de datas, mantiveram os mesmos? Ou houve alterações?

Eu tive oportunidade de questionar um Tesla advisor sobre a disponibildade de leasing para o Model 3 e não souberam dar resposta, dizem que não há previsão. Estou em crer que se trata de uma estratégia propositada.

Em relação à experiência que estás a ter no processo de encomenda, não está de acordo com a filosofia da marca, em que deveria correr tudo sem grandes percalços e online.
Parece-me que tratar-se de um novo modelo que ainda não está disponível para entrega possa estar a causar os constrangimentos no processo. Porque isto não se verifica com os outros modelos da marca, nem se verificava com o anterior Model 3, como bem referiste.

Em relação ao local de entrega, o mesmo não poderá ter ficado ligado ao código postal da tua conta Tesla, ou que possas ter indicado no momento da encomenda?

Esperemos que corra bem!
Mantiveram-se, basicamente, dentro dos casos que conheço (grupo dedicado ao "Highland") há 3 intervalos neste momento:
15 Out 30 Nov
3 Nov 8 Dez
17 Nov 31 Jan

A maioria dos primeiros são encomendas feitas antes da apresentação, nas outras duas datas há de tudo, mas sobretudo branco e preto interior preto na segunda e na terceira mais vermelho e cinza. (Mas a amostra não é significativa para se retirarem conclusões)

Quanto ao local de entrega, deveria ser lógico que como não pude escolher o local, seja atribuído automaticamente o centro mais próximo da minha morada, coisa que infelizmente não foi confirmada pela TA.

Mantiveram-se, basicamente, dentro dos casos que conheço (grupo dedicado ao "Highland") há 3 intervalos neste momento:
15 Out 30 Nov
3 Nov 8 Dez
17 Nov 31 Jan

A maioria dos primeiros são encomendas feitas antes da apresentação, nas outras duas datas há de tudo, mas sobretudo branco e preto interior preto na segunda e na terceira mais vermelho e cinza. (Mas a amostra não é significativa para se retirarem conclusões)

Quanto ao local de entrega, deveria ser lógico que como não pude escolher o local, seja atribuído automaticamente o centro mais próximo da minha morada, coisa que infelizmente não foi confirmada pela TA.

Muito interessante esses intervalos de datas! Estou convencido que desse grupo os vão receber ainda este ano (até 30/11) e os prazos vão sendo ajustados à medida da otimização da produção.

Qual foi a configuração escolhida por ti?

Muito interessante esses intervalos de datas! Estou convencido que desse grupo os vão receber ainda este ano (até 30/11) e os prazos vão sendo ajustados à medida da otimização da produção.

Qual foi a configuração escolhida por ti?
A TA disse para não me fiar muito nas datas, ela pensa que efetivamente o vou receber em Novembro.

Cinzento com o interior branco.

Uma pergunta aos experts:
Há mais alguma marca que um determinado modelo adquira novas funções através de updates? Lembro por exemplo a Tesla passar a detetar a cor dos semáforos e dar avisos quando cai o verde por exemplo.
Que tipo de funções? A ler sinais luminosos para já acho que só a Tesla mas por exemplo o meu carro em 2 anos e pouco recebeu:

-Melhorias na função Led matrix(IQ Lights)
-Mais funções na ID Light
-Passou de carregar até 100kW para até 135kW
-Ganhou rádio online incluida no pacote de dados do carro
- Plug and Charge(ainda por implementar em PT mas já funcional na Europa toda)
-Melhor route planner(semelhante em função ao conhecido Site ABRP) com disponibilidade dos postos de carga quase em tempo real(nacionais e internacionais)
-mais umas quantas melhorias ao nível da interface e dados disponíveis para o condutor.

Assim de cabeça não sei se me falta algo

• Like
Reactions: DMA
A TA disse para não me fiar muito nas datas, ela pensa que efetivamente o vou receber em Novembro.

Cinzento com o interior branco.

Combinação bonita! Jantes 18? Eu gosto bastante do interior branco, mas a potencial sujidade assusta. Ainda não consegui perceber se o material das portas muda consoante ser preto ou branco. No preto parece tecido, no branco parece ser plástico soft, mas plástico.

Eu não apreciava o cinza escuro anterior, mas este parece ser mais “metalizado”, preciso de ver ao vivo.
No modelo novo acho que todas as cores ficam muito bem, só o preto não me diz nada. Contudo, gostava que tivesse havido maior arrojo nas novas cores, só pela diferenciação.
No Model Y teria sempre a tendência a ir para uma das cores novas (QuickSilver ou cherry).

Quanto à entrega, pensamento positivo. Quem for comprar um bmw, Peugeot, ou Volvo, espera entre 6 meses a 1 ano. [:D]

Combinação bonita! Jantes 18? Eu gosto bastante do interior branco, mas a potencial sujidade assusta. Ainda não consegui perceber se o material das portas muda consoante ser preto ou branco. No preto parece tecido, no branco parece ser plástico soft, mas plástico.

Eu não apreciava o cinza escuro anterior, mas este parece ser mais “metalizado”, preciso de ver ao vivo.
No modelo novo acho que todas as cores ficam muito bem, só o preto não me diz nada. Contudo, gostava que tivesse havido maior arrojo nas novas cores, só pela diferenciação.
No Model Y teria sempre a tendência a ir para uma das cores novas (QuickSilver ou cherry).

Quanto à entrega, pensamento positivo. Quem for comprar um bmw, Peugeot, ou Volvo, espera entre 6 meses a 1 ano. [:D]

Sim jantes 18, pela autonomia e sinceramente até gosto.
Quanto ao branco interior, tenho experiência e sinceramente não é difícil de manter limpo.
Acho que dá mais vida ao interior, dá impressão de mais espaço e acaba por aquecer bastante menos que o preto.

As portas no interior preto é tecido no propulsão e alcântara no LR, no branco penso que será o mesmo material dos bancos - Vegan Leather, em ambas as versões.

O cinzento antigo também não gostava, mas este já me atrai bastante mais. Já deu para ver que consoante a luz, tem tonalidades diferentes, o que gosto.

Sim jantes 18, pela autonomia e sinceramente até gosto.
Quanto ao branco interior, tenho experiência e sinceramente não é difícil de manter limpo.
Acho que dá mais vida ao interior, dá impressão de mais espaço e acaba por aquecer bastante menos que o preto.

As portas no interior preto é tecido no propulsão e alcântara no LR, no branco penso que será o mesmo material dos bancos - Vegan Leather, em ambas as versões.

O cinzento antigo também não gostava, mas este já me atrai bastante mais. Já deu para ver que consoante a luz, tem tonalidades diferentes, o que gosto.

De um modo geral acho que as jantes de 18' melhoraram e as de 19' pioraram. [:D] Ainda assim, prefiro as de 19'.
Contudo, as de 18' acabam por ter algumas vantagens: Maior autonomia (cerca 50km não é de desprezar), maior conforto, pneu Michelin.

Já foi uma boa informação que aqui deixaste! Desconhecia essas diferenças entre o base e o LR nas portas. Na verdade, ainda não consegui perceber o que difere neste interior, entre o base e o premium.
Dos videos fiquei sempre com a sensação que o material das portas seria plástico, mas se é a pele sintética, melhor! :)

De um modo geral acho que as jantes de 18' melhoraram e as de 19' pioraram. [:D] Ainda assim, prefiro as de 19'.
Contudo, as de 18' acabam por ter algumas vantagens: Maior autonomia (cerca 50km não é de desprezar), maior conforto, pneu Michelin.

Já foi uma boa informação que aqui deixaste! Desconhecia essas diferenças entre o base e o LR nas portas. Na verdade, ainda não consegui perceber o que difere neste interior, entre o base e o premium.
Dos videos fiquei sempre com a sensação que o material das portas seria plástico, mas se é a pele sintética, melhor! :)
Eu também prefiro as 19, mas por todo o resto escolhi as 18.

Quanto ao material das portas, no interior preto é 100% certo o que disse.
No interior branco, como a TA não me soube responder, e a info encontrei-a num fórum, não asseguro a 100% a veracidade da mesma.

Eu também prefiro as 19, mas por todo o resto escolhi as 18.

Quanto ao material das portas, no interior preto é 100% certo o que disse.
No interior branco, como a TA não me soube responder, e a info encontrei-a num fórum, não asseguro a 100% a veracidade da mesma.

Quanto ao interior preto, fui verificar e é bem visível no configurador, inclusive.
Eu é que não me tinha apercebido dessa diferença e pensei que fosse igual em ambas as versões.

É essencial que comecem a surgir videos e reviews às diferentes variantes para se compreender melhor o que realmente mudou, dada a escassez de informação. Se bem que, nos próprios videos dos testers, é com cada calinada por vezes.

Back