To Do - The Future is ...

2much4you

New member
Saudações a toda a comunidade,

Encontro-me neste momento com 21 anos e em fase terminal da Licenciatura em Administração e Finanças e à semelhança de outros como eu, o futuro para esta geração está muito fusco.

Tenho o diploma (vulgo "canudo") e agora? (o que não falta aí é matas/valetas para limpar , já sei :D)

Tendo em conta a actual conjectura deste país, a meu ver existem 3 opções:

1ª Permanecer em Portugal, tentar arranjar trabalho (e não emprego) na área, e se eventualmente conseguir ,sujeitar-me a um salário à volta de 1.65 x IAS (comparticipado pelo Estado - Impulso Jovem), e passado 1 ano - porta fora que há mais gente na fila de espera!

2ª Sair a custo zero, agarrar na troucha e dar ao slide. Reino Unido parece-me boa opção.

3ª Continuar a investir na formação recorrendo ao pai"trocínio". Conhecimento nunca é demais. Ficar mais 1 ano na faculdade e tirar a Licenciatura em Adm. e Marketing ficando assim com a possibilidade de em 4 anos obter 2 Licenciaturas. Doutro passo, optar eventualmente por tirar um Mestrado (penso que este só se deve tirar já com alguma experiência de trabalho em cima do lombo).

Reflectindo um pouco, se enveredar pela formação corro o risco de ficar sobre-capacitado e depois não "há pai pr'a mim" ;)

Qual a alternativa possivelmente mais "viável"?

PS: Há sempre os "tachos", mas esses já têm pouco que rapar. ^^

Opiniões são bem-vindas!

Grato.

Last edited:
Tira o mestrado, estas licenciaturas pós-bolonha são mais fracas do que os antigos bacherlatos e se reparares nas ofertas de emprego já há muito pedidos que especificam que querem licenciatura pré-bolonha ou mestrado pós-bolonha.

Isto qq dia vira consultório da Maria[:D]

Pastis,

Não te metas muito a jeito, que qualquer dia ainda és contratado para a Revista Maria como conselheiro sentimental. [:D]

Tira o mestrado, estas licenciaturas pós-bolonha são mais fracas do que os antigos bacherlatos e se reparares nas ofertas de emprego já há muito pedidos que especificam que querem licenciatura pré-bolonha ou mestrado pós-bolonha.

msantos,

Desde já obrigado pelo teu contributo.

Sei disso e compreendo perfeitamente. O problema reside no facto de perceber em que área me sinto mais à vontade (ou para qual estou mais vocacionado) e penso que isto não se adquire/percebe sem alguma experiência de trabalho.

Last edited:
O segredo está em seres muito bom em algo, e nao bom em muitas coisas. Mestrado seria o caminho a seguir, aliás, qualquer dia o doutoramento é requerimento para tudo(em diversas áreas já há sobrelotaçao de doutorados digo eu)

eu dava á sola daqui para fora, mas ao mesmo tempo continuava a investir na formação, que tenho ideia que ainda há quem valorize isso, em vez de ser ás vezes entrave como cá no burgo[8b]

Um bacherelato (aka licenciatura de bolonha) não vais longe. Mas com o mestrado também podes não ir. Já pensaste em serralharia mecânica?

O curso superior foi em tempos visto como uma catapulta social. Actualmente, isso já não corresponde à realidade.

Como as minhas responsabilidades e compromissos são poucos, sou capaz de partir para a aventura e dar ao chinelo daqui pr'a fora. Vamos ver.

Um bacherelato (aka licenciatura de bolonha) não vais longe. Mas com o mestrado também podes não ir. Já pensaste em serralharia mecânica?

É uma área para a qual tenho pouco interesse e provavelmente muito pouca aptidão.

Last edited:
Que pensas que te espera por ex. no Reino Unido?

Apesar de não conhecer de perto a realidade da terra de sua majestade, tenho plena consciência que a exigência, carga de trabalho, cansaço, nível de stress será tudo em maior quantidade comparativamente com Portugal. Em contraste, menos tempo de férias , menos horas de sono, etc. Por ventura, talvez tudo isto se suplante perante a melhor qualidade e nível de vida.

Mas não sei, talvez tu me possas elucidar melhor ...

Future is : Tirar o mestrado e andar a fazer reposiçao numa grande superficie [:)]

Desculpa, nao me leves a mal, mas nao resisti [:p]

Agora sem experiencia numa area, por muito bom que sejas, no estrangeiro, nao sei ate que ponto ira ser facil de arranjar emprego/trabalho tambem [;)]

Sem experiência não sei o que vais fazer para o Reino Unido ou para outro país qualquer.
Eu sujeitava-me a um salário miserável e a condições de trabalho medíocres durante dois ou três anos e depois pensaria em sair do país. Enquanto se é jovem e não se tem responsabilidades há que aproveitar.

E Inglaterra é boa opção?
Não está quase a cair de podre como os outros países ocidentais?
Não será melhor começar a pensar Já a pensar na China Índia África e Brasil?

Back