Tirar chupeta e descarregar condensadores sem morrer?

CapitaoIglo

New member
Estava a recordar tempos de puto num amstrad antigo, e o monitor RGB crt, ao mexer no botão de brilho, desligou-se. De notar que o potenciometro devia estar com algum problema porque não reduzia nem aumentava o brilho, apenas fazia com que aparecessem umas linhas estranhas no ecrã.

Não dá absolutamente nada, nem luz piloto, nada.

Já tenho o esquema e já vi que há uns dois ou 3 fusíveis e antes de levar isto a alguém que cobre preços de se perder a retenção anal, gostaria de tentar pô-lo a funcionar.

Bom, a questão é: Como posso eu mexer na placa sem ir desta para melhor?

Uma boa forma de recordar velhos tempos é sacando o emulador [;)]
Acredita que dá muito menos trabalho...

Bem, fazes duas questões distintas.

Mexer na placa sem sem ir desta para melhor? Desligar o cabo da alimentação. A partir daqui podes mexer, mas sem nunca esquecer que os condensadores da fonte poderão ainda estar carregados, podendo apanhar um esticão valente. Os condensadores descarregam com o tempo.

Retirar a chupeta e descarregar os condensadores sem morrer? Parcialmente respondido atrás. A parte da chupeta, pegas numa chave de fendas, levantas a chupeta e, tocando no grampo, fazes conexão à massa com uma outra chave, só para descargo de consciência. Depois podes forçar para desengatar. Quando tiveres de a voltar a inserir, limpa bem a zona circundante com etanol ou diluente, cobre com spray de silicone, para evitar fugas de mate e coloca a chupeta sobre o silicone recém espalhado. Deixa secar e podes ligar o monitor.

Bem, fazes duas questões distintas.

Mexer na placa sem sem ir desta para melhor? Desligar o cabo da alimentação. A partir daqui podes mexer, mas sem nunca esquecer que os condensadores da fonte poderão ainda estar carregados, podendo apanhar um esticão valente. Os condensadores descarregam com o tempo.

Retirar a chupeta e descarregar os condensadores sem morrer? Parcialmente respondido atrás. A parte da chupeta, pegas numa chave de fendas, levantas a chupeta e, tocando no grampo, fazes conexão à massa com uma outra chave, só para descargo de consciência. Depois podes forçar para desengatar. Quando tiveres de a voltar a inserir, limpa bem a zona circundante com etanol ou diluente, cobre com spray de silicone, para evitar fugas de mate e coloca a chupeta sobre o silicone recém espalhado. Deixa secar e podes ligar o monitor.

Já o desliguei antes de abrir para ver se conseguia aceder facilmente aos fusíveis.

O problema é que os fusíveis estão numa zona que está inacessível (está à frente, por baixo do cinescópio) e tem que se tirar os conectores para sacar a placa fora.

Bom, os fusíveis estão bons.

Reparei que ele faz um som do tipo "trrrr" (qualquer coisa a atracar, tenho uma sony crt que faz este som quando liga), mas não chega a ligar.

Este monitor tem uma particularidade, tem uma saída de 5 volts para alimentar o computador, mas não tem corrente, mesmo ligado.

Estava a recordar tempos de puto num amstrad antigo, e o monitor RGB crt, ao mexer no botão de brilho, desligou-se. De notar que o potenciometro devia estar com algum problema porque não reduzia nem aumentava o brilho, apenas fazia com que aparecessem umas linhas estranhas no ecrã.

Não dá absolutamente nada, nem luz piloto, nada.

Já tenho o esquema e já vi que há uns dois ou 3 fusíveis e antes de levar isto a alguém que cobre preços de se perder a retenção anal, gostaria de tentar pô-lo a funcionar.

Bom, a questão é: Como posso eu mexer na placa sem ir desta para melhor?

Tenho uma coisa dessas... um PC1512DD ao qual adicionei
128KB para fazer os 640KB, e um disco de 60MB (40MB
com RLL encode). Bons velhos tempos... entretanto o
disco aterrou... está encostado a um canto há mais de 15
anos.

Experimenta um spray de limpar contactos nos potenciómetros.

Back