Top 10 Hothatch

Top 10 Hothatch

• Punto GT

Votos: 15 9,0%
  • 106 rallye fase 2

• Polo G40

Votos: 11 6,6%
  • 206 2.0 gti

• Saxo Cup

Votos: 14 8,4%
  • Civic vti eg6

Votos: 24 14,4%
  • Punto HGT

Votos: 5 3,0%
  • Uno Turbo ie

Votos: 13 7,8%
  • Clio rs fase1

Votos: 40 24,0%
  • Outro(qual?)

• Total de eleitores
    167
Na minha opinião, trocar o teu Clio por um cup/gti não vale a pena... são muito parecidos em todos os aspectos! São carros confortaveis qb, rapidos, rotativos e com um comportamento muito equilibrado!

Olhando para a poll que colocaste... fico um pouco confuso! Estão ali pelo menos 3 "conceitos" de carros... e todos eles são muito diferentes! Tentando separar, classificaria da seguinte maneira:

Fiat Punto GT
Fiat Uno turbo ie
Vw Polo G40

Pug 106 rallie --> este faz a transição :D

Citroen Saxo Cup
Fiat Punto HGT
Peugeot 206 gti

Honda Civic eg6
Clio RS

No meio desta "confunsanga" toda ainda tens carros com uma grande diferença de anos e com valores de mercado muito diferentes!!!

O 1º grupo classificaria-o como os do "fun cars"! São carros que cansam se os utilizares diariamente, o comportamento é mediocre e algo imprevisivel (as jantes 13 e 14 com pneus estreitos é uma das grandes culpadas para isso).
A sensação de velocidade nestes carros é superior aos outros em grande parte por terem saído para o mercado no inicio da decada de 90! A insonorização é fraca, os materiais são fracos e acusam os quase 20 anos de utilização)! O facto de terem turbo e compressor, torna a condução em algo que definiria como "explosivo"! O G40 é assustador... aquele compressor é magico e encantador, não interessa a rotação a mudança, pisas o acelarador e aí vai ele como uma flecha! O turbo ie e o Punto GT são semelhantes, mas talvez por culpa do turbo IHI que o GT traz, torna-o mais bruto e mais selvagem e ligeiramente mais rapido! Olhei agora para a janela e lembrei-me que estes carros conduzidos à chuva são um martirio... é mto complicado (para não dizer impossivel) gerir a potencia nestas condições! Eu sou suspeito [:D] mas adoro este tipo de carros [:D] !!!

O 2º grupo, penso que não preciso dizer grande coisa, dado que o Clio se enquadra aqui... o HGT é mais burgues que os franceses! Habitualmente já vêm todos com aquelas mordomias indespensáveis nos dias de hoje (AC, CB, ABS, ESP, AIRBAGS, etc)!

O 3º grupo, já estamos a entrar noutro campeonato... quer a nivel de potencia, quer a nivel de envolvencia! São carros muito rapidos que permitem explorar mais os limites do condutor! As prestações estão acima dos outros, seria na minha opinião uma "evolução obvia" para ti e que concerteza irias ficar rendido!

Falaram no Fiat coupé, mas isso aí já é outra liga [:D] em todos os aspectos (manutenção incluida [:D] ) que carro fantástico, eu adoro-o!!!

Cup/106 gti são o melhor value for money, mas boa sorte a encontrar um que esteja de origem ou bem mexido.

Um RS fase I é mais caro mas mais exclusivo, mas para quem se diz cansado do 16v não sei se não te vais fartar depressa.

O rallye, apesar de menos potente que o cup/gti, é mais puro no sentido em que é menos insonorizado e filtrado. Das coisas mais divertidas que se pode ter numa estrada de serra.

Punto GT, turbo i.e., andam muito bem mas precisam de algumas alterações para serem convincentes a curvar, sendo que os travões do Punto são muito bons.

O G40 é um verdadeiro diabo a andar, mas é sobre-motorizado para o chassis que tem. Pô-lo a curvar verdadeiramente bem implica um investimento jeitoso e a melhor maneira é mesmo criar um sub-chassis para dar maior rigidez torsional na frente. Os travões, não sendo maus, vem com uma repartição frt/tras horrivel que provoca algumas atravessadelas perigosas. No entanto isso é fácil de afinar.

O vti é bom, não tem a capacidade de curvar dos franceses mas também não é perigoso e acaba por ser mais estável a velocidades elevadas. O que não falta é material para upgrades, mas o material verdadeiramente bom paga-se bem.

Eu iria para o Clio por ser o melhor all-rounder, ou para o rallye por ser o mais puro.

RuiSoad, quando se procura um brinquedo e não um carro coisas como os anos, gadgets e conforto pouco interessam. O que conta é o rácio sorrisos/Km [;)]
Pois é um bocado por aqui, eu ando seriamente a pensar em trocar por um rs assim que consiga arranjar emprego, porque investir num carro é péssimo, o meu carro quem anda nele gosta, e não é por ser meu, mas é um óptimo drivers car, precisava de umas cams e umas alterações no sistema de escape, seguido de uma repro para ficar com um motor mais envolvente, mas de resto é bastante equilibrado, só que eu para isso to mais inclinado em comprar outro carro, o rs seria o caminho certo.

Tenho é medo de me cansar do rs também, nunca andei em nenhum, bem que gostava para tirar as duvidas, já fiz alguns comparativos de nada servem para a análise, mas posso dizer que não é selvagem visto de fora como um g40 que um amigo meu tinha, que levantava a frente de uma maneira incrivél nas 3 primeiras mudanças, isto tudo com uma sonoridade surpreendente, o mesmo vai para o fiat uno turbo ie.

E basicamente é isto, eu adoro a permissividade e divertimento do chassis clio, mas o motor já não chega.

Falta-me experimentar mas é dificil experimentar um rs e também tenho curiosidade em experimentar os outros da lista para poder saber qual o que me dá a mim mais gozo.

Por último, o swift gti não entrou aqui porque é mais lento, é um pouco o mesmo que o ax gti ou 106 rallye fase1, também já andei num xsi 1.3 e aquilo parece uma mota, tem rotação até mais não, mas se formos a ver bem isso engana pois o carro não anda assim tanto, embora não seja lento e o gozo que poderia ter com aquilo acho que se iria diluir facilmente com o tempo. cumprs

Última edição:
Na minha opinião, trocar o teu Clio por um cup/gti não vale a pena... são muito parecidos em todos os aspectos! São carros confortaveis qb, rapidos, rotativos e com um comportamento muito equilibrado!

Olhando para a poll que colocaste... fico um pouco confuso! Estão ali pelo menos 3 "conceitos" de carros... e todos eles são muito diferentes! Tentando separar, classificaria da seguinte maneira:

Fiat Punto GT
Fiat Uno turbo ie
Vw Polo G40

Pug 106 rallie --> este faz a transição :D

Citroen Saxo Cup
Fiat Punto HGT
Peugeot 206 gti

Honda Civic eg6
Clio RS

No meio desta "confunsanga" toda ainda tens carros com uma grande diferença de anos e com valores de mercado muito diferentes!!!

O 1º grupo classificaria-o como os do "fun cars"! São carros que cansam se os utilizares diariamente, o comportamento é mediocre e algo imprevisivel (as jantes 13 e 14 com pneus estreitos é uma das grandes culpadas para isso).
A sensação de velocidade nestes carros é superior aos outros em grande parte por terem saído para o mercado no inicio da decada de 90! A insonorização é fraca, os materiais são fracos e acusam os quase 20 anos de utilização)! O facto de terem turbo e compressor, torna a condução em algo que definiria como "explosivo"! O G40 é assustador... aquele compressor é magico e encantador, não interessa a rotação a mudança, pisas o acelarador e aí vai ele como uma flecha! O turbo ie e o Punto GT são semelhantes, mas talvez por culpa do turbo IHI que o GT traz, torna-o mais bruto e mais selvagem e ligeiramente mais rapido! Olhei agora para a janela e lembrei-me que estes carros conduzidos à chuva são um martirio... é mto complicado (para não dizer impossivel) gerir a potencia nestas condições! Eu sou suspeito [:D] mas adoro este tipo de carros [:D] !!!

O 2º grupo, penso que não preciso dizer grande coisa, dado que o Clio se enquadra aqui... o HGT é mais burgues que os franceses! Habitualmente já vêm todos com aquelas mordomias indespensáveis nos dias de hoje (AC, CB, ABS, ESP, AIRBAGS, etc)!

O 3º grupo, já estamos a entrar noutro campeonato... quer a nivel de potencia, quer a nivel de envolvencia! São carros muito rapidos que permitem explorar mais os limites do condutor! As prestações estão acima dos outros, seria na minha opinião uma "evolução obvia" para ti e que concerteza irias ficar rendido!

Falaram no Fiat coupé, mas isso aí já é outra liga [:D] em todos os aspectos (manutenção incluida [:D] ) que carro fantástico, eu adoro-o!!!

Conheces os consumos do coupé e manutenção do coupé?[;)]

Pois também estive a ver uns videos na net deste carro e a pesquisar sobre ele, o 5 cilindros tem um barulho lindo.
No clube fiat coupe, está lá um scan de um comparativo feito por uma revista em que este ganha ao integra type r.
Está um no standvirtual por cerca de 9000€, a médio prazo seria um carro que conseguiria comprar dependendo muito se conseguisse vender o meu clio por um preço, nem sei como qualificar pois o valor dele é tão baixo em relação ao real valor.
É o que dá investir num carro com paixão, perde-se tudo na hora em que nos fartamos e queremos experimentar outras sensações outras máquinas.:(

neste momento e se houvesse guito, um Clio RS era das melhres compras que podes fazer, um chassis fabuloso e um motor mais que suficiente, um belo all-rounder[;)]
e com a vantagem para o Coupé do seu belo motor atmosférico, coisa que para mim neste tipo de carro é essencial...os TSI's não me convenceram.

Além de que com as voltinhas pelo autódromo me sentiria muito melhor com o Clio ou um Integra que com um Coupé.[;)]

Dos mais antigos, ia claramente para um Pug 205 GTI 1.9[br:)]

RuiSoad, quando se procura um brinquedo e não um carro coisas como os anos, gadgets e conforto pouco interessam. O que conta é o rácio sorrisos/Km [;)]

O problema é que depois esses gadjets mais cedo ou mais tarde facil falta...o resto não preciso de dizer.

Eu nunca iria trocar um carro mais recente por um bem mais antigo apenas e só pelo prazer...talvez o fizesse se tivesse mais que um carro...agora como unico carro NUNCA.

Prefira juntar €€e comprar algum relamente mais recente mais eficaz, seguro etc etc...mas isto sou eu.

Com 4000€, se ele vender a um particular já consegue ir buscar um 206RC por 11.000/10.000 isto a titulo de exemplo.

Não tenho paciencia para os teus posts sinceramente.
O clio rs é uma das referencias em termos de comportamento, já viste os testes ao 16v? Tá um na net, olha que nem é nada lento mesmo equipado com uns michelin energy. E para ti quando quiseres deixar de recalcar eu falo ctg.[;)]
Ps: o meu clio não vale nada, prai 2000€ num stand e 4000€ a particular.

Quando se contrariado nunca se gosta.[;)]

Não estou a recalcar nada, apenas acho que tens um ideia errada da coisa. Podes ter um carro que se mexe bem e tal, mas que dinamicamente não é nada de especial...se o fosse não o tinhas rebaixado etc etc...[;)]

Agora diz-me ponderas a ideia de comprar o carro e ficar a paga-lo ou queres tipo troca por troca nem mais um centimo ?

Quando se contrariado nunca se gosta.[;)]

Não estou a recalcar nada, apenas acho que tens um ideia errada da coisa. Podes ter um carro que se mexe bem e tal, mas que dinamicamente não é nada de especial...se o fosse não o tinhas rebaixado etc etc...[;)]

Agora diz-me ponderas a ideia de comprar o carro e ficar a paga-lo ou queres tipo troca por troca nem mais um centimo ?

O carro é muito equilibrado, é uma questão de sensações, ele a curvar é excelente, já antes era muito bom de origem, acredites ou não, aliás anda por ai scans de revistas, videos no youtube que o comprovam, ficando á frente do polo gti mas atrás dos primos psa, o clio 1.6 16v foi a base para o clio rs, o clio 1.6 16v tem um problema de origem, são os pneus, não fosse isso e teria um comportamento bem melhor.

Eu mexi na suspensão porque queria rebaixar o carro e tinha ouvido maravilhas da KW.
No final fiquei super contente, quer pelo rebaixamento quer pela condução, o carro ficou bem mais divertido de conduzir, tem o chamado kart feeling que acho que neste carro é o ideal.

O problema é que o carro está comigo há 4 anos, sempre gostei muito de carros rotativos, este motor não é nada rotativo, faz 6500rpm sem se queixar muito, mas a partir das 6000rpm a sonoridade não é propriamente viciante.

Depois eu pela minha área de actividade, convivi muito tempo com um g40, aquilo é fenomenal, com uns pequenos toques aquilo dá um gozo incrivél de conduzir, em frente é verdade, mas acelerar naquele carro é viciante.

Além disto realço a experiencia de conduzir o golf gt tsi, bem aquele motor era brutal, aliás eu gostei muito da condução do carro, era mais filtrado que o meu, travava pior, mas o motor era divinal, abaixo das 4000 tem aquele compressor a puxar, depois quando o turbo entra é mágico acabando ás 7200rpm...acho que aquele motor no meu clio resolvia o problema.lol

O meu carro como já disse, não tem valor comercial, logo o ideal seria arranjar um comprador para ele, particular, porque mete-me pena a mim e a quem o conhece vender a um stand uma coisa que de mim recebeu tanto por apenas 2000 ou 3000€, por isso não sei bem, ainda estou à espera de arranjar emprego, e ver se consigo experimentar alguns dos carros da lista, depois então logo vejo o que faço ao meu.

Última edição:
O problema é que depois esses gadjets mais cedo ou mais tarde facil falta...o resto não preciso de dizer.

Eu nunca iria trocar um carro mais recente por um bem mais antigo apenas e só pelo prazer...talvez o fizesse se tivesse mais que um carro...agora como unico carro NUNCA.

Prefira juntar €€e comprar algum relamente mais recente mais eficaz, seguro etc etc...mas isto sou eu.

Com 4000€, se ele vender a um particular já consegue ir buscar um 206RC por 11.000/10.000 isto a titulo de exemplo.

Rui, mas admites que nem toda a gente pense assim, certo? Como sabes troquei o meu dCi pelo 16v, que serve como carro do dia-a-dia e não me arrependo.
O prazer que retiro da condução deste é muito superior e compensa largamente os extras que o outro tinha. Já para não falar no carisma que estes pequenos desportivos têm e que os tornarão futuros clássicos. Basta veres o que tem vindo a acontecer com os 5 GTTurbo em que há 3-4 anos arranjavas um em bom estado por 3000€ e agora pedem o dobro...

Entre ter um utilitário anónimo (que diga-se, é o caso do clio 1.6 16v) ou um pequeno desportivo com raça, eu prefiro o desportivo. Mas lá está, sou eu e admito que não é para todos. Ainda hoje grande parte da minha familia não compreende o porquê de ter trocado de carro...

Boas das opções que apresentaste, ia para o GT, por 2 motivos que considero que vao de encontro ás tuas pretensões..
Primeiro é que tem um motor explosivo, é um motor turbo á moda antiga..8S dos 0-100km/h deixam o teu clio a léguas e há custa deste o carro tem dupla personalidade (2º motivo) é um carro que consegue curvar bem e com segurança abaixo das 3000 rpm, uma vez que tem turbo Lag até esta rotação e o chassi porta-se bem nestas circunstançias, apartir daí tens um carro dificil de domar, com reacções do tipo bailarina e a exigir alguns truques, se doseares bem o acelerador e mantiveres o carro numa relaçao de caixa alta em curva tendo em mente que não deves baixar das 3000 rpm, consegues fazer uma condução muito rapida e segura em curva..e nao te esqueças que o Punto GT é sempre um passo á frente do Uno, bem mais eficaz dinamicamente e com um sistema de travagem bem superior. Além disso acabas por ter um carro que é da mesma era do teu Clio, uma vez que foi comercializado até 1999.

Boa escolha!!​

O carro é muito equilibrado, é uma questão de sensações, ele a curvar é excelente, já antes era muito bom de origem, acredites ou não, aliás anda por ai scans de revistas, videos no youtube que o comprovam, ficando á frente do polo gti mas atrás dos primos psa, o clio 1.6 16v foi a base para o clio rs, o clio 1.6 16v tem um problema de origem, são os pneus, não fosse isso e teria um comportamento bem melhor.

Eu mexi na suspensão porque queria rebaixar o carro e tinha ouvido maravilhas da KW.
No final fiquei super contente, quer pelo rebaixamento quer pela condução, o carro ficou bem mais divertido de conduzir, tem o chamado kart feeling que acho que neste carro é o ideal.

O problema é que o carro está comigo há 4 anos, sempre gostei muito de carros rotativos, este motor não é nada rotativo, faz 6500rpm sem se queixar muito, mas a partir das 6000rpm a sonoridade não é propriamente viciante.

Depois eu pela minha área de actividade, convivi muito tempo com um g40, aquilo é fenomenal, com uns pequenos toques aquilo dá um gozo incrivél de conduzir, em frente é verdade, mas acelerar naquele carro é viciante.

Além disto realço a experiencia de conduzir o golf gt tsi, bem aquele motor era brutal, aliás eu gostei muito da condução do carro, era mais filtrado que o meu, travava pior, mas o motor era divinal, abaixo das 4000 tem aquele compressor a puxar, depois quando o turbo entra é mágico acabando ás 7200rpm...acho que aquele motor no meu clio resolvia o problema.lol

O meu carro como já disse, não tem valor comercial, logo o ideal seria arranjar um comprador para ele, particular, porque mete-me pena a mim e a quem o conhece vender a um stand uma coisa que de mim recebeu tanto por apenas 2000 ou 3000€, por isso não sei bem, ainda estou à espera de arranjar emprego, e ver se consigo experimentar alguns dos carros da lista, depois então logo vejo o que faço ao meu.

Eu já tive oportunidade de conduzir e ser conduzido num CLio igual ao teu. Embora que por muito pouco tempo e não deu para tirar qualquer elação.

A minha opinião é que mantenhas o carro, até agora segundo consta não te dá chatices, e quer queiras quer não o que te dão pelo carro será sempre baixo...o que pode abrir a porta para um negócio por exemplo utlizando o abate.

Não tendo emprego muda muita coisa, e tares a comprar um carro como o g40 o vti eg6 etc terias de pesquisar muito bem para encontrar algo tão bem tratado como o teu clio, isto para não estares com despesas.

Falando em Vti, eu apostaria num EK4 e nunca num EG6, ficas bastante mais bem servido.

No ultimos tempos tenho tido a sorte de ter conduzido e ando em belas maquinas e que algumas delas serviram para abrir os olhos...entre Volvos 850 T5-R, TT's TFSI, Abarth EssEsse, 206 e 207 RC...etc.

Por isso te digo que na minha opinião é preferivel tentares aumentar a parada para algo mais recente, e nem falo nos extras que isso parte de cada um, mas com tudo o que a evolução de 10 anos trouxe.

Rui, mas admites que nem toda a gente pense assim, certo? Como sabes troquei o meu dCi pelo 16v, que serve como carro do dia-a-dia e não me arrependo.
O prazer que retiro da condução deste é muito superior e compensa largamente os extras que o outro tinha. Já para não falar no carisma que estes pequenos desportivos têm e que os tornarão futuros clássicos. Basta veres o que tem vindo a acontecer com os 5 GTTurbo em que há 3-4 anos arranjavas um em bom estado por 3000€ e agora pedem o dobro...

Entre ter um utilitário anónimo (que diga-se, é o caso do clio 1.6 16v) ou um pequeno desportivo com raça, eu prefiro o desportivo. Mas lá está, sou eu e admito que não é para todos. Ainda hoje grande parte da minha familia não compreende o porquê de ter trocado de carro...

Sim claro que admito, tanto que faço questão de indicar que é a minha opinião.

Eu faria essa troca sem qualquer tipo de problema mas, se tivesse um segundo carro.

Mais cedo ou mais tarde vais precisar de algo mais e o Clio fica curto. [;)]

Eu fico a pensar se isto não será mais divertido de conduzir que um rs:
YouTube - TOPSETUP EG6 vs S2000

Adorei tudo nesse carro, o problema seria legalizar um desses ou passar na inspecção...

Vais buscar um EG6 preparado, tal como disse, um carro preparado para track ou perto disso fica bem diferente, experimenta preparar o teu clio e não falo trocar apenas as molas (ou metes-te amortecedores?).

Falas-te dos pneus, uma peça fundamental no carro, mas que facilmente se pode apagar essa lacuna, mete uns intermédios e só ai, já pensas que tens outro carro, a lista é imensa.

Um clio RS troféu fez um tempo menor que o Porche 911 (996) Turbo no Estoril, testado pelo Lamy...

Se sempre fores para um hot-hatch, o EG6 é mítico. Aquele motor é um mimo e a dinâmica com uns toques fica muito boa. E a estética... E 115 Kg mais leve que o EK4...
Para mim o B16 ainda soa melhor do que esse K20 que colocaste:
YouTube - Champions Battle

Não estarás a exagerar!?

Sempre foi reconhecido pela elevada potência específica e por andar bem a direito...
No resto, falta-lhe um bocado para ser mítico...

Basta procurar o que são os carros míticos no segmento, e perceber porque é que este não chega lá... Se calhar é pelo mesmo motivo, pelo qual o sobrinho bastardo EK9 é um mito em forma de carro, mesmo só estando disponível com volante à direita...

Sim claro que admito, tanto que faço questão de indicar que é a minha opinião.

Eu faria essa troca sem qualquer tipo de problema mas, se tivesse um segundo carro.

Mais cedo ou mais tarde vais precisar de algo mais e o Clio fica curto. [;)]

Sei que algum dia o Clio não vai ser capaz de cumprir as necessidades, principalmente pelos consumos. Mas nesse caso ponderarei um segundo carro antes de pensar trocar este. Este já só vai embora por motivos de força maior.
Se por um lado percebo que um carro mais recente e confortável seja mais indicado para o dia-a-dia, por outro lado os carros mais recentes aborrecem-me de morte...E precisava sempre do "irredutivel gaules" na garagem para desanuviar quando me apetecesse [;)]

Sei que algum dia o Clio não vai ser capaz de cumprir as necessidades, principalmente pelos consumos. Mas nesse caso ponderarei um segundo carro antes de pensar trocar este. Este já só vai embora por motivos de força maior.
Se por um lado percebo que um carro mais recente e confortável seja mais indicado para o dia-a-dia, por outro lado os carros mais recentes aborrecem-me de morte...E precisava sempre do "irredutivel gaules" na garagem para desanuviar quando me apetecesse [;)]

Talvez não tenhas andado nas maquinas certas...EssEsse, RC ou JCW...[;)]

Não estarás a exagerar!?

Sempre foi reconhecido pela elevada potência específica e por andar bem a direito...
No resto, falta-lhe um bocado para ser mítico...

Basta procurar o que são os carros míticos no segmento, e perceber porque é que este não chega lá... Se calhar é pelo mesmo motivo, pelo qual o sobrinho bastardo EK9 é um mito em forma de carro, mesmo só estando disponível com volante à direita...

Se calhar devia ter dito que para mim, é mítico. Estava apenas a expressar a minha opinião pessoal. E a de mais alguns apreciadores Honda, visto que o valor deles usados já ultrapassou o valor dos EK4 que são mais novos...

Entre todos os hot-hatches é para mim o que mais gosto, bem mais que o EK9 que mencionas. Adoro o design, o motor, o interior individualista com 4 lugares, etc... [br:)][br:)][br:)] Ainda hoje me arrependo bem de não ter comprado um quando tive a oportunidade.

Vais buscar um EG6 preparado, tal como disse, um carro preparado para track ou perto disso fica bem diferente, experimenta preparar o teu clio e não falo trocar apenas as molas (ou metes-te amortecedores?).

Falas-te dos pneus, uma peça fundamental no carro, mas que facilmente se pode apagar essa lacuna, mete uns intermédios e só ai, já pensas que tens outro carro, a lista é imensa.

Um clio RS troféu fez um tempo menor que o Porche 911 (996) Turbo no Estoril, testado pelo Lamy...

Wolfman, dinamicamente não preciso de mais nada no meu carro(tenho suspensão desportiva KW variante2).
O problema é que o motor é que não puxa pro que eu quero, já me fartei, foram 4-5 anos, já sabe a pouco, claro que o posso meter rápido, mas para isso gasto mais dinheiro, nesse caso mais vale é comprar um rs. Tivesse eu a oportunidade de experimentar um.[;)]

Voltar
Superior