Tirar a carta no Brasil

Bimmer

New member
Tenho uma dúvida pessoal, eu comecei a tirar a carta aqui em Portugal mas entretanto eu vou estudar 1 ano para o Brasil.
Parto dia 24 de Julho, e tenho exames até dia 21, por isso não vou ter tempo de acabar de a tirar antes de ir...

É possível tirar a carta lá? E depois, quando voltar para Portugal, dá para trocar por uma carta Portuguesa?

Para tirar a carta lá penso que tens de ter pelo menos residência, que só o visto não chega... a não ser que tenhas nacionalidade.

Para transferí-la pra cá é mais complicado no teu caso. Tens carta provisória por 1 ano quando a tira e esta não pode ser transferida pra cá, só a definitiva que recebes ao fim de ano e meio +-.

Transferir a carta cá é simples e se não me engano custa qqr coisa a volta dos 50€. Podes fazer isso numa escola de condução ou no IMTT.

Pois.. bem me parecia q não ia ser possível...

Sendo assim só me resta tentar tirar a carta num mês... ou esperar para quando voltar.. :/

se conseguires tirar aqui, vai ao ACP e pede a carta internacional... com a normal podes conduzir lá durante 3 ou 6 meses (3 é certo, mas acho que podes os 6), com a carta internacional podes sempre.

Ja agora, vais pra onde?? :D

se conseguires tirar aqui, vai ao ACP e pede a carta internacional... com a normal podes conduzir lá durante 3 ou 6 meses (3 é certo, mas acho que podes os 6), com a carta internacional podes sempre.

Não, não podes[;)]

Tenho carta internacional desde o inicio deste ano, feita no ACP do Porto, e disseram-me que era válida em todos os países excepto Brasil.[;)]

Não faço ideia porquê, e não perguntei.

Não, não podes[;)]

Tenho carta internacional desde o inicio deste ano, feita no ACP do Porto, e disseram-me que era válida em todos os países excepto Brasil.[;)]

Quem te deu essa informação devia estar bêbado ou mal-informado...

A licença internacional é válida no Brasil e pode mesmo ser requerida lá, por quem tenha carta de condução brasileira (conhecida como CNH - Carteira Nacional de Habilitação).

Minha mãe e minhas duas irmãs tiraram carta no Brasil e usavam sempre a licença internacional cá, porque não se pode conduzir cá com a carta brasileira por mais de 6 meses. Acabaram por transferir a carta para a portuguesa há uns 7 ou 8 anos.

Pelo acordo de reciprocidade, podes conduzir lá com a carta portuguesa. Mas como o nome do acordo indica, deduzo que também só o possas fazer por um período máximo de 6 meses, findo o qual deverás transferir a carta ou pedir uma licença internacional.

Sou brasileiro e habilitado no Brasil! Quando vou ao exterior e tenciono alugar um automóvel, faço a Carteira Internacional de Habilitação (Fédéracion Internationale de L'Automobile). A minha é válida em todos os países mencionados (vai uma lista enorme, inclusive com países da Europa Ocidental), especificando categoria de automóvel que posso conduzir (no meu caso categoria B de autos ligeiros), com validade de 1 (um) ano

Vai ser complicado, tou sem tempo nenhum...

Vou para Florianópolis! [:cool:]

Quem te deu essa informação devia estar bêbado ou mal-informado...

A licença internacional é válida no Brasil e pode mesmo ser requerida lá, por quem tenha carta de condução brasileira (conhecida como CNH - Carteira Nacional de Habilitação).

Minha mãe e minhas duas irmãs tiraram carta no Brasil e usavam sempre a licença internacional cá, porque não se pode conduzir cá com a carta brasileira por mais de 6 meses. Acabaram por transferir a carta para a portuguesa há uns 7 ou 8 anos.

Pelo acordo de reciprocidade, podes conduzir lá com a carta portuguesa. Mas como o nome do acordo indica, deduzo que também só o possas fazer por um período máximo de 6 meses, findo o qual deverás transferir a carta ou pedir uma licença internacional.

[;)]
Foi o que me disseram no ACP.
O senhor parecia profissional, sóbrio, e digno de respeito.

Não, não podes[;)]

Tens aqui um exemplo. Nada consta nos países excluídos [;)]

CartaInternacional504165-20030812b.jpg

Não sei se com visto de estudante válido por um ano poderás tirar lá a carta. Nem tenho a menor ideia de quem te poderá informar, mas começaria por tentar a Embaixada Brasileira cá ou a Embaixada/Consulado Português lá.

Outra coisa que podes fazer é procurar na net quais os documentos que tens de apresentar para te poderes inscrever numa escola de condução brasileira a fim de obteres a "habilitação".

Depois vê quais os documentos brasileiros que vais ter tirar. Se bater tudo certo estás garantido, caso contrário vais-te meter num labirinto burocrático.

O lado positivo da questão é que no Brasil não se tiram cartas, compram-se. Tem é cuidado para não seres extorquido.

Last edited:
Engenharia Mecânica na FCTUC, e lá vou para a UFSC.

Só da UC vão 14 pessoas penso eu.. lol!

Estamos à espera que cheguem as cartas de aceitação, que devem chegar nos próximos dias visto que já foram enviadas, para ir ao consulado tratar do visto.
Aproveito e pergunto sobre este assunto da carta quando lá for...

Last edited:
Engenharia Mecânica na FCTUC, e lá vou para a UFSC.

Só da UC vão 14 pessoas penso eu lol!

Pois também tive conhecimento desse número +-.
Boa sorte por lá e diverte-te tb..[:p]
Eu a ver se vou daqui a 2 anos, de erasmus tb, ainda não sei para onde, mas florianópolis é um hipotese.
Vais conhecer alguns conhecidos meus, o mundo tb é pequeno, as vezes.

Edit- Eu sou de civil, FCTUC claro[:p]

Last edited:
Pois também tive conhecimento desse número +-.
Boa sorte por lá e diverte-te tb..[:p]
Eu a ver se vou daqui a 2 anos, de erasmus tb, ainda não sei para onde, mas florianópolis é um hipotese.
Vais conhecer alguns conhecidos meus, o mundo tb é pequeno, as vezes.

Edit- Eu sou de civil, FCTUC claro[:p]

Se calhar até já conheço! lool

Somos um grupo de 5 amigos que vai, sendo que 3 são de civil [:cool:]

[;)]
Foi o que me disseram no ACP.
O senhor parecia profissional, sóbrio, e digno de respeito.

Em primeiro lugar, desculpa pela forma como escrevi... não era suposto parecer rude.
Ok, eu dou-te outro exemplo.
Meu primo tirou a carta cá e foi para o Brasil por alguns meses. Tratou da carta internacional no ACP. alugou carro e conduziu por lá sem problemas nenhuns.

Meu, vais pra Floripa? Só te digo uma coisa... leva bastante pomada pra torcicolo que não vais saber pra que lado olhar :D
A Ilha é muito bonita e pacata, com boa vida nocturna e mulheres muito mas muuuuito bonitas...

A ver se vais querer voltar :P

Last edited:
Back