[Teste] És um condutor agressivo?

[Teste] És um condutor agressivo?

• Excelente

Votes: 59 38.1%
  • Bom

Votes: 79 51.0%
  • Fraco

Votes: 9 5.8%
  • Mau

Votes: 2 1.3%
  • Não respondo

Votes: 4 2.6%
  • Ainda não conduzo

Votes: 2 1.3%

• Total voters
    155

Agent

New member
Diz-me como guias...

Faça o teste: É um condutor agressivo?

Se lhe perguntarem se é um bom condutor, o mais provável é que responda "sim".
O problema são os outros.
Esta é a opinião da esmagadora maioria dos automobilistas portugueses, a avaliar pelo resultado de uma sondagem da Universidade Lusófona.
Aceite o desafio e faça o teste que lhe propomos:

final-condutor-ec4a.jpg

Ler mais: Faça o teste É um condutor agressivo? - Visao.pt

yoga-road-rage2.jpg

Aqui estão as perguntas transcritas (caso não consigam ver a imagem):

1. Ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda?
  2. Evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem?
  3. Costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda?
  4. Mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente?
  5. Após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo?
  6. Perante um sinal de STOP, imobiliza sempre o seu veículo?
  7. Num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita?
  8. Cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização?
  9. Adequa a velocidade de circulação Às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido?
  10. Sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção?
  11. Como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores?
  12. Evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas?
  13. Tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu?
  14. Encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência?
  15. Descarta competições com outros veículos?
Respondam apenas Sim ou Não.
No final, contabilizem as respostas Não.

• 0 a 3 Não - Excelente
  • 4 a 7 Não - Bom
  • 8 a 11 Não - Fraco
  • Mais de 12 Não - Mau

Last edited:
Tecnicamente deu-me "bom", algumas das repostas não são sim nem não, são "às vezes" ou "raramente".

Por exemplo como regra geral nunca ultrapasso pela direita, e até dou piscas antes de ultrapassar para prevenir os outros condutores (se vir que o que vai à frente vai a dormir dou-me um sinal de luz rápido só para se aperceber)...mas já apanhei alguns velhos que iam na faixa da esquerda com a da direita livre, e ao fim de meia dúzia de sinais de luzes e breves buzinadelas desisti e ultrapassei pela direita.

Stops e limites de velocidade isso admito sem problemas, passam ao lado (literalmente [:D]). Coisas mais arbitrárias e sem sentido.

Por vezes admito que faço uma condução agressiva, quando tenho pressa e me esgota a paciência para aturar totós que andam na estrada a empatar. Há gente que se não for aplicada alguma "pressão" são capazes de ir quilómetros a fio a 40 numa estrada de 90 com uma dúzia de carros a fazer fila atrás.

Last edited:
  1. Ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda? NÃO
  2. Evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem? NÃO
  3. Costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda? NÃO
  4. Mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente? NÃO
  5. Após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo? NÃO
  6. Perante um sinal de STOP, imobiliza sempre o seu veículo? NÃO
  7. Num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita? NÃO
  8. Cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização? NÃO
  9. Adequa a velocidade de circulação Às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido? NÃO
  10. Sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção? NÃO
  11. Como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores? NÃO
  12. Evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas? NÃO
  13. Tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu? NÃO
  14. Encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência? SIM
  15. Descarta competições com outros veículos? NÃO

não devias ter carta!!!!!
  1. ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda? não
  2. evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem? não
  3. costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda? não
  4. mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente? não
  5. após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo? não
  6. perante um sinal de stop, imobiliza sempre o seu veículo? não
  7. num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita? não
  8. cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização? não
  9. adequa a velocidade de circulação às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido? não
  10. sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção? não
  11. como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores? não
  12. evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas? não
  13. tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu? não
  14. encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência? sim
  15. descarta competições com outros veículos? não

1. Ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda? NÃO (como ando à direita, ultrapasso muita gente pela direita e a velocidades "alegres")
  2. Evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem? SIM
  3. Costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda? SIM
  4. Mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente? SIM
  5. Após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo? SIM
  6. Perante um sinal de STOP, imobiliza sempre o seu veículo? NÃO (tecnicamente abrando e espreito... se não vier ninguém não chego própriamente a "parar" - trick question)
  7. Num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita? SIM (pq me estou nas tintas, é-me indiferente passar primeiro ou depois - até cedo à esquerda se for preciso)
  8. Cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização? NÃO (quem diz que sim a esta é mentiroso... lol)
  9. Adequa a velocidade de circulação Às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido? SIM
  10. Sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção? SIM
  11. Como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores? SIM
  12. Evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas? SIM
  13. Tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu? SIM
  14. Encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência? SIM
  15. Descarta competições com outros veículos? NÃO (o meu carro pesa pouco menos de 1000 kilos e tenho tracção atras - alem de ser um desperdício para o meu carro, isto não seria apenas uma impossibilidade, mas também um aborto ao meu gozo pessoal de ver carros com o dobro da cavalagem a cortarem-se nas curvas ou a sair de frente - não, aqui o meu gozo está primeiro)

Isto dá-me um bom não é?

Pergunta de ouro - Resiste a andar de lado numa rotunda ou curva com boa visibilidade, seja ela qual for, porque "rotunda" e "curva com boa visibilidade" na sua cabeça significam "drift"? NÃO [:D]

Apenas tive 3 não, logo excelente.

Não ultrapasso apenas pela esquerda.
Embora considere que ultrapassar é sair de trás de um carro, passar e voltar para a frente dele. Isto não faço pela direita, mas quando vou pela direita na auto estrada, mas rápido que alguém que vai no meio plantado, não tenho qualquer problema em continuar pela direita.

Não cumpro os limites de velocidade.
Não ando só a 30/50 nas localidades, nem a 80/90 nas vias reservadas a automóveis.
E não paro totalmente em TODOS os STOP, abrando, mas se o cruzamento estiver livre não vou parar obviamente.

De resto, procuro dar piscas em todas as mudanças de direcção, rotundas, cruzamentos, etc.
Procuro não andar a cheirar o cu ao da frente, até porque não gosto de andar a dar com a testa no volante se tiver de travar a fundo.
Não ando plantado no meio da auto estrada.
Não ando a dar sinais de luzes a quem vai à frente.
Não bato com a porta no carro que está estacionado ao meu lado, principalmente porque não quero f0der a minha porta também.
Não tenho carro para me andar a picar, os 65cv da Ibiza só me deixam picar com ciclistas ou com o pessoal que anda a fazer jogging.
E não ando a dar gás a apontar aos postes quando chove, tenho gosto no lombo.

Por isso não, não sou um condutor agressivo, como não sou uma pessoa agressiva.

Adoro conduzir, seja em auto estrada, em estrada de montanha, e até mesmo no transito, portanto procuro não me chatear enquanto o faço.

Ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda? SIM
Evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem? SIM
Costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda? SIM
Mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente? SIM
Após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo? SIM
Perante um sinal de STOP, imobiliza sempre o seu veículo? NÃO
Num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita? SIM
Cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização? NÃO
Adequa a velocidade de circulação Às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido? SIM
Sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção? SIM
Como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores? SIM
Evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas? SIM
Tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu? SIM
Encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência? SIM
Descarta competições com outros veículos? NÃO

Ena 3 Nãos [:)]

Ultrapassa os outros veículos apenas pela esquerda? Não
- Perguntada desta forma é sempre NÃO, pois há situações em que SE TEM de ultrapassar pela direita (mudanças de direcção, trânsito, etc...)
Evita bloquear a trajectória dos outros automóveis, facilitando a manobra de ultrapassagem? Sim
Costuma circular na via de trânsito mais à direita, deixando livre a que se encontra mais à esquerda? Sim
Mantém a distância de segurança relativamente ao veículo que segue à sua frente? Sim
Após uma manobra de ultrapassagem, antes de retomar à direita, verifica que o faz sem perigo? Sim
Perante um sinal de STOP, imobiliza sempre o seu veículo? Não
- Raramente imobilizo totalmente o veiculo, e muitas vezes nem a 1ª ponho, é chegar, ver se posso continuar, entro em segurança e sigo como de um sinal de cedência se tratasse.
Num cruzamento, cumpre sempre a regra de prioridade à direita? Sim
Cumpre os limites de velocidade impostos pela sinalização? Não
- Não sou nenhum anjo, em AE já andei a duzentos e muito, em Nacionais já andei a 120 onde o limite era 70, etc...
Adequa a velocidade de circulação Às condições existentes no local, independentemente do limite estabelecido? Sim
Sinaliza sempre com o pisca as mudanças de direcção? Não
- Nem sempre é preciso, quando vou sozinho na estrada.
Como comportamento habitual, procura não fazer sinais de luzes aos outros condutores? Não
- De noite os sinais de perigo devem ser substituídos por sinais sonoros, portanto se o próprio código diz para dar sinais, em ultrapassagem à noite costumo usar.
Evita responder a provocações no trânsito, não recorrendo a gestos agressivos e palavras ofensivas? Sim
Tem a atenção de não bater com a porta no veículo estacionado ao lado do seu? Sim
Encosta sempre o automóvel quando se apercebe da presença de um veículo de emergência? Sim
Descarta competições com outros veículos? Não
- Não, quando vou com os meus amigos na estrada é normal andarmos a picar-nos uns aos outros.

Resultado final: Bom

Back