Tópico Cinéfilo v2.0

Vindo da netflix, confesso que estava um pouco reticente a ver o filme. Mas lá dei uma oportunidade e não me arrependi. Acho um pouco diferente do soldado ryan, aqui não existem propriamente heróis. Algumas filmagens fazem lembrar o 1917.

spoiler alert: Não tem soldados alemães africanos nem há nenhum romance gay na história. [:D]

Associei logo a esse filme, mas este all quiet é brutalmente superior, embora o 1917 também tenha os seus momentos de segurar a respiração (mas muito mais light).

123456
il_1588xN.3340178453_4pa1.jpg

Muito bom, para mim é um dos filmes de terror de culto.
O Halloween I e o II são clássicos, e o 4 também vale a pena.

Depois disso, os Halloween mais recentes 'aproveita-se' um ou dois no máximo; talvez o argumento já esteja muito esgotado e a produção começa a inventar muito.
( Cenas rocambolescas, demasiado artificiais, alguns personagens lutam artes marciais com o gajo, demasiado show off, perde-se o elemento do terror, etc. )

Não te arrependes. É praticamente documental mas com imagens a cores e alta definição.
E o argumento é muito bom.

já vi

desculpem por divagar, mas tenho que desabafar

não achei que retratasse assim de modo tão pesado como a primeira guerra foi

esta guerra foi desumana, os soldados sofreram um inferno

a primeira guerra foi uma guerra de trincheiras
a segunda guerra foi uma guerra de movimento

a diferença entre as duas está em que os da primeira guerra viveram durante meses, anos, sob condições sub-humanas

metidos em buracos, ao frio, alagados em água, cheio de ratazanas, à fome, lama por todos os lados

sofriam amputações dos pés por causa do síndrome do pé de trincheira

sofriam mutilações medonhas de armas proibidas agora pelas convenções de Genebra, pesquisem por exemplo por Broken Faces WW1, as imagens no Google

sofriam ataques por gás

vi relatos de alguns soldados que defecavam nas mãos porque não podiam sair para fora das trincheiras

aquilo foi o horror dos horrores

e quem fez a guerra ?

quem ?!

o Kaiser da Alemanha, e suas elites
o Imperador da Austria-Hungria e suas elites
o czar da Russia e suas elites

eles a conspirarem para fazerem guerra em seus palácios e mansões, mas é o soldado do povo em pobreza que vai morrer em combate

achei esta definição em baixo absolutamente brilhante e que volto a colocar porque é mesmo isso a definição da Guerra

Last edited:
já vi

esta guerra foi desumana, os soldados sofreram um inferno

a primeira guerra foi uma guerra de trincheiras
a segunda guerra foi uma guerra de movimento

a diferença entre as duas está em que os da primeira guerra viveram durante meses, anos, sob condições sub-humanas

metidos em buracos, ao frio, alagados em água, cheio de ratazanas, à fome, lama por todos os lados

sofriam amputações dos pés por causa do síndrome do pé de trincheira

sofriam mutilações medonhas de armas proibidas agora pelas convenções de Genebra, pesquisem por exemplo por Broken Faces WW1, as imagens no Google

sofriam ataques por gás

vi relatos de alguns soldados que defecavam nas mãos porque não podiam sair para fora das trincheiras

aquilo foi o horror dos horrores

e quem fez a guerra ?

quem ?!

o Kaiser da Alemanha, e suas elites
o Imperador da Austria-Hungria e suas elites
o czar da Russia e suas elites

eles a conspirarem para fazerem guerra em seus palácios e mansões, mas é o soldado do povo em pobreza que vai morrer em combate

achei esta definição em baixo absolutamente brilhante e que volto a colocar porque é mesmo isso a definição da Guerra

Tens a certeza que viste o filme, certo?

É que eu apesar de não ter estado presente na 1ª guerra mundial, parece-me que o filme retrata da melhor forma possível a barbárie que se viveu nessa época.

É que até é retratada a forma como os mandavam para a morte, enquanto se discutia se o croissant é do dia ou não...

Tens a certeza que viste o filme, certo?

É que eu apesar de não ter estado presente na 1ª guerra mundial, parece-me que o filme retrata da melhor forma possível a barbárie que se viveu nessa época.

É que até é retratada a forma como os mandavam para a morte, enquanto se discutia se o croissant é do dia ou não...

só estou a dizer que a realidade foi bem mais medonha, algo que não pode ser retratado em filmes

ou será que pode ?!

mostrar aquela bomba que arrebentava com os narizes, mandíbulas e deixava os soldados não mortos, mas desfigurados para toda a vida ?!?!

vai ver no google, pesquisa por Broken Faces WW1

Já alguem viu o amsterdam? Está fixe?

acabei eu por ver.........😅
entreteve, especialmente a 2ª metade pois desenvolve mais. é assim uma comédia/suspense com algumas cenas nonsense.
no fim e devido aos créditos fui pesquisar e vi que o filme tem algo de polémica real que desconhecia.

entretanto também vi o All quiet on the Western Front​ e gostei bastante.
pena não ter um argumento forte para ser um excelente filme, basicamente é um personagem num qualquer cenário da guerra sem contar nenhuma historia relevante.

só estou a dizer que a realidade foi bem mais medonha, algo que não pode ser retratado em filmes

ou será que pode ?!

mostrar aquela bomba que arrebentava com os narizes, mandíbulas e deixava os soldados não mortos, mas desfigurados para toda a vida ?!?!

vai ver no google, pesquisa por Broken Faces WW1

Mas quem bomba era essa eu só dava cabo com narizes e mandíbulas sem matar?!?!? Nunca ouvi falar em tal coisa.

A guerra de trincheira deixou muitos soldado desfigurado na cara, porque era a zona que era mais atingida. O resto está mais protegido.... Agora nunca ouvi falar numa bomba que fizesses de propósito.

Uma coisa é certa, nenhum filme alguma vez retratará o horror que é a guerra.

Mas este pelo menos faz uma tentativa ambiciosa e consegue. A cena da cratera com o soldado francês, a neblina vermelha quando carregam sobre as metralhadores. O filme esta soberbo, pode é não ser para todos os estômagos.

entretanto também vi o All quiet on the Western Front​ e gostei bastante.
pena não ter um argumento forte para ser um excelente filme, basicamente é um personagem num qualquer cenário da guerra sem contar nenhuma historia relevante.

é bom, mas não achei nada de especial, nem achei nada pesado

o Resgate do Soldado Ryan achei mais pesado, e também Hacksaw Ridge

o que queria dizer nos posts atrás é que não retratou os verdadeiros horrores e barbaridades daquela guerra de trincheiras

6/10 para mim talvez

mas gostei, não digo o contrário

Mas quem bomba era essa eu só dava cabo com narizes e mandíbulas sem matar?!?!? Nunca ouvi falar em tal coisa.

A guerra de trincheira deixou muitos soldado desfigurado na cara, porque era a zona que era mais atingida. O resto está mais protegido.... Agora nunca ouvi falar numa bomba que fizesses de propósito.

Uma coisa é certa, nenhum filme alguma vez retratará o horror que é a guerra.

Mas este pelo menos faz uma tentativa ambiciosa e consegue. A cena da cratera com o soldado francês, a neblina vermelha quando carregam sobre as metralhadores. O filme esta soberbo, pode é não ser para todos os estômagos.

O uso indiscriminado de armas químicas foi um dos maiores problemas da WW1... como a cara estava exposta, e nem sempre chegavam às máscaras a tempo... as queimaduras na cara eram normais [s)][s)][s)]

além do gás existia isso

eram bombas de estilhaços, que espalhavam pedaços de metal por todo o lado

as imagens são demasiado pesadas, tens isso no google e no youtube, tens em muitos sítios

deixo aqui este do Wikipedia

https://en.wikipedia.org/wiki/Gueules_cassées

e uma simples pesquisa no google

portanto o que eu disse é que esse filme é muito soft a relatar a realidade

a realidade seria demasiado GORE, e ninguém aguentaria ver o horror e a barbaridade daquilo, da guerra das trincheiras

Guerra psicológica no seu pior. O propósito não era matar mas sim desmoralizar a causar pavor entre os combatentes.
No Vietnam haviam umas minas que explodiam a pouco mais de meio metro do chão e cujo efeito era destruir as partes privadas. Não estou a ver nada pior que isto para afetar a moral.

já vi

sofriam ataques por gás

][/URL]

O que mostra que não foi um filme para show off… essas “broken faces” foram utilizadas essencialmente no início da guerra e pelo exército britânico.

Gás, foi relatado brevemente por duas ocasiões no filme mas, também não havia muita lógica aprofundar muito. No fim da guerra (último ano) já não eram muito “eficientes” (devido ao avanço do material de proteção).

O rigor também se vê nos tanques franceses, utilizados também no último ano da guerra… em vez dos trambolhos usados até então.

Last edited:

Essa bomba foi usada muito depois da ww1. Até no Vietnam foram usadas variantes dessa bomba, cluster bomb ou beehive.

Seja como for, o filme é baseado num livro que é considerado uma das melhores novelas sobre ww1, escrito por um combatente e vendeu 2.5 milhoes de copias apesar ed ter sido banido pelo Hitler.

Deixo uma coisa que achei na wiki:

"This book is to be neither an accusation nor a confession, and least of all an adventure, for death is not an adventure to those who stand face to face with it. It will try simply to tell of a generation of men who, even though they may have escaped (its) shells, were destroyed by the war."

E acho que o filme consegue isso mesmo.

Também gostei da trilogia, mas é claro que não pode ser comparada à franquia original do Harry Potter (que tem uma aura e qualidade superior, embora se complementem bem)... Mas pelo que se diz na imprensa, parece que acabou definitivamente este mundo.

Em certos aspetos, consideraria superior. Aliás, o maior problema que veja na franquia é dar um aspeto de que os feiticeiros anteriores eram bem mais capazes e poderosos que os que vieram nas épocas seguintes.

Pelo que vou lendo na imprensa, a culpa não é mais do que "o mundo atual" e as suas opiniões "fora da caixa". Toda a gente opina sobre tudo e todos, sobre questões das quais não têm conhecimento e vão tendo "peso" nas decisões tomadas. Tenho ideia de que a saída do Depp foi mais por pressão do processo em que estava envolvido do que outra coisa.
Opinião daqui e dali e pronto, vai-se fazendo as coisas à moda do "povo".

Back