Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Outro dado curioso foram as vendas na Noruega.

Em Março o Tesla Model 3 vendeu 5.315 unidades. e foi o carro mais vendido do segmento. Batendo tudo e todos.
E não faltaram notícias a falar do feito e que o série 3 tinha sido batido (apesar do série 3 não se vender nessa altura..)

Agora já há resultados de Abril e esta´tudo caldo... O Model 3 caiu 86% e vendeu "apenas" 721 unidades. O Golf e vendeu mais unidades ultrapassando as 1000.

Já muito se tinha avisado que era preciso ter atenção aos resultados de Março, porque foi quando foram entregues quase todas as pré-vendas.
Agora o valor vai claramente estabilizar. E se mudarem os apoios estatais os números descem ainda mais.

Isso tem a ver com a produção e envio em "fornadas" para a europa. Os carregamentos estão a chegar de 2 em 2 meses, enquanto continuar assim as vendas vão ter altos e baixos.

A rede de SuC é "o" argumento para comprar o Tesla e sê-lo-á, pelo menos, até a Ionity se implantar por cá.

Tenho andado nos últimos tempos a fazer um catch-up deste novo mundo e uma das coisas que percebi é o quão caótica -para não dizer estúpida- é a apresentação de informação no MOBI.E. Um simples FAQ é um processo kafkiano de terror.

Nem se percebe quais os custos de um simples carregamento no meio de tanta sigla para calcular o preço (CEME, OPC, taxas variáveis disto e aquilo). Tudo "depende" e há milhares de componentes a somar para eu saber qual o preço que não sei, a não ser que perca meia a hora a ir ao site deste e daquele e somar tudo. Ou remetem para uma tabela com não sei quantas colunas e onde o preço varia de acordo com cada posto. Impossível ter uma ideia que não seja uma rede altamente confusa onde o consumidor tem a clarividência de informação equivalente à que tem nas facturas de casa da electricidade. Ah pois, já percebemos o paralelo e o modus operandi. Espertinhos eles.

Depois os postos públicos continuam ocupados por veículos todo o dia. É o que vejo em Lisboa. Um esperto apanha um spot e só larga o osso quando lhe der jeito, os outros que se amanhem. Servem de estacionamento.

Imagino que seja um processo de nervos aturar isto no dia-a-dia.

Last edited:
Nem ao nível de um M3 está, quanto mais da experiência de condução de 911.

Aquele video do Top Gear é um exercício ridículo para medir um desportivo. Click-bait puro.

Por melhores números que o TM3 Performance tenha, falta tudoooooo o resto para ser uma experiência de condução desportiva.

Se queres que te diga, nem ao nível de acabamentos da Dacia a Tesla consegue estar.. (A tesla esta na infância da construção de carros)

Post numero #20 deste link

https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/model-3-paint-wearing-off.146347/
https://drive.google.com/drive/folders/1QzikQ60_nTfUiT2_QspvrnJHChdh1muO

Last edited:
A rede de SuC é "o" argumento para comprar o Tesla e sê-lo-á, pelo menos, até a Ionity se implantar por cá.

Tenho andado nos últimos tempos a fazer um catch-up deste novo mundo e uma das coisas que percebi é o quão caótica -para não dizer estúpida- é a apresentação de informação no MOBI.E. Um simples FAQ é um processo kafkiano de terror.

Nem se percebe quais os custos de um simples carregamento no meio de tanta sigla para calcular o preço (CEME, OPC, taxas variáveis disto e aquilo). Tudo "depende" e há milhares de componentes a somar para eu saber qual o preço que não sei, a não ser que perca meia a hora a ir ao site deste e daquele e somar tudo. Ou remetem para uma tabela com não sei quantas colunas e onde o preço varia de acordo com cada posto. Impossível ter uma ideia que não seja uma rede altamente confusa onde o consumidor tem a clarividência de informação equivalente à que tem nas facturas de casa da electricidade. Ah pois, já percebemos o paralelo e o modus operandi. Espertinhos eles.

Depois os postos públicos continuam ocupados por veículos todo o dia. É o que vejo em Lisboa. Um esperto apanha um spot e só larga o osso quando lhe der jeito, os outros que se amanhem. Servem de estacionamento.

É a forma tuga de operar. Estás surpreendido? Eu não. É o civismo tuga também. Idem idem.

Se a Tesla dependesse da vontade dos governantes e empreendedores dos diversos países, EUA incluídos, em criar uma rede decente de PCR, estava literalmente ******.

Não há Tesla sem SuC, não há SuCs sem Tesla.

A sorte é que há pessoas que já estão no século. XXI, podem procurar a aplicação miio que faz as contas todas do preço dos carregamentos eléctricos.

A sorte é que há pessoas que já estão no século. XXI, podem procurar a aplicação miio que faz as contas todas do preço dos carregamentos eléctricos.

Não sei se te apercebeste que acabaste de concordar: é preciso uma app terceira para organizar a confusão de informação de preços da rede MOBI.E.

E mesmo assim, está longe de ser intuitiva pois os cálculos parecem ter uma "lógica posteriori"e tens sempre que inserir o número de kW e o tempo para saberes um determinado custo de carregamento. Até em carregadores que a App diz só cobrarem o tempo [:D]

Dá para calcular quanto custa meteres simplesmente x kW? Não dá.

Queres calcular quantos Kw, e consequentemente o preço, consegues se estiveres x tempo? Também não sabes [:D]

Sabes com o que contas? Não sabes, cada carregador é diferente e tem as suas regras, a lógica da rede é essa e a formação de preços é necessariamente complexa e varia desde o teu fornecedor/plano, ao carregador específico daquele local.

Tudo isto é, no mínimo, muito pouco user friendly ou sequer transparente. Nomeadamente no século XXI onde aparentemente tu estás (mas eu não [:D]).

Agora vai comparar com a simplicidade de utilização dos SuC e rapidamente se percebe o activo que a Tesla tem ali.

Last edited:
Num paralelismo, o meu Mini usa um sistema da bmw já testado e testado, e não me lembro de 1 único bug que tenha tido.
O peugeot usa um sistema novo, xpto novidade na marca, Já esse tem diversos bugs pequenos.
Um tesla tem ainda mais. Parece-me que paga já recai muito nos clientes tesla serem beta testers...
Se por mim é fixe porque o carro está sempre a ter updates e novas funções. Para a grande maioria dos clientes não o vai ser. Não querem demasiadas mudanças nos sistemas, nem problemas.

Esse é o (grande) desafio da Tesla. A partir do momento em que os outros construtores apostam em força no eléctrico vão trazer toda a evolução acumulada ao longo de anos sobre o que é produzir um automóvel e que a Tesla não tem.

Mas toda a evolução exige beta-testers. Se o teu MINI tem um sistema mais que testado é porque foram os clientes do Série 7 E65 -e aqueles iDrives terríveis 1st-, os beta-testers.

Da mesma forma que agora tens clientes furiosos da PSA por não conseguirem regular o sistema de ventilação/AC sem ir a um (sub)menu.

Ou clientes da Audi e Jaguar/Land Rover que em andamento não conseguem regular uma série de funções do carro porque não se vê bem o que se está a fazer.

Tudo isto são beta-testers, à sua maneira [:D] Não são só os da Tesla e os updates frequentes.

Last edited:

Tem piada como a Tesla percebeu isto logo de início.

Mas já se sabe que é uma marca só com defeitos, e imagine-se, às vezes até os carros ardem, coisa que nunca se viu com mais nenhuma marca. [:D]

Esse é o (grande) desafio da Tesla. A partir do momento em que os outros construtores apostam em força no eléctrico vão trazer toda a evolução acumulada ao longo de anos sobre o que é produzir um automóvel e que a Tesla não tem.

Mas toda a evolução exige beta-testers. Se o teu MINI tem um sistema mais que testado é porque foram os clientes do Série 7 E65 -e aqueles iDrives terríveis 1st-, os beta-testers.

Da mesma forma que agora tens clientes furiosos da PSA por não conseguirem regular o sistema de ventilação/AC sem ir a um (sub)menu.

Ou clientes da Audi e Jaguar/Land Rover que em andamento não conseguem regular uma série de funções do carro porque não se vê bem o que se está a fazer.

Tudo isto são beta-testers, à sua maneira [:D] Não são só os da Tesla e os updates frequentes.

Ou os clientes da Jaguar, que não conseguem carregar nos PCR, ou os da Audi, a quem acontece o mesmo na rede Ionity (da própria Audi)...[:D]

É o valor que me aparece no configurador Português... "Standard Range Plus" 48.900€... e isto sem opcional nenhum.
Autonomia: 415Km.

São +/- 190kms para cada lado, (Margem Sul ->Alentejo -> Margem Sul) e +/- uns 70kms a andar lá às voltas para visitar a família. Por norma faço +/- 450Kms sempre que lá vou. Utilizo a A2 até Montemor e depois vou pela nacional.. e na N4 e mesmo lá na terra não há um único posto para carregar. Carregar pela tomada normal não é opção, já que demora uma eternidade (estou sempre a visitar as capelinhas todas, o carro só para à noite), e não vou estar a cravar electricidade a eles. O único supercharger que há pelo caminho é antes de Montemor, mas isso estaria a voltar para trás.

1º Sim a Mobi-e do que já percebi é para esquecer enquanto não for paga e eles comecem a arranjar os postos de carregamento e a expandir..
2º Não sabia que com trifásico a Wallbox da Tesla carrega a 16Kwh... mas a EDP deve levar uma balúrdio de trifásico e isto para não falar na instalação... mas quem souber mais sobre o tema que comente sffv.
3º Ter tenho, mas carregar por uma tomada normal demora uma eternidade a carregar, e por norma só paro à noite, e mesmo assim acho que não deve chegar para carregar... outro problema é estar a "cravar" electricidade.

Ou seja, comecem a espalhar carregadores Mobi-e, Destination Chargers ou Supercharger e aí até penso mais no assunto, pois já me permite fazer a minha vida normal... tal como quem tem Tesla's nos EUA fazem.
A Wallbox da Tesla tem uma potência de saída máxima de 22 KW quando dispomos de ligação trifásica a 400V e 32A (400x32xsqrt3) mas o carregador de bordo AC do Tesla Model 3 só admite um máximo de 11KW e o do Model S admite um máximo de 16,5KW.
Como o preço da ligação trifásica é muito cara, já instalei na minha garagem uma ligação monofásica a 32A para carregar durante toda a noite quando tiver um carro eléctrico.
A mais valia da marca está nos SuC que fazem bypass a esse carregador pois carrega a corrente contínua DC e na sua nova geração V3 com potência máxima de 250KW.

Usa esta app, é mais simples simular por lá:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.muvext.miio

Tem piada como a Tesla percebeu isto logo de início.

Mas já se sabe que é uma marca só com defeitos, e imagine-se, às vezes até os carros ardem, coisa que nunca se viu com mais nenhuma marca. [:D]

O Futuro da Tesla vai estar no "alugar" da sua rede de SuC.
Ou então mesmo na venda da rede completa.

O Futuro da Tesla vai estar no "alugar" da sua rede de SuC.
Ou então mesmo na venda da rede completa.
Duvido muito.
A rede exclusiva é um ponto de venda forte em relação à concorrência.
Os protocolos proprietários dão muito jeito para fazerem o que quiserem sem problemas de compatibilidade.
Quanto muito podem deixar os outros carregarem lá se forem compatíveis, mas tem de alterar o sistema de pagamento, porque de momento está associado à tua conta pelo VIN.

Mas como a Tesla já mostrou abertura para facilitar os outros fabricantes a bem de mudar a sustentabilidade automóvel (como a partilha de patentes), pode ser, mas não é uma boa opção do ponto de vista de estratégia empresarial.

Ele disse ali, perto onde eu referi que o M3P anda no território do 911 em termos de performance mas onde eu NÃO DISSE que está ao nível do 911.

Sabes, aquela típica distorção das coisas que achas que podes fazer, mas que não é correcto.
Ok, onde é que ele disse isso? Eu gostava de ver o contexto.

Back