tmn doida só pode

Morri! [:D]

julgo que as outras operadoras funcionam de modo semelhante.
a minha é Vodafone e também já recebi a mensagem dos 0,50 cents por não carregar.

falando-Mobile.jpg

Aqui vai a justificação da TMN:

No seguimento do seu pedido, informamos que desde Janeiro de 2012, os tarifários pré-pagos que não tenham tráfego originado não gratuito (voz, sms e dados) efetuado carregamentos e/ou pagamentos, num prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de € 0,50.

A taxação da taxa de inatividade é efetuada sempre que não se cumpra o requisito do tráfego originado/pagamentos/carregamentos, sendo taxada sempre em ciclos de 30 dias. Isto implica que caso um cliente não cumpra os requisitos durante um período de 90 dias, será taxado 3 vezes.

Poderá consultar esta informação nas Condições Gerais dos tarifários pré-pagos, no Site TMN, e, TMN / voz móvel, banda larga móvel e venda de telemóveis ou através do link direto http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.3d4521ffdeeec3803d21ecd0851056a0/?vgnextoid=03a8691d97723310VgnVCM1000005401650aRCRD.

Um dos motivos é o custo que cada cliente têm para a rede.
Algumas features e licenças são pagas pelo número de utilizadores, logo um cartão inactivo gera prejuizos ao operador tanto a este nível como em base de dados e mesmo ocupação de numeração (caso não saibam, a numeração 96xxxxxxx já se esgotou e a TMN está a reaproveitar os números inactivos para novos clientes).

Não me apetece fazer contas mas um cartão activo e sem tráfego gera mais de 0,50€ de despesa mensal...

Mas se gerar trafego na receção de chamadas (de outras redes) origina receita de interligação ao operador, por exemplo ...

Na minha opinião o que está aqui em causa nem sequer é o valor, mas sim a base da cobrança desta taxa. Qual é o motivo desta cobrança? Que tipo de prejuízo é que a TMN tem se o cliente não fizer consumos durante um mês? Por exemplo, é relativamente fácil compreender o que leva os bancos a cobrarem penalizações por atrasos, já que eles têm departamentos com pessoas contratadas especialmente para este efeito, e os créditos não pagos geram prejuízos, despesas, etc. Mas no caso de uma operadora de telemóvel, não há razão aparente para a cobrança desta taxa ridícula, a não ser que eles queiram dar a desculpa de que o cartão em causa está a "ocupar" recursos da rede sem pagar por isso, o que até pode ser mentira no caso do telemóvel se encontrar desligado... Enfim, como já aqui disseram, é simples.. muda para outro lado (enquanto eles ainda não se lembram de fazer o mesmo).

As operadoras vivem à base dos carregamentos de telemoveis, e claro as despesas de comunicaçao, um aparelho parado nao é despesa mas tambem nao é lucro que entra. Esta é a unica explicaçao que encontro para isso.

Pessoalmente acho pior a Vodafone em certos tarifarios:

Passa o prazo começa a tirar 0.50€ por dia, depois mudam o tarifario automaticamente, ora para voltar a ter tudo normalizado tem que se mudar o tarifario e carregar o aparelho. Ora, mudar o tarifario so a primeira vez é que é gratis, as restantes sao 5€, se pagarmos 5€ da mudança + 0.50€ por dia sao 7.5€ que a operadora tira por nao ter carregado + 7.5€ (minimo) que se tem de carregar obrigatoriamente para o novo tarifario fazer efeito. No final, da ca 15€... isto nuns milhares é de Boss.

Isso já acontece à uns belos meses.

Tenho um TMN em que fazem isso, era o meu numero antigo, estou só à espera que o saldo acabe para que o desactivem.

Por acaso gostava de ter informação actualizada e com gráfico do numero de cartões activos. Pelo menos a TMN desde à uns anos (quando esgotou o 96xxx) passou a ter uma politica muito agressiva nesse aspecto, não sei se acompanhada pelos outros.

Antigamente, tinha vários amigos, que "para poupar", tinham um cartão de cada operadora, ou normalmente dois telemóveis, tmn e vodafone, mas agora com a crise devem se ter fartado de poupar, que passaram a só ter um telemóvel [:D]:sh)

Mas se gerar trafego na receção de chamadas (de outras redes) origina receita de interligação ao operador, por exemplo ...

Sim, e isso é suficiente para não pagares taxa, ou pelo menos era quando tinha um pré-pago.

@Drifter, um operador com a dimensão da TMN gasta a volta de uma 50M€ só em electricidade, e não é nem de perto o maior dos custos...
Não é assim tão difícil perceber que um cartão activo e sem tráfego gere despesas...

Voltar
Superior