Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Olha que não. Andam os 2 na janela dos 13-14s.
Mesmo no carwow, compararam os 2 e o facto de ter menos um bocado de % bateria já fez com que levasse nas trombas do antigo.

Agora, pelo preço e tendo em conta esses objetivos propostos que falas, não deixa de ser uma boa proposta. Mas dá aquele sabor amargo quando se olha para a versão US.

​​​​​​

Last edited:
Jack47 desejo-te muita sorte e que em Setembro ainda esteja válido. Mas é tudo especulacao. Vemos para a semana! :)
A campanha é interessante com as taxas de hoje em dia...

Screenshot 2024-09-01 at 09.50.34.png

Parece que houve sorte.

De qualquer das formas, pelo sim pelo não, fiz a pré-encomenda ontem. Com a noção de que se quiser cancelar e reaver os 250 euros da "reserva", consigo fazê-lo facilmente.

Outra coisa que percebi entretanto é que comprando um dos carros "pré-configurados", ou seja, os que estão em stock ou que já estão em trânsito para chegar muito em breve, há um desconto de 2590€. Desconto este que não aparece no configurador da Tesla.

Posto isto, por um lado não contava com estes 2590€ até há bem pouco tempo e, por outro lado, fazia as simulações do crédito nos sites de bancos, com TAEG's de 11% e à volta disso, quando afinal vim a perceber também há poucos dias que no financiando directamente na Tesla dá para conseguir até 4,91% de TAEG (como se vê no printscreen acima), o que representam uma redução de cerca de 7000€ no MTIC após pagamento de todas as prestações.

Em total são 9590€ de "poupança" em relação ao que eu pensei que teria que pagar até há 1 ou 2 semanas atrás. Será esta uma das razões que leva muita gente a não ter dúvidas e optar por um Tesla.

-​

https://youtu.be/aUnX8b-F6Lk?si=7FIJ9gaRMYXtqOtQ
Este dragy parece-me bem feito. Deve andar por aí, 12,5 a 13.

Sim vi isso mas esse antigo tinha jante 18". Foi muito injusto.

​​​​​​Tem de se comparar com percentagens idênticas. A verdade é que o novo performance mesmo a versão chinesa anda um bocado mais. Agora, não é nada do outro mundo, mas também o antigo até andava bem.

​​​​​​​

Gostei muito do carro no seu todo, com a nova suspensão, se tivesse target de ir para uma bateria NCM era sem dúvida a minha escolha.

melhor que 30 anos a pagar uma casa... quase todos nós precisamos de um carro, mas só alguns têm os 40k para bater de um momento para o outro

curiosamente eu até consegui pagar a minha casa a pronto, mas fiquei foi sem massa para trocar de carro a pronto [:D]

Fizeste bem. Mais vale ter a casa paga do que o carro. Hoje em dia os créditos à habitação até doem... há quem pagasse 500 euros há 3 anos e agora esteja a pagar 900 euros, quase o dobro. E o pior nem é isso, é que dos 500 euros de há 3 anos, 400 euros iam para capital e apenas 100 euros para juros. Enquanto que agora dos 900 euros, há 750 para juros e apenas 150 euros para capital.

Ou seja, as pessoas andam a pagar praticamente o dobro e só estão a ver a dívida reduzir ao ritmo de 1/3 daquilo que ia reduzindo há 3 anos atrás. É deprimente. Por isso mesmo, quem tem em mãos 40 mil euros e vai comprar carro novo, se está também a pagar a casa, mais vale meter esse dinheiro na casa e pagar o carro a crédito.

Na Tesla, por exemplo, com este TAEG de 4,91%, creio que de cada prestação cerca de 80% será para capital e apenas 20% para juros. O inverso do que está a acontecer nos créditos à habitação.

Nota: claro que estou a atirar valores por alto, não será exatcamente assim, mas aproximadamente é isto que tenho visto.

-

Mas tens algumas mais valias em IRS se tiveres crédito habitação, não?

Acho que o Tesla vende muito pela imagem, pela satisfação do cliente, ok tens uma desilusão grande na entrega e nos primeiros dias porque o carro vai te estar sempre a apitar e mostrar mensagens de erros nas câmaras e cenas assim, para quem acaba de gastar milhares de euros num carro acha estranho, mas depois desse impacto negativo, vem a parte positiva, que é, como carro é divertido de usar, como meio de transporte não dá qualquer chatice, é económico, tem tudo de essencial no dia a dia...
​​​​​​​Claro que o posicionamento do produto na parte de negócio faz o resto do milagre. Mas se não tivesse boa fama, não vendia...

1. Mas tens algumas mais valias em IRS se tiveres crédito habitação, não?

2. Acho que o Tesla vende muito pela imagem, pela satisfação do cliente (...) mas depois desse impacto negativo, vem a parte positiva, que é, como carro é divertido de usar, como meio de transporte não dá qualquer chatice, é económico, tem tudo de essencial no dia a dia....

1. Já não. Só dá para descontar no IRS crédito habitação firmado até 31 dez 2011. E o máximo são cerca de 300 euros (450 para quem tenha baixos rendimentos). Estes benefícios foram desligados depois 2012 por razões financeiras do estado e porque na prática baixar a prestação leva a subidas no preço de venda dos imóveis. Regra geral os benefícios estatais têm de ser atribuidos muito cuidadosamente porque muitas vezes as ajudas acabam na mão do vendedor ou do intermediário, que ficam com mais liberdade para subir preços.

2. Não há como o negar: um tesla é um eletrodoméstico. Mas é um bom eletrodoméstico. E no fundo 99% das vezes nós só precisamos de algo que nos leve de A para B. Para a diversão podemos sempre arranjar um brinquedo a combustão e ir para a pista. (haja $$$)

Ahhh já não há vantagem... alguém já me tinha dito isso mas já não me lembrava...

Mas olha que sobre a segunda parte, o que se está a passar até é mais o contrário, olha o meu e o teu? caso, e se calhar o de muitos... Deixámos ir os carros que menos fazem falta na garagem para entrar ou possivelmente entrar um VE... :p

No caso de financeiramente justificar voltar a gastar mais dinheiro num carro, voltaria a gastar num model 3 performance ou até num plaid, já nunca voltaria a carros a combustão, e muito menos híbridos. Pese embora que andarmos de VE esteja a possivelmente contribuir para que os combustíveis estejam a atingir valores em baixa cada vez mais interessantes, para quem goste dessa tecnologia, será uma mais valia.

Last edited:
sobre a segunda parte, o que se está a passar até é mais o contrário, olha o meu e o teu? caso, e se calhar o de muitos... Deixámos ir os carros que menos fazem falta na garagem para entrar ou possivelmente entrar um VE... :p

No caso de financeiramente justificar voltar a gastar mais dinheiro num carro, voltaria a gastar num model 3 performance ou até num plaid, já nunca voltaria a carros a combustão, e muito menos híbridos.

comigo é o mesmo.. vendi um cabrio V6, que até era um bom carro de passeio, simplesmente porque não o usava e a massa dava jeito para umas obras em casa

como tu, já não devo voltar aos carros a combustão.. ainda tenho um que herdei de um parente e que me dá para as viagens longas, mas daqui a 1-2 anos mudarei para um elétrico. No entretanto vendi as minhas ações da galp [:D]

https://youtu.be/aUnX8b-F6Lk?si=7FIJ9gaRMYXtqOtQ Este dragy parece-me bem feito. Deve andar por aí, 12,5 a 13.

Sim vi isso mas esse antigo tinha jante 18". Foi muito injusto.

Tem de se comparar com percentagens idênticas. A verdade é que o novo performance mesmo a versão chinesa anda um bocado mais. Agora, não é nada do outro mundo, mas também o antigo até andava bem.
Esse estava de bateria completamente cheia, o do autotonl devia ter menos um bocado (não dá para perceber), o do carwow ainda tinha menos (60). Talvez seja daí.

​​​​​​Este decréscimo de performance também é tão acentuado no antigo? Tenho um familiar com um que diz que não sente nada na primeira metade. 😅

​​​​

​​​​​​

Last edited:
a voltagem das baterias baixa com a percentagem de carga.. se a potência máxima não for regulada eletronicamente, menos bateria dá em menos potência

Mas olha que sobre a segunda parte, o que se está a passar até é mais o contrário, olha o meu e o teu? caso, e se calhar o de muitos... Deixámos ir os carros que menos fazem falta na garagem para entrar ou possivelmente entrar um VE... :p

No caso de financeiramente justificar voltar a gastar mais dinheiro num carro, voltaria a gastar num model 3 performance ou até num plaid, já nunca voltaria a carros a combustão, e muito menos híbridos. Pese embora que andarmos de VE esteja a possivelmente contribuir para que os combustíveis estejam a atingir valores em baixa cada vez mais interessantes, para quem goste dessa tecnologia, será uma mais valia.

As vendas da Porsche, BMW M e AMG em veiculos novos aumentaram drasticamente nos ultimos 2 anos após noticias de eletrificacao/hibridizacao de alguns modelos, apesar de aumentos de precos absurdos.

Apenas para nao deixar a desinformacao passar.

As vendas da Porsche, BMW M e AMG em veiculos novos aumentaram drasticamente nos ultimos 2 anos após noticias de eletrificacao/hibridizacao de alguns modelos, apesar de aumentos de precos absurdos.

penso que estarás a falar dos modelos a combustão.. se sim, não me parece que esse aumento de procura tenha a ver com uma necessidade ou preferência por ter um carro ICE, mas sim com um investimento em modelos de prestígio que poderão ser descontinuados a curto-médio prazo e que, por isso, poderão valorizar

penso que estarás a falar dos modelos a combustão.. se sim, não me parece que esse aumento de procura tenha a ver com uma necessidade ou preferência por ter um carro ICE, mas sim com um investimento em modelos de prestígio que poderão ser descontinuados a curto-médio prazo e que, por isso, poderão valorizar

Estamos a falar de Carreras, AMG V8, M S58, tudo carros que desvalorizam, e nao é pouco.

Modelos que valorizam continuaram "limitados" como sempre.

É obvio que é preferência, no sentido de ainda ir sacar um antes que acabem. Para alem disso, taxas de juro baixas motivaram o pessoal a gastar dinheiro.

Estamos a falar de Carreras, AMG V8, M S58, tudo carros que desvalorizam, e nao é pouco.

Modelos que valorizam continuaram "limitados" como sempre.

É obvio que é preferência, no sentido de ainda ir sacar um antes que acabem. Para alem disso, taxas de juro baixas motivaram o pessoal a gastar dinheiro.

desvalorizam para já, mas de futuro não se sabe.. é especulação controlada.. tipo "gozo o carro agora e se calhar ainda o vendo pelo preço de compra ou até mais daqui a uns anos, quando já não houver disto"

a ideia é boa.. a minha carteira é que não aguenta [:D]

Estava a falar de deixar ir carros de fim de semana para o mercado de usados, julgo que aumentou muito o número de exemplares disponíveis... Mas pronto, é uma análise superficial de uma ou outra pesquisa que faço para ver como andam as coisas. Também é verdade que pode ser para evoluir para um carro desses superior, e não necessariamente para um VE, mas... O comprador de VE que não existia vem de algum lado.

Vi em mais dois websites o alegado "erro" em que dizem que o AWD Long Range que faz 4,4 segundos dos 0 aos 100, tem 498cv.

https://ev-database.org/car/1992/Tesla-Model-3-Long-Range-Dual-Motor

Neste website de cima nem é só o "erro" dos cv, pois colocam mesmo:

Acceleration 0 - 100 km/h4.4 sec
Top Speed201 km/h
Total Power366 kW (498 PS)

Ou seja, em kW também estará "errado", pois efectivamente 366kW são 498cv.

E os do Observador, de forma atabalhoada, publicaram também esta informação, aqui:

https://observador.pt/2024/07/14/ja...-dos-tesla-model-3-mas-ainda-nao-em-portugal/

"versão LR AWD, com tracção integral e dois motores que totalizam 498 cv (0-100 km/h em 4,4 segundos e 201 km/h).​"

Deve estar em mais sítios, eu é só fiz uma pesquisa de 5 minutos. Algo induziu a este "erro", para aparecer em vários sítios...

Noutros (a maioria ainda assim) aparecem os tais 390 e tal cv, que também varia, nuns sítios é 392cv, noutros 394cv e noutros 396cv.

É o que dá a Tesla omitir esse dado no próprio site (ou se está lá, está bem escondido).

-

Jack47 Na Alemanha consegues ver online que potência está homologada para cada carro. O caso do LR AWD tem 392cv de pico de potência.

Não estou informado sobre detalhes do mais recente LR AWD "Highland", mas do modelo LR AWD 2019/20/21 tinha várias dúvidas que entretanto esclareci e posso avançar esta info em baixo:

Em 2019 o carro declarava ~350cv mas ao longo destes 5 anos recebeu dois updates com direito a ~5% de potência extra, daí ser estimado ter algo à volta de 390cv. E btw tem 550nm de binário acho, algo bem interessante também.

Ao que consta, em PT, o DUA destes carros tem lá a potência máxima que ele pode ter de origem. Ora, com estes updates e o "acceleration boost" (supostamente dá 100cv extra, há quem fale em 80cv...) que é um simples upgrade via software que custa 1800e a potência pode chegar aos 470-490cv. Vamos assumir 480cv de média.

Portanto daí o DUA destes carros ter lá os tais 350 e tal kW de potência. Não quer dizer que os tenha na realidade. Aliás a maioria terá os tais ~390cv se tiver o último update disponível e não tiver o tal upgrade de 1800e.

PS: Essa ferramenta online que há na Alemanha parece-me interessante, dá para partilhares? Presumo que seja um site/app gratuito.

Back