TGV - agora parece que é de vez?

paralelo

Well-known member
Parece que o TGV vi avançar desta vez..
O que acham do projecto?

Deixo a minha opinião.

Acho que vai ser mais um elefante branco. Tudo bem que a UE comparticipa com 700 milhões de euros, mas a obra são 1400 milhões!!! Depois sabemos que estas obras derrapam para o dobro em portugal...
Pior que tudo vai ser os custos de operação.. Quem vai usar o TGV? Andei regularmente de comboio e de 2008 a 2014 fazia aveiro -lisboa- aveiro todas as semanas e as pessoas não iam no alfa pendular que era mais rápido e confortável para pouparem dinheiro!!!
quanto custará um bilhete de tgv? para mim andará as moscas ou com os senhores com cargos altos no estado que não pagam bilhete e em santa apolónia têm o motorista do estado à espera para os levar, como vi tanta vez nas poucas vezes que usei o alfa pendular..
e as estações? estação de aveiro em oiã???

Ainda me recordo do Sócrates vir para um telejornal justificar que valia a pena porque eram não sei quantos milhões de passageiros/ano entre Lisboa e Madrid. No dia seguinte alguém mostrou os números entre Madrid e Barcelona e claro, o que ele disse era demasiado optimista...

Infelizmente acho que tens razão. Além de o nosso país/mercado ser demasiado pequeno e limitado (em vários aspectos [:D]), existe a monocultura do transporte rodoviário um pouco como a do futebol no que diz respeito ao desporto, pelo que vai ser um mega-desinvestimento condenado a não sair dos prejuízos astronómicos.

E quem paga(mos) a conta, como sempre? Pois...

Estado condenado a pagar 150 milhões pelo TGV que não avançou

​O Estado foi condenado a pagar 149,6 milhões de euros ao consórcio Elos pela não concretização do projecto de Alta Velocidade entre o Poceirão e Caia. O Estado vai recorrer da decisão do tribunal arbitral, avança o “Público”.

https://www.transportesenegocios.pt/estado-condenado-a-pagar-150-milhoes-pelo-tgv-que-nao-avancou/

Mais do mesmo?

Além de que o projeto que já vi é mesmo uma daquelas coisas completamente inúteis.

A úincs certeza é que o Estado vai gastar mais umas dezenas de milhões.
Sendo que é neste momento apenas e só porque há uns prazos da UE para cumprir. No fim sai mais uma indemnização seja porque motivo for.
Atendendo aos preços praticados e há mobilidade existente em Portugal parece-me um projeto condenado ao fracasso ou pelo menos a dar prejuízo se o projeto avançar realmente.
Quantos aos valores acredito quando vir o projeto feito... Para a linha Braga Vigo (ou Porto Vigo) eram previstos tipo 900 milhões, os espanhois só da fronteira a Vigo ou Pontevedra tinham 500 milhões previstos, sendo que do lado português o terreno era mais acidentado e a distancia quase o triplo.

Convençam-se, somos um País de politicos megalomanos, que gostam de enriquecer (a eles, familia e amigos) todos à nossa custa.

Acoberto de uns fundos PRR, lá vamos nós enterrar mais uns MM€ em algo inutil que, como no passado, pode nao passar do papel

Entretanto, milhares de alunos continuam sem professores, hospitais a abarrotar, gravidas a perder bebés, tribunais em greve, policias sem carros ou meios

image.png

Paralelo, há muitas questões.
O próprio termo TGV pode ser enganador.

Alta velocidade não significa forçosamente 320 km/h como em França.

Há soluções de 250 km/h por ex. Não sei se os custos compensam ou mais vale 300/320.

Acima de tudo o que precisamos é de uma linha do norte descongestionada e talvez seja melhor uma nova. Problema começa logo como dizes que os orçamentos derrapam para o dobro com muita facilidade.

É claro que quando é para estradas, IC's , AE's já ng levanta problema, mesmo que haja AE's que podiam ser IC's mas ok isso é outra discussão.

Preços dos bilhetes? ora pois. Há de qq forma muita gente a andar de Alfa, sobretudo via empresas.

Noutros países temos comboios TGV, e outros regionais/intercidades de velocidades similares aos nossos IC ( 200 ) mas o mais comum é 160.

Todos os transportes precisam coexistir, desde carro ao comboio, avião e etc por isso quando as pessoas entrem em guerras parvas " ah não compensa porque de X vou melhor que Y " pronto começa logo a tourada.

Infelizmente acho que tens razão. Além de o nosso país/mercado ser demasiado pequeno e limitado (em vários aspectos [:D]), existe a monocultura do transporte rodoviário um pouco como a do futebol no que diz respeito ao desporto, pelo que vai ser um mega-desinvestimento condenado a não sair dos prejuízos astronómicos.

Também há que ver uma coisa, se não houver muitas alternativas, a malta pode preferir o carro.

Exemplo: Lisboa-Évora, tens EN, AE, comboio e autocarro, e tens publico para todos eles.

LX-Porto? AE caríssimo, EN coisa para demorar 6h, comboio 3h devido às obras constantes embora tenha chegado a ser 2h40 ou similar.

Fosse comboio 1h30 ou 2h e bilhetes acessíveis e era uma excelente alternativa.

O que acham do projecto?

Deixo a minha opinião.

Acho que vai ser mais um elefante branco. Tudo bem que a UE comparticipa com 700 milhões de euros, mas a obra são 1400 milhões!!! Depois sabemos que estas obras derrapam para o dobro em portugal...
Pior que tudo vai ser os custos de operação.. Quem vai usar o TGV? Andei regularmente de comboio e de 2008 a 2014 fazia aveiro -lisboa- aveiro todas as semanas e as pessoas não iam no alfa pendular que era mais rápido e confortável para pouparem dinheiro!!!
quanto custará um bilhete de tgv? para mim andará as moscas ou com os senhores com cargos altos no estado que não pagam bilhete e em santa apolónia têm o motorista do estado à espera para os levar, como vi tanta vez nas poucas vezes que usei o alfa pendular..
e as estações? estação de aveiro em oiã???

TGV para mim faz sentido *com* alguns contornos!

Todos os voos entre Porto - Lisboa - Faro - Madrid - Valência são obrigatoriamente substituídos por TGV.

De resto, estação TGV em Aveiro?! Seriously?

TGV é para andar Corunha - Vigo - Porto - Lisboa - Faro! O resto dentro de portas não faz o menor sentido!

Só se vai mudar essa cultura se se criar boas alternativas..

Por mim é assim: venha ele rapidamente.apr:)
É uma obra fundamental para o futuro da mobilidade neste país.
Só peca por tardio.
​​​​​​
Excelente notícia.

As paragens vão ser um problema mas já o foram noutros países e tudo se resolve.

Ex. Parar em Aveiro não quer dizer que sejam todos comboios, obviamente.

Todos os voos entre Porto - Lisboa - Faro - Madrid - Valência são obrigatoriamente substituídos por TGV.

TGV é para andar Corunha - Vigo - Porto - Lisboa - Faro! O resto dentro de portas não faz o menor sentido!

Até em Gaia (Santo Ovídio) vais ter uma estação. :rolleyes:[:D]

Até em Gaia (Santo Ovídio) vais ter uma estação. :rolleyes:[:D]

A estratégia é dizer que sim e preparar estações para calar os autarcas. Depois aplicam-se critérios objectivos: se não houver volume de passageiros, não pára.

Tem um forte componente política de facto.

Usar esse argumento para inviabilizar a ideia é não perceber como funciona sistema ferroviário no mundo.

Em qualquer lado onde passe uma linha é sempre o mesmo problema.

Vão passar o TGV na ponte em Lisboa?

(dei uma googlada, e até coisas de 2010 saltaram [:)])

Vão passar o TGV na ponte em Lisboa?

(dei uma googlada, e até coisas de 2010 saltaram [:)])

3a travessia corredor Barreiro Chelas. Os terrenos todos estão todos reservados até para oficinas há quase 20 anos.
Por isso é que a zona onde a ponte vai passar tem ar abandonado cheia de terrenos com ar abandonado.

Vamos ter muitas obras.

O que acham do projecto?

Deixo a minha opinião.

Quem vai usar o TGV? Andei regularmente de comboio e de 2008 a 2014 fazia aveiro -lisboa- aveiro todas as semanas e as pessoas não iam no alfa pendular que era mais rápido e confortável para pouparem dinheiro!!!

Diria que desconheces a realidade atual. Hoje em dia os IC/AP andam com lotações bastante elevadas.
Se não adquirires os bilhetes com antecedência mínima, arriscas-te a não ter lugar ou só em 1.ª classe (mesmo assim não é certo). Os comboios de longo curso andam constantemente cheios de turistas que pagam o preço que for preciso, pois tem poder de compra.

Recentemente um funcionário da bilheteira da CP saiu-se com a seguinte frase: "O Turismo foi a salvação de Portugal, mas a condenação dos portugueses".

De seguida comentava que se vive um momento de extremos.
  • IC e AP com imensa procura e clientes que pagam seja qual for o valor pedido. Vão sempre lotados.
  • Comboios Urbanos e Regionais com clientes regulares, com condições financeiras limitadas, a pedir à CP orçamentos e datas para viagens promocionais (bilhetes que custam pouco mais de 3€ em alguns casos). Fiquei incrédulo quando ouvi que havia quem pedisse orçamentos para viajar em urbanos.

Eu tenho sentimentos mistos relativamente ao TGV.

Por um lado, parece-me que o futuro do transporte público interurbano em Portugal é o comboio (se é TGV ou não - é outra história). Acho que a rede ferroviária existente é deficitária, e a forma como (não) funciona é vergonhosa.

Mas por outro lado, penso nos custos. Será que a relação entre o benefício que vamos ter e os custos se justificam? Eu diria que dificilmente se justifica.

Um País pobre como o nosso enterrar milhares de milhões (ou pensam que vai ficar nos valores que andam aí a ser falados?) em algo, para depois os Portugueses só poderem pagar o FlixBus ? Ou, à bela maneira do PS, o contribuinte vai pagar a construção do TGV e por cima disso, ainda vai subsidiar os bilhetes?

Assim, tenho muitas dúvidas se o TGV será bom para o País.

Ter estacão não significa que todos parem lá.

A única experiencia de comboios de alta velocidade que tenho é no Japão e em Itália onde também há imensas estacoes mas depois podes escolher comboios expresso que só param nas grandes cidades.

• Like
Reactions: eu
Back